Pular para o conteúdo

Saiba tudo sobre a raça Chinook

  1. Altura 55 a 66 cm.
  2. Peso
  3. Expectativa de vida 30 a 38 anos.
  4. Aceita outros cães
    Tendência de gostar ou de tolerar outros cães.
    Nota 3
  5. Adaptabilidade
    Facilidade que um cachorro tem para lidar com mudanças.
    Nota 5
  6. Afetividade
    Amabilidade e/ou simpatia demonstrada pelo cachorro.
    Nota 5
  7. Amável com crianças
    Cães que tendem a ser mais tolerantes com o comportamento infantil, mais brincalhões e descontraídos com crianças.
    Nota 5
  8. Convive com gatos
    Tendência a tolerar gatos e ter menor impulso de caça.
    Nota 3
  9. Cão de guarda
    Raça que pode alertar sobre a presença de estranhos.
    Nota 2
  10. Exige cuidados
    Quantidade de banhos, escovações e até mesmo cuidados profissionais necessários.
    Nota 3
  11. Inteligência
    A capacidade de raciocínio e resolução de problemas de um cão, por si mesmo (sem treinamento).
    Nota 5
  12. Latidos
    Nível de vocalização da raça.
    Nota 3
  13. Ludicidade
    O quanto o cão é brincalhão, vívido e alegre.
    Nota 4
  14. Necessidades sociais
    Necessidade de interação com humanos e/ou outros animais de estimação.
    Nota 4
  15. Para apartamento
    Características como tendência de fazer barulho e tamanho do cachorro.
    Nota 3
  16. Precisa de exercícios
    Quanta atividade física diária o cão necessita
    Nota 5
  17. Problemas de saúde
    Quantidade de problemas de saúde comuns na raça.
    Nota 3
  18. Queda de pelos
    Frequência e quantidade de pelos que caem do cão.
    Nota 3
  19. Territorialidade
    Tendência do cão de proteger seu espaço, casa, quintal ou mesmo o carro.
    Nota 1
  20. Tolera estranhos
    Tendência de ser receptivo com pessoas desconhecidas.
    Nota 3
  21. Treinabilidade
    Facilidade em aprender e experimentar coisas novas
    Nota 5

O Chinook foi originalmente criado para ser um cão de trenó e, embora ele ainda se destaque em mushing, ele é um cão de família igualmente bom. Ele também é atraente: o Chinook se destaca por sua pelagem dupla grossa e marrom, olhos escuros, orelhas em pé ou caídas e uma cauda em forma de sabre.

Apresentação da raça Chinook

Esta raça rara de cão de trenó começou quando o musher (praticante de mushing) Arthur Treadwell Walden de Wonalancet, New Hampshire, cruzou um cão de fazenda de herança desconhecida com um husky “do norte”, produzindo uma ninhada de filhotes com pelagem marrom. Um dos filhotes, chamado Chinook, cresceu para ser pai de uma raça de cães que não só tinha suas características físicas, mas também sua disposição gentil. De fato, o calmo e digno Chinook esbanja muito carinho em cada membro da família, mas ele é mais conhecido por seu amor pelas crianças.

Com sua herança de um cão de trenó trabalhador, o Chinook é inteligente e fácil de treinar se você usar técnicas de reforço positivo, como elogios, brincadeiras e recompensas alimentares. Se você leva um estilo de vida ativo e ao ar livre, este é o cão certo para você. Chinooks são ótimos companheiros para caminhantes e mochileiros, e eles prosperam em esportes caninos, incluindo trenós e skijoring. Eles também têm um bom desempenho em agilidade, pastoreio, obediência e rally.

Apesar de todos os seus pontos positivos, o Chinook vem com algumas ressalvas: ele exige níveis intensos de exercício diário, e sua alta inteligência pode trabalhar contra você – um Chinook entediado pode ser incrivelmente destrutivo quando deixado à sua própria sorte.

Curiosidades

  • Em Inuit, Chinook significa “ventos quentes de inverno”.
  • O Chinook é uma raça incomum, então espere até um ano para que um filhote fique disponível.
  • Um Chinook pode ter orelhas caídas ou eretas, e você não saberá qual tipo ele terá até os quatro a seis meses de idade.
  • Seu tamanho robusto pode afastar um intruso, mas o Chinook não é uma raça guardiã.

A história do Chinook

O Chinook é uma entre um número crescente de raças que afirmam ser “made in America”. Esses cães poderosos e amigáveis foram criados pelo musher Arthur Treadwell Walden, que começou com alguns cães de trenó da Husky da Groenlândia e um cão de fazenda do tipo mastim. (Os pastores alemães e os pastores belgas também podem ter desempenhado um papel.) Walden foi encarregado de montar a equipe de 16 Chinooks usada para transportar suprimentos para a jornada do almirante Richard Byrd para a Antártida em 1927. O cão original de Walden, chamado Chinook, fazia parte do esta equipe ilustre.

Após a expedição, Walden vendeu seu canil para Milt Seeley, Julia Lombard e Perry e Honey Greene, mas os números da raça começaram a diminuir. Em 1965, o Guinness Book of World Records declarou o Chinook a raça de cão mais rara do mundo. Quando Neil e Marra Wollpert tentaram encontrar um Chinook em 1981, eles descobriram que havia apenas 11 cães que poderiam ser criados, então eles trabalharam com sucesso para preservar os cães e reconstruir a população.

Em uma tentativa de salvar ainda mais a raça, a Chinook Owners Association, em conjunto com o United Kennel Club, instituiu um programa de cruzamento. A intenção era adicionar diversidade genética do Chinook. Hoje, os Chinooks ainda são incomuns – apenas 638 foram registrados no American Kennel Club’s Foundation Stock Service em 2009. Mas a raça, que foi nomeada o cão do estado de New Hampshire, parece ter um futuro.

Temperamento e personalidade do Chinook

O Chinook tem o temperamento gentil e amigável de seus ancestrais da raça do norte – juntamente com algumas reviravoltas especiais próprias. Ou seja, ele é menos propenso a vagar do que a maioria dos cães nórdicos (embora ainda precise de um quintal cercado) e é mais reservado com estranhos. Ambas as características podem ser remanescentes de sua ascendência de cão pastor e mastim.

Chinooks têm a reputação de serem bons com crianças, assim como com outros animais. Um Chinook que cresce com crianças vai amá-los e ser um ótimo companheiro de brincadeiras, se o seu Chinook começar a conviver já adulto com crianças, ele pode precisar de um pouco de tempo para se ajustar ao comportamento às vezes barulhento e excessivamente zeloso. Apesar de seu tamanho grande, não compre um Chinook se estiver procurando por um cão de guarda. O Chinook não é agressivo com as pessoas. Na verdade, ele pode nem alertá-lo se alguém estiver por perto! Isso não quer dizer que o Chinook seja quieto. Ele não é muito de ladrar, mas comunicará emoção com gemidos e sons de woo-woo, que você pode achar cativante ou irritante.

O Chinook é um cão de trenó versátil que adora atividades intensas, incluindo caminhadas, corridas, mochilas ou ciclismo. Você pode até ensiná-lo a puxá-lo em esquis ou trenós. Ele se destaca em esportes caninos como agilidade e rally, e tem potencial para ser um excelente cão de terapia em lares de idosos e hospitais infantis.

Um bom programa de exercícios para o Chinook: uma caminhada ou corrida diária, juntamente com oportunidades regulares de passear sem coleira em uma área segura. Dito isto, o Chinook tem seus limites: jogos de busca sem fim não são sua praia, e ele pode não gostar de brincar na água. Você também deve ter em mente que, como a maioria das raças do norte, os Chinooks adoram cavar no quintal.

O Chinook é um cão inteligente que aceita bem o treinamento consistente e de reforço positivo. Comece a treinar seu filhote no dia em que o trouxer para casa. Mesmo com oito semanas de idade, ele é capaz de absorver tudo o que você pode ensinar a ele. Não espere até que ele tenha 6 meses para começar a treinar ou você terá um cão mais teimoso para lidar. Se possível, coloque-o no treinamento quando ele tiver 10 a 12 semanas de idade e socialize, socialize, socialize. No entanto, esteja ciente de que muitas aulas de treinamento de filhotes exigem que certas vacinas (como tosse do canina) estejam atualizadas, e muitos veterinários recomendam exposição limitada a outros cães e locais públicos até que as vacinas para filhotes (incluindo raiva, cinomose e parvovirose) tenham sido concluídas. Em vez de treinamento em escolas, você pode começar a treinar seu filhote em casa e socializá-lo entre familiares e amigos até que as vacinas do filhote sejam concluídas.

O que você precisa saber sobre a saúde do Chinook

Chinooks estão predispostos a algumas condições de saúde, incluindo displasia do quadril, epilepsia e problemas oculares, como catarata.

Um bom criador pode enviar avaliações opcionais de coração, tireóide, cotovelo e patela (joelho), bem como diagnósticos veterinários assinados sobre criptorquidia, nanismo, alergias e epilepsia ou convulsões. Atualmente, não há testes de triagem para distúrbios convulsivos, mas um bom criador informará sobre a ocorrência da condição em suas linhagens.

Criadores cuidadosos examinam seus cães em busca de doenças genéticas e apenas reproduzem os espécimes mais bonitos, mas às vezes a Mãe Natureza tem outras ideias e um filhote pode desenvolver uma dessas doenças. Na maioria dos casos, ele ainda pode viver bem, graças aos avanços da medicina veterinária. E lembre-se que você tem o poder de proteger seu Chinook de um dos problemas de saúde mais comuns: a obesidade. Mantê-lo com um peso adequado é uma maneira simples de prolongar a vida do seu Chinook.

Os cuidados com a pelagem do Chinook

O Chinook tem uma pelagem dupla espessa e fácil de cuidar que cai levemente todos os dias. Para remover os pelos mortos e distribuir a oleosidade da pele, escove a pelagem uma ou duas vezes por semana. Banhos raramente são necessários. Duas vezes por ano, o Chinook passa por uma perda de pêlos mais severo. O processo dura cerca de três semanas, e você vai precisar escovar seu Chinook com mais frequência durante esse período para manter o pêlo solto sob controle.

O resto são cuidados básicos. Apare as unhas conforme necessário, geralmente a cada poucas semanas. Escove os dentes com frequência para uma boa saúde geral e um hálito fresco.

Encontrando um Chinook

Se você quer ir com um criador ou buscar seu cão em um abrigo ou resgate, aqui estão algumas coisas a serem lembradas.

Escolhendo um criador de Chinook

Encontrar um bom criador é a chave para encontrar o cachorro certo. Um bom criador irá combiná-lo com o filhote certo e, sem dúvida, terá feito todas as certificações de saúde necessárias para detectar problemas de saúde o máximo possível. Ele ou ela está mais interessado em colocar os filhotes nas casas certas do que em ganhar muito dinheiro.

Bons criadores receberão suas perguntas sobre temperamento, saúde e como os cães são no convívio e perguntarão para você sobre o que está procurando em um cão e que tipo de vida você pode proporcionar a ele. Um bom criador pode lhe contar sobre a história da raça, explicar por que um filhote é considerado bom para animal de estimação e outro não, e discutir quais problemas de saúde afetam a raça e as medidas que ele toma para evitar esses problemas. Um criador deve querer ser um recurso para você durante toda a vida do seu cão.

Muitos criadores respeitáveis têm sites, então como você pode dizer quem é bom e quem não é? Os sinais vermelhos incluem filhotes sempre disponíveis, várias ninhadas nas instalações, a escolha de qualquer filhote e a capacidade de pagar on-line com cartão de crédito. Essas coisas são convenientes, mas quase nunca são associadas a criadores respeitáveis.

Você também deve ter em mente que comprar um filhote de cachorro de sites que oferecem o envio de seu cão para você imediatamente pode ser um empreendimento arriscado, pois não deixa nenhum recurso se o que você recebe não é exatamente o que você esperava. Faça o mesmo esforço para pesquisar seu filhote quanto para escolher um carro novo. Vai poupar dinheiro a longo prazo.

Se você está planejando obter seu novo melhor amigo de um criador, uma loja de animais ou outra fonte, não se esqueça de saber se o criador é confiável. Criadores de má reputação e instalações que lidam com “fábricas de filhotes” podem ser difíceis de distinguir de operações confiáveis. Não há uma maneira 100% de garantir que você nunca comprará um filhote doente, mas pesquisando a raça (para que você saiba o que esperar), verificando a instalação (para identificar condições insalubres ou animais doentes) e fazendo as perguntas certas pode reduzir as chances de entrar em uma situação desastrosa. E não se esqueça de perguntar ao seu veterinário, que muitas vezes pode encaminhá-lo para um criador respeitável, organização de resgate de raças ou outra fonte confiável de filhotes saudáveis.

O custo de um filhote de Chinook varia de acordo com a localidade do criador, se o filhote é macho ou fêmea, quais títulos seus pais têm e se ele é mais adequado para exposição ou para um lar como animal de estimação. O filhote que você compra deve ter sido criado em um ambiente doméstico limpo, de pais com certificação de saúde e, idealmente, certificado de pedigree para provar que são bons exemplares da raça. Os filhotes devem ser testados quanto ao temperamento, examinados, vermifugados e socializados para dar-lhes um início de vida saudável e confiante.

Antes de decidir comprar um filhote, considere se um Chinook adulto pode atender melhor às suas necessidades e estilo de vida. Os filhotes são mais divertidos, mas exigem muito tempo e esforço antes de crescerem para se tornarem o cão dos seus sonhos. Um adulto já pode ter algum treinamento e provavelmente será menos ativo, destrutivo e exigente do que um filhote. Com um adulto, você sabe mais sobre o que está recebendo em termos de personalidade e saúde e pode encontrar adultos através de criadores ou abrigos. Se você estiver interessado em adquirir um cão mais velho por meio de criadores, pergunte a eles sobre a compra de um cão de exposição aposentado ou se eles conhecem um cão adulto que precisa de um novo lar. Se você deseja adotar um cachorro, leia os conselhos abaixo sobre como fazer isso.

Adotando um Chinook de abrigo ou resgate

Há ótimas opções disponíveis se você quiser adotar um cão de um abrigo de animais ou organização de resgate de raça. Aqui está como começar.

1. Use a Web

A mídia social é uma ótima maneira de encontrar um cachorro. Poste na sua página do Facebook que você está procurando por uma raça específica para que toda a sua comunidade possa ser seus olhos e ouvidos. Ou use o Marketplace do Facebook.

2. Encontre os especialistas locais

Comece a conversar com todos os profissionais perto de você sobre o seu desejo de um Chinook. Isso inclui veterinários, passeadores de cachorro e petshops. Quando alguém tem que tomar a difícil decisão de desistir de um cachorro, essa pessoa frequentemente perguntará à sua própria rede confiável para recomendações.

3. Perguntas que devem ser feitas

Agora você conhece mais sobre o assunto para poder discutir com um criador, também há perguntas que você deve discutir com o pessoal do abrigo ou voluntários de resgate antes de trazer para casa um filhote. Essas incluem:

Qual é o nível de energia dele?

Como ele se comporta com outros animais?

Como ele responde aos trabalhadores de abrigo, visitantes e crianças?

Como é a sua personalidade?

Qual a idade dele?

Ele é comportado?

Ele já mordeu ou machucou alguém que conhece?

Existem problemas de saúde conhecidos?

Onde quer que você adquira seu Chinook, certifique-se de ter um bom contrato com o vendedor, abrigo ou grupo de resgate que coloque as responsabilidades em ambos os lados.

Filhote ou adulto, uma compra do criador ou um resgate, leve o seu Chinook ao seu veterinário logo após a compra ou adoção. Seu veterinário será capaz de identificar problemas e trabalhará com você para configurar um regime preventivo que o ajudará a evitar muitos problemas de saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *