- Altura 53 a 12 centímetros.
- Peso
- Expectativa de vida 25 a 33 anos.
-
Aceita outros cães
Tendência de gostar ou de tolerar outros cães.
-
Adaptabilidade
Facilidade que um cachorro tem para lidar com mudanças.
-
Afetividade
Amabilidade e/ou simpatia demonstrada pelo cachorro.
-
Amável com crianças
Cães que tendem a ser mais tolerantes com o comportamento infantil, mais brincalhões e descontraídos com crianças.
-
Convive com gatos
Tendência a tolerar gatos e ter menor impulso de caça.
-
Cão de guarda
Raça que pode alertar sobre a presença de estranhos.
-
Exige cuidados
Quantidade de banhos, escovações e até mesmo cuidados profissionais necessários.
-
Inteligência
A capacidade de raciocínio e resolução de problemas de um cão, por si mesmo (sem treinamento).
-
Latidos
Nível de vocalização da raça.
-
Ludicidade
O quanto o cão é brincalhão, vívido e alegre.
-
Necessidades sociais
Necessidade de interação com humanos e/ou outros animais de estimação.
-
Para apartamento
Características como tendência de fazer barulho e tamanho do cachorro.
-
Precisa de exercícios
Quanta atividade física diária o cão necessita
-
Problemas de saúde
Quantidade de problemas de saúde comuns na raça.
-
Queda de pelos
Frequência e quantidade de pelos que caem do cão.
-
Territorialidade
Tendência do cão de proteger seu espaço, casa, quintal ou mesmo o carro.
-
Tolera estranhos
Tendência de ser receptivo com pessoas desconhecidas.
-
Treinabilidade
Facilidade em aprender e experimentar coisas novas
Bonito, inteligente e divertido, o Labrador Retriever tem muito a seu favor. Ele é grande, mas não muito, é calmo e descontraído quando não está correndo e buscando uma bola de tênis ou um pássaro. Ele é um tipo de cão que faz tudo.
Apresentação da raça Labrador Retriever
Um Labrador Retriever tem o tipo de versatilidade que outros cães apenas sonham. Ele pode ser um companheiro, cão de exposição, cão de caça, atleta canino, cão-guia, cão de serviço, cão farejador, cão de busca e salvamento e cão de terapia. Ele gosta de correr (se a saúde permitir), nadar, caminhar e muito mais. Se estiver ativo, ao ar livre e com sua família, o Labrador está pronto e disposto a participar de qualquer atividade.
Todas essas características tornam o Labrador adequado para uma variedade de famílias ativas. Ele é perfeito para casas com crianças mais velhas e com energia, mas pode ser um pouco indisciplinado com crianças pequenas, especialmente quando ele ainda é filhote ou muito jovem. Solteiros e casais que amam o ar livre também combinam bem com esta raça, e seu tamanho e temperamento uniforme fazem do Labrador um ótimo companheiro para idosos ativos que adoram passear e apreciam um cão que pareça intimidador, mesmo que ele seja mais um amante do que um lutador.
Com exercícios adequados, esses companheiros versáteis podem lidar com qualquer espaço, desde um pequeno apartamento na cidade até um vasto rancho. O que eles não conseguem lidar é com o isolamento: se você conseguir um labrador, faça dele um membro da sua família, para ter dentro de casa e não sozinho fora dela.
Um bom filhote de Labrador geralmente custa caro. Por isso você deve esperar que os filhotes tenham sido criados em um ambiente limpo, de pais com licenças de saúde e/ou campeonatos de show ou campo para provar que são bons exemplares da raça. Os filhotes devem ser testados quanto ao temperamento, examinados, vermifugados e socializados para dar-lhes um início de vida saudável e confiante.
Curiosidades
- A pelagem curta e resistente às intempéries e o corpo musculoso do Labrador são o equipamento perfeito para atividades ao ar livre como caminhadas, camping e esportes aquáticos.
- Labradores são cães ativos que precisam de exercícios diários e estimulação mental. Sem isso, eles podem se tornar entediados e destrutivos. Dê a eles a atenção, treinamento e atividade de que precisam ou sofra as consequências.
- Eles podem ter três cores de pelagem: preto, caramelo ou chocolate.
- O Labrador tem uma pelagem dupla – um sub-pêlo macio e isolante coberto com uma camada externa curta, dura e protetora. Os labradores perdem muito pêlo, e escová-los uma ou duas vezes por semana ajudará a evitar que o pêlo voe por toda casa.
- Os Labradores normalmente têm ninhadas de seis a oito filhotes. A maioria dos criadores gosta de manter os filhotes até que tenham pelo menos oito semanas de idade. Isso dá à eles tempo para aprender a se comportar com outros cães e dá ao criador tempo para avaliar as personalidades dos filhotes para que ele possa colocar cada um na casa certa. Um bônus é que os filhotes dessa idade são mais maduros e mais facilmente treinados em casa.
A história do Labrador Retriever
Você pode imaginar que o Labrador é nativo da acidentada província canadense de mesmo nome, mas esse não é necessariamente o caso. Ele foi conhecido pela primeira vez como Newfoundland Menor – provavelmente para distingui-lo da raça gigante conhecida como Newfoundland – o St. John’s Newfoundland ou o cão de St. John.
Especialistas têm algumas teorias diferentes sobre como a raça passou a ser chamada de Labrador. Uma delas é que o nome é emprestado da palavra espanhola para trabalhador — labrador — o que certamente é uma descrição apropriada, ou que a raça está relacionada aos cães que acompanhavam os pescadores portugueses que pescavam nos Grandes Bancos ao largo da costa de Labrador e sua vizinha Newfoundland. Esses cães, conhecidos como cani di castro laboreiro, realizavam tarefas como recuperar itens da água, incluindo redes carregadas de peixes, e mensagens enviadas em garrafas de barco para barco.
Como quer que fossem chamados, os cães eram conhecidos por seu olfato apurado, capacidade de encontrar pássaros abatidos e velocidade. Os visitantes britânicos da Newfoundland apreciaram as habilidades dos cães e os trouxeram de volta à Inglaterra. Lá, eles chamaram a atenção do Conde de Malmesbury, que adquiriu alguns dos cães amantes da água para caçar nos pântanos ao redor de sua propriedade. O filho do Conde começou a criar os cães e foi ele quem lhes deu o nome de Labrador.
O moderno Labrador Retriever é um cão tranquilo e fácil de treinar que vem em três cores: preto, caramelo e chocolate. Ele também vem em três tipos de corpo diferentes, dependendo de sua origem e propósito.
Personalidade e temperamento do Labrador Retriever
O padrão da raça Labrador diz que o temperamento calmo é uma marca da raça. O Labrador ideal é gentil, extrovertido e tratável, ansioso para agradar e tende a não ser agressivo com pessoas ou outros animais.
Esses traços são a base da personalidade do labrador, mas cada cão dá seu próprio toque a eles. Alguns são sérios, alguns são palhaços, alguns são reservados, alguns nunca aceitam um estranho. Você pode ouvir que as personalidades do Labrador variam de acordo com a cor, mas é mais provável que o temperamento de um cão seja afetado pelos objetivos do criador. Os Labradores de criadores que produzem os melhores cães de teste de campo são mais exigentes quando se trata de exercícios e treinamento. Eles não são adequados para ficar deitados em casa o dia todo enquanto todos estão no trabalho ou na escola. Labradores mais descontraídos geralmente vêm de um criador que mostra cães em competição de conformação.
Antes dos dois ou três anos de idade, muitos Labradores podem ser extremamente ativos e destrutivos, apesar de sua reputação de raça de temperamento calmo. É em sua adolescência prolongada que muitos labradores encontram apelo em engolir pedras, meias e bonecas Barbie, que tem que ser removidas cirurgicamente desses cães.
Comece a treinar cedo, seja paciente e consistente e um dia você descobrirá que vive com um ótimo cachorro. Mesmo assim, existem alguns comportamentos de Labrador com os quais você deve esperar conviver ao longo de sua vida. Eles são parte integrante de ser um Labrador, e nada que você fizer irá mudá-los. Labradores são ativos, Labradores adoram se molhar e Labradores adoram comer.
Os Labradores são ativos, a menos que estejam dormindo. Provavelmente foi um Labrador que inspirou o ditado “Um cão cansado é um bom cão”. Se a saúde das articulações e geral permitir, esteja preparado para dar a um Labrador algumas caminhadas ou corridas de meia hora diariamente para atender às suas necessidades de exercícios. A melhor parte de ter um Labrador é que existem várias maneiras divertidas de fornecer a ele atividade física e estimulação mental. Leve-o para nadar, ensine-o a correr ao lado de sua bicicleta quando ele estiver fisicamente maduro entre 18 e 24 meses de idade, faça caminhadas, faça dele o primeiro imediato em seu barco ou envolva-se em esportes caninos como agilidade, obediência, rally – você escolhe, um Labrador provavelmente irá amar fazer tudo isso. No entanto, é sempre uma boa ideia consultar seu veterinário antes de iniciar um novo programa de exercícios com seu cão.
Se você der a ele uma saída para sua energia, um Labrador será o melhor cachorro que você poderia ter. Se você não fizer isso, estará gastando todo o seu tempo e energia consertando buracos na parede, preenchendo buracos em seu quintal, substituindo móveis mastigados e coisas piores. Não porque seu Labrador seja um cachorro ruim, mas simplesmente porque ele encontrou suas próprias maneiras especiais de se divertir. Não dê chance a ele.
Os Labradores adoram água – qualquer poça de água ou maior atrairá um Labrador, e a lama é considerada um acessório de moda. A pelagem curta e seca do Labrador espalha água e sujeira com facilidade, mas isso não serve de consolo se os detritos caírem no carpete branco.
Labradores adoram comer, e eles vão tentar comer qualquer coisa. Eles são ladrões de comida profissionais e comem qualquer coisa que pareça comida. Viver com um Labrador ensinará você, seu cônjuge e seus filhos a guardar as coisas se não quiserem que sejam mastigadas ou comidas. Os veterinários chamam esses cães de “flabradores” porque a obesidade é comum quando atingem o estágio de amadurecimento da meia-idade. Uma dieta comedida, boa supervisão e muito exercício são essenciais para manter esses felizes Retrievers saudáveis e longe de problemas.
Os Labradores são inteligentes e altamente treináveis, mas não se transformam magicamente em ótimos cães. Qualquer cão, não importa o quão bom seja, pode desenvolver níveis desagradáveis de latir, cavar, roubar comida e outros comportamentos indesejáveis se estiver entediado, sem treinamento ou sem supervisão. E qualquer cão pode ser uma provação para conviver durante a adolescência. No caso do Labrador, os anos “adolescentes” podem começar aos seis meses e continuar até que o cão tenha cerca de três anos de idade.
Converse com o criador, descreva exatamente o que você procura em um cachorro e peça ajuda para selecionar um filhote. Os criadores vêem os filhotes diariamente e podem fazer recomendações incrivelmente precisas, uma vez que conhecem seu estilo de vida e personalidade. O que quer que você queira de um Labrador Retriever, procure um cujos pais tenham personalidades agradáveis e que tenham sido bem socializados desde filhote.
O Labrador perfeito não nasce totalmente pronto no parto. Ele é um produto de sua formação e criação. Procure um filhote cujos pais tenham personalidade agradável e que tenha sido bem socializado desde tenra idade.
O que você precisa saber sobre a saúde do Labrador Retriever
Todos os cães têm o potencial de desenvolver problemas genéticos de saúde, assim como todas as pessoas têm o potencial de herdar uma determinada doença. Fuja de qualquer criador que não ofereça garantia de saúde dos filhotes, que lhe diga que a raça é 100 por cento saudável e não tem problemas conhecidos, ou que lhe diga que seus filhotes estão isolados da parte principal da casa por motivos de saúde. Um criador respeitável será honesto e aberto sobre problemas de saúde na raça e a incidência com que ocorrem em suas linhagens.
Os problemas de saúde mais conhecidos estão relacionados com a malformação do quadril e do cotovelo (displasia do quadril e displasia do cotovelo, respectivamente). Doenças oculares, como atrofia progressiva da retina e catarata, são potenciais preocupações. Assim como o colapso induzido pelo exercício, uma anormalidade muscular que afeta a força, a resistência e o movimento do cão. Outros problemas de saúde que podem afetar a raça incluem doenças cardíacas, um problema ortopédico chamado osteocondrose, panosteíte (dores de crescimento), epilepsia e doenças alérgicas da pele.
Nem toda visita do Labrador ao veterinário é para um problema genético. Dedos quebrados e unhas arrancadas, cortes e arranhões são apenas mais um dia no escritório para esses cães grandes e ativos. E como atletas humanos, Labrador Retrievers são propensos a rupturas do ligamento cruzado anterior (RLA). A causa desses tipos de lesões ainda não é clara. Os pesquisadores estão investigando se a anatomia ou a genética são fatores predisponentes.
Os Labradores também veem veterinários com frequência porque eles comeram algo que não deveriam. Não é incomum que os Labradores sejam submetidos a várias cirurgias para remover toalhas de mão, brinquedos, espigas de milho e outros itens que engoliram e que causam um bloqueio intestinal.
O câncer ocorre na raça, mais comumente em cães de meia-idade a mais velhos, mas certos tipos de câncer podem ocorrer em cães relativamente jovens. Se você está adquirindo um filhote, pergunte ao criador sobre as idades dos cães em suas linhas e do que eles morreram.
Criadores cuidadosos selecionam seus cães reprodutores para doenças genéticas e criam apenas os espécimes mais saudáveis e bonitos, mas às vezes a Mãe Natureza tem outras ideias e um filhote desenvolve uma dessas doenças apesar das boas práticas de criação. Os avanços na medicina veterinária significam que, na maioria dos casos, os cães ainda podem viver uma vida boa. Se você está adquirindo um filhote, pergunte ao criador sobre as idades dos cães em suas linhas e do que eles morreram.
Lembre-se de que depois de levar um novo filhote para sua casa, você tem o poder de protegê-lo de um dos problemas de saúde mais comuns: a obesidade. Labradores ganham peso facilmente, por isso é importante prestar atenção ao tamanho da porção de alimento que terá que dar ao seu amiguinho. Manter essa raça com um peso adequado é uma das maneiras mais fáceis de prolongar sua vida. Aproveite ao máximo suas habilidades preventivas para ajudar a garantir um cão mais saudável por toda a vida.
Os cuidados com a pelagem do Labrador Retriever
Os Labradores são cães fáceis de cuidar que não precisam de muitos cuidados sofisticados, mas há algumas coisas importantes a saber sobre esses cuidados.
Primeiro: Labradores perdem muito pêlo. Você terá menos pêlos pela casa se escovar seu Labrador uma ou duas vezes por semana, para que o pêlo caia na escova em vez de nos móveis e roupas. Uma escova de borracha ou com cerdas de arame são seus novos melhores amigos.
Segundo: Labradores são cães de água. Quando o seu Labrador ficar molhado, e ele o fará, dê-lhe uma lavagem completa em água doce para remover o cloro, o sal ou a sujeira do lago de sua pelagem, o que pode estar secando ou danificando a pelagem.
Terceiro: A umidade nos ouvidos pode aumentar o risco de infecções – especialmente em uma raça já propensa a elas (devido principalmente a alergias). Seque bem as orelhas depois de nadar e use um limpador de ouvido recomendado pelo seu veterinário.
O resto é manutenção básica. Apare as unhas a cada uma ou duas semanas, conforme necessário. Elas nunca devem ficar longas o suficiente para que você as ouça batendo no chão. Unhas compridas podem tornar desconfortável para o Labrador andar, e elas podem ficar presas em coisas e facilmente serem arrancadas. Isso é muito doloroso e vai sangrar muito. Escove os dentes com frequência com uma pasta de dentes para animais aprovada pelo veterinário para uma boa saúde bucal e hálito fresco.
Encontrando um Labrador Retriever
Se você quer ir em um criador ou buscar seu cão em um abrigo ou resgate, aqui estão algumas coisas a serem lembradas.
Escolhendo um criador de Labrador Retriever
Encontrar um bom criador é a chave para encontrar o cachorro certo. Um bom criador irá combiná-lo com o filhote certo e, sem dúvida, terá feito todas as certificações de saúde necessárias para detectar problemas de saúde o máximo possível. Ele ou ela está mais interessado em colocar os filhotes nas casas certas do que em ganhar muito dinheiro.
Bons criadores receberão suas perguntas sobre temperamento, saúde e como os cães são no convívio e perguntarão para você sobre o que está procurando em um cão e que tipo de vida você pode proporcionar a ele. Um bom criador pode lhe contar sobre a história da raça, explicar por que um filhote é considerado bom para animal de estimação e outro não, e discutir quais problemas de saúde afetam a raça e as medidas que ele toma para evitar esses problemas. Um criador deve querer ser um recurso para você durante toda a vida do seu cão.
Evite criadores que só parecem interessados em quão rápido eles podem vender um filhote para você e se seu cartão de crédito será aprovado. Criadores que oferecem filhotes a um preço “com papéis” e a um preço menor “sem papéis” são antiéticos. Você também deve ter em mente que comprar um filhote de cachorro de sites que oferecem o envio de seu cão para você imediatamente pode ser um empreendimento arriscado, pois não deixa nenhum recurso se o que você recebe não é exatamente o que você esperava. Faça o mesmo esforço para pesquisar seu filhote quanto para escolher um carro novo. Vai poupar dinheiro a longo prazo.
Muitos criadores respeitáveis têm sites, então como você pode dizer quem é bom e quem não é? Os sinais vermelhos incluem filhotes sempre disponíveis, várias ninhadas nas instalações, a escolha de qualquer filhote e a capacidade de pagar on-line com cartão de crédito. Essas coisas são convenientes, mas quase nunca são associadas a criadores respeitáveis.
Se você está planejando obter seu novo melhor amigo de um criador, uma loja de animais ou outra fonte, não se esqueça de saber se o criador é confiável. Criadores de má reputação e instalações que lidam com “fábricas de filhotes” podem ser difíceis de distinguir de operações confiáveis. Não há uma maneira 100% de garantir que você nunca comprará um filhote doente, mas pesquisando a raça (para que você saiba o que esperar), verificando a instalação (para identificar condições insalubres ou animais doentes) e fazendo as perguntas certas pode reduzir as chances de entrar em uma situação desastrosa. E não se esqueça de perguntar ao seu veterinário, que muitas vezes pode encaminhá-lo para um criador respeitável, organização de resgate de raças ou outra fonte confiável de filhotes saudáveis.
O custo de um filhote de Labrador Retriever varia de acordo com a localidade do criador, se o filhote é macho ou fêmea, quais títulos seus pais têm e se ele é mais adequado para exposição ou para um lar como animal de estimação. O filhote que você compra deve ter sido criado em um ambiente doméstico limpo, de pais com certificação de saúde e, idealmente, certificado de pedigree para provar que são bons exemplares da raça. Os filhotes devem ser testados quanto ao temperamento, examinados, vermifugados e socializados para dar-lhes um início de vida saudável e confiante.
Antes de decidir comprar um filhote, considere se um Labrador adulto pode atender melhor às suas necessidades e estilo de vida. Os filhotes são mais divertidos, mas exigem muito tempo e esforço antes de crescerem para se tornarem o cão dos seus sonhos. Um adulto já pode ter algum treinamento e provavelmente será menos ativo, destrutivo e exigente do que um filhote. Com um adulto, você sabe mais sobre o que está recebendo em termos de personalidade e saúde e pode encontrar adultos através de criadores ou abrigos. Se você estiver interessado em adquirir um cão mais velho por meio de criadores, pergunte a eles sobre a compra de um cão de exposição aposentado ou se eles conhecem um cão adulto que precisa de um novo lar. Se você deseja adotar um cachorro, leia os conselhos abaixo sobre como fazer isso.
Adotando um Labrador Terrier de abrigo ou resgate
Existem muitas opções disponíveis se você quiser adotar um cão de um abrigo de animais ou organização de resgate de raças. No entanto, se você quiser pesquisar, veja como começar.
1. Use a Web
A mídia social é uma ótima maneira de encontrar um cachorro. Poste na sua página do Facebook que você está procurando por uma raça específica para que toda a sua comunidade possa ser seus olhos e ouvidos. Ou use o Marketplace do Facebook.
2. Encontre os especialistas locais
Comece a conversar com todos os profissionais perto de você sobre o seu desejo de um Labrador. Isso inclui veterinários, passeadores de cachorro e petshops. Quando alguém tem que tomar a difícil decisão de desistir de um cachorro, essa pessoa frequentemente perguntará à sua própria rede confiável para recomendações.
3. Perguntas que devem ser feitas
Agora você conhece mais sobre o assunto para poder discutir com um criador, também há perguntas que você deve discutir com o pessoal do abrigo ou voluntários de resgate antes de trazer para casa um filhote. Essas incluem:
Qual é o nível de energia dele?
Como ele se comporta com outros animais?
Como ele responde aos trabalhadores do abrigo, visitantes e crianças?
Como é a sua personalidade?
Qual a idade dele?
Ele é comportado?
Ele já mordeu ou machucou alguém que conhece?
Existem problemas de saúde conhecidos?
Onde quer que você adquira seu Labrador, certifique-se de ter um bom contrato com o vendedor, abrigo ou grupo de resgate que coloque as responsabilidades em ambos os lados.
Filhote ou adulto, uma compra do criador ou um resgate, leve o seu Labrador ao seu veterinário logo após a compra ou adoção. Seu veterinário será capaz de identificar problemas e trabalhará com você para configurar um regime preventivo que o ajudará a evitar muitos problemas de saúde.