Pular para o conteúdo

Saiba tudo sobre a raça Miniature Schnauzer

  1. Altura 30 a 35 centímetros.
  2. Peso
  3. Expectativa de vida 30 a 35 anos.
  4. Aceita outros cães
    Tendência de gostar ou de tolerar outros cães.
    Nota 3
  5. Adaptabilidade
    Facilidade que um cachorro tem para lidar com mudanças.
    Nota 5
  6. Afetividade
    Amabilidade e/ou simpatia demonstrada pelo cachorro.
    Nota 5
  7. Amável com crianças
    Cães que tendem a ser mais tolerantes com o comportamento infantil, mais brincalhões e descontraídos com crianças.
    Nota 3
  8. Convive com gatos
    Tendência a tolerar gatos e ter menor impulso de caça.
    Nota 3
  9. Cão de guarda
    Raça que pode alertar sobre a presença de estranhos.
    Nota 5
  10. Exige cuidados
    Quantidade de banhos, escovações e até mesmo cuidados profissionais necessários.
    Nota 4
  11. Inteligência
    A capacidade de raciocínio e resolução de problemas de um cão, por si mesmo (sem treinamento).
    Nota 5
  12. Latidos
    Nível de vocalização da raça.
    Nota 5
  13. Ludicidade
    O quanto o cão é brincalhão, vívido e alegre.
    Nota 3
  14. Necessidades sociais
    Necessidade de interação com humanos e/ou outros animais de estimação.
    Nota 4
  15. Para apartamento
    Características como tendência de fazer barulho e tamanho do cachorro.
    Nota 3
  16. Precisa de exercícios
    Quanta atividade física diária o cão necessita
    Nota 3
  17. Problemas de saúde
    Quantidade de problemas de saúde comuns na raça.
    Nota 3
  18. Queda de pelos
    Frequência e quantidade de pelos que caem do cão.
    Nota 1
  19. Territorialidade
    Tendência do cão de proteger seu espaço, casa, quintal ou mesmo o carro.
    Nota 4
  20. Tolera estranhos
    Tendência de ser receptivo com pessoas desconhecidas.
    Nota 3
  21. Treinabilidade
    Facilidade em aprender e experimentar coisas novas
    Nota 5

Animado e ativo, o Schnauzer Miniatura tem uma personalidade maior que a vida e adora participar de tudo que você faz. Ele irá segui-lo pela casa, alertá-lo sobre alguém na porta – possivelmente com mais entusiasmo do que você deseja.

Apresentação da raça Schnauzer Miniatura

Uma raça relativamente recente, o Schnauzer Miniatura costumava trabalhar duro na erradicação de roedores, um trabalho necessário em uma fazenda. Embora ele ainda persiga roedores – camundongos, ratos e esquilos certamente sabem quando ele está por perto, assim como os pássaros – hoje seu trabalho é ser um companheiro. Seu desejo de caçar normalmente o torna bem-sucedido em testes de cães de terra, alguns Schnauzers Miniatura são absolutamente excelentes neles. Inteligente e atlético, ele também pode brilhar em obediência e agilidade.

Os mesmos instintos que o tornam bom em testes de cães de terra também significam que ele está interessado demais em bichinhos menores, como pequenos pássaros, para ser deixado sozinho com eles. Se você tiver animais de estimação menores, certifique-se de mantê-los em uma sala separada. Apresente o Schnauzer Miniatura lentamente enquanto você observa como um falcão para que ele perceba que eles também são membros da família. Mesmo depois de se acostumarem, é melhor não deixá-los juntos sem supervisão.

Animado e ativo, o Schnauzer Miniatura tem uma personalidade maior que a vida e adora participar de tudo que você faz. Ele vai segui-lo pela casa, alertá-lo sobre alguém na porta e avisar os ladrões de verdade que esta não é a casa para entrar. Sua tendência natural para latir pode ser controlada por meio de treinamento para que ele não seja um aborrecimento para as pessoas que não são surdas.

O corte de orelhas é atualmente um debate acalorado no mundo do Schnauzer Miniatura. O padrão da raça exige orelhas cortadas ou não cortadas. Tradicionalmente, os vencedores de exposições de cães têm orelhas cortadas, então muitas pessoas desejam manter as orelhas cortadas porque acreditam que não podem vencer sem elas. Algumas pessoas do programa, no entanto, passaram a ver a prática como um procedimento cruel e doloroso para um resultado cosmético. O assunto também é debatido pelos donos de animais, e todos têm suas próprias ideias sobre o que preferem. O corte geralmente é feito às oito semanas de idade, portanto, se você tiver um filhote selecionado da ninhada de um criador, informe-o se deseja ou não cortar as orelhas do seu Schnauzer Miniatura.

O corte da cauda é exigido no padrão da raça. O propósito original de cortar, ou encurtar, a cauda era evitar lesões durante a corrida no campo. O corte geralmente é feito aos três ou quatro dias de idade, por isso pode ser difícil encontrar um filhote sem o rabo cortado. Um Schnauzer Miniatura pode ser mostrado com a cauda, mas isso é considerado uma falta, o que dificulta a vitória.

Curiosidades

  • Schnauzers miniatura soltam apenas um pouquinho de pêlo e podem ser uma boa escolha para algumas pessoas que são tipicamente alérgicas a cães. No entanto, não é o pelo do cachorro que desencadeia as alergias, mas a caspa (flocos de pele morta) e a saliva. Não há como escapar de nada disso quando você mora com um cachorro, não importa de que raça seja. O melhor conselho para uma pessoa alérgica é passar um tempo próximo e pessoal com a raça para garantir que não haverá problemas em morar com ela.
  • Apesar de sua pequena estatura, o Schnauzer Miniatura não é um cachorro de colo. Ele é atlético e enérgico e precisa de mais exercícios diários do que apenas dar uma volta no quarteirão.

A história do Schnauzer Miniatura

Um velho trabalhador rural, os Schnauzers Miniatura originalmente eram cães de fazenda alemães que se destacavam como ratos, mas perseguiam todos os vermes.

Os alemães queriam um cão de fazenda perfeito. Como o Schnauzer Standard ocupava mais espaço e custava mais para alimentar, ele foi cruzado com Affenpinschers e Poodles pretos para criar um cão menor que se destacava em caçar roedores. Na Alemanha, Schnauzers Miniatura também são conhecidos como Zwergschnauzer, zwerg significando anão.

Embora cães um tanto semelhantes possam ser vistos na arte do século XV, a versão diminuta do Schnauzer Standard surgiu muito mais tarde. Em 1879, um cachorro chamado Schnauzer ganhou a raça Wire-Haired Pinscher em uma exposição de cães alemã. Schnauzer significa bigode de morsa, o que é apropriado porque o bigode do cachorro tecnicamente começa em seu focinho. A raça acabou levando o nome daquele cachorro vencedor.

Na década de 1880, “pinschers wirehaired” e Affenpinschers eram frequentemente agrupados, mas a partir de 1900 os cães foram mostrados em classes diferentes: uma para o Affenpinscher e outra para o Pinscher Wirehair Miniatura, como o Schnauzer Miniatura era então conhecido. Em 1910, o Affenpinscher e o Schnauzer Miniatura eram raças separadas.

O advento da Primeira Guerra Mundial interrompeu a maioria dos programas de criação, mas após a guerra, a criação de cães foi retomada. A mesma coisa aconteceu durante a Segunda Guerra Mundial. Após a primeira guerra, o Schnauzer Miniatura chegou aos Estados Unidos e imediatamente se tornou popular. Na época, eles tinham uma variedade de cores de pelagem, mas hoje são vistos apenas em sal e pimenta, preto e prata ou preto sólido. No Reino Unido, o Schnauzer Miniatura tornou-se uma raça distinta do Schnauzer Standard em meados da década de 1930, pouco antes da Segunda Guerra Mundial.

Hoje, o Schnauzer em miniatura evoluiu para ser um cão companheiro em vez de um caçador em uma fazenda, e sua popularidade é tão forte quanto sempre.

Temperamento personalidade do Schnauzer Miniatura

Apesar de seu pequeno tamanho, o Schnauzer Miniatura realmente não é um cachorro de colo. Ele é muito ativo e prefere se divertir correndo ruidosamente em alta velocidade e cavando, embora ame seu povo e queira estar com eles. Sua natureza é doce e amorosa, mas não tímida. Ele é um excelente cão de guarda porque está alerta e ladrar é o passatempo preferido. Você pode treiná-lo para não enlouquecer quando a campainha tocar, mas perceba que essa é a inclinação dele. Ele está mais inclinado a latir do que a lutar. Por causa de sua natureza de cão de guarda, qualquer Schnauzer Miniatura ao ar livre criará problemas com seus vizinhos.

Um cão inteligente, o Schnauzer Miniatura é fácil de treinar. Sua capacidade de aprender, somada ao seu alto nível de energia, o torna excelente em agilidade, provas de cães terrestres e competições de obediência. Ele precisa de exercícios diários, e bastante. Ele não ficará feliz com uma rápida volta no quarteirão e, se sua volumosa energia não for tratada com exercícios, você poderá encontrar seu sofá em ruínas.

Muitos terriers não gostam de outros cães, mas esse não é necessariamente o caso do Schnauzer Miniatura. Schnauzers Miniatura bem-educados não são particularmente agressivos, mas obtêm uma pontuação de 3 em uma escala de 1 a 5 por serem “amigos dos cães”. Além disso, esse sentimento de vizinhança nem sempre se estende a gatos, pássaros, roedores e pequenos mamíferos, como hamsters. Você pode obter um Schnauzer Miniatura bem criado que foi treinado e socializado para viver ao lado de outras espécies de animais de estimação se os esforços começarem quando você os trouxer para casa jovens do criador. No entanto, as chances de um Schnauzer Miniatura viver lado a lado com ratos de estimação e hamsters não são boas porque ele é programado para caçar pequenas criaturas peludas.

Às vezes, um Schnauzer Miniatura mostra preferência por uma pessoa da família. Ele pode ser bom com crianças (ele ganha 3 de 5 estrelas por ser “amigo das crianças”), principalmente se as crianças chegarem primeiro. Mas não se esqueça que ele foi criado para reagir a movimentos rápidos, por isso é melhor não deixá-lo sem supervisão com crianças muito pequenas.

Ele pode ser um pouco tímido com estranhos até saber que sua família aprova o estranho. Ele prefere estar com seu povo a estar com outros cães e vai segui-lo o dia todo.

Por causa de sua popularidade duradoura, encontre um criador responsável que se preocupe com o temperamento e a saúde, não apenas com a aparência. Um temperamento sólido é necessário perto das crianças. Ele estará por perto por muito tempo, por isso é aconselhável ter um cão criado para ter um bom temperamento.

O que você precisa saber sobre a saúde do Schnauzer Miniatura

Todos os cães têm o potencial de desenvolver problemas genéticos de saúde, assim como todas as pessoas têm o potencial de herdar uma determinada doença. Fuja de qualquer criador que não ofereça garantia de saúde dos filhotes, que lhe diga que a raça é 100 por cento saudável e não tem problemas conhecidos, ou que lhe diga que seus filhotes estão isolados da parte principal da casa por motivos de saúde. Um criador respeitável será honesto e aberto sobre problemas de saúde na raça e a incidência com que ocorrem em suas linhagens.

O Schnauzer Miniatura é geneticamente predisposto a diversas doenças, inclusive várias relacionadas aos olhos.

A catarata é uma opacidade opaca que gradualmente cobre a lente do olho. A visão é afetada e varia de leve deficiência a cegueira. Felizmente, a catarata pode ser tratada cirurgicamente e a visão restaurada.

O entrópio ocorre quando as pálpebras rolam em direção ao olho e os cílios irritam a córnea. A condição é dolorosa e precisa de cirurgia para ser corrigida.

A atrofia progressiva da retina (APR) é uma doença hereditária que pode evoluir para cegueira em ambos os olhos. Felizmente, não é doloroso, mas atualmente não há cura.

A urolitíase é uma condição na qual o sedimento na urina eventualmente coalesce para formar pedras de tamanhos variados. Schnauzers Miniatura podem obter alguns tipos diferentes de pedras. A cirurgia é necessária em muitos casos e, às vezes, uma dieta especial é recomendada para tentar prevenir a recorrência.

O esôfago é o órgão tubular e muscular que liga a boca ao estômago. O megaesôfago congênito afeta a função muscular do esôfago, causando regurgitação, que ocorre quando o alimento é engolido, mas permanece no esôfago até que basicamente volta. Os cães afetados podem inalar acidentalmente comida e água para os pulmões quando tentam comer ou beber, o que pode levar à pneumonia por aspiração.

Uma versão canina da distrofia muscular pode afetar Schnauzers Miniatura. É uma doença muscular degenerativa generalizada causada pela falta de uma proteína específica. Filhotes podem ser afetados, os sinais incluem uma marcha incomum (maneira anormal de andar), dificuldade para engolir e rigidez do pescoço.

A doença de Von Willebrand (VWD) é um defeito de coagulação do sangue para o qual os Schnauzers Miniatura devem fazer testes de DNA antes da reprodução. Cães com VWD podem sofrer sangramento grave associado à cirurgia, ou até mesmo por pequenos ferimentos. Outro problema potencial de coagulação do sangue em Schnauzers Miniatura envolve uma deficiência do Fator VII (um fator de coagulação do sangue).

A Síndrome do Comedão é tão comum entre os Schnauzers Miniatura que é conhecida como saliências do Schnauzer. Cães com essa condição desenvolvem cravos e crostas, geralmente envolvendo os folículos pilosos nas costas. Às vezes, o pêlo é perdido. Seu veterinário pode recomendar lenços umedecidos, pomadas, géis ou shampoos para controlar a condição.

Outros problemas médicos possíveis incluem problemas cardíacos (como doença da válvula mitral, estenose pulmonar e síndrome do seio doente), doença de Legg-Calve-Perthes (uma condição que afeta a articulação do quadril) e osteocondrose, que pode afetar os joelhos, cotovelos, ombros , ou jarretes.

Criadores cuidadosos selecionam seus cães reprodutores para doenças genéticas e criam apenas os espécimes mais saudáveis e bonitos, mas às vezes a Mãe Natureza tem outras ideias e um filhote desenvolve uma dessas doenças apesar das boas práticas de criação. Os avanços na medicina veterinária significam que, na maioria dos casos, os cães ainda podem viver uma vida boa. Se você está adquirindo um filhote, pergunte ao criador sobre as idades dos cães em suas linhas e do que eles morreram.

Lembre-se de que depois de levar um novo filhote para sua casa, você tem o poder de protegê-lo de um dos problemas de saúde mais comuns: a obesidade. Schnauzers Miniatura ganham peso facilmente, por isso é importante prestar atenção ao tamanho da porção de alimento que terá que dar ao seu amiguinho. Manter essa raça com um peso adequado é uma das maneiras mais fáceis de prolongar sua vida. Aproveite ao máximo suas habilidades preventivas para ajudar a garantir um cão mais saudável por toda a vida.

Os cuidados com a pelagem do Schnauzer Miniatura

As necessidades de higiene do Schnauzer Miniatura são bastante extensas. Ele precisa de corte regular ou remoção manual. Os animais de estimação geralmente são tosados porque a remoção manual é um esforço demorado, normalmente reservado para cães de exposição. Cortar irá amolecer a pelagem, portanto, se você gosta da textura dura, resigne-se a retirá-la.

Schnauzers Miniatura têm pelagem dupla. O sub-pêlo é macio e a pelagem superior é mais dura. Eles podem ser raspados com um aparador elétrico por você ou por um profissional, ou arrancados (tirados à mão), que é um processo trabalhoso que é melhor feito enquanto ele está no seu colo assistindo televisão. A maioria das depilações manuais faz uma seção de cada vez e o faz ao longo do ano. Para alguns, a depilação manual leva muito tempo para ser acessível em um aparador profissional. Felizmente, não é difícil aprender a usar um aparador, e você pode comprar o equipamento pelo equivalente a algumas sessões de tosa.

Por ser pequeno, suas necessidades dentárias podem ser significativas, a menos que se tome cuidado para escovar os dentes regularmente com uma pasta de dente para animais de estimação aprovada pelo veterinário e agendar limpezas dentais com seu veterinário.

Encontrando um Schnauzer Miniatura

Se você quer ir em um criador ou buscar seu cão em um abrigo ou resgate, aqui estão algumas coisas a serem lembradas.

Escolhendo um criador de Schnauzer Miniatura

Encontrar um bom criador é a chave para encontrar o cachorro certo. Um bom criador irá combiná-lo com o filhote certo e, sem dúvida, terá feito todas as certificações de saúde necessárias para detectar problemas de saúde o máximo possível. Ele ou ela está mais interessado em colocar os filhotes nas casas certas do que em ganhar muito dinheiro.

Bons criadores receberão suas perguntas sobre temperamento, saúde e como os cães são no convívio e perguntarão para você sobre o que está procurando em um cão e que tipo de vida você pode proporcionar a ele. Um bom criador pode lhe contar sobre a história da raça, explicar por que um filhote é considerado bom para animal de estimação e outro não, e discutir quais problemas de saúde afetam a raça e as medidas que ele toma para evitar esses problemas. Um criador deve querer ser um recurso para você durante toda a vida do seu cão.

Evite criadores que só parecem interessados em quão rápido eles podem vender um filhote para você e se seu cartão de crédito será aprovado. Criadores que oferecem filhotes a um preço “com papéis” e a um preço menor “sem papéis” são antiéticos. Você também deve ter em mente que comprar um filhote de cachorro de sites que oferecem o envio de seu cão para você imediatamente pode ser um empreendimento arriscado, pois não deixa nenhum recurso se o que você recebe não é exatamente o que você esperava. Faça o mesmo esforço para pesquisar seu filhote quanto para escolher um carro novo. Vai poupar dinheiro a longo prazo.

Se você está planejando obter seu novo melhor amigo de um criador, uma loja de animais ou outra fonte, não se esqueça de saber se o criador é confiável. Criadores de má reputação e instalações que lidam com “fábricas de filhotes” podem ser difíceis de distinguir de operações confiáveis. Não há uma maneira 100% de garantir que você nunca comprará um filhote doente, mas pesquisando a raça (para que você saiba o que esperar), verificando a instalação (para identificar condições insalubres ou animais doentes) e fazendo as perguntas certas pode reduzir as chances de entrar em uma situação desastrosa. E não se esqueça de perguntar ao seu veterinário, que muitas vezes pode encaminhá-lo para um criador respeitável, organização de resgate de raças ou outra fonte confiável de filhotes saudáveis.

O custo de um filhote de Schnauzer Miniatura varia de acordo com a localidade do criador, se o filhote é macho ou fêmea, quais títulos seus pais têm e se ele é mais adequado para exposição ou para um lar como animal de estimação. O filhote que você compra deve ter sido criado em um ambiente doméstico limpo, de pais com certificação de saúde e, idealmente, certificado de pedigree para provar que são bons exemplares da raça. Os filhotes devem ser testados quanto ao temperamento, examinados, vermifugados e socializados para dar-lhes um início de vida saudável e confiante.

Antes de decidir comprar um filhote, considere se um Schnauzer Miniatura adulto pode atender melhor às suas necessidades e estilo de vida. Os filhotes são mais divertidos, mas exigem muito tempo e esforço antes de crescerem para se tornarem o cão dos seus sonhos. Um adulto já pode ter algum treinamento e provavelmente será menos ativo, destrutivo e exigente do que um filhote. Com um adulto, você sabe mais sobre o que está recebendo em termos de personalidade e saúde e pode encontrar adultos através de criadores ou abrigos. Se você estiver interessado em adquirir um cão mais velho por meio de criadores, pergunte a eles sobre a compra de um cão de exposição aposentado ou se eles conhecem um cão adulto que precisa de um novo lar. Se você deseja adotar um cachorro, leia os conselhos abaixo sobre como fazer isso.

Adotando um Schnauzer Miniatura de abrigo ou resgate

Poucos ou nenhum exemplar desta raça estão disponíveis para adoção. É improvável que você encontre um em um abrigo ou através de um grupo de resgate. No entanto, se você quiser pesquisar, veja como começar.

1. Use a Web

A mídia social é uma ótima maneira de encontrar um cachorro. Poste na sua página do Facebook que você está procurando por uma raça específica para que toda a sua comunidade possa ser seus olhos e ouvidos. Ou use o Marketplace do Facebook.

2. Encontre os especialistas locais

Comece a conversar com todos os profissionais perto de você sobre o seu desejo de um Schnauzer Miniatura. Isso inclui veterinários, passeadores de cachorro e petshops. Quando alguém tem que tomar a difícil decisão de desistir de um cachorro, essa pessoa frequentemente perguntará à sua própria rede confiável para recomendações.

3. Perguntas que devem ser feitas

Agora você conhece mais sobre o assunto para poder discutir com um criador, também há perguntas que você deve discutir com o pessoal do abrigo ou voluntários de resgate antes de trazer para casa um filhote. Essas incluem:

Qual é o nível de energia dele?

Como ele se comporta com outros animais?

Como ele responde aos trabalhadores do abrigo, visitantes e crianças?

Como é a sua personalidade?

Qual a idade dele?

Ele é comportado?

Ele já mordeu ou machucou alguém que conhece?

Existem problemas de saúde conhecidos?

Onde quer que você adquira seu Schnauzer Miniatura, certifique-se de ter um bom contrato com o vendedor, abrigo ou grupo de resgate que coloque as responsabilidades em ambos os lados.

Filhote ou adulto, uma compra do criador ou um resgate, leve o seu Schnauzer Miniatura ao seu veterinário logo após a compra ou adoção. Seu veterinário será capaz de identificar problemas e trabalhará com você para configurar um regime preventivo que o ajudará a evitar muitos problemas de saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *