- Altura 43 a 50 centímetros.
- Peso
- Expectativa de vida 25 a 30 anos.
-
Aceita outros cães
Tendência de gostar ou de tolerar outros cães.
-
Adaptabilidade
Facilidade que um cachorro tem para lidar com mudanças.
-
Afetividade
Amabilidade e/ou simpatia demonstrada pelo cachorro.
-
Amável com crianças
Cães que tendem a ser mais tolerantes com o comportamento infantil, mais brincalhões e descontraídos com crianças.
-
Convive com gatos
Tendência a tolerar gatos e ter menor impulso de caça.
-
Cão de guarda
Raça que pode alertar sobre a presença de estranhos.
-
Exige cuidados
Quantidade de banhos, escovações e até mesmo cuidados profissionais necessários.
-
Inteligência
A capacidade de raciocínio e resolução de problemas de um cão, por si mesmo (sem treinamento).
-
Latidos
Nível de vocalização da raça.
-
Ludicidade
O quanto o cão é brincalhão, vívido e alegre.
-
Necessidades sociais
Necessidade de interação com humanos e/ou outros animais de estimação.
-
Para apartamento
Características como tendência de fazer barulho e tamanho do cachorro.
-
Precisa de exercícios
Quanta atividade física diária o cão necessita
-
Problemas de saúde
Quantidade de problemas de saúde comuns na raça.
-
Queda de pelos
Frequência e quantidade de pelos que caem do cão.
-
Territorialidade
Tendência do cão de proteger seu espaço, casa, quintal ou mesmo o carro.
-
Tolera estranhos
Tendência de ser receptivo com pessoas desconhecidas.
-
Treinabilidade
Facilidade em aprender e experimentar coisas novas
Este spaniel de tamanho médio a grande é doce e gentil, com uma aparência enganosamente descontraída e um senso de humor perverso. Apesar de suas raízes de raça esportiva, ele não requer muito exercício, mas também não é um cão de sofá. As duas advertências do Clumber: ele perde muito pêlo e baba.
Apresentação da raça Clumber Spaniel
Com seus olhos cheios de alma e cabeça grande, é justo supor que o Clumber Spaniel deve ser um cruzamento entre um São Bernardo e um Bloodhound. Mas na verdade ele é um verdadeiro spaniel. Nas circunstâncias certas, ele também é um cão de família amoroso. Quando um Clumber é criado com crianças, eles se dão muito bem, embora os filhotes possam ser muito indisciplinados com crianças pequenas.
Apelidado de “spaniel do cavalheiro aposentado”, o Clumber parece ser descontraído e pesado, mas as aparências (e apelidos) podem enganar. O Clumber não é apenas inteligente e brincalhão, mas também é travesso e propenso a se meter em todos os tipos de problemas. Os proprietários de Clumber são conhecidos por manter latas de lixo, despensas e geladeiras fechadas a sete chaves para frustrar esses intrépidos invasores caninos. Como os Clumbers comem praticamente qualquer coisa, incluindo panos de prato e brinquedos para mastigar, eles são frequentemente vítimas de bloqueios intestinais que exigem cirurgia.
Em geral, esta não é uma raça ideal para o orgulho da casa limpa, porque o Clumber baba e perde muito pêlo. E como a maioria dos cães, ele pode ficar entediado quando deixado por conta própria – e causar estragos em uma casa vazia. Na verdade, é melhor não dar a ele o controle de sua casa até que ele alcance um ponto confiável na idade adulta. Outra tendência a ter em mente: os Clumbers geralmente são fáceis de treinar em casa, mas alguns deles são propensos a urinar pelos cantos.
O Clumber anda em um ritmo lento e não requer níveis intensos de exercício. Ele ficará satisfeito com caminhadas moderadas a longas – ele não é o companheiro certo para um corredor – e sua versatilidade e atletismo o adaptam a vários esportes caninos. Caso em questão: você ficará inspirado a inscrevê-lo para agilidade quando ele pular um portão de bebê pela primeira vez. A raça também se destaca em testes de caça, estilo livre, obediência, rally e rastreamento. Clumbers recuparem o que jogam rapidamente, tornando-os valiosos para caçadores, bem como para crianças que gostam de jogar bola. Quando esses cães atingem a maturidade, os Clumbers também são excelentes cães de terapia, graças ao seu comportamento calmo.
Curiosidades
- A pelagem longa e macia do Clumber é branca, com manchas na cor limão ou laranja.
- Espere encontrar a baba do Clumber em lugares estranhos, como o teto do seu carro. Eles são conhecidos por lançar saliva até um metro e meio de altura e um metro e oitenta de distância.
- Insones tomem nota: Clumbers roncam.
A história do Clumber Spaniel
Pouco se sabe sobre as origens da raça, mas a lenda diz que o duque de Noailles da França entregou seus amados spaniels ao seu colega inglês, o duque de Newcastle, para salvá-los dos horrores da Revolução Francesa. Os cães foram então enviados para a propriedade Duke’s Clumber Park, onde posteriormente adquiriram o nome da raça. Baseado em pinturas daquela época, os Clumbers não mudaram muito nos dois séculos seguintes: os cães ainda têm um temperamento um tanto reservado, bem como uma aparência sensível, em vez de vistosa. O Basset Hound e um cão conhecido como spaniel alpino provavelmente figuram em sua genealogia.
O interesse pela raça continuou ao longo do século 19, e os Clumbers foram exibidos em uma exposição de cães em 1859. Os Clumber Spaniels também se tornaram populares entre a aristocracia britânica. Os fãs reais da raça incluíam o príncipe Albert e Edward VII.
Temperamento e personalidade do Clumber Spaniel
De acordo com o padrão da raça, o Clumber Spaniel é leal e carinhoso com sua família. Ele pode ser reservado com estranhos, mas geralmente nunca é agressivo ou tímido. Boas palavras para descrevê-lo incluem estável, confiável, gentil e digno – mas não deixe seu comportamento digno enganar você. O Clumber é altamente inteligente, determinado a conseguir o que quer e mais ágil do que parece. Durante sua infância, que normalmente dura até os três ou quatro anos de idade, ele pode ser um cão selvagem que destrói seus móveis em alta velocidade e se mete em muitos problemas. (Para alguns, a parte de entrar em apuros nunca termina.) No lado positivo, o Clumber também tende a permanecer jovem de coração até seus últimos anos.
Se forem criados juntos, Clumbers e crianças podem se tornar amigos rapidamente. Se você ainda não tem filhos, certifique-se de que seu Clumber conheça os filhos de seus amigos com frequência e desde cedo, para que ele se acostume a gritos altos e movimentos rápidos. O Clumber também se dá bem com outros cães e é amigável com gatos, furões e outros pequenos animais de estimação – desde que esteja familiarizado com eles. Devido à sua natureza esportiva, ele considera animais peludos ou emplumados que vivem ao ar livre como uma presa.
Em uma caminhada, o Clumber segue em um ritmo lento e constante. Ele não tem os altos níveis de energia de muitas outras raças de recuperação e apontamento, mas ele tem uma capacidade semelhante a um tanque de arar qualquer tipo de arbusto que esteja em seu caminho. Além disso, ele possui resistência infinita, então ele é um ótimo companheiro de caminhada e caça, que pega rapidamente e aproveita de uma água. Para ficar em forma e sem problemas, ele precisa de caminhadas de 20 a 30 minutos duas vezes ao dia. Se você tem um quintal cercado, não pense que ele vai se exercitar. Como todos nós, o Clumber precisa da motivação de um amigo para se levantar e sair.
O Clumber é um pensador independente, então ele pode ser teimoso. Treinar seu Clumber requer paciência e a capacidade de convencê-lo de que fazer o que você quer, na verdade, só depende dele. Ele é um bom solucionador de problemas, a questão é que o problema que ele costuma resolver envolve fazer algo proibido. Qualquer cão, não importa o quão bom seja, pode desenvolver níveis desagradáveis de latido – e o Clumber não é exceção. Alguns Clumbers são naturalmente quietos, outros latem para tudo e alguns caem em algum lugar no meio. Se você mora com, digamos, um terrier, espere que seu Clumber aprenda a latir muito.
Comece a treinar seu filhote no dia em que o trouxer para casa. Mesmo com oito semanas de idade, ele é capaz de absorver tudo o que você pode ensinar a ele. Não espere até que ele tenha 6 meses para começar a treinar ou você terá um cão mais teimoso para lidar. Se possível, coloque-o no treinamento quando ele tiver 10 a 12 semanas de idade e socialize, socialize, socialize. No entanto, esteja ciente de que muitas aulas de treinamento de filhotes exigem que certas vacinas (como tosse do canina) estejam atualizadas, e muitos veterinários recomendam exposição limitada a outros cães e locais públicos até que as vacinas para filhotes (incluindo raiva, cinomose e parvovirose) tenham sido concluídas. Em vez de treinamento em escolas, você pode começar a treinar seu filhote em casa e socializá-lo entre familiares e amigos até que as vacinas do filhote sejam concluídas.
O que você precisa saber sobre a saúde do Clumber Spaniel
Clumber Spaniels são geralmente saudáveis, mas são suscetíveis a algumas condições, incluindo problemas oculares como entrópio e ectrópio, ceratoconjuntivite seca ou olho seco e catarata. Clumbers também podem ser propensos a displasia do quadril e uma condição hereditária chamada deficiência de piruvato desidrogenase fosfatase 1, que pode levar à intolerância ao exercício, bem como problemas cardíacos e pulmonares.
Nem todas essas condições são detectáveis em um filhote em crescimento, e é impossível prever se um animal estará livre dessas doenças, e é por isso que você deve encontrar um criador respeitável que esteja comprometido em criar os animais mais saudáveis possíveis. Eles devem ser capazes de produzir uma certificação independente de que os pais do cão (e avós, etc.) foram rastreados para defeitos comuns e considerados saudáveis para reprodução. É aí que entram os registros de saúde.
Criadores cuidadosos selecionam seus cães reprodutores para doenças genéticas e criam apenas os espécimes mais saudáveis e bonitos, mas às vezes a Mãe Natureza tem outras ideias e um filhote desenvolve uma dessas doenças apesar das boas práticas de criação. Os avanços na medicina veterinária significam que, na maioria dos casos, os cães ainda podem viver uma vida boa. Se você está adquirindo um filhote, pergunte ao criador sobre as idades dos cães em suas linhas e do que eles morreram. Clumbers adoram comer coisas, então não é incomum que eles desenvolvam gastroenterite (intestino de lixo) ou precisem de cirurgia para remover objetos aleatórios do intestino, como toalhas de mão e brinquedos.
Lembre-se de que depois de levar um novo filhote para sua casa, você tem o poder de protegê-lo de um dos problemas de saúde mais comuns: a obesidade. Clumber Spaniels ganham peso facilmente, por isso é importante prestar atenção ao tamanho da porção de alimento que terá que dar ao seu amiguinho. Manter essa raça com um peso adequado é uma das maneiras mais fáceis de prolongar sua vida. Aproveite ao máximo suas habilidades preventivas para ajudar a garantir um cão mais saudável por toda a vida.
Os cuidados com a pelagem do Clumber Spaniels
A pelagem branca e emplumada do Clumber requer uma quantidade moderada de cuidados: se você quiser que ele fique bonito, dê banho nele uma vez por mês e escove ou penteie sua pelagem por 10 a 15 minutos, até três vezes por semana, para evitar emaranhados e remover pêlos mortos. Você também deve aparar suas patas, orelhas e franjas.
Os pêlos caem a uma taxa moderada a pesada durante todo o ano, então compre um bom aspirador de pó, a escovação regular também reduzirá a quantidade de pêlos flutuando pela casa.
O resto é cuidado de rotina: apare as unhas a cada poucas semanas e mantenha as orelhas limpas e secas para evitar infecções. Você também deve escovar os dentes com frequência para uma boa saúde geral e hálito fresco.
Encontrando um Clumber Spaniels
Se você quer ir com um criador ou buscar seu cão em um abrigo ou resgate, aqui estão algumas coisas a serem lembradas.
Escolhendo um criador de Clumber Spaniels
Encontrar um bom criador é a chave para encontrar o cachorro certo. Um bom criador irá combiná-lo com o filhote certo e, sem dúvida, terá feito todas as certificações de saúde necessárias para detectar problemas de saúde o máximo possível. Ele ou ela está mais interessado em colocar os filhotes nas casas certas do que em ganhar muito dinheiro.
Muitos criadores respeitáveis têm sites, então como você pode dizer quem é bom e quem não é? Os sinais vermelhos incluem filhotes sempre disponíveis, várias ninhadas nas instalações, a escolha de qualquer filhote e a capacidade de pagar on-line com cartão de crédito. Essas coisas são convenientes, mas quase nunca são associadas a criadores respeitáveis.
Você também deve ter em mente que comprar um filhote de cachorro de sites que oferecem o envio de seu cão para você imediatamente pode ser um empreendimento arriscado, pois não deixa nenhum recurso se o que você recebe não é exatamente o que você esperava. Faça o mesmo esforço para pesquisar seu filhote quanto para escolher um carro novo. Vai poupar dinheiro a longo prazo.
Se você está planejando obter seu novo melhor amigo de um criador, uma loja de animais ou outra fonte, não se esqueça de saber se o criador é confiável. Criadores de má reputação e instalações que lidam com “fábricas de filhotes” podem ser difíceis de distinguir de operações confiáveis. Não há uma maneira 100% de garantir que você nunca comprará um filhote doente, mas pesquisando a raça (para que você saiba o que esperar), verificando a instalação (para identificar condições insalubres ou animais doentes) e fazendo as perguntas certas pode reduzir as chances de entrar em uma situação desastrosa. E não se esqueça de perguntar ao seu veterinário, que muitas vezes pode encaminhá-lo para um criador respeitável, organização de resgate de raças ou outra fonte confiável de filhotes saudáveis.
O custo de um filhote de Clumber Spaniels varia de acordo com a localidade do criador, se o filhote é macho ou fêmea, quais títulos seus pais têm e se ele é mais adequado para exposição ou para um lar como animal de estimação. O filhote que você compra deve ter sido criado em um ambiente doméstico limpo, de pais com certificação de saúde e, idealmente, certificado de pedigree para provar que são bons exemplares da raça. Os filhotes devem ser testados quanto ao temperamento, examinados, vermifugados e socializados para dar-lhes um início de vida saudável e confiante.
Antes de decidir comprar um filhote, considere se um Clumber Spaniels adulto pode atender melhor às suas necessidades e estilo de vida. Os filhotes são mais divertidos, mas exigem muito tempo e esforço antes de crescerem para se tornarem o cão dos seus sonhos. Um adulto já pode ter algum treinamento e provavelmente será menos ativo, destrutivo e exigente do que um filhote. Com um adulto, você sabe mais sobre o que está recebendo em termos de personalidade e saúde e pode encontrar adultos através de criadores ou abrigos. Se você estiver interessado em adquirir um cão mais velho por meio de criadores, pergunte a eles sobre a compra de um cão de exposição aposentado ou se eles conhecem um cão adulto que precisa de um novo lar. Se você deseja adotar um cachorro, leia os conselhos abaixo sobre como fazer isso.
Adotando um Clumber Spaniels de abrigo ou resgate
Há ótimas opções disponíveis se você quiser adotar um cão de um abrigo de animais ou organização de resgate de raça. Aqui está como começar.
1. Use a Web
A mídia social é uma ótima maneira de encontrar um cachorro. Poste na sua página do Facebook que você está procurando por uma raça específica para que toda a sua comunidade possa ser seus olhos e ouvidos. Ou use o Marketplace do Facebook.
2. Encontre os especialistas locais
Comece a conversar com todos os profissionais perto de você sobre o seu desejo de um Clumber Spaniels. Isso inclui veterinários, passeadores de cachorro e petshops. Quando alguém tem que tomar a difícil decisão de desistir de um cachorro, essa pessoa frequentemente perguntará à sua própria rede confiável para recomendações.
3. Perguntas que devem ser feitas
Agora você conhece mais sobre o assunto para poder discutir com um criador, também há perguntas que você deve discutir com o pessoal do abrigo ou voluntários de resgate antes de trazer para casa um filhote. Essas incluem:
Qual é o nível de energia dele?
Como ele se comporta com outros animais?
Como ele responde aos trabalhadores de abrigo, visitantes e crianças?
Como é a sua personalidade?
Qual a idade dele?
Ele é comportado?
Ele já mordeu ou machucou alguém que conhece?
Existem problemas de saúde conhecidos?
Onde quer que você adquira seu Clumber Spaniels, certifique-se de ter um bom contrato com o vendedor, abrigo ou grupo de resgate que coloque as responsabilidades em ambos os lados.
Filhote ou adulto, uma compra do criador ou um resgate, leve o seu Clumber Spaniels ao seu veterinário logo após a compra ou adoção. Seu veterinário será capaz de identificar problemas e trabalhará com você para configurar um regime preventivo que o ajudará a evitar muitos problemas de saúde.