Pular para o conteúdo

Saiba tudo sobre a raça Mastiff

  1. Altura 68 a 12 centímetros.
  2. Peso
  3. Expectativa de vida 20 a 25 anos.
  4. Aceita outros cães
    Tendência de gostar ou de tolerar outros cães.
    Nota 3
  5. Adaptabilidade
    Facilidade que um cachorro tem para lidar com mudanças.
    Nota 5
  6. Afetividade
    Amabilidade e/ou simpatia demonstrada pelo cachorro.
    Nota 5
  7. Amável com crianças
    Cães que tendem a ser mais tolerantes com o comportamento infantil, mais brincalhões e descontraídos com crianças.
    Nota 5
  8. Convive com gatos
    Tendência a tolerar gatos e ter menor impulso de caça.
    Nota 5
  9. Cão de guarda
    Raça que pode alertar sobre a presença de estranhos.
    Nota 5
  10. Exige cuidados
    Quantidade de banhos, escovações e até mesmo cuidados profissionais necessários.
    Nota 2
  11. Inteligência
    A capacidade de raciocínio e resolução de problemas de um cão, por si mesmo (sem treinamento).
    Nota 3
  12. Latidos
    Nível de vocalização da raça.
    Nota 1
  13. Ludicidade
    O quanto o cão é brincalhão, vívido e alegre.
    Nota 2
  14. Necessidades sociais
    Necessidade de interação com humanos e/ou outros animais de estimação.
    Nota 3
  15. Para apartamento
    Características como tendência de fazer barulho e tamanho do cachorro.
    Nota 3
  16. Precisa de exercícios
    Quanta atividade física diária o cão necessita
    Nota 2
  17. Problemas de saúde
    Quantidade de problemas de saúde comuns na raça.
    Nota 4
  18. Queda de pelos
    Frequência e quantidade de pelos que caem do cão.
    Nota 3
  19. Territorialidade
    Tendência do cão de proteger seu espaço, casa, quintal ou mesmo o carro.
    Nota 5
  20. Tolera estranhos
    Tendência de ser receptivo com pessoas desconhecidas.
    Nota 3
  21. Treinabilidade
    Facilidade em aprender e experimentar coisas novas
    Nota 3

O Mastiff é o clássico gigante gentil, amoroso, mas às vezes teimoso. Seu tamanho por si só é suficiente para deter os encrenqueiros. No fundo, ele é um cão pacífico, mas sempre protege sua família e intervirá se houver perigo.

Apresentação da raça Mastiff

Com seu tamanho imponente, pelagem elegante e distinto rosto mascarado de preto, o Mastiff – às vezes chamado de Mastiff Inglês ou Old English Mastiff – provavelmente não é o cachorro que você pensa que ele é. Certamente ele é a maior das raças de cães, não a mais alta, mas a mais pesada, pesando rotineiramente mais de 90 quilos.

Os Mastiffs são conhecidos como “gigantes gentis”, cães grandes cujas principais armas são seu tamanho, reputação e compreensão instintiva do que é e do que não é uma ameaça. Um Mastiff bem educado e bem socializado protegerá sua família humana como parte de sua natureza, sem nenhum treinamento especial além de simplesmente torná-lo um membro bem comportado da família.

Se você está fisicamente à altura do desafio de um cão extremamente poderoso que provavelmente supera você, que é gentil e amoroso, mas tem uma veia teimosa definida (e isso não é um eufemismo para agressão, o Mastiff é tipicamente mais surdo do que desafiador), e não se importa com uma certa quantidade de baba, então o Mastiff pode ser o seu cão ideal.

Se você quiser deixá-lo amarrado no quintal para proteger sua casa, ou vê-lo como um símbolo de status por causa de seu tamanho ou imagem, então ele definitivamente não é o cachorro para você. A natureza protetora de um Mastiff não se afirma em nome de uma linha de propriedade arbitrária nem em defesa de alguns tijolos e tábuas, é a família dele que ele protege, e isso significa que você precisa torná-lo parte da sua. Deixe-o no quintal o tempo todo e tudo o que você conseguirá são alguns buracos espetaculares no gramado e um cachorro entediado, solitário, triste e destrutivo cujo potencial está sendo completamente ignorado.

Quando se trata de considerações cotidianas, é fácil conviver com o Mastiff. Ele certamente irá alertá-lo se alguém bater à porta, mas ele é principalmente uma presença silenciosa em casa. Seu pelo curto cai, mas escová-lo algumas vezes por semana ajudará a mantê-lo sob controle. E enquanto ele baba, ele não é um babador de classe mundial, pode ser tratado principalmente com uma limpeza rápida depois que ele comeu ou bebeu água. Ainda assim, se você é totalmente contra a baba de cachorro, não compre um Mastiff.

O treinamento de obediência precisa ser consistente e justo, e deve começar quando seu cão é um filhote, antes que os maus hábitos tenham a chance de se instalar. Em particular, você precisa ensinar seu Mastiff a não puxar a coleira ou pular nas pessoas, ou ele será um perigo para qualquer pessoa que esteja por perto quando crescer. Mastiffs são fáceis de treinar se você mostrar a eles onde quer que eles vão e dar-lhes oportunidades consistentes de eliminar ao ar livre.

A chave para desenvolver o temperamento adequado do Mastiff quando adulto é socializá-lo com todos os tipos de pessoas quando ele é jovem. Longe de torná-lo menos protetor, o tornará mais eficaz como protetor. Ele conhecerá toda a linguagem corporal “certa” que lhe diz que alguém é um amigo. Ele estará familiarizado com a aparência, o movimento e o som de crianças, idosos, crianças de bicicleta e skatistas, e usará essas informações para identificar com mais facilidade aqueles com más intenções.

Falando em crianças, os Mastiffs geralmente as amam e as tratam com cuidado instintivo, mas a realidade de um cachorro desse tamanho é que ele pode machucar ou assustar uma criança sem querer. Seja cauteloso e sempre supervisione cães e crianças quando estiverem juntos. Se você tem filhos pequenos, considere esperar até que eles fiquem mais velhos para trazer um Mastiff para sua família.

Curiosidades

  • Mastiffs são uma raça antiga, usados como cães de guerra e para proteger propriedades. Hoje em dia, eles são amantes, não lutadores, mas sempre protegerão sua família.
  • Os Mastiffs são flatulentos e podem afugentar as pessoas de uma sala rapidamente quando soltam gases.
  • Os criadores geralmente gostam de manter os filhotes de Mastiff até que tenham pelo menos 12 semanas de idade para garantir que estejam maduros o suficiente para ir para suas novas casas.
  • Os Mastiffs podem se adaptar bem à vida em apartamentos ou condomínios, mas se você tiver escadas, pense em como você colocaria o cachorro para dentro e para fora se ele fosse velho ou incapacitado e não pudesse administrá-las sozinho.
  • Não alimente demais seu cachorro Mastiff. Ele ainda atingirá seu tamanho geneticamente programado se você o mantiver em um peso magro e saudável durante a fase de filhote.

A história do Mastiff

Os ancestrais do Mastiff provavelmente se originaram nas montanhas da Ásia Central há vários milhares de anos. O nome Mastiff provavelmente vem do latim, “massivus”, que significa enorme, ou “mastinus”, que significa cachorro doméstico. Os primeiros Mastiffs eram chamados de molossos e eram usados para caçar, guardar e lutar. Do Tibete ou do norte da Índia, eles acompanharam comerciantes e nômades de todo o mundo, chegando ao Oriente Médio, Mediterrâneo, China e Rússia. Os antigos egípcios retratavam cães enormes nas paredes das pirâmides e, na mitologia grega, o guardião canino de três cabeças do submundo é um cão do tipo Mastiff. Gregos, romanos e outros povos usavam Mastiffs em batalha.

Nos tempos medievais, os Mastiffs patrulhavam propriedades à noite, sempre alertas para caçadores furtivos ou outros intrusos. Ao longo do século XVI, eles ainda eram usados como cães de guerra na Europa. Uma famosa linhagem de Mastiffs ingleses descende de uma Mastiff fêmea pertencente a Sir Piers Legh de Lyme Hall, que foi ferida na batalha de Agincourt na França em 1415. Ela o protegeu até que ele pudesse ser removido do campo e cuidado e mais tarde voltou para sua propriedade na Inglaterra. A linha Lyme Hall de Mastiffs durou até o século XX.

Os Mastiffs como os conhecemos hoje começaram a ser desenvolvidos na Inglaterra em 1835. Nesse mesmo ano, as brigas de cães foram proibidas, tornando-se um ponto de virada no temperamento da raça. Se os Mastiffs quisessem sobreviver, eles precisavam ter uma natureza mais pacífica. A raça continuou se desenvolvendo até o final do século 19, mas a Primeira Guerra Mundial, com sua escassez de alimentos, quase levou ao fim do Mastiff. A mesma coisa aconteceu durante a Segunda Guerra Mundial. Felizmente, a raça foi reconstruída e é moderadamente popular hoje.

Temperamento e personalidade do Mastiff

O Mastiff calmo e gentil parece digno à primeira vista, mas por trás dessa expressão nobre está um forte senso de humor esperando para aparecer. Ele é carinhoso com sua família e sempre quer estar com eles, mas não exige atenção constantemente. Basta-lhe deitar-se aos seus pés, encostar-se a eles e segui-los de cômodo em cômodo, sempre presente para garantir a segurança de todos. Se tiver meia chance, seu Mastiff vai se aconchegar com você no sofá, fazendo sua melhor imitação de um cachorro de colo.

Mastiffs são gentis com crianças e outros animais, querendo apenas cuidar deles. Eles são famosos por terem uma “boca macia” ou a capacidade de carregar coisas como gatinhos e esquilos sem machucá-los.

Só porque ele é gentil, não significa que o Mastiff não seja protetor e territorial. Ele late – um latido grande, profundo e assustador – quando estranhos se aproximam e não baixa a guarda até ser apresentado à pessoa e ter certeza de que ela é bem-vinda. Mastiffs não são cães de ataque, mas impedem de forma muito eficaz que intrusos entrem no local ou, caso tenham entrado, saiam novamente até que cheguem as autoridades competentes.

Mastiffs têm necessidades moderadas de exercícios. Uma caminhada tranquila irá satisfazê-los, mas se você quiser competir com eles em obediência, rali ou levantamento de peso, eles também o farão.

Mastiffs não gostam de mudanças, então se você planeja trazer um para sua vida, certifique-se de que é o que você realmente deseja. Um Mastiff se relacionará intimamente com você e sofrerá se você o entregar a outra casa ou abrigo.

O Mastiff perfeito não vem pronto do criador. Qualquer cão, não importa o quão bom, pode desenvolver níveis desagradáveis de latir, cavar, roubar comida e outros comportamentos indesejáveis se estiver entediado, destreinado ou sem supervisão. E qualquer cachorro pode ser uma provação para conviver durante a adolescência. No caso do Mastiff, a “adolescência” pode começar aos nove meses e continuar até que o cão tenha cerca de dois anos. Felizmente, os Mastiffs são sensíveis, inteligentes e querem apenas agradar. Isso lhe dá uma vantagem em treiná-los, especialmente se você começar cedo.

Comece a treinar seu filhote no dia em que o trouxer para casa. Mesmo com oito semanas de idade, ele é capaz de absorver tudo o que você pode ensinar a ele. Não espere até que ele tenha 6 meses para começar a treinar ou você terá um cão mais teimoso para lidar. Se possível, coloque-o no treinamento quando ele tiver 10 a 12 semanas de idade e socialize, socialize, socialize. No entanto, esteja ciente de que muitas aulas de treinamento de filhotes exigem que certas vacinas (como tosse do canina) estejam atualizadas, e muitos veterinários recomendam exposição limitada a outros cães e locais públicos até que as vacinas para filhotes (incluindo raiva, cinomose e parvovirose) tenham sido concluídas. Em vez de treinamento em escolas, você pode começar a treinar seu filhote em casa e socializá-lo entre familiares e amigos até que as vacinas do filhote sejam concluídas.

Converse com o criador, descreva exatamente o que você procura em um cachorro e peça ajuda para selecionar um filhote. Os criadores vêem os filhotes diariamente e podem fazer recomendações incrivelmente precisas, uma vez que conhecem seu estilo de vida e personalidade. O que quer que você queira de um Mastiff, procure um cujos pais tenham personalidades agradáveis e que tenham sido bem socializados desde filhote.

O Mastiff perfeito não nasce totalmente pronto no parto. Ele é um produto de sua formação e criação. Procure um filhote cujos pais tenham personalidade agradável e que tenha sido bem socializado desde tenra idade.

O que você precisa saber sobre a saúde do Mastiff

Todos os cães têm o potencial de desenvolver problemas genéticos de saúde, assim como todas as pessoas têm o potencial de herdar uma determinada doença. Fuja de qualquer criador que não ofereça garantia de saúde dos filhotes, que lhe diga que a raça é 100 por cento saudável e não tem problemas conhecidos, ou que lhe diga que seus filhotes estão isolados da parte principal da casa por motivos de saúde. Um criador respeitável será honesto e aberto sobre problemas de saúde na raça e a incidência com que ocorrem em suas linhagens.

O Mastiff pode desenvolver certos problemas de saúde. Aqui está um breve resumo sobre algumas das condições que você deve conhecer.

Como previsto, devido ao seu grande tamanho, os Mastiffs sofrem de uma série de problemas estruturais e articulares. É importante que Mastiffs jovens e em crescimento sejam mantidos magros e não se exercitem muito ou comam demais, pois isso levará a lesões e problemas que podem ser incapacitantes no futuro. Na verdade, todos os Mastiffs precisam ser mantidos magros, pois a obesidade aumenta as chances de desenvolverem certos problemas estruturais e os torna mais dolorosos quando ocorrem.

Um desses problemas estruturais é a deformidade genética do quadril conhecida como displasia do quadril. A cabeça do osso da coxa não se encaixa corretamente no encaixe do quadril e, com o tempo, a cartilagem e o osso subjacente sofrem danos, levando à artrite. Dependendo da gravidade, a cirurgia pode ser necessária para ajudar a prevenir uma vida inteira de dor e claudicação. A displasia do cotovelo é uma condição semelhante que afeta os cotovelos. Os Mastiffs também são propensos a lesões nos ligamentos cruzados dos joelhos.

É impossível confirmar um diagnóstico de displasia de quadril ou cotovelo simplesmente examinando um cão ou observando-o se mover. A displasia do quadril e do cotovelo também não pode ser totalmente descartada apenas porque os pais estavam livres da doença, embora isso reduza o risco.

O Mastiff corre o risco de várias doenças cardíacas, incluindo cardiomiopatia, estenose pulmonar, displasia mitral e estenose subaórtica. Exames cardíacos regulares podem aumentar as chances de detectar essas condições precocemente. Cães com qualquer uma dessas condições não devem ser criados, nem qualquer Mastiff deve ser criado sem primeiro passar por um exame cardíaco abrangente por um cardiologista veterinário certificado. A triste realidade, no entanto, é que um filhote de dois pais sem doença cardíaca ainda pode desenvolvê-la.

O Mastiff pode ser afetado por uma longa lista de doenças oculares, incluindo entrópio e ectrópio (deformidades das pálpebras), atrofia progressiva da retina, distrofia da córnea e displasia da retina.

Mastiffs também são mais propensos do que muitas raças a inchar, uma condição na qual o estômago se distende com gás e pode se torcer (chamado de torção gástrica), interrompendo o fluxo sanguíneo. O inchaço e a torção ocorrem repentinamente, e um cachorro que estava bem em um minuto pode estar morto algumas horas depois. Fique atento a sintomas como inquietação e andar de um lado para o outro, baba, gengivas pálidas, lamber os lábios, tentar vomitar sem sucesso e sinais de dor. O inchaço requer intervenção veterinária imediata e a cirurgia é necessária em muitos casos. Infelizmente, os cães que incharam podem inchar novamente, então a maioria dos veterinários oferece um procedimento conhecido como gastropexia ou “toque do estômago”, que prende o estômago à parede do corpo para evitar que ele se torça no futuro. Este procedimento também pode ser feito como uma medida preventiva.

A cistinúria é um defeito renal genético que leva à formação de pedras na bexiga, difíceis de controlar com dieta ou medicamentos. O cão geralmente requer cirurgia para remover as pedras da bexiga e reparar bloqueios urinários. Pode não haver sinais prévios de que o cão está formando pedras de cistina, mas o bloqueio urinário é uma emergência veterinária com risco de vida. Infelizmente, o teste de triagem atual para cistinúria é de uso limitado, pois pode produzir resultados falsos negativos ou (ocasionalmente) falsos positivos. O modo de herança da cistinúria em Mastiffs não é completamente compreendido e não há teste de triagem genética, por isso é impossível determinar se um cão é portador ou não.

Câncer, incluindo linfossarcoma, também é uma preocupação na raça. Nenhum teste de triagem está disponível para esse problema, que pode não ocorrer até mais tarde na vida, mas você pode perguntar ao criador quais problemas ele viu em suas linhagens.

Nem todas essas condições são detectáveis em um filhote em crescimento, e é impossível prever se um animal estará livre dessas doenças, e é por isso que você deve encontrar um criador respeitável que esteja comprometido em criar os animais mais saudáveis possíveis. Eles devem ser capazes de produzir uma certificação independente de que os pais do cão (e avós, etc.) foram rastreados para defeitos comuns e considerados saudáveis ​​para reprodução. É aí que entram os registros de saúde.

Criadores cuidadosos selecionam seus cães reprodutores para doenças genéticas e criam apenas os espécimes mais saudáveis e bonitos, mas às vezes a Mãe Natureza tem outras ideias e um filhote desenvolve uma dessas doenças apesar das boas práticas de criação. Os avanços na medicina veterinária significam que, na maioria dos casos, os cães ainda podem viver uma vida boa. Se você está adquirindo um filhote, pergunte ao criador sobre as idades dos cães em suas linhas e do que eles morreram.

Lembre-se de que depois de levar um novo filhote para sua casa, você tem o poder de protegê-lo de um dos problemas de saúde mais comuns: a obesidade. Mastiffs ganham peso facilmente, por isso é importante prestar atenção ao tamanho da porção de alimento que terá que dar ao seu amiguinho. Manter essa raça com um peso adequado é uma das maneiras mais fáceis de prolongar sua vida. Aproveite ao máximo suas habilidades preventivas para ajudar a garantir um cão mais saudável por toda a vida.

Os cuidados com a pelagem do Mastiff

A pelagem curta do Mastiff é fácil de cuidar. Escove-o com uma escova de caril de borracha pelo menos semanalmente – diariamente, se quiser. A escova remove os pêlos mortos que, de outra forma, acabariam no chão, nos móveis e nas roupas.

Mastiffs perdem pêlo de moderada a pesadamente. Alguns cães perdem muito pêlo apenas durante as estações de primavera e outono, enquanto outros trocam de pêlo consistentemente ao longo do ano. Quanto mais você escovar, menos pêlos terá voando.

Para manter as rugas faciais do seu Mastiff limpas e livres de infecções, limpe-as conforme necessário (diariamente ou semanalmente) usando um pano úmido ou lenço umedecido para bebês. Em seguida, seque-os bem. A umidade deixada para trás pode criar o ambiente perfeito para o crescimento bacteriano.

Dê banho no seu Mastiff apenas quando ele estiver sujo. Se você tiver sorte, isso não acontecerá com muita frequência. Mas se quiser dar banho nele toda semana, pode. Basta usar um shampoo suave feito para cães.

O resto são cuidados básicos. Apare as unhas conforme necessário, geralmente a cada uma ou duas semanas, e escove os dentes com uma pasta de dentes para animais de estimação aprovada pelo veterinário para uma boa saúde geral e um hálito fresco.

Encontrando um Mastiff

Se você quer ir em um criador ou buscar seu cão em um abrigo ou resgate, aqui estão algumas coisas a serem lembradas.

Escolhendo um criador de Mastiff

Encontrar um bom criador é a chave para encontrar o cachorro certo. Um bom criador irá combiná-lo com o filhote certo e, sem dúvida, terá feito todas as certificações de saúde necessárias para detectar problemas de saúde o máximo possível. Ele ou ela está mais interessado em colocar os filhotes nas casas certas do que em ganhar muito dinheiro.

Bons criadores receberão suas perguntas sobre temperamento, saúde e como os cães são no convívio e perguntarão para você sobre o que está procurando em um cão e que tipo de vida você pode proporcionar a ele. Um bom criador pode lhe contar sobre a história da raça, explicar por que um filhote é considerado bom para animal de estimação e outro não, e discutir quais problemas de saúde afetam a raça e as medidas que ele toma para evitar esses problemas. Um criador deve querer ser um recurso para você durante toda a vida do seu cão.

Evite criadores que só parecem interessados em quão rápido eles podem vender um filhote para você e se seu cartão de crédito será aprovado. Criadores que oferecem filhotes a um preço “com papéis” e a um preço menor “sem papéis” são antiéticos. Você também deve ter em mente que comprar um filhote de cachorro de sites que oferecem o envio de seu cão para você imediatamente pode ser um empreendimento arriscado, pois não deixa nenhum recurso se o que você recebe não é exatamente o que você esperava. Faça o mesmo esforço para pesquisar seu filhote quanto para escolher um carro novo. Vai poupar dinheiro a longo prazo.

Muitos criadores respeitáveis têm sites, então como você pode dizer quem é bom e quem não é? Os sinais vermelhos incluem filhotes sempre disponíveis, várias ninhadas nas instalações, a escolha de qualquer filhote e a capacidade de pagar on-line com cartão de crédito. Essas coisas são convenientes, mas quase nunca são associadas a criadores respeitáveis.

Se você está planejando obter seu novo melhor amigo de um criador, uma loja de animais ou outra fonte, não se esqueça de saber se o criador é confiável. Criadores de má reputação e instalações que lidam com “fábricas de filhotes” podem ser difíceis de distinguir de operações confiáveis. Não há uma maneira 100% de garantir que você nunca comprará um filhote doente, mas pesquisando a raça (para que você saiba o que esperar), verificando a instalação (para identificar condições insalubres ou animais doentes) e fazendo as perguntas certas pode reduzir as chances de entrar em uma situação desastrosa. E não se esqueça de perguntar ao seu veterinário, que muitas vezes pode encaminhá-lo para um criador respeitável, organização de resgate de raças ou outra fonte confiável de filhotes saudáveis.

O custo de um filhote de Mastiff varia de acordo com a localidade do criador, se o filhote é macho ou fêmea, quais títulos seus pais têm e se ele é mais adequado para exposição ou para um lar como animal de estimação. O filhote que você compra deve ter sido criado em um ambiente doméstico limpo, de pais com certificação de saúde e, idealmente, certificado de pedigree para provar que são bons exemplares da raça. Os filhotes devem ser testados quanto ao temperamento, examinados, vermifugados e socializados para dar-lhes um início de vida saudável e confiante.

Antes de decidir comprar um filhote, considere se um Mastiff adulto pode atender melhor às suas necessidades e estilo de vida. Os filhotes são mais divertidos, mas exigem muito tempo e esforço antes de crescerem para se tornarem o cão dos seus sonhos. Um adulto já pode ter algum treinamento e provavelmente será menos ativo, destrutivo e exigente do que um filhote. Com um adulto, você sabe mais sobre o que está recebendo em termos de personalidade e saúde e pode encontrar adultos através de criadores ou abrigos. Se você estiver interessado em adquirir um cão mais velho por meio de criadores, pergunte a eles sobre a compra de um cão de exposição aposentado ou se eles conhecem um cão adulto que precisa de um novo lar. Se você deseja adotar um cachorro, leia os conselhos abaixo sobre como fazer isso.

Adotando Mastiff de abrigo ou resgate

Poucos ou nenhum exemplar desta raça estão disponíveis para adoção. É improvável que você encontre um em um abrigo ou através de um grupo de resgate. No entanto, se você quiser pesquisar, veja como começar.

1. Use a Web

A mídia social é uma ótima maneira de encontrar um cachorro. Poste na sua página do Facebook que você está procurando por uma raça específica para que toda a sua comunidade possa ser seus olhos e ouvidos. Ou use o Marketplace do Facebook.

2. Encontre os especialistas locais

Comece a conversar com todos os profissionais perto de você sobre o seu desejo de um Mastiff. Isso inclui veterinários, passeadores de cachorro e petshops. Quando alguém tem que tomar a difícil decisão de desistir de um cachorro, essa pessoa frequentemente perguntará à sua própria rede confiável para recomendações.

3. Perguntas que devem ser feitas

Agora você conhece mais sobre o assunto para poder discutir com um criador, também há perguntas que você deve discutir com o pessoal do abrigo ou voluntários de resgate antes de trazer para casa um filhote. Essas incluem:

Qual é o nível de energia dele?

Como ele se comporta com outros animais?

Como ele responde aos trabalhadores do abrigo, visitantes e crianças?

Como é a sua personalidade?

Qual a idade dele?

Ele é comportado?

Ele já mordeu ou machucou alguém que conhece?

Existem problemas de saúde conhecidos?

Onde quer que você adquira seu Mastiff, certifique-se de ter um bom contrato com o vendedor, abrigo ou grupo de resgate que coloque as responsabilidades em ambos os lados.

Filhote ou adulto, uma compra do criador ou um resgate, leve o seu Mastiff ao seu veterinário logo após a compra ou adoção. Seu veterinário será capaz de identificar problemas e trabalhará com você para configurar um regime preventivo que o ajudará a evitar muitos problemas de saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *