- Altura 58 a 68 centímetros.
- Peso
- Expectativa de vida 25 a 38 anos.
-
Aceita outros cães
Tendência de gostar ou de tolerar outros cães.
-
Adaptabilidade
Facilidade que um cachorro tem para lidar com mudanças.
-
Afetividade
Amabilidade e/ou simpatia demonstrada pelo cachorro.
-
Amável com crianças
Cães que tendem a ser mais tolerantes com o comportamento infantil, mais brincalhões e descontraídos com crianças.
-
Convive com gatos
Tendência a tolerar gatos e ter menor impulso de caça.
-
Cão de guarda
Raça que pode alertar sobre a presença de estranhos.
-
Exige cuidados
Quantidade de banhos, escovações e até mesmo cuidados profissionais necessários.
-
Inteligência
A capacidade de raciocínio e resolução de problemas de um cão, por si mesmo (sem treinamento).
-
Latidos
Nível de vocalização da raça.
-
Ludicidade
O quanto o cão é brincalhão, vívido e alegre.
-
Necessidades sociais
Necessidade de interação com humanos e/ou outros animais de estimação.
-
Para apartamento
Características como tendência de fazer barulho e tamanho do cachorro.
-
Precisa de exercícios
Quanta atividade física diária o cão necessita
-
Problemas de saúde
Quantidade de problemas de saúde comuns na raça.
-
Queda de pelos
Frequência e quantidade de pelos que caem do cão.
-
Territorialidade
Tendência do cão de proteger seu espaço, casa, quintal ou mesmo o carro.
-
Tolera estranhos
Tendência de ser receptivo com pessoas desconhecidas.
-
Treinabilidade
Facilidade em aprender e experimentar coisas novas
O Curly tem muito a seu favor: personalidade, treinabilidade e uma pelagem incomum, mas fácil de cuidar. Gentil e charmoso com sua família, o Curly é mais protetor do que alguns outros Retrievers. Ele ama sua família, mas pode ser reservado com estranhos.
Apresentação da raça Curly-Coated Retriever
O Curly-Coated Retriever existe desde o final do século 18, provavelmente criado pelo cruzamento do agora extinto Old English Water Dogs, Irish Water Spaniels e pequenos Newfoundlands, com alguns Poodles adicionados mais tarde. O resultado foi um Retriever preto ou cor de fígado com cachos apertados em seu corpo e um gosto por recuperar na água. O Curly-Coat é um cão divertido e interessante, sem dúvida.
O Curly pode ser incomum, mas ele tem um grupo dedicado de seguidores que o premia por sua inteligência, capacidade de treinamento, múltiplas habilidades, senso de humor e, claro, aquela aparência incomum. Ele não é a raça para todos, mas se você puder apreciar seu cérebro que pensa constantemente, você o achará um companheiro amoroso, talentoso e divertido.
Um Retriever típico, gosta de atividade, embora exija um pouco menos de exercício do que, digamos, um labrador ou um Curly. Canalize sua energia em esportes para cães, como agilidade, recupareção de bola no ar e jogos de disco, ou ensine-o a puxar você ou seu filho em patins ou skate. Ele também se sairá bem em obediência competitiva. O Curly é lento para amadurecer, no entanto, pode levar tempo para o treinamento se mantenha. Seja paciente e use técnicas de reforço positivo, como brincadeiras, elogios e recompensas alimentares. Quando a motivação está lá, o Curly aprende de forma rápida e fácil.
Como a maioria dos cães, os Curly-Coats ficam entediados quando deixados por conta própria. Eles podem facilmente se tornar barulhentos ou destrutivos se não tiverem outros cães para fazer companhia e não receberem muita atenção de seus donos. Mas quando o Curly vive com uma família que está disposta a passar muito tempo treinando e exercitando-o, ele prospera.
Curiosidades
- O Curly data do século 18 e é reconhecido como a mais antiga das raças recuperadoras.
- A pelagem do Curly é incomum, mas fácil de cuidar e cai pouco. Pode ser preto ou cor de fígado.
- Como a maioria dos Retrievers, o Curly adora brincar na água.
- Uma casa com quintal é o melhor ambiente para um Curly, mas uma pessoa que está empenhada em passear com ele ou levá-lo a um parque de cães diariamente pode mantê-lo feliz em uma casa sem quintal.
- Curlies se destacam em muitas atividades, incluindo testes de caça, agilidade, testes de instinto de pastoreio, corrida de isca, mergulho em doca, recuperação de bola no ar, corrida com barreiras, rastreamento e rally. Pelo menos um correu como parte de uma equipe de cães de trenó.
- Uma caminhada diária de até 1,6 km satisfará um Curly, mas ele fará todo o exercício que você puder dar a ele.
A história do Curly-Coated Retriever
O Curly, como é abreviado, foi desenvolvido no século XVIII e é uma das raças mais antigas de recuperação. Criado para ser um cão de guarda de caça e usado para caçar aves em terras altas, como faisões, codornas e perdiz e recuperar aves aquáticas, o Curly também era popular entre os nômades Rom, que o consideravam um excelente companheiro de caça furtiva.
As origens da raça não são claras, mas os cães que podem ter figurado em sua ascendência incluem o Spaniel Water que foi encontrado na Inglaterra no século XVI, o St. Retriever e o Irish Water Spaniel. Também é especulado que o Poodle contribuiu para o seu desenvolvimento em algum momento, mas essa pelagem encaracolada também pode ter vindo do Irish Water Spaniel ou do Wetterhound.
Temperamento e personalidade do Curly-Coated Retriever
Curlies se apegam fortemente às suas famílias e querem fazer tudo com eles. Escolha esta raça se você gosta de ter uma sombra que o segue ao longo do dia.
Crianças e Curlies formam uma excelente equipe. Do ponto de vista do Curly, o que poderia ser melhor? As crianças brincam com eles e deixam cair muita comida. Esteja ciente de que um jovem Curly indisciplinado pode derrubar inadvertidamente uma criança. É importante supervisionar todas as interações com crianças muito pequenas.
O padrão da raça diz que o Curly pode ser reservado, e é possível, mas muitos deles podem ser encontrados tentando rastejar no colo de pessoas que acabaram de conhecer. É quando eles estão em casa que eles são mais cautelosos com estranhos ou pessoas que não são membros da família.
Os Curlies são enérgicos, mas podem ajustar o seu nível de atividade às atividades de cada dia. Eles vão gostar de perseguir uma bola ou um pára-choque no quintal todos os dias depois que você chegar em casa do trabalho, mas se você pular uma noite, um Curly não o deixará louco da maneira que outra raça de Retriever pode.
Se você quiser sair para o quintal, um Curly sairá com você. Se você quiser sair e caminhar, nadar e caçar, um Curly está sempre pronto para isso.
Eles se dão bem com outros animais de estimação se forem criados com eles. Curlies viveram com sucesso com gatos, cavalos, galinhas, tartarugas, coelhos, camundongos, porquinhos-da-índia e pequenos pássaros. Quanto mais animais os cães são expostos, menos eles se incomodam com novas adições. Um Curly pode diferenciar entre “seus” gatos e gatos de rua, no entanto.
Até agora, o Curly pode parecer um cão fácil, mas não se deixe enganar. Ele não é adequado para um dono de cachorro de primeira viagem. O Curly é um Retriever diferente e não apenas por causa de sua pelagem. Ele é tão inteligente e trabalhador quanto, digamos, um Labrador, mas é mais um pensador independente. O estilo de trabalho e o lema do cão de temperamento suave, mas teimoso, pode ser dito “Eu sei o que é melhor”. Trabalhar com essa atitude requer planejamento e paciência – muita paciência.
Os Curlies amadurecem lentamente. Ao contrário dos labradores, que podem sair caçando no primeiro ano, os Curlies geralmente não são encontrados no campo até os dois ou três anos de idade. Essa adolescência prolongada exige uma base precoce de obediência – antes que a fase de “adolescência” chegue quando eles têm cerca de nove meses de idade – e muita paciência para esperar o período de travessuras.
Para estabelecer as bases para um relacionamento forte, treine seu filhote no dia em que você o trouxer para casa. Mesmo com oito semanas de idade, ele é capaz de absorver tudo o que você pode ensinar a ele. Não espere até que ele tenha 6 meses para começar a treinar ou você terá um cão mais teimoso para lidar. Se possível, coloque-o no treinamento quando ele tiver 10 a 12 semanas de idade e socialize, socialize, socialize. No entanto, esteja ciente de que muitas aulas de treinamento de filhotes exigem que certas vacinas (como tosse do canina) estejam atualizadas, e muitos veterinários recomendam exposição limitada a outros cães e locais públicos até que as vacinas para filhotes (incluindo raiva, cinomose e parvovirose) tenham sido concluídas. Em vez de treinamento em escolas, você pode começar a treinar seu filhote em casa e socializá-lo entre familiares e amigos até que as vacinas do filhote sejam concluídas.
Até lá, prepare-se para conviver com o proverbial “touro em uma loja de porcelanas”, um cachorro que vai derrubar coisas, dar de cara com você e mostrar rapidez, discrição e criatividade na busca do entretenimento. Se você acha que algo pode ser danificado pelo seu Curly ou, inversamente, ser perigoso para ele, provavelmente será. Tanto quanto possível, tire esse objeto ou situação da equação.
Embora os Curlies não pretendam causar problemas, eles são uma raça ocupada e desafiadora. Se você não mostrar liderança, o Curly tomará ela para si. Ele não quer causar problemas, mas sempre que possível ele gostaria de decidir como as coisas vão ser feitas, e ele vai testar você para ver o que ele pode fazer.
No entanto, Curlies são altamente treináveis, dada uma abordagem suave e métodos de reforço positivo. Eles aprendem melhor quando ensinados por alguém que tem uma atitude lúdica e alegre. Como todos os cães, Curlies podem se tornar destrutivos e barulhentos se deixados por conta própria, mas um tom de voz severo geralmente é suficiente para impedir comportamentos indesejados, como latir, cavar ou carregar uma calopsita.
Converse com o criador, descreva exatamente o que você procura em um cachorro e peça ajuda para selecionar um filhote. Os criadores vêem os filhotes diariamente e podem fazer recomendações incrivelmente precisas, uma vez que conhecem seu estilo de vida e personalidade. O que quer que você queira de um Curly, procure um cujos pais tenham personalidades agradáveis e que tenham sido bem socializados desde filhote.
O que você precisa saber sobre a saúde do Curly-Coated Retriever
Todos os cães têm o potencial de desenvolver problemas genéticos de saúde, assim como todas as pessoas têm o potencial de herdar uma determinada doença. Fuja de qualquer criador que não ofereça garantia de saúde dos filhotes, que lhe diga que a raça é 100 por cento saudável e não tem problemas conhecidos, ou que lhe diga que seus filhotes estão isolados da parte principal da casa por motivos de saúde. Um criador respeitável será honesto e aberto sobre problemas de saúde na raça e a incidência com que ocorrem em suas linhagens.
O Curly é geralmente saudável, mas a raça tem um pequeno pool genético e pode ser afetada por certos problemas de saúde. Eles incluem problemas oculares como entrópio e ectrópio, catarata e atrofia progressiva da retina. Eles também podem ser propensos a um tipo de doença de armazenamento de glicogênio que pode levar a fraqueza, rigidez, intolerância ao exercício e dificuldade para engolir.
Criadores cuidadosos selecionam seus cães reprodutores para doenças genéticas e criam apenas os espécimes mais saudáveis e bonitos, mas às vezes a Mãe Natureza tem outras ideias e um filhote desenvolve uma dessas doenças apesar das boas práticas de criação. Os avanços na medicina veterinária significam que, na maioria dos casos, os cães ainda podem viver uma vida boa. Se você está adquirindo um filhote, pergunte ao criador sobre as idades dos cães em suas linhas e do que eles morreram.
Lembre-se de que depois de levar um novo filhote para sua casa, você tem o poder de protegê-lo de um dos problemas de saúde mais comuns: a obesidade. Curlies ganham peso facilmente, por isso é importante prestar atenção ao tamanho da porção de alimento que terá que dar ao seu amiguinho. Manter essa raça com um peso adequado é uma das maneiras mais fáceis de prolongar sua vida. Aproveite ao máximo suas habilidades preventivas para ajudar a garantir um cão mais saudável por toda a vida.
Os cuidados com a pelagem do Curly-Coated Retriever
A pelagem encaracolada de cachos pequenos e firmes e frisado tem pouco odor e é fácil de cuidar. Penteie ou escove antes do banho com um ancinho de sub-pêlo ou uma escova mais lisa e pente. Não se preocupe que a escovação não vai tirar os cachos da pelagem.
Dependendo de quão sujo um Curly fica, um banho é necessário apenas a cada mês ou dois. A maioria das pelagens Curly seca rapidamente, às vezes em menos de dez minutos. Não seque um Curly, a menos que você queira que ele pareça um animal de estimação de pelúcia.
O único outro cuidado é aparar um pouco para arrumar os pêlos desgrenhados, uma cauda espessa ou franjas excessivas na parte de trás das pernas e atrás das orelhas. Alguns Curlies têm tufos de pelo entre os dedos das patas, dando a elas a aparência de chinelos fofos. Esses tufos geralmente são aparados, mas podem ser deixados se você gostar do visual.
Os Curlies não soltam muito pêlo, mas soltam. Se o seu Curly passa muito tempo dentro de casa, você encontrará pêlos nos móveis ou no chão. A pelagem geralmente cai uma pequena quantidade durante todo o ano, com uma queda mais pesada duas vezes por ano.
O resto são cuidados básicos. Apare as unhas conforme necessário, geralmente a cada poucas semanas. Mantenha as orelhas limpas e secas para evitar infecções de ouvido. Escove os dentes com frequência para uma boa saúde geral e um hálito fresco.
Encontrando um Curly-Coated Retriever
Se você quer ir com um criador ou buscar seu cão em um abrigo ou resgate, aqui estão algumas coisas a serem lembradas.
Escolhendo um criador de Curly-Coated Retriever
Encontrar um bom criador é a chave para encontrar o cachorro certo. Um bom criador irá combiná-lo com o filhote certo e, sem dúvida, terá feito todas as certificações de saúde necessárias para detectar problemas de saúde o máximo possível. Ele ou ela está mais interessado em colocar os filhotes nas casas certas do que em ganhar muito dinheiro.
Bons criadores receberão suas perguntas sobre temperamento, saúde e como os cães são no convívio e perguntarão para você sobre o que está procurando em um cão e que tipo de vida você pode proporcionar a ele. Um bom criador pode lhe contar sobre a história da raça, explicar por que um filhote é considerado bom para animal de estimação e outro não, e discutir quais problemas de saúde afetam a raça e as medidas que ele toma para evitar esses problemas. Um criador deve querer ser um recurso para você durante toda a vida do seu cão.
Evite criadores que só parecem interessados em quão rápido eles podem vender um filhote para você e se seu cartão de crédito será aprovado. Criadores que oferecem filhotes a um preço “com papéis” e a um preço menor “sem papéis” são antiéticos. Você também deve ter em mente que comprar um filhote de cachorro de sites que oferecem o envio de seu cão para você imediatamente pode ser um empreendimento arriscado, pois não deixa nenhum recurso se o que você recebe não é exatamente o que você esperava. Faça o mesmo esforço para pesquisar seu filhote quanto para escolher um carro novo. Vai poupar dinheiro a longo prazo.
Muitos criadores respeitáveis têm sites, então como você pode dizer quem é bom e quem não é? Os sinais vermelhos incluem filhotes sempre disponíveis, várias ninhadas nas instalações, a escolha de qualquer filhote e a capacidade de pagar on-line com cartão de crédito. Essas coisas são convenientes, mas quase nunca são associadas a criadores respeitáveis.
Se você está planejando obter seu novo melhor amigo de um criador, uma loja de animais ou outra fonte, não se esqueça de saber se o criador é confiável. Criadores de má reputação e instalações que lidam com “fábricas de filhotes” podem ser difíceis de distinguir de operações confiáveis. Não há uma maneira 100% de garantir que você nunca comprará um filhote doente, mas pesquisando a raça (para que você saiba o que esperar), verificando a instalação (para identificar condições insalubres ou animais doentes) e fazendo as perguntas certas pode reduzir as chances de entrar em uma situação desastrosa. E não se esqueça de perguntar ao seu veterinário, que muitas vezes pode encaminhá-lo para um criador respeitável, organização de resgate de raças ou outra fonte confiável de filhotes saudáveis.
O custo de um filhote de Curly varia de acordo com a localidade do criador, se o filhote é macho ou fêmea, quais títulos seus pais têm e se ele é mais adequado para exposição ou para um lar como animal de estimação. O filhote que você compra deve ter sido criado em um ambiente doméstico limpo, de pais com certificação de saúde e, idealmente, certificado de pedigree para provar que são bons exemplares da raça. Os filhotes devem ser testados quanto ao temperamento, examinados, vermifugados e socializados para dar-lhes um início de vida saudável e confiante.
Antes de decidir comprar um filhote, considere se um Curly adulto pode atender melhor às suas necessidades e estilo de vida. Os filhotes são mais divertidos, mas exigem muito tempo e esforço antes de crescerem para se tornarem o cão dos seus sonhos. Um adulto já pode ter algum treinamento e provavelmente será menos ativo, destrutivo e exigente do que um filhote. Com um adulto, você sabe mais sobre o que está recebendo em termos de personalidade e saúde e pode encontrar adultos através de criadores ou abrigos. Se você estiver interessado em adquirir um cão mais velho por meio de criadores, pergunte a eles sobre a compra de um cão de exposição aposentado ou se eles conhecem um cão adulto que precisa de um novo lar. Se você deseja adotar um cachorro, leia os conselhos abaixo sobre como fazer isso.
Adotando um Curly-Coated Retriever de um resgate ou abrigo
Há ótimas opções disponíveis se você quiser adotar um cão de um abrigo de animais ou organização de resgate de raça. Aqui está como começar.
1. Use a Web
A mídia social é uma ótima maneira de encontrar um cachorro. Poste na sua página do Facebook que você está procurando por uma raça específica para que toda a sua comunidade possa ser seus olhos e ouvidos. Ou use o Marketplace do Facebook.
2. Encontreos especialistas locais
Comece a conversar com todos os profissionais perto de você sobre o seu desejo de um Curly. Isso inclui veterinários, passeadores de cachorro e petshops. Quando alguém tem que tomar a difícil decisão de desistir de um cachorro, essa pessoa frequentemente perguntará à sua própria rede confiável para recomendações.
3. Perguntas que devem ser feitas
Agora você conhece mais sobre o assunto para poder discutir com um criador, também há perguntas que você deve discutir com o pessoal do abrigo ou voluntários de resgate antes de trazer para casa um filhote. Essas incluem:
Qual é o nível de energia dele?
Como ele se comporta com outros animais?
Como ele responde aos trabalhadores de abrigo, visitantes e crianças?
Como é a sua personalidade?
Qual a idade dele?
Ele é comportado?
Ele já mordeu ou machucou alguém que conhece?
Existem problemas de saúde conhecidos?
Onde quer que você adquira seu Curly, certifique-se de ter um bom contrato com o vendedor, abrigo ou grupo de resgate que coloque as responsabilidades em ambos os lados.
Filhote ou adulto, uma compra do criador ou um resgate, leve o seu Curly ao seu veterinário logo após a compra ou adoção. Seu veterinário será capaz de identificar problemas e trabalhará com você para configurar um regime preventivo que o ajudará a evitar muitos problemas de saúde.