- Altura 30 a 12 centímetros.
- Peso
- Expectativa de vida 30 a 38 anos.
-
Aceita outros cães
Tendência de gostar ou de tolerar outros cães.
-
Adaptabilidade
Facilidade que um cachorro tem para lidar com mudanças.
-
Afetividade
Amabilidade e/ou simpatia demonstrada pelo cachorro.
-
Amável com crianças
Cães que tendem a ser mais tolerantes com o comportamento infantil, mais brincalhões e descontraídos com crianças.
-
Convive com gatos
Tendência a tolerar gatos e ter menor impulso de caça.
-
Cão de guarda
Raça que pode alertar sobre a presença de estranhos.
-
Exige cuidados
Quantidade de banhos, escovações e até mesmo cuidados profissionais necessários.
-
Inteligência
A capacidade de raciocínio e resolução de problemas de um cão, por si mesmo (sem treinamento).
-
Latidos
Nível de vocalização da raça.
-
Ludicidade
O quanto o cão é brincalhão, vívido e alegre.
-
Necessidades sociais
Necessidade de interação com humanos e/ou outros animais de estimação.
-
Para apartamento
Características como tendência de fazer barulho e tamanho do cachorro.
-
Precisa de exercícios
Quanta atividade física diária o cão necessita
-
Problemas de saúde
Quantidade de problemas de saúde comuns na raça.
-
Queda de pelos
Frequência e quantidade de pelos que caem do cão.
-
Territorialidade
Tendência do cão de proteger seu espaço, casa, quintal ou mesmo o carro.
-
Tolera estranhos
Tendência de ser receptivo com pessoas desconhecidas.
-
Treinabilidade
Facilidade em aprender e experimentar coisas novas
O Terrier Irlandês do Glen do Imaal também é conhecido como Glen, Glen of Imaal ou Glen of Imaal Terrier. Este Terrier menos conhecido da Irlanda pensa – como a maioria dos Terriers – que é maior do que é. Sua pelagem é fácil de cuidar e solta pouco. Ele não se importa muito com outros cães e menos ainda com gatos.
Apresentação da raça Terrier Irlandês do Glen do Imaal
Esteja pronto para mil “Que tipo de cachorro é esse?”, pois essa se trata da raça menos conhecida de cães irlandeses. Um pouco parecido com um Soft-Coated Wheaten Terrier, com pernas curtas, ele é um carinha que começou como um cão de fazenda e de caça e agora é principalmente um companheiro e animal de estimação da família.
O Terrier Irlandês do Glen do Imaal geralmente pesa em torno de 18 quilos, mas ele se comporta muito como um cachorro grande em suas pernas curtas. Quando se trata de latir, ele é um dos terriers mais silenciosos (lembre-se, esse é um termo relativo) que, juntamente com seu tamanho médio e necessidades moderadas de exercícios, o torna um ótimo cão de cidade e apartamento.
Quando se trata de latido “moderado” não significa “baixo”. Se você não der ao seu Glen passeios regulares na coleira e uma chance de correr e brincar, ele encontrará maneiras de se divertir que não serão do seu agrado. Ele não é um bom candidato para o parque de cães, pois considera outros cães – assim como gatos, pequenos animais de estimação e animais selvagens peludos – os vermes que seus genes estão lhe dizendo para erradicar. Com essas restrições, pode ser um desafio dar a ele tempo suficiente para brincar, então considere suas circunstâncias cuidadosamente antes de trazer um Glen para a família.
O Terrier Irlandês do Glen do Imaal requer treinamento e limites desde filhote. Também ajuda ter senso de humor e muita paciência porque: Ele colocará ambos à prova. Certifique-se de que o treinamento inicial inclua a socialização com as crianças, e você será recompensado com um cão muito amigável que pode suportar uma boa quantidade de brincadeiras. A supervisão adulta da interação do cão e da criança ainda é necessária, mas na maioria dos casos as crianças e os Terriers Irlandeses do Glen do Imaal são uma ótima combinação. Dito isto, um Glen indisciplinado pode ser um pouco demais para uma criança lidar.
Embora os cães de exposição exijam uma atenção mais cuidadosa aos seus pêlos, as necessidades de higiene do Terrier Irlandês do Glen do Imaal são modestas. Um raro banho, pentear ou escovar semanalmente para se livrar de seus pêlos mortos e o ocasional corte profissional ou doméstico são tudo o que é necessário. Perdem pouco pêlo.
O Terrier Irlandês do Glen do Imaal não se dá bem se for deixado sozinho por longos períodos de tempo e não é cãeo para ser deixado no quintal. Deixe-o viver como um membro de sua família, ou você pode se encontrar com um incômodo solitário, entediado, barulhento e destrutivo em vez de um companheiro feliz e bem-comportado.
Curiosidades
- O Glen tem um corpo retangular e ostenta uma pelagem dupla de comprimento médio em marrom claro, azul ou tigrado. Ele tem uma cabeça distinta com orelhas espetadas que se dobram (conhecidas como “pétala de rosa”), olhos castanhos e uma cauda cortada em cerca de metade do seu comprimento.
- O Glen é de fato uma raça rara: um Terrier quieto. Ele foi criado para caçar silenciosamente, mas isso não significa que ele não vai latir. Ele se juntará ao coro de bom grado se outros cães estiverem latindo.
A história do Terrier Irlandês do Glen do Imaal
A história deste interessante Terrier começa com soldados mercenários flamengos que foram autorizados por Elizabeth I a se estabelecer nas montanhas Wicklow da Irlanda na década de 1570 como recompensa por ajudá-la a subjugar os rebeldes irlandeses. Com eles vieram seus cães, pequenos cães franceses de pelagem áspera que provavelmente eram muito parecidos com o Petit Basset Griffon Vendeen ou o Basset Fauve de Bretagne. Naturalmente, os cães franceses acasalaram com os cães irlandeses locais, que geralmente eram Terriers. O resultado foi um cão que não era apenas um bom caçador, mas também realizava outro tipo de trabalho: ajudar a virar um espeto sobre uma fogueira, correndo em uma roda que lembrava uma esteira primitiva.
O Glen poderia ter permanecido escondido em seu vale, pouco conhecido pelo resto do mundo, se não fosse pelo advento das exposições de cães em meados do século XIX. Vários tipos de Terriers apareceram em uma exposição de cães em Lisburn em 1870, e um deles era o tipo de cão que hoje conhecemos como o Terrier Irlandês do Glen do Imaal. O cão vencedor naquele dia foi nomeado Stinger, descrito como “não alto na perna, mais longo do que alto, não reto na frente, patas despenteadas e uma cor de ardósia. O tipo longo e útil de Terrier Irlandês que se associa ao Condado de Wicklow.”
Os Glens são uma das quatro raças Terrier nativas da Irlanda. A raça quase desapareceu durante a Segunda Guerra Mundial, e levou cerca de 30 anos antes de começar a reviver.
Temperamento e personalidade do Terrier Irlandês do Glen do Imaal
O Glen é corajoso e gentil, forte e dócil. Como outros Terriers, ele é independente. A frase “um cão grande em corpo pequeno” certamente se aplica a este Terrier. Ele é corajoso e briguento e, embora raramente comece uma briga com outros cães, também não recusará uma. O Glen é um companheiro familiar inteligente e dedicado. Ele tem um latido profundo que parece o de um cachorro muito maior e fará o possível para proteger sua família se for necessário.
O Glen é todo profissional quando está no “trabalho”, focado e com a intenção de pegar aquele rato. Mas quando não está procurando bichos ou perseguindo, ele é um companheiro dócil e feliz que gosta de relaxar com sua família. Ele vai gostar de uma boa caminhada ou brincadeira, mas não é a melhor escolha como companheiro de corrida. Eles são adequados para participar de testes de cães no campo e, com treinamento paciente, alguns Glens se tornaram bons competidores de agilidade.
O forte impulso de caça da raça, a propensão a cavar e a curiosidade exigem cercas seguras para mantê-lo seguro. Um pouco mais de cuidado em torno das piscinas é necessário – Glens não são necessariamente fortes nadadores devido à sua constituição atarracada e pernas curtas.
Comece a treinar seu filhote no dia em que o trouxer para casa. Mesmo com oito semanas de idade, ele é capaz de absorver tudo o que você pode ensinar a ele. Não espere até que ele tenha 6 meses para começar a treinar ou você terá um cão mais teimoso para lidar. Se possível, coloque-o no treinamento quando ele tiver 10 a 12 semanas de idade e socialize, socialize, socialize. No entanto, esteja ciente de que muitas aulas de treinamento de filhotes exigem que certas vacinas (como tosse do canina) estejam atualizadas, e muitos veterinários recomendam exposição limitada a outros cães e locais públicos até que as vacinas para filhotes (incluindo raiva, cinomose e parvovirose) tenham sido concluídas. Em vez de treinamento em escolas, você pode começar a treinar seu filhote em casa e socializá-lo entre familiares e amigos até que as vacinas do filhote sejam concluídas.
Converse com o criador, descreva exatamente o que você procura em um cachorro e peça ajuda para selecionar um filhote. Os criadores vêem os filhotes diariamente e podem fazer recomendações incrivelmente precisas, uma vez que conhecem seu estilo de vida e personalidade. O que quer que você queira de um Terrier Irlandês do Glen do Imaal, procure um cujos pais tenham personalidades agradáveis e que tenham sido bem socializados desde filhote.
O que você precisa saber sobre a saúde do Terrier Irlandês do Glen do Imaal
Terrier Irlandês do Glen do Imaal são geralmente muito saudáveis, mas podem ser propensos a alguns problemas de saúde genéticos que afetam os olhos, como atrofia progressiva da retina (PRA) e distrofia de cones de bastonetes.
Nem toda visita ao veterinário é para um problema genético. Terrier Irlandês do Glen do Imaal pode sofrer de alergias, coceira na pele e infecções de ouvido. Não há testes de triagem para essas condições, mas o criador do seu filhote deve estar disposto – na verdade ansioso – a revisar os históricos de saúde de seus pais e parentes próximos do seu cão e discutir a incidência desses e quaisquer outros problemas de saúde em suas linhagens.
Lembre-se de que depois de levar um novo filhote para sua casa, você tem o poder de protegê-lo de um dos problemas de saúde mais comuns: a obesidade. Terrier Irlandês do Glen do Imaal ganham peso facilmente, por isso é importante prestar atenção ao tamanho da porção de alimento que terá que dar ao seu amiguinho. Manter essa raça com um peso adequado é uma das maneiras mais fáceis de prolongar sua vida. Aproveite ao máximo suas habilidades preventivas para ajudar a garantir um cão mais saudável por toda a vida.
Os cuidados com a pelagem do Terrier Irlandês do Glen do Imaal
O Glen é uma raça sem problemas. Sua pelagem áspera é de comprimento médio com um sub-pêlo mais curto. Ele é uma raça que não perde muito pêlo e é bastante fácil de cuidar. A escovação regular uma ou duas vezes por semana com uma escova mais lisa evita que a pelagem embarace. Dê banho nele apenas quando ele estiver sujo. Tomar banho com muita frequência amolece a pelagem áspera do Terrier.
A pelagem geralmente não é aparada com tosquiadeiras, mas encurtada por decapagem, um processo pelo qual a pelagem é afinada e encurtada com uma ferramenta afiada semelhante a um pente. A pelagem do corpo é encurtada e o pêlo na cabeça e nas orelhas é moldado. A pelagem deve ser retirada a cada seis a nove meses. O criador do seu Glen é a melhor pessoa para mostrar como fazer isso, se você quiser aprender.
O resto são cuidados básicos. Apare as unhas regularmente, geralmente a cada duas semanas. Escovar os dentes com uma escova de dentes macia e pasta de dentes para cães mantém os dentes e as gengivas saudáveis e o hálito fresco.
Encontrando um Terrier Irlandês do Glen do Imaal
Se você quer ir com um criador ou buscar seu cão em um abrigo ou resgate, aqui estão algumas coisas a serem lembradas.
Escolhendo um Terrier Irlandês do Glen do Imaal
Encontrar um bom criador é a chave para encontrar o cachorro certo. Um bom criador irá combiná-lo com o filhote certo e, sem dúvida, terá feito todas as certificações de saúde necessárias para detectar problemas de saúde o máximo possível. Ele ou ela está mais interessado em colocar os filhotes nas casas certas do que em ganhar muito dinheiro.
Bons criadores receberão suas perguntas sobre temperamento, saúde e como os cães são no convívio e perguntarão para você sobre o que está procurando em um cão e que tipo de vida você pode proporcionar a ele. Um bom criador pode lhe contar sobre a história da raça, explicar por que um filhote é considerado bom para animal de estimação e outro não, e discutir quais problemas de saúde afetam a raça e as medidas que ele toma para evitar esses problemas. Um criador deve querer ser um recurso para você durante toda a vida do seu cão.
Evite criadores que só parecem interessados em quão rápido eles podem vender um filhote para você e se seu cartão de crédito será aprovado. Criadores que oferecem filhotes a um preço “com papéis” e a um preço menor “sem papéis” são antiéticos. Você também deve ter em mente que comprar um filhote de cachorro de sites que oferecem o envio de seu cão para você imediatamente pode ser um empreendimento arriscado, pois não deixa nenhum recurso se o que você recebe não é exatamente o que você esperava. Faça o mesmo esforço para pesquisar seu filhote quanto para escolher um carro novo. Vai poupar dinheiro a longo prazo.
Muitos criadores respeitáveis têm sites, então como você pode dizer quem é bom e quem não é? Os sinais vermelhos incluem filhotes sempre disponíveis, várias ninhadas nas instalações, a escolha de qualquer filhote e a capacidade de pagar on-line com cartão de crédito. Essas coisas são convenientes, mas quase nunca são associadas a criadores respeitáveis.
O custo de um filhote de Terrier Irlandês do Glen do Imaal varia de acordo com a localidade do criador, se o filhote é macho ou fêmea, quais títulos seus pais têm e se ele é mais adequado para exposição ou para um lar como animal de estimação. O filhote que você compra deve ter sido criado em um ambiente doméstico limpo, de pais com certificação de saúde e, idealmente, certificado de pedigree para provar que são bons exemplares da raça. Os filhotes devem ser testados quanto ao temperamento, examinados, vermifugados e socializados para dar-lhes um início de vida saudável e confiante.
Antes de decidir comprar um filhote, considere se um Terrier Irlandês do Glen do Imaal adulto pode atender melhor às suas necessidades e estilo de vida. Os filhotes são mais divertidos, mas exigem muito tempo e esforço antes de crescerem para se tornarem o cão dos seus sonhos. Um adulto já pode ter algum treinamento e provavelmente será menos ativo, destrutivo e exigente do que um filhote. Com um adulto, você sabe mais sobre o que está recebendo em termos de personalidade e saúde e pode encontrar adultos através de criadores ou abrigos. Se você estiver interessado em adquirir um cão mais velho por meio de criadores, pergunte a eles sobre a compra de um cão de exposição aposentado ou se eles conhecem um cão adulto que precisa de um novo lar. Se você deseja adotar um cachorro, leia os conselhos abaixo sobre como fazer isso.
Adotando um Terrier Irlandês do Glen do Imaal de abrigo ou resgate
Será muito difícil encontrar essa raça em abrigos, pois se trata de um cão raro. Mas há ótimas opções disponíveis se você quiser adotar um cão de um abrigo de animais ou organização de resgate de raça. Aqui está como começar.
1. Use a Web
A mídia social é uma ótima maneira de encontrar um cachorro. Poste na sua página do Facebook que você está procurando por uma raça específica para que toda a sua comunidade possa ser seus olhos e ouvidos. Ou use o Marketplace do Facebook.
2. Encontre os especialistas locais
Comece a conversar com todos os profissionais perto de você sobre o seu desejo de um Terrier Irlandês do Glen do Imaal. Isso inclui veterinários, passeadores de cachorro e petshops. Quando alguém tem que tomar a difícil decisão de desistir de um cachorro, essa pessoa frequentemente perguntará à sua própria rede confiável para recomendações.
3. Perguntas que devem ser feitas
Agora você conhece mais sobre o assunto para poder discutir com um criador, também há perguntas que você deve discutir com o pessoal do abrigo ou voluntários de resgate antes de trazer para casa um filhote. Essas incluem:
Qual é o nível de energia dele?
Como ele se comporta com outros animais?
Como ele responde aos trabalhadores de abrigo, visitantes e crianças?
Como é a sua personalidade?
Qual a idade dele?
Ele é comportado?
Ele já mordeu ou machucou alguém que conhece?
Existem problemas de saúde conhecidos?
Onde quer que você adquira seu Terrier Irlandês do Glen do Imaal, certifique-se de ter um bom contrato com o vendedor, abrigo ou grupo de resgate que coloque as responsabilidades em ambos os lados.
Filhote ou adulto, uma compra do criador ou um resgate, leve o seu Terrier Irlandês do Glen do Imaal ao seu veterinário logo após a compra ou adoção. Seu veterinário será capaz de identificar problemas e trabalhará com você para configurar um regime preventivo que o ajudará a evitar muitos problemas de saúde.