- Altura 35 a 38 centímetros.
- Peso
- Expectativa de vida 30 a 38 anos.
-
Aceita outros cães
Tendência de gostar ou de tolerar outros cães.
-
Adaptabilidade
Facilidade que um cachorro tem para lidar com mudanças.
-
Afetividade
Amabilidade e/ou simpatia demonstrada pelo cachorro.
-
Amável com crianças
Cães que tendem a ser mais tolerantes com o comportamento infantil, mais brincalhões e descontraídos com crianças.
-
Convive com gatos
Tendência a tolerar gatos e ter menor impulso de caça.
-
Cão de guarda
Raça que pode alertar sobre a presença de estranhos.
-
Exige cuidados
Quantidade de banhos, escovações e até mesmo cuidados profissionais necessários.
-
Inteligência
A capacidade de raciocínio e resolução de problemas de um cão, por si mesmo (sem treinamento).
-
Latidos
Nível de vocalização da raça.
-
Ludicidade
O quanto o cão é brincalhão, vívido e alegre.
-
Necessidades sociais
Necessidade de interação com humanos e/ou outros animais de estimação.
-
Para apartamento
Características como tendência de fazer barulho e tamanho do cachorro.
-
Precisa de exercícios
Quanta atividade física diária o cão necessita
-
Problemas de saúde
Quantidade de problemas de saúde comuns na raça.
-
Queda de pelos
Frequência e quantidade de pelos que caem do cão.
-
Territorialidade
Tendência do cão de proteger seu espaço, casa, quintal ou mesmo o carro.
-
Tolera estranhos
Tendência de ser receptivo com pessoas desconhecidas.
-
Treinabilidade
Facilidade em aprender e experimentar coisas novas
O Cocker Spaniel vai alegremente caçar pássaros ou ficar pela casa. Ele é fácil de ser treinado, gentil e brincalhão, e adora mergulhar na água. Seu rabo está sempre abanando se ele está seguindo um cheiro ou verificando o que está debaixo do sofá.
Apresentação da raça Cocker Spaniel
Antes do Golden Retriever e do Labrador definirem o padrão moderno para o companheiro da família conhecido por ser “ótimo com crianças”, nenhuma raça era mais amada ou popular do que o Cocker Spaniel. Bonito, de natureza doce e de tamanho moderado, a popularidade do Cocker saltou após a Segunda Guerra Mundial. No seu melhor, o Cocker é um cão gentil, carinhoso e saudável, com olhos suaves e escuros.
Pesando menos de 13 quilos (embora com tendência a ganhar mais) com uma pelagem macia e ondulada em várias cores e padrões, orelhas compridas e os olhos muito expressivos, o Cocker é um excelente animal de estimação para a família – animado, carinhoso, doce e treinável. Mas na pior das hipóteses, ele é um pesadelo. A popularidade tem sido realmente uma maldição para o Cocker Spaniel, e ele é uma das raças favoritas de criadores de filhotes, varejistas na Internet e lojas de animais, que vendem filhotes adoráveis de olhos tristes, orelhas caídas e que muitas vezes crescem e se tornam instáveis, barulhentos e nervosos que são difíceis de abrigar em casa e tendem a morder.
Se você tiver a sorte de encontrar um filhote de um bom criador, coloque-o em um treinamento suave e consistente desde o início. Um Cocker bem-educado deve ser fácil de treinar em casa, feliz por estar com você e ansioso para experimentar coisas novas, mesmo que isso signifique andar na coleira ou andar de carro.
Como os Cocker Spaniels são extremamente orientados para acompanhar as pessoas, mesmo os cães mais bem criados e socializados tendem a ser um pouco infelizes quando deixados sozinhos. Para alguns, isso assume a forma de ansiedade de separação completa, com latidos, choro e comportamento destrutivo que geralmente o acompanha. Acostume seu cão desde filhote a ser deixado sozinho de vez em quando. No entanto, se você espera que longas horas deixadas sozinho façam parte da rotina habitual do seu cão, essa provavelmente não é a raça para você.
Cocker Spaniels são tipicamente amigáveis com outros cães e gatos. Eles perdem pêlos moderadamente e sua pelagem requer escovação várias vezes por semana. Eles também podem ser mantidos tosados, caso em que precisarão ser profissionalmente ou arrumados em casa a cada quatro a seis semanas.
Enquanto o Cocker Spaniel é pequeno, não se esqueça que ele é uma raça do grupo Sporting. Embora ele não precise do exercício pesado de algumas das outras raças esportivas, ele ainda precisa queimar muito vapor, pois pode correr o dia todo – afinal, ele foi criado para isso. No entanto, uma caminhada de meia hora ou um jogo de pegar a bola uma ou duas vezes por dia é apropriado, embora ele adoraria fazer caminhadas mais longas com você. Você também pode substituir por sólidos 15 minutos por dia de treinamento de obediência, o que estimula sua mente e seu corpo. Ele é um carinha ocupado, farejando o dia todo para seguir algum cheiro.
As diferentes cores dentro da raça são consideradas variedades separadas. Um Black Cocker inclui preto sólido, bem como preto e castanho. O acrônimo ASCOB significa “qualquer cor sólida diferente de preto”, que pode incluir amarelo, marrom, prata e assim por diante. O Cocker parti-color é preto e branco, marrom e branco, vermelho e branco ou tricolor.
Os Cocker Spaniels são, antes de tudo, cães de companhia e não devem viver ao ar livre. Eles precisam morar dentro de casa com você e sua família.
Curiosidades
- Amoroso, carinhoso e gentil, um Cocker bem-educado é um ótimo animal de estimação para a família e se encaixa confortavelmente em qualquer tamanho de casa.
- Um Cocker mal criado é mal-humorado e tem medo das pessoas. Esta raça é aquela em que vale a pena escolher um criador responsável e experiente.
- O Cocker pode competir em testes de campo, testes de caça, obediência, rally, agilidade, estilo livre e outras formas de atividades de desempenho do cão. Ele é um bom cão de terapia.
- A cauda do Cocker é normalmente encurtada quando os filhotes têm três ou quatro dias de idade. Este é um ponto de controvérsia para alguns porque é um procedimento estético, embora as pessoas da raça observem que ajuda a proteger a cauda de lesões no campo.
- Mesmo Cockers bem criados são sensíveis, por isso é importante usar reforço positivo e elogios durante o treinamento.
A história do Cocker Spaniel
As referências a “Spanyells” datam do século XIV. Diferentes tipos de Spaniels evoluíram ao longo dos séculos, alguns trabalhando em terra e alguns recuperando a caça na água. O Cocker, que descarrega a caça e a recupera sob comando, deriva seu nome de sua habilidade em caçar galinhola, um tipo de ave pernalta. É o cão mais pequeno do grupo Sporting.
Spaniels costumavam ser classificados por tamanho, e diferentes tipos de Spaniels podiam nascer na mesma ninhada. Eventualmente, os vários tipos de Spaniel tornaram-se raças individuais, e assim foi com o Cocker. Em 1946, o tamanho e a aparência do Cocker e do que hoje é o Cocker Spaniel Inglês haviam mudado o suficiente para que os dois fossem divididos em raças separadas.
A popularidade do Cocker disparou após o lançamento do filme clássico da Disney “A Dama e o Vagabundo” em 1955. A imensa popularidade alimentou um aumento na criação de má qualidade que resultou em alguns temperamentos ruins, mas os criadores de Cocker trabalharam duro para corrigir a situação. Ainda é importante hoje, no entanto, encontrar um criador responsável que mantenha a característica alegre da raça, em vez de continuar a exterminar os cães medrosos e mal-humorados que quase arruinaram a raça.
Temperamento e personalidade do Cocker Spaniel
Alegre e animado, o Cocker Spaniel também é inteligente e confiante. Embora ele ainda mantenha um forte instinto de caça, ele é mais frequentemente um companheiro de casa. Com sua família é carinhoso e dócil. Ele pode ser um pouco reservado no início com estranhos, mas logo faz amigos. Os Cockers podem ser bons companheiros para as crianças: não tão grandes que os derrubem e nem tão pequenos que sejam facilmente prejudicados por eles. Quando criados juntos, eles podem se relacionar com outros animais de estimação, incluindo gatos, mas os pássaros podem ser uma atração irresistível – e não é no bom sentido.
O Cocker é altamente treinável, mas tem uma alma sensível. A socialização precoce é crítica e, mesmo com ela, alguns Cockers urinam quando seu dono chega em casa ou quando conhece novas pessoas ou cães ou vai a novos lugares. Aborde o treinamento com métodos de reforço positivo, especialmente elogios e recompensas alimentares.
O Cocker pode ser bom em testes de campo e como cão de caça, embora por anos ele tenha sido considerado “apenas” um companheiro. Um Cocker é versátil e pode fazer muito mais do que apenas andar pela casa, mas ele também fica bastante contente em fazer isso porque adora estar com você.
Qualquer cão, não importa o quão bom seja, pode desenvolver níveis desagradáveis de latir, cavar e outros comportamentos indesejáveis se estiver entediado, sem treinamento ou sem supervisão. E qualquer cão pode ser uma provação para conviver durante a “adolescência”. No caso do Cocker, os anos “adolescentes” começam aos seis meses e continuam até que o cão tenha cerca de um ano de idade. Seu latido pode ser um problema, a menos que você o controle cedo.
Comece a treinar seu filhote no dia em que o trouxer para casa. Mesmo com oito semanas de idade, ele é capaz de absorver tudo o que você pode ensinar a ele. Não espere até que ele tenha 6 meses para começar a treinar ou você terá um cão mais teimoso para lidar. Se possível, coloque-o no treinamento quando ele tiver 10 a 12 semanas de idade e socialize, socialize, socialize. No entanto, esteja ciente de que muitas aulas de treinamento de filhotes exigem que certas vacinas (como tosse do canina) estejam atualizadas, e muitos veterinários recomendam exposição limitada a outros cães e locais públicos até que as vacinas para filhotes (incluindo raiva, cinomose e parvovirose) tenham sido concluídas. Em vez de treinamento em escolas, você pode começar a treinar seu filhote em casa e socializá-lo entre familiares e amigos até que as vacinas do filhote sejam concluídas.
Converse com o criador, descreva exatamente o que você procura em um cachorro e peça ajuda para selecionar um filhote. Os criadores vêem os filhotes diariamente e podem fazer recomendações incrivelmente precisas, uma vez que conhecem seu estilo de vida e personalidade. O que quer que você queira de um Cocker Spaniel, procure um cujos pais tenham personalidades agradáveis e que tenham sido bem socializados desde filhote.
O Cocker Spaniel perfeito não nasce totalmente pronto no parto. Ele é um produto de sua formação e criação. Procure um filhote cujos pais tenham personalidade agradável e que tenha sido bem socializado desde tenra idade.
O que você precisa saber sobre a saúde do Cocker Spaniel
Todos os cães têm o potencial de desenvolver problemas genéticos de saúde, assim como todas as pessoas têm o potencial de herdar uma determinada doença. Fuja de qualquer criador que não ofereça garantia de saúde dos filhotes, que lhe diga que a raça é 100 por cento saudável e não tem problemas conhecidos, ou que lhe diga que seus filhotes estão isolados da parte principal da casa por motivos de saúde. Um criador respeitável será honesto e aberto sobre problemas de saúde na raça e a incidência com que ocorrem em suas linhagens.
Cocker Spaniels são suscetíveis a vários problemas de saúde que são pelo menos parcialmente genéticos. Estes incluem muitos distúrbios oculares diferentes, como catarata e glaucoma, bem como defeitos dolorosos dos quadris e joelhos.
A doença do disco pode tornar o movimento doloroso para o Cocker Spaniel, que é por natureza um cão ativo que adora correr e brincar. Doença cardíaca, doença hepática, epilepsia – o Cocker está em risco para todos eles.
A variedade de problemas oculares que podem afligir o Cocker Spaniel vai desde uma condição mais estética chamada “olho de cereja” que pode ser corrigida por cirurgia até o risco de perda de visão, incluindo catarata e glaucoma. Enquanto muitos Cockers perdem a visão inteiramente na velhice, alguns podem perder a visão já aos dois anos de idade devido à atrofia progressiva da retina. Cockers também são propensos a ceratoconjuntivite seca, uma condição conhecida como olho seco, uma deficiência de lágrimas que pode levar a problemas na córnea.
Certifique-se de que os olhos do seu Cocker Spaniel sejam examinados uma vez por ano por um oftalmologista veterinário certificado pelo conselho e procure atendimento veterinário imediatamente a qualquer sinal de perda de visão, nebulosidade, vermelhidão, irritação dos olhos ou se o cão estiver apertando os olhos ou passando as patas neles.
Cockers também podem ter hipotireoidismo, que é a subprodução de hormônio da tireóide. Isso pode causar ganho de peso, letargia, perda de pêlos, calafrios e infecções de pele. Cockers devem ter suas tireoides verificadas com um simples exame de sangue sempre que houver suspeita de doença da tireoide. Problemas de pele também podem indicar alergias, que são comuns na raça, assim como manchas na pele, que podem ser benignas ou cancerígenas.
Alguns Cocker Spaniels parecem ser propensos à surdez congênita, associada a cabelos brancos e olhos azuis. Na idade de três ou quatro semanas, em alguns desses cães o suprimento de sangue para o ouvido interno degenera. Ele pode ocorrer em uma ou ambas as orelhas e é permanente.
As orelhas longas do Spaniel tendem a reter o ar quente e úmido dentro dos canais auditivos, criando o ambiente perfeito para o crescimento de bactérias e leveduras, que levam a infecções de ouvido. As infecções de ouvido podem ser crônicas em alguns cães com orelhas compridas, por isso é necessário ficar atento aos cuidados e limpá-los religiosamente. Infecções repetidas podem causar tantos danos ao canal auditivo que o cão perderá a audição. Orelhas severamente afetadas podem exigir cirurgia. Os cuidados de acompanhamento são especialmente importantes em questões do ouvido para evitar novos surtos de problemas antigos.
Muitos Cocker Spaniels são propensos à anemia hemolítica auto-imune (AIHA), na qual o sistema imunológico do cão ataca seus próprios glóbulos vermelhos ao ponto de o cão se tornar anêmico.
Nem todas essas condições são detectáveis em um filhote em crescimento, e é impossível prever se um animal estará livre dessas doenças, e é por isso que você deve encontrar um criador respeitável que esteja comprometido em criar os animais mais saudáveis possíveis. Eles devem ser capazes de produzir uma certificação independente de que os pais do cão (e avós, etc.) foram rastreados para doenças comuns e considerados saudáveis para reprodução. É aí que entram os registros de saúde.
Criadores cuidadosos selecionam seus cães reprodutores para doenças genéticas e criam apenas os espécimes mais saudáveis e bonitos, mas às vezes a Mãe Natureza tem outras ideias e um filhote desenvolve uma dessas doenças apesar das boas práticas de criação. Os avanços na medicina veterinária significam que, na maioria dos casos, os cães ainda podem viver uma vida boa. Se você está adquirindo um filhote, pergunte ao criador sobre as idades dos cães em suas linhas e do que eles morreram.
Lembre-se de que depois de levar um novo filhote para sua casa, você tem o poder de protegê-lo de um dos problemas de saúde mais comuns: a obesidade. Cockers Spaniels ganham peso facilmente, por isso é importante prestar atenção ao tamanho da porção de alimento que terá que dar ao seu amiguinho. Manter essa raça com um peso adequado é uma das maneiras mais fáceis de prolongar sua vida. Aproveite ao máximo suas habilidades preventivas para ajudar a garantir um cão mais saudável por toda a vida.
Os cuidados com a pelagem do Cocker Spaniel
A bela e sedosa pelagem do Cocker que você vê em cães na televisão não acontece por acaso. É preciso muito trabalho para mantê-lo brilhante e livre de emaranhados. Por uma boa razão, a maioria das pessoas mantém seus animais de estimação em um corte curto, conhecido como corte de filhote. Mesmo esse corte requer um pouco de manutenção. Cães com cortes de filhotes devem ser banhados, escovados e aparados a cada duas semanas.
Se você quer a pelagem longa e esvoaçante, mais cuidado e tempo devem ser tomados, e normalmente o banho, a escovação e a tosa acontecem uma vez por semana. A maioria das pessoas opta por levar seu Cocker a um profissional, mas você pode aprender a fazer isso sozinho. O custo do equipamento é equivalente a apenas algumas sessões de banho e tosa, você não precisará agendar compromissos e descobrirá que aumenta seu vínculo com seu Cocker. No entanto, o banho e tosa não é para todos, então se você não quiser fazer isso, encontre um tosador que você goste porque é um requisito absoluto para um Cocker.
Como as orelhas de Cocker são propensas a infecções, verifique-as semanalmente para garantir que o interior seja um rosa saudável e vibrante e não tenha um odor desagradável. Se não, vá ao veterinário rapidamente antes que a infecção no ouvido se torne um grande problema. Seja particularmente cuidadoso ao verificar as orelhas de um filhote, pois há um acúmulo significativo de cera enquanto o canal auditivo se desenvolve. Limpe as orelhas usando uma solução recomendada pelo seu veterinário.
O resto são cuidados básicos. Apare as unhas das patas a cada poucas semanas. Elas nunca devem ficar longas o suficiente para que você os ouça batendo no chão. Unhas compridas podem tornar desconfortável para o Cocker andar, e eles podem ficar presos em coisas e arrancar. Isso é muito doloroso e vai sangrar muito. Escove os dentes com frequência para uma boa saúde bucal e hálito fresco.
Encontrando um Cocker Spaniel
Se você quer ir com um criador ou buscar seu cão em um abrigo ou resgate, aqui estão algumas coisas a serem lembradas.
Escolhendo um criador de Cocker Spaniel
Encontrar um bom criador é a chave para encontrar o cachorro certo. Um bom criador irá combiná-lo com o filhote certo e, sem dúvida, terá feito todas as certificações de saúde necessárias para detectar problemas de saúde o máximo possível. Ele ou ela está mais interessado em colocar os filhotes nas casas certas do que em ganhar muito dinheiro.
Bons criadores receberão suas perguntas sobre temperamento, saúde e como os cães são no convívio e perguntarão para você sobre o que está procurando em um cão e que tipo de vida você pode proporcionar a ele. Um bom criador pode lhe contar sobre a história da raça, explicar por que um filhote é considerado bom para animal de estimação e outro não, e discutir quais problemas de saúde afetam a raça e as medidas que ele toma para evitar esses problemas. Um criador deve querer ser um recurso para você durante toda a vida do seu cão.
Evite criadores que só parecem interessados em quão rápido eles podem vender um filhote para você e se seu cartão de crédito será aprovado. Criadores que oferecem filhotes a um preço “com papéis” e a um preço menor “sem papéis” são antiéticos. Você também deve ter em mente que comprar um filhote de cachorro de sites que oferecem o envio de seu cão para você imediatamente pode ser um empreendimento arriscado, pois não deixa nenhum recurso se o que você recebe não é exatamente o que você esperava. Faça o mesmo esforço para pesquisar seu filhote quanto para escolher um carro novo. Vai poupar dinheiro a longo prazo.
Muitos criadores respeitáveis têm sites, então como você pode dizer quem é bom e quem não é? Os sinais vermelhos incluem filhotes sempre disponíveis, várias ninhadas nas instalações, a escolha de qualquer filhote e a capacidade de pagar on-line com cartão de crédito. Essas coisas são convenientes, mas quase nunca são associadas a criadores respeitáveis.
Se você está planejando obter seu novo melhor amigo de um criador, uma loja de animais ou outra fonte, não se esqueça de saber se o criador é confiável. Criadores de má reputação e instalações que lidam com “fábricas de filhotes” podem ser difíceis de distinguir de operações confiáveis. Não há uma maneira 100% de garantir que você nunca comprará um filhote doente, mas pesquisando a raça (para que você saiba o que esperar), verificando a instalação (para identificar condições insalubres ou animais doentes) e fazendo as perguntas certas pode reduzir as chances de entrar em uma situação desastrosa. E não se esqueça de perguntar ao seu veterinário, que muitas vezes pode encaminhá-lo para um criador respeitável, organização de resgate de raças ou outra fonte confiável de filhotes saudáveis.
O custo de um filhote de Cocker Spaniel varia de acordo com a localidade do criador, se o filhote é macho ou fêmea, quais títulos seus pais têm e se ele é mais adequado para exposição ou para um lar como animal de estimação. O filhote que você compra deve ter sido criado em um ambiente doméstico limpo, de pais com certificação de saúde e, idealmente, certificado de pedigree para provar que são bons exemplares da raça. Os filhotes devem ser testados quanto ao temperamento, examinados, vermifugados e socializados para dar-lhes um início de vida saudável e confiante.
Antes de decidir comprar um filhote, considere se um Cocker Spaniel adulto pode atender melhor às suas necessidades e estilo de vida. Os filhotes são mais divertidos, mas exigem muito tempo e esforço antes de crescerem para se tornarem o cão dos seus sonhos. Um adulto já pode ter algum treinamento e provavelmente será menos ativo, destrutivo e exigente do que um filhote. Com um adulto, você sabe mais sobre o que está recebendo em termos de personalidade e saúde e pode encontrar adultos através de criadores ou abrigos. Se você estiver interessado em adquirir um cão mais velho por meio de criadores, pergunte a eles sobre a compra de um cão de exposição aposentado ou se eles conhecem um cão adulto que precisa de um novo lar. Se você deseja adotar um cachorro, leia os conselhos abaixo sobre como fazer isso.
Adotando um Cocker Spaniel de abrigo ou resgate
Há ótimas opções disponíveis se você quiser adotar um cão de um abrigo de animais ou organização de resgate de raça. Aqui está como começar.
1. Use a Web
A mídia social é uma ótima maneira de encontrar um cachorro. Poste na sua página do Facebook que você está procurando por uma raça específica para que toda a sua comunidade possa ser seus olhos e ouvidos. Ou use o Marketplace do Facebook.
2. Encontre os especialistas locais
Comece a conversar com todos os profissionais perto de você sobre o seu desejo de um Cocker Spaniel. Isso inclui veterinários, passeadores de cachorro e petshops. Quando alguém tem que tomar a difícil decisão de desistir de um cachorro, essa pessoa frequentemente perguntará à sua própria rede confiável para recomendações.
3. Perguntas que devem ser feitas
Agora você conhece mais sobre o assunto para poder discutir com um criador, também há perguntas que você deve discutir com o pessoal do abrigo ou voluntários de resgate antes de trazer para casa um filhote. Essas incluem:
Qual é o nível de energia dele?
Como ele se comporta com outros animais?
Como ele responde aos trabalhadores de abrigo, visitantes e crianças?
Como é a sua personalidade?
Qual a idade dele?
Ele é comportado?
Ele já mordeu ou machucou alguém que conhece?
Existem problemas de saúde conhecidos?
Onde quer que você adquira seu Cocker Spaniel, certifique-se de ter um bom contrato com o vendedor, abrigo ou grupo de resgate que coloque as responsabilidades em ambos os lados.
Filhote ou adulto, uma compra do criador ou um resgate, leve o seu Cocker Spaniel ao seu veterinário logo após a compra ou adoção. Seu veterinário será capaz de identificar problemas e trabalhará com você para configurar um regime preventivo que o ajudará a evitar muitos problemas de saúde.