Pular para o conteúdo

Saiba tudo sobre a raça Rottweiler

  1. Altura 55 a 68 centímetros.
  2. Peso
  3. Expectativa de vida 20 a 25 anos.
  4. Aceita outros cães
    Tendência de gostar ou de tolerar outros cães.
    Nota 1
  5. Adaptabilidade
    Facilidade que um cachorro tem para lidar com mudanças.
    Nota 3
  6. Afetividade
    Amabilidade e/ou simpatia demonstrada pelo cachorro.
    Nota 3
  7. Amável com crianças
    Cães que tendem a ser mais tolerantes com o comportamento infantil, mais brincalhões e descontraídos com crianças.
    Nota 2
  8. Convive com gatos
    Tendência a tolerar gatos e ter menor impulso de caça.
    Nota 3
  9. Cão de guarda
    Raça que pode alertar sobre a presença de estranhos.
    Nota 5
  10. Exige cuidados
    Quantidade de banhos, escovações e até mesmo cuidados profissionais necessários.
    Nota 1
  11. Inteligência
    A capacidade de raciocínio e resolução de problemas de um cão, por si mesmo (sem treinamento).
    Nota 4
  12. Latidos
    Nível de vocalização da raça.
    Nota 2
  13. Ludicidade
    O quanto o cão é brincalhão, vívido e alegre.
    Nota 3
  14. Necessidades sociais
    Necessidade de interação com humanos e/ou outros animais de estimação.
    Nota 5
  15. Para apartamento
    Características como tendência de fazer barulho e tamanho do cachorro.
    Nota 3
  16. Precisa de exercícios
    Quanta atividade física diária o cão necessita
    Nota 3
  17. Problemas de saúde
    Quantidade de problemas de saúde comuns na raça.
    Nota 3
  18. Queda de pelos
    Frequência e quantidade de pelos que caem do cão.
    Nota 3
  19. Territorialidade
    Tendência do cão de proteger seu espaço, casa, quintal ou mesmo o carro.
    Nota 5
  20. Tolera estranhos
    Tendência de ser receptivo com pessoas desconhecidas.
    Nota 1
  21. Treinabilidade
    Facilidade em aprender e experimentar coisas novas
    Nota 3

Enorme e musculoso, o Rottweiler pode ser um gigante gentil ou uma fera assustadora, dependendo de sua personalidade e de seu dono. Em geral, ele demora um pouco para ser caloroso com estranhos, mas é um membro da família leal e amoroso. Com a ética de trabalho de um líder mundial, o Rottweiler precisa de um emprego para ser verdadeiramente feliz.

Apresentação da raça Rottweiler

O Rottweiler é uma das raças mais reconhecíveis com sua cabeça grande, corpo musculoso e marcações em preto e castanho distintamente bonitas. Ele é inteligente, forte e leal. Seus fãs parecem se dividir em dois campos: aqueles que consideram seus cães grandes, mas gentis insetos do amor, e aqueles que desejam que seus cães sejam tudo menos isso. Novas histórias de Rotties assassinos nas mãos de proprietários inexperientes afastaram muitas pessoas dos cães ruins até os ossos, mas criadores respeitáveis estão juntando os cacos e restaurando a reputação da raça. Uma frase sábia: não subestime o poder e a proteção deste cão.

O Rottweiler é um cachorro grande e pode pesar até 61 quilos, a maior parte de músculos. Criado por gerações para usar seus instintos protetores e julgamento independente quando sua família ou território está ameaçado, este é um cliente difícil. Não é surpresa que esses cães sejam usados no trabalho policial. Eles costumam ser alvo de leis destinadas a controlar ou proibir cães perigosos, e algumas seguradoras não vendem apólices de proprietário para quem possui um Rottweiler.

Mesmo assim, é perfeitamente possível encontrar um Rottweiler gentil e familiar. Rotties de muitas origens diferentes podem ser quietos, calmos e descontraídos. Mas todos os Rottweilers precisam de treinamento estruturado e consistente desde tenra idade, bem como socialização focada em crianças, estranhos e outros animais de estimação, se quiserem ser membros bem ajustados da família. Seja justo e firme, mas nunca mesquinho com o Rottweiler e ele o retribuirá com amor e respeito.

Até mesmo o Rottweiler mais gentil e bem-comportado pode colocar em risco crianças, idosos, adultos menores e qualquer pessoa instável. Um vestígio da herança do cão como pastor de gado está surgindo – e um empurrãzinho de brincadeira do Rottie pode ter um impacto muito maior.

Rotties engordam facilmente e precisam de pelo menos 10 a 20 minutos de caminhada diariamente, além de estimulação mental na forma de brinquedos de treinamento e quebra-cabeça para manter seus corpos e mentes em forma. Mesmo 5 minutos praticando habilidades de obediência no quintal darão ao Rottie uma sensação de realização. Rotties prosperam quando têm trabalho a fazer, seja competição de obediência, trabalho de proteção competitiva, agilidade, carting, trabalho de cão de terapia ou pastoreio.

Não é surpresa que, ao longo dos anos, o Rottweiler tenha se destacado como cão policial, cão pastor, cão de serviço, cão de terapia e competidor de obediência. Na verdade, o Rottweiler pode fazer quase tudo o que lhe pedirem e, se você não pedir, ele provavelmente encontrará algo para fazer sozinho – o que pode envolver comer seu sofá ou cavar um buraco para aquela piscina que você sempre quis no quintal. Mas na casa certa, com socialização e treinamento desde cedo, o Rottweiler pode ser um cão maravilhoso de companhia, guardião e versátil. Ele deve viver dentro de casa como um cão de família.

Curiosidades

  • O Rottie não é inatamente um cão de guarda. Ele é um cão pensante cuja primeira reação é dar um passo para trás e olhar para uma situação antes de agir.
  • Rottweilers são propensos a problemas de saúde, como displasia do quadril e problemas oculares.
  • Rottweilers são surpreendentemente sensíveis e podem sentir ansiedade de separação.

A história do Rottweiler

O Rottweiler descende de cães usados pelos romanos para conduzir os rebanhos que alimentavam o exército em sua marcha pela Europa. Ao longo do caminho, os cães romanos cruzaram com os cães locais e, na cidade de Rottweil, o resultado foram cães fortes usados pelos açougueiros para levar o gado ao mercado. No caminho para casa, os cachorros serviram de proteção, guardando o produto do açougueiro dos ladrões. Os cachorros também puxavam carroças, entregando carne e leite aos clientes. Com o advento dos veículos motorizados, a necessidade do Rottweiler diminuiu e a raça quase desapareceu. Felizmente, os amantes de cães alemães o salvaram, e pessoas de outros países começaram a apreciar a raça por sua ética de trabalho e natureza protetora.

Temperamento e personalidade do Rottweiler

Rottweilers são indivíduos, e suas personalidades variam de sério e reservado até bobo e divertido. Alguns são cães de uma só pessoa, enquanto outros são afetuosos mesmo com pessoas que não são da família. Da mesma ninhada, um Rottie pode ter muita energia, levando-o a desmontar sua sala por falta de algo melhor para fazer, enquanto seu irmão maduro fica feliz em sentar no sofá com você comendo pipoca. Qualquer que seja sua personalidade, um Rottweiler adequado é mais propenso a ser calmo e alerta, em vez de nervoso, tímido, excitável ou hiperativo.

O Rottweiler se mantém distante, mas ele vai te seguir para garantir sua segurança. Ele não se importa de ficar sozinho, o que em certas circunstâncias pode torná-lo uma boa escolha para quem trabalha durante o dia. Quando está com a família, tende a ser amoroso e às vezes até palhaço.

Você pode se surpreender ao saber que o Rottie não é um cão de guarda inato. Ele é um cão pensante cuja primeira reação é dar um passo para trás e olhar para uma situação antes de agir. É preciso um alto nível de treinamento para um Rottweiler aprender a avançar em situações.

É importante aprender a ler o comportamento do Rottweiler. Por exemplo, ele não costuma ser um ladrador. Se um Rottweiler estiver latindo, você deve prestar atenção e ir ver o que chamou sua atenção.

Não presuma que só porque seu Rottweiler ama seus filhos, ele também amará outras crianças. Geralmente não é esse o caso. As brincadeiras entre crianças e Rotties devem sempre ser supervisionadas, especialmente quando as crianças vizinhas estão por perto. Se o Rottweiler achar que “seus” filhos estão sendo feridos, mesmo que não estejam, ele intervirá para protegê-los.

Rottweilers são territoriais e não permitem que estranhos entrem em sua propriedade ou em sua casa, a menos que seu dono dê as boas-vindas à pessoa. Alguns Rottweilers nem deixam as pessoas que conhecem entrar em casa se o dono não estiver lá, o que pode ser um problema se você precisar de uma babá ou outra pessoa enquanto estiver fora.

Comece a treinar seu filhote no dia em que o trouxer para casa. Mesmo com oito semanas de idade, ele é capaz de absorver tudo o que você pode ensinar a ele. Não espere até que ele tenha 6 meses para começar a treinar ou você terá um cão mais teimoso para lidar. Se possível, coloque-o no treinamento quando ele tiver 10 a 12 semanas de idade e socialize, socialize, socialize. No entanto, esteja ciente de que muitas aulas de treinamento de filhotes exigem que certas vacinas (como tosse do canina) estejam atualizadas, e muitos veterinários recomendam exposição limitada a outros cães e locais públicos até que as vacinas para filhotes (incluindo raiva, cinomose e parvovirose) tenham sido concluídas. Em vez de treinamento em escolas, você pode começar a treinar seu filhote em casa e socializá-lo entre familiares e amigos até que as vacinas do filhote sejam concluídas.

Qualquer cão, não importa o quão legal seja, pode desenvolver níveis desagradáveis de latidos, escavações, roubo de comida e outros comportamentos indesejáveis se estiver entediado, sem treinamento ou sem supervisão. E qualquer cachorro pode ser uma provação para conviver durante a adolescência. No caso do Rottweiler, os anos “adolescentes” podem começar aos 6 meses e continuar até que o cachorro tenha cerca de 3 anos.

Converse com o criador, descreva exatamente o que você procura em um cachorro e peça ajuda para selecionar um filhote. Os criadores vêem os filhotes diariamente e podem fazer recomendações incrivelmente precisas, uma vez que conhecem seu estilo de vida e personalidade. O que quer que você queira de um Rottweiler, procure um cujos pais tenham personalidades agradáveis e que tenham sido bem socializados desde filhote.

O Rottweiler perfeito não nasce totalmente pronto no parto. Ele é um produto de sua formação e criação. Procure um filhote cujos pais tenham personalidade agradável e que tenha sido bem socializado desde tenra idade.

O que você precisa saber sobre a saúde do Rottweiler

Todos os cães têm o potencial de desenvolver problemas genéticos de saúde, assim como todas as pessoas têm o potencial de herdar uma determinada doença. Fuja de qualquer criador que não ofereça garantia de saúde dos filhotes, que lhe diga que a raça é 100 por cento saudável e não tem problemas conhecidos, ou que lhe diga que seus filhotes estão isolados da parte principal da casa por motivos de saúde. Um criador respeitável será honesto e aberto sobre problemas de saúde na raça e a incidência com que ocorrem em suas linhagens.

O Rottweiler é propenso a uma série de problemas de saúde. Aqui está um breve resumo sobre algumas condições que você deve conhecer.

Rottweilers são uma das raças mais afetadas pela displasia do quadril, uma deformidade genética na qual a cabeça do fêmur não se encaixa corretamente no encaixe do quadril. Esta condição pode variar de leve a grave. Os casos graves são extremamente dolorosos e muitas vezes requerem cirurgia para correção. Mesmo com a cirurgia, é provável que o cão desenvolva artrite com a idade. Displasia do cotovelo e osteocondrose do joelho e ombro também ocorrem nesta raça.

Rottweilers podem desenvolver atrofia progressiva da retina (APR), catarata, deformidades nas pálpebras e outros problemas de visão e oculares.

Rottweilers podem desenvolver problemas cardíacos, incluindo cardiomiopatia e estenose sub-aórtica, um estreitamento da aorta que leva o sangue para longe do coração. Isso geralmente aparece primeiro como um leve sopro no coração, mas os sopros podem ocorrer com frequência em filhotes que não têm problemas cardíacos quando adultos. Esse problema pode levar à morte súbita, mesmo em tenra idade, portanto, verifique o coração do seu cão regularmente.

Rottweilers são propensos a outras condições, incluindo a doença de von Willebrand (uma doença hereditária que afeta a capacidade de coagulação do sangue), hipotireoidismo, doença de Addison (uma doença da glândula adrenal), gastroenterite, foliculite e uma taxa bastante alta de câncer.

Nem todas essas condições são detectáveis em um filhote em crescimento, e é impossível prever se um animal estará livre dessas doenças, e é por isso que você deve encontrar um criador respeitável que esteja comprometido em criar os animais mais saudáveis possíveis. Eles devem ser capazes de produzir uma certificação independente de que os pais do cão (e avós, etc.) foram rastreados para defeitos comuns e considerados saudáveis ​​para reprodução. É aí que entram os registros de saúde.

Não caia nas mentiras de um criador ruim. Se o criador disser que não precisa fazer testes de saúde porque nunca teve problemas em suas linhagens, seus cães foram “examinados” ou qualquer outra desculpa que os maus criadores têm para economizar nos testes genéticos de seus cães, vá embora imediatamente.

Criadores cuidadosos selecionam seus cães reprodutores para doenças genéticas e criam apenas os espécimes mais saudáveis e bonitos, mas às vezes a Mãe Natureza tem outras ideias e um filhote desenvolve uma dessas doenças apesar das boas práticas de criação. Os avanços na medicina veterinária significam que, na maioria dos casos, os cães ainda podem viver uma vida boa. Se você está adquirindo um filhote, pergunte ao criador sobre as idades dos cães em suas linhas e do que eles morreram.

Nem toda visita do Rottweiler ao veterinário é por um problema genético. Rotties podem desenvolver problemas em sua pele. Rotties entediados podem se lamber até o ponto de feridas chamadas granulomas de lambbidas nas patas dianteiras. Ligamentos cruzados estourados também não são incomuns.

Rottweilers são sensíveis a altas temperaturas. Nunca deixe um ao ar livre em um dia quente sem acesso à sombra e um suprimento ilimitado de água fresca.

Rottweilers são mais propensos do que muitas raças a inchar, uma condição na qual o estômago se distende com gás e pode se torcer (chamado de torção gástrica), interrompendo o fluxo sanguíneo. O inchaço e a torção ocorrem repentinamente, e um cachorro que estava bem em um minuto pode estar morto algumas horas depois. Fique atento a sintomas como inquietação e andar de um lado para o outro, baba, gengivas pálidas, lamber os lábios, tentar vomitar sem sucesso e sinais de dor. O inchaço requer tratamento veterinário imediato e pode exigir cirurgia. Um procedimento conhecido como gastropexia, que prende o estômago à parede do corpo para evitar que ele se torça no futuro, pode ser realizado para evitar que o inchaço volte a acontecer.

Lembre-se de que depois de levar um novo filhote para sua casa, você tem o poder de protegê-lo de um dos problemas de saúde mais comuns: a obesidade. Rottweilers ganham peso facilmente, por isso é importante prestar atenção ao tamanho da porção de alimento que terá que dar ao seu amiguinho. Manter essa raça com um peso adequado é uma das maneiras mais fáceis de prolongar sua vida. Aproveite ao máximo suas habilidades preventivas para ajudar a garantir um cão mais saudável por toda a vida.

Os cuidados com a pelagem do Rottweiler

O Rottweiler tem o que se chama de pelagem dupla. A pelagem externa de comprimento médio é lisa, áspera e densa, ficando plana no corpo. O sub-pêlo macio e felpudo está presente no pescoço e nas coxas, e sua espessura depende se você vive em um clima frio ou quente. A pelagem de um Rottie é mais curta na cabeça, orelhas e pernas, mais longa na culatra (o pêlo nas coxas traseiras).

A pelagem do Rottweiler cai moderadamente – em outras palavras, mais do que você imagina – mas requer poucos cuidados. Escove-o semanalmente com uma luva de borracha ou escova de cerdas macias para manter o pêlo e a pele saudáveis. Na primavera e no outono, ele terá uma queda de pêlo mais pesada, e precisará ser escovado com mais frequência para se livrar de todos os pêlos soltos.

Dê banho no Rottie como desejar ou apenas quando ele estiver sujo. Com os shampoos para cães disponíveis agora, você pode dar banho em um Rottie semanalmente, se quiser, sem danificar sua pelagem.

Limpe as orelhas conforme necessário com uma solução recomendada pelo seu veterinário. Não use cotonetes dentro da orelha, eles podem empurrar a gosma ainda mais para dentro dele. Limpe a orelha com uma bola de algodão, nunca indo mais fundo do que a primeira junta do dedo.

Apare as unhas regularmente, geralmente a cada duas semanas. Elas nunca devem ser tão longas que cliquem no chão. E não se esqueça de escovar os dentes com frequência com um creme dental para animais de estimação aprovado pelo veterinário.

Encontrando um Rottweiler

Se você quer ir em um criador ou buscar seu cão em um abrigo ou resgate, aqui estão algumas coisas a serem lembradas.

Escolhendo um criador de Rottweiler

Encontrar um bom criador é a chave para encontrar o cachorro certo. Um bom criador irá combiná-lo com o filhote certo e, sem dúvida, terá feito todas as certificações de saúde necessárias para detectar problemas de saúde o máximo possível. Ele ou ela está mais interessado em colocar os filhotes nas casas certas do que em ganhar muito dinheiro.

Bons criadores receberão suas perguntas sobre temperamento, saúde e como os cães são no convívio e perguntarão para você sobre o que está procurando em um cão e que tipo de vida você pode proporcionar a ele. Um bom criador pode lhe contar sobre a história da raça, explicar por que um filhote é considerado bom para animal de estimação e outro não, e discutir quais problemas de saúde afetam a raça e as medidas que ele toma para evitar esses problemas. Um criador deve querer ser um recurso para você durante toda a vida do seu cão.

Evite criadores que só parecem interessados em quão rápido eles podem vender um filhote para você e se seu cartão de crédito será aprovado. Criadores que oferecem filhotes a um preço “com papéis” e a um preço menor “sem papéis” são antiéticos. Você também deve ter em mente que comprar um filhote de cachorro de sites que oferecem o envio de seu cão para você imediatamente pode ser um empreendimento arriscado, pois não deixa nenhum recurso se o que você recebe não é exatamente o que você esperava. Faça o mesmo esforço para pesquisar seu filhote quanto para escolher um carro novo. Vai poupar dinheiro a longo prazo.

Muitos criadores respeitáveis têm sites, então como você pode dizer quem é bom e quem não é? Os sinais vermelhos incluem filhotes sempre disponíveis, várias ninhadas nas instalações, a escolha de qualquer filhote e a capacidade de pagar on-line com cartão de crédito. Essas coisas são convenientes, mas quase nunca são associadas a criadores respeitáveis.

Se você está planejando obter seu novo melhor amigo de um criador, uma loja de animais ou outra fonte, não se esqueça de saber se o criador é confiável. Criadores de má reputação e instalações que lidam com “fábricas de filhotes” podem ser difíceis de distinguir de operações confiáveis. Não há uma maneira 100% de garantir que você nunca comprará um filhote doente, mas pesquisando a raça (para que você saiba o que esperar), verificando a instalação (para identificar condições insalubres ou animais doentes) e fazendo as perguntas certas pode reduzir as chances de entrar em uma situação desastrosa. E não se esqueça de perguntar ao seu veterinário, que muitas vezes pode encaminhá-lo para um criador respeitável, organização de resgate de raças ou outra fonte confiável de filhotes saudáveis.

O custo de um filhote de Rottweiler varia de acordo com a localidade do criador, se o filhote é macho ou fêmea, quais títulos seus pais têm e se ele é mais adequado para exposição ou para um lar como animal de estimação. O filhote que você compra deve ter sido criado em um ambiente doméstico limpo, de pais com certificação de saúde e, idealmente, certificado de pedigree para provar que são bons exemplares da raça. Os filhotes devem ser testados quanto ao temperamento, examinados, vermifugados e socializados para dar-lhes um início de vida saudável e confiante.

Antes de decidir comprar um filhote, considere se um Rottweiler adulto pode atender melhor às suas necessidades e estilo de vida. Os filhotes são mais divertidos, mas exigem muito tempo e esforço antes de crescerem para se tornarem o cão dos seus sonhos. Um adulto já pode ter algum treinamento e provavelmente será menos ativo, destrutivo e exigente do que um filhote. Com um adulto, você sabe mais sobre o que está recebendo em termos de personalidade e saúde e pode encontrar adultos através de criadores ou abrigos. Se você estiver interessado em adquirir um cão mais velho por meio de criadores, pergunte a eles sobre a compra de um cão de exposição aposentado ou se eles conhecem um cão adulto que precisa de um novo lar. Se você deseja adotar um cachorro, leia os conselhos abaixo sobre como fazer isso.

Adotando um Rottweiler de abrigo ou resgate

Poucos ou nenhum exemplar desta raça estão disponíveis para adoção. É improvável que você encontre um em um abrigo ou através de um grupo de resgate. No entanto, se você quiser pesquisar, veja como começar.

1. Use a Web

A mídia social é uma ótima maneira de encontrar um cachorro. Poste na sua página do Facebook que você está procurando por uma raça específica para que toda a sua comunidade possa ser seus olhos e ouvidos. Ou use o Marketplace do Facebook.

2. Encontre os especialistas locais

Comece a conversar com todos os profissionais perto de você sobre o seu desejo de um Rottweiler. Isso inclui veterinários, passeadores de cachorro e petshops. Quando alguém tem que tomar a difícil decisão de desistir de um cachorro, essa pessoa frequentemente perguntará à sua própria rede confiável para recomendações.

3. Perguntas que devem ser feitas

Agora você conhece mais sobre o assunto para poder discutir com um criador, também há perguntas que você deve discutir com o pessoal do abrigo ou voluntários de resgate antes de trazer para casa um filhote. Essas incluem:

Qual é o nível de energia dele?

Como ele se comporta com outros animais?

Como ele responde aos trabalhadores do abrigo, visitantes e crianças?

Como é a sua personalidade?

Qual a idade dele?

Ele é comportado?

Ele já mordeu ou machucou alguém que conhece?

Existem problemas de saúde conhecidos?

Onde quer que você adquira seu Rottweiler, certifique-se de ter um bom contrato com o vendedor, abrigo ou grupo de resgate que coloque as responsabilidades em ambos os lados.

Filhote ou adulto, uma compra do criador ou um resgate, leve o seu Rottweiler ao seu veterinário logo após a compra ou adoção. Seu veterinário será capaz de identificar problemas e trabalhará com você para configurar um regime preventivo que o ajudará a evitar muitos problemas de saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *