Pular para o conteúdo

Saiba tudo sobre a raça Greyhound

  1. Altura
  2. Peso
  3. Expectativa de vida 25 a 33 anos.
  4. Aceita outros cães
    Tendência de gostar ou de tolerar outros cães.
    Nota 5
  5. Adaptabilidade
    Facilidade que um cachorro tem para lidar com mudanças.
    Nota 5
  6. Afetividade
    Amabilidade e/ou simpatia demonstrada pelo cachorro.
    Nota 5
  7. Amável com crianças
    Cães que tendem a ser mais tolerantes com o comportamento infantil, mais brincalhões e descontraídos com crianças.
    Nota 5
  8. Convive com gatos
    Tendência a tolerar gatos e ter menor impulso de caça.
    Nota 2
  9. Cão de guarda
    Raça que pode alertar sobre a presença de estranhos.
    Nota 1
  10. Exige cuidados
    Quantidade de banhos, escovações e até mesmo cuidados profissionais necessários.
    Nota 1
  11. Inteligência
    A capacidade de raciocínio e resolução de problemas de um cão, por si mesmo (sem treinamento).
    Nota 3
  12. Latidos
    Nível de vocalização da raça.
    Nota 2
  13. Ludicidade
    O quanto o cão é brincalhão, vívido e alegre.
    Nota 3
  14. Necessidades sociais
    Necessidade de interação com humanos e/ou outros animais de estimação.
    Nota 3
  15. Para apartamento
    Características como tendência de fazer barulho e tamanho do cachorro.
    Nota 5
  16. Precisa de exercícios
    Quanta atividade física diária o cão necessita
    Nota 2
  17. Problemas de saúde
    Quantidade de problemas de saúde comuns na raça.
    Nota 3
  18. Queda de pelos
    Frequência e quantidade de pelos que caem do cão.
    Nota 3
  19. Territorialidade
    Tendência do cão de proteger seu espaço, casa, quintal ou mesmo o carro.
    Nota 1
  20. Tolera estranhos
    Tendência de ser receptivo com pessoas desconhecidas.
    Nota 5
  21. Treinabilidade
    Facilidade em aprender e experimentar coisas novas
    Nota 3

Greyhounds são cães calmos, gentis e afetuosos que podem caber em quase qualquer casa. Eles adoram um sofá confortável e ficam satisfeitos com uma caminhada de 20 minutos.

Apresentação da raça Greyhound

Sob o exterior atrevido do Greyhound há algo que surpreenderia quase qualquer um: sob aquelas linhas longas, elegantes e totalmente icônicas está a alma do que os grupos de resgate chamam de “sedentário de 70 km/h”. O caminho que esses cães velozes preferem é aquele que leva ao ponto mais macio do móvel mais confortável. Apesar de seu tamanho grande, os Galgos são cães tranquilos, gentis e afetuosos que podem se encaixar em quase qualquer estilo de vida, desde um condomínio na cidade até a maior casa suburbana ou rural.

O Greyhound é um cão de fácil cuidado. Sua pelagem suave vem em uma gama quase infinita de cores e padrões. Ele perde pêlo, mas suas necessidades de higiene são mínimas. Tudo o que ele precisa é de uma rápida escovação semanal, um banho quando estiver muito sujo e cheiro ruim, aparar as unhas regularmente e limpar os ouvidos.

A maioria das famílias interessadas em um Greyhound adotará um cão de corrida aposentado. Existem muito poucos Greyhounds que não competem mais em corridas e uma grande oferta de ex-corredores que precisam de lares.

Curiosidades

  • O Greyhound tem uma cabeça longa e estreita, orelhas pequenas, olhos escuros, um pescoço longo e musculoso ligeiramente arqueado, costas largas e musculosas, um peito profundo, uma cauda longa, fina e afilada, e uma pelagem curta e lisa que pode ser de qualquer cor ou padrão.
  • Os Greyhounds são os mais rápidos das raças de cães. Eles foram cronometrados a 70 km/h, o que, juntamente com sua atitude tranquila, lhes rendeu o apelido de “sedentário de 70 km/h”.

A história do Greyhound

Acredita-se que os Greyhounds estejam entre as raças mais antigas e o DNA parece apoiar essa afirmação. O que se sabe é que cães como Greyhounds existem há milênios, foram escritos pelo poeta romano Ovídio e podem ser vistos retratados em uma tapeçaria ilustrada do século IX dC. Os Greyhounds são mencionados pelo nome nas Leis de Canute da Grã-Bretanha, que datam de 1016.

Cães semelhantes a Greyhound são conhecidos em muitos países ao longo dos séculos e mudaram pouco com o passar do tempo. Os exploradores espanhóis do século 16 trouxeram Greyhounds com eles para o Novo Mundo. O Barão Friedrich von Steuben (oficial militar prussiano que ajudou George Washington a colocar o Exército Continental em forma) sempre foi acompanhado por um grande Greyhound chamado Azor.

Os Greyhounds estavam entre as primeiras raças a serem exibidas em exposições de cães na Grã-Bretanha e nos Estados Unidos. No primeiro show do Westminster Kennel Club em 1877, 18 Greyhounds foram inscritos.

Temperamento e personalidade do Greyhound

Os Greyhounds são cães incrivelmente amorosos, bem como graciosos e tranquilos. Sua atividade favorita é nenhuma atividade. Eles adoram se jogar sobre a superfície macia mais próxima – como o sofá da sala de estar – e dar olhares de adoração com seus olhos escuros.

Os Greyhounds são, por natureza, bons companheiros de casa. Eles são quietos, limpos e, embora não sejam ótimos em obediência formal ou competitiva, são cães muito dóceis com boas maneiras naturais. Os filhotes precisam do mesmo treinamento que todos os cães jovens precisam, mas os cães adultos geralmente só precisam entender o que se espera deles e receber tempo e orientação gentil para se acostumar com isso.

A única característica que mais surpreende as pessoas nos Greyhounds é seu baixo nível de atividade. Quando adultos – incluindo cães com antecedentes de corrida – ficam muito felizes com caminhadas na coleira e podem até ter que ser estimulados a fazer exercícios suficientes na velhice. Eles gostam de atividades ao ar livre e alguns deles se tornam os melhores companheiros de corrida de seus novos donos, mas não deixe que preocupações sobre não ser capaz de dar a um ex-corredor exercícios suficientes o dissuadam de adotar.

Os jovens e filhotes precisam de muito exercício, mas em lugares seguros. O desejo de perseguir é forte, e esse impulso provavelmente substituirá qualquer quantidade de treinamento que um cão jovem tenha tido. É mais seguro nunca deixar um Greyhound sem coleira em áreas não cercadas. Isso é verdade para cães de ambas as linhas, de exposição ou corrida.

Ele é um cão alto, mas esbelto e pesa de 27 a 40 quilos se ele for de linhas de corrida, cães de exposição são, muitas vezes, muito maiores. Mas suas maneiras gentis e sua natureza um tanto preguiçosa fazem dele uma presença tranquila na casa. De certa forma, viver com um Greyhound é como viver com um gato gigante. Ele é, no entanto, um cachorro grande, forte e rápido, então certifique-se de ser capaz de segurá-lo e contê-lo se ele vir algo que desencadeie seu instinto de perseguição.

Os Greyhounds de pista às vezes são imprevisíveis com cães que parecem muito diferentes, o que é compreensível, já que muitas vezes nunca viram um tipo diferente de cão. Se você tem cães de outras raças ou gatos, discuta sua situação cuidadosamente com um especialista em Greyhound e certifique-se de escolher um cão adequado.

Os Greyhounds criados em pista têm muitas experiências que os servem bem como companheiros após o término de suas carreiras de corrida. Eles estão acostumados a ser encaixotados, transportados e passar tempo com estranhos. Raramente são nervosos ou instáveis.

Alguns Greyhounds de corrida nunca estiveram sozinhos. Eles geralmente ficam bem se houver outros cães em casa, mas podem sofrer de ansiedade de separação enquanto seus donos estão fora.

Comece a treinar seu filhote no dia em que o trouxer para casa. Mesmo com oito semanas de idade, ele é capaz de absorver tudo o que você pode ensinar a ele. Não espere até que ele tenha 6 meses para começar a treinar ou você terá um cão mais teimoso para lidar. Se possível, coloque-o no treinamento quando ele tiver 10 a 12 semanas de idade e socialize, socialize, socialize. No entanto, esteja ciente de que muitas aulas de treinamento de filhotes exigem que certas vacinas (como tosse do canina) estejam atualizadas, e muitos veterinários recomendam exposição limitada a outros cães e locais públicos até que as vacinas para filhotes (incluindo raiva, cinomose e parvovirose) tenham sido concluídas. Em vez de treinamento em escolas, você pode começar a treinar seu filhote em casa e socializá-lo entre familiares e amigos até que as vacinas do filhote sejam concluídas.

Converse com o criador, descreva exatamente o que você procura em um cachorro e peça ajuda para selecionar um filhote. Os criadores vêem os filhotes diariamente e podem fazer recomendações incrivelmente precisas, uma vez que conhecem seu estilo de vida e personalidade. O que quer que você queira de um Greyhound, procure um cujos pais tenham personalidades agradáveis e que tenham sido bem socializados desde filhote.

O que você precisa saber sobre a saúde do Greyhound

Todos os cães têm o potencial de desenvolver problemas genéticos de saúde, assim como todas as pessoas têm o potencial de herdar uma determinada doença. Fuja de qualquer criador que não ofereça garantia de saúde dos filhotes, que lhe diga que a raça é 100 por cento saudável e não tem problemas conhecidos, ou que lhe diga que seus filhotes estão isolados da parte principal da casa por motivos de saúde. Um criador respeitável será honesto e aberto sobre problemas de saúde na raça e a incidência com que ocorrem em suas linhagens.

A boa notícia é que os Greyhound geralmente são saudáveis. Mas há uma série de condições que podem afetá-los. Aqui está o que você precisa saber.

Alguns Greyhounds podem ter uma resposta anormal a certas drogas anestésicas ou ao estresse da hospitalização. Se você estiver preocupado com um próximo procedimento envolvendo anestesia, converse com seu veterinário.

Os galgos são mais propensos do que muitas raças a inchar, uma condição na qual o estômago se expande com o ar. Isso pode se tornar a condição mais grave, torção gástrica, se o estômago se torce, cortando o fluxo sanguíneo. A torção gástrica ocorre de repente, e um cachorro que estava bem em um minuto pode morrer algumas horas depois. Fique atento a sintomas como inquietação e ritmo, baba, gengivas pálidas, lamber os lábios, incapacidade de purgar e sinais de dor. A torção gástrica requer cirurgia veterinária imediata, e a maioria dos cães que incharam uma vez incharão novamente. Isso significa que é aconselhável optar pelo procedimento conhecido como “estômago colado”, que evitará que o estômago se torça no futuro. Este procedimento também pode ser feito como medida preventiva.

Os Greyhounds sofrem de uma alta taxa de câncer ósseo (osteossarcoma), geralmente em uma das pernas. Não se sabe exatamente por que isso acontece, mas pode haver algum componente genético. Embora o câncer ósseo seja quase sempre fatal, os cães dessa raça costumam se sair muito bem por algum tempo após a amputação da perna afetada, portanto, não deixe que os preconceitos humanos fechem sua mente para essa possibilidade.

Os Greyhounds têm corações grandes e muitas vezes têm murmúrios menores. Eles também podem ter pressão arterial elevada. Alguns clínicos gerais não estão familiarizados com o que é normal para essa raça e suspeitarão de doença cardíaca quando nenhuma estiver presente. Se houver suspeita de um problema cardíaco, considere consultar um cardiologista veterinário certificado para fazer um ultrassom cardíaco.

A displasia do quadril é praticamente desconhecida em Greyhounds, por isso, se o seu cão está a coxear, rígido ou relutante em levantar-se e movimentar-se, procure outra causa. Há uma série de problemas no pescoço e na coluna vertebral que podem causar esses sintomas, e um bom lugar para obter um diagnóstico para qualquer problema musculoesquelético persistente em um Greyhound é um cirurgião ortopédico veterinário certificado.

Muitos Greyhounds são tratados para doenças que não têm, como hipotireoidismo, devido à falta de familiaridade com os valores normais da raça em exames laboratoriais comuns. Isso acontece com menos frequência do que no passado porque os Greyhounds estão crescendo em popularidade, mas ainda é importante que os proprietários estejam cientes do problema.

Greyhounds normais e saudáveis podem ter plaquetas baixas, leituras baixas da tireóide e valores inferiores ou superiores ao normal em vários níveis comuns de química do sangue. Certifique-se de que seu veterinário esteja familiarizado com essas anomalias do Greyhound, e se ele não estiver, peça para falar com o patologista do laboratório veterinário que a clínica usa.

Greyhounds de corrida têm alguns riscos de saúde não compartilhados com cães de criadores de exposições, e esses riscos não são genéticos. Eles geralmente saem da pista com problemas dentários muito graves, portanto, se uma organização de adoção não tiver os dentes do cão limpos por um veterinário (o tipo de limpeza feito sem anestesia é apenas cosmético e não abordará os tipos de problemas de saúde bucal comumente encontrado em Greyhounds), faça isso imediatamente.

Os Greyhounds às vezes têm unhas dos pés sangrentas e em ruínas causadas por onicodistrofia lupóide simétrica (OLS), uma doença rara suspeita de ser de natureza autoimune. Se o seu cão tiver problemas com isso, antes de tratar com antibióticos, escalda-pés e outras terapias destinadas a tratar doenças fúngicas ou bacterianas, pergunte ao seu veterinário se é possível que ele tenha OLS. Este é um diagnóstico raro na maioria das raças de cães, mas bastante comum em Greyhounds com problemas nas unhas dos pés.

Também é aconselhável executar um painel completo de doenças do carrapato em um Greyhound de corrida adotado, pois muitos desses cães saem da pista com infecções atuais ou passadas transmitidas por esses parasitas. Eles são frequentemente adotados em lares em áreas com poucas ou nenhumas doenças de carrapatos, e os veterinários dessas comunidades podem não estar familiarizados com seus sintomas e tratamento.

A maioria das doenças do carrapato pode ser tratada facilmente com antibióticos se detectada precocemente, portanto, se os cães não foram rastreados antes da adoção para infecção por organismos como Anaplasma phagocytophilum (antigo E. equi), Ehrlichia canis ou Borrelia burgdorferi, o patógeno que causa a doença de Lyme , faça o teste com seu veterinário imediatamente. Seu cão também deve ser testado para exposição ao dirofilariose, embora o grupo de adoção quase certamente já tenha feito isso.

Nem todas essas condições são detectáveis em um filhote em crescimento, e é impossível prever se um animal estará livre dessas doenças, e é por isso que você deve encontrar um criador respeitável que esteja comprometido em criar os animais mais saudáveis possíveis. Eles devem ser capazes de produzir uma certificação independente de que os pais do cão (e avós, etc.) foram rastreados para defeitos comuns e considerados saudáveis ​​para reprodução. É aí que entram os registros de saúde.

Criadores cuidadosos selecionam seus cães reprodutores para doenças genéticas e criam apenas os espécimes mais saudáveis e bonitos, mas às vezes a Mãe Natureza tem outras ideias e um filhote desenvolve uma dessas doenças apesar das boas práticas de criação. Os avanços na medicina veterinária significam que, na maioria dos casos, os cães ainda podem viver uma vida boa. Se você está adquirindo um filhote, pergunte ao criador sobre as idades dos cães em suas linhas e do que eles morreram.

Lembre-se de que depois de levar um novo filhote para sua casa, você tem o poder de protegê-lo de um dos problemas de saúde mais comuns: a obesidade. Greyhounds ganham peso facilmente, por isso é importante prestar atenção ao tamanho da porção de alimento que terá que dar ao seu amiguinho. Manter essa raça com um peso adequado é uma das maneiras mais fáceis de prolongar sua vida. Aproveite ao máximo suas habilidades preventivas para ajudar a garantir um cão mais saudável por toda a vida.

Os cuidados com a pelagem do Greyhound

Greyhounds têm uma pelagem curta e lisa que é simples de cuidar. Escove-o semanalmente com uma luva de caça ou escova de borracha para remover os pêlos mortos e distribuir os óleos da pele que mantêm a pelagem brilhante. Os Greyhounds perdem pêlo, mas a escovação regular ajudará a manter o pêlo longe do chão, móveis e roupas. Dê banho conforme necessário. Se você fizer um bom trabalho ao escovar seu galgo, ele provavelmente não precisará de um banho com muita frequência.

O resto são cuidados básicos. Apare as unhas conforme necessário, geralmente a cada poucas semanas. Esteja ciente de que os Greyhounds são especialmente sensíveis a ter as patas manuseadas e as unhas aparadas. Faça o possível para não cortar o sabugo, a veia que alimenta a unha. É doloroso e seu Greyhound vai se lembrar da próxima vez e lutar. Também é importante escovar os dentes com frequência para uma boa saúde geral e hálito fresco. Os Greyhounds – cães de pista em particular – são conhecidos por desenvolver doença periodontal, então a escovação e as limpezas veterinárias anuais podem ajudar a manter a doença dentária afastada.

Encontrando um Greyhound

Se você quer ir em um criador ou buscar seu cão em um abrigo ou resgate, aqui estão algumas coisas a serem lembradas.

Escolhendo um criador de Greyhound

Se você decidir que gostaria de ter um filhote de Greyhound em vez de um cão adulto, comprará um de um criador de exposições. Greyhounds de exposição não são numerosos, então você pode ter uma espera de seis meses ou mais antes que um filhote esteja disponível no criador de sua escolha.

Encontrar um bom criador é a chave para encontrar o cachorro certo. Um bom criador irá combiná-lo com o filhote certo e, sem dúvida, terá feito todas as certificações de saúde necessárias para detectar problemas de saúde o máximo possível. Ele ou ela está mais interessado em colocar os filhotes nas casas certas do que em ganhar muito dinheiro.

Bons criadores receberão suas perguntas sobre temperamento, saúde e como os cães são no convívio e perguntarão para você sobre o que está procurando em um cão e que tipo de vida você pode proporcionar a ele. Um bom criador pode lhe contar sobre a história da raça, explicar por que um filhote é considerado bom para animal de estimação e outro não, e discutir quais problemas de saúde afetam a raça e as medidas que ele toma para evitar esses problemas. Um criador deve querer ser um recurso para você durante toda a vida do seu cão.

Evite criadores que só parecem interessados em quão rápido eles podem vender um filhote para você e se seu cartão de crédito será aprovado. Criadores que oferecem filhotes a um preço “com papéis” e a um preço menor “sem papéis” são antiéticos. Você também deve ter em mente que comprar um filhote de cachorro de sites que oferecem o envio de seu cão para você imediatamente pode ser um empreendimento arriscado, pois não deixa nenhum recurso se o que você recebe não é exatamente o que você esperava. Faça o mesmo esforço para pesquisar seu filhote quanto para escolher um carro novo. Vai poupar dinheiro a longo prazo.

Muitos criadores respeitáveis têm sites, então como você pode dizer quem é bom e quem não é? Os sinais vermelhos incluem filhotes sempre disponíveis, várias ninhadas nas instalações, a escolha de qualquer filhote e a capacidade de pagar on-line com cartão de crédito. Essas coisas são convenientes, mas quase nunca são associadas a criadores respeitáveis.

Se você está planejando obter seu novo melhor amigo de um criador, uma loja de animais ou outra fonte, não se esqueça de saber se o criador é confiável. Criadores de má reputação e instalações que lidam com “fábricas de filhotes” podem ser difíceis de distinguir de operações confiáveis. Não há uma maneira 100% de garantir que você nunca comprará um filhote doente, mas pesquisando a raça (para que você saiba o que esperar), verificando a instalação (para identificar condições insalubres ou animais doentes) e fazendo as perguntas certas pode reduzir as chances de entrar em uma situação desastrosa. E não se esqueça de perguntar ao seu veterinário, que muitas vezes pode encaminhá-lo para um criador respeitável, organização de resgate de raças ou outra fonte confiável de filhotes saudáveis.

O custo de um filhote de Greyhound varia de acordo com a localidade do criador, se o filhote é macho ou fêmea, quais títulos seus pais têm e se ele é mais adequado para exposição ou para um lar como animal de estimação. O filhote que você compra deve ter sido criado em um ambiente doméstico limpo, de pais com certificação de saúde e, idealmente, certificado de pedigree para provar que são bons exemplares da raça. Os filhotes devem ser testados quanto ao temperamento, examinados, vermifugados e socializados para dar-lhes um início de vida saudável e confiante.

Antes de decidir comprar um filhote, considere se um Greyhound adulto pode atender melhor às suas necessidades e estilo de vida. Os filhotes são mais divertidos, mas exigem muito tempo e esforço antes de crescerem para se tornarem o cão dos seus sonhos. Um adulto já pode ter algum treinamento e provavelmente será menos ativo, destrutivo e exigente do que um filhote. Com um adulto, você sabe mais sobre o que está recebendo em termos de personalidade e saúde e pode encontrar adultos através de criadores ou abrigos. Se você estiver interessado em adquirir um cão mais velho por meio de criadores, pergunte a eles sobre a compra de um cão de exposição aposentado ou se eles conhecem um cão adulto que precisa de um novo lar. Se você deseja adotar um cachorro, leia os conselhos abaixo sobre como fazer isso.

Adotando um Greyhound de abrigo ou resgate

Há ótimas opções disponíveis se você quiser adotar um cão de um abrigo de animais ou organização de resgate de raça. Aqui está como começar.

1. Use a Web

A mídia social é uma ótima maneira de encontrar um cachorro. Poste na sua página do Facebook que você está procurando por uma raça específica para que toda a sua comunidade possa ser seus olhos e ouvidos. Ou use o Marketplace do Facebook.

2. Encontre os especialistas locais

Comece a conversar com todos os profissionais perto de você sobre o seu desejo de um Greyhound. Isso inclui veterinários, passeadores de cachorro e petshops. Quando alguém tem que tomar a difícil decisão de desistir de um cachorro, essa pessoa frequentemente perguntará à sua própria rede confiável para recomendações.

3. Perguntas que devem ser feitas

Agora você conhece mais sobre o assunto para poder discutir com um criador, também há perguntas que você deve discutir com o pessoal do abrigo ou voluntários de resgate antes de trazer para casa um filhote. Essas incluem:

Qual é o nível de energia dele?

Como ele se comporta com outros animais?

Como ele responde aos trabalhadores do abrigo, visitantes e crianças?

Como é a sua personalidade?

Qual a idade dele?

Ele é comportado?

Ele já mordeu ou machucou alguém que conhece?

Existem problemas de saúde conhecidos?

Onde quer que você adquira seu Greyhound, certifique-se de ter um bom contrato com o vendedor, abrigo ou grupo de resgate que coloque as responsabilidades em ambos os lados.

Filhote ou adulto, uma compra do criador ou um resgate, leve o seu Greyhound ao seu veterinário logo após a compra ou adoção. Seu veterinário será capaz de identificar problemas e trabalhará com você para configurar um regime preventivo que o ajudará a evitar muitos problemas de saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *