Pular para o conteúdo

Saiba tudo sobre a raça Shar-Pei Chinês

  1. Altura 45 a 50 cm.
  2. Peso
  3. Expectativa de vida 25 anos.
  4. Aceita outros cães
    Tendência de gostar ou de tolerar outros cães.
    Nota 2
  5. Adaptabilidade
    Facilidade que um cachorro tem para lidar com mudanças.
    Nota 3
  6. Afetividade
    Amabilidade e/ou simpatia demonstrada pelo cachorro.
    Nota 5
  7. Amável com crianças
    Cães que tendem a ser mais tolerantes com o comportamento infantil, mais brincalhões e descontraídos com crianças.
    Nota 1
  8. Convive com gatos
    Tendência a tolerar gatos e ter menor impulso de caça.
    Nota 3
  9. Cão de guarda
    Raça que pode alertar sobre a presença de estranhos.
    Nota 3
  10. Exige cuidados
    Quantidade de banhos, escovações e até mesmo cuidados profissionais necessários.
    Nota 3
  11. Inteligência
    A capacidade de raciocínio e resolução de problemas de um cão, por si mesmo (sem treinamento).
    Nota 5
  12. Latidos
    Nível de vocalização da raça.
    Nota 1
  13. Ludicidade
    O quanto o cão é brincalhão, vívido e alegre.
    Nota 3
  14. Necessidades sociais
    Necessidade de interação com humanos e/ou outros animais de estimação.
    Nota 3
  15. Para apartamento
    Características como tendência de fazer barulho e tamanho do cachorro.
    Nota 4
  16. Precisa de exercícios
    Quanta atividade física diária o cão necessita
    Nota 2
  17. Problemas de saúde
    Quantidade de problemas de saúde comuns na raça.
    Nota 5
  18. Queda de pelos
    Frequência e quantidade de pelos que caem do cão.
    Nota 2
  19. Territorialidade
    Tendência do cão de proteger seu espaço, casa, quintal ou mesmo o carro.
    Nota 3
  20. Tolera estranhos
    Tendência de ser receptivo com pessoas desconhecidas.
    Nota 1
  21. Treinabilidade
    Facilidade em aprender e experimentar coisas novas
    Nota 3

O quieto e confiante Shar-Pei Chinês é inteligente, teimoso e dedicado à sua família. Ele precisa de um dono experiente e assertivo que possa treiná-lo sem deixá-lo entediado. Este cão de guarda poderoso pode ser treinado fácil e cedo, e só late quando se preocupa ou brinca.

Apresentação da raça Shar-Pei Chinês

O Shar-Pei se destaca por seu rosto e corpo enrugados, que lhe dão a aparência de usar um terno mal ajustado, e sua língua e boca preto-azulada, compartilhada apenas por seu compatriota Chow Chow. Ele provavelmente foi desenvolvido no sul da China, onde era usado para guardar propriedades e caçar. Alguns Shar-Pei eram cães de briga. O Shar-Pei é um cão de tamanho médio, pesando de 25 a 30 quilos. Ele tem um focinho largo e cheio que é descrito como semelhante ao de um hipopótamo, pequenas orelhas triangulares que ficam planas e uma pelagem áspera que parece uma lixa.

Existem poucos animais mais fofos do que um filhote de Shar-Pei, mas essa fofura desmente a natureza orgulhosa e independente da raça. O Shar-Pei é um cão de um dono só, embora estenda sua proteção a toda a família, incluindo outros animais de estimação. Altamente territorial, ele desconfia de estranhos e pode ser agressivo com cães que não conhece. Qualquer um que não tenha sido aprovado pelo dono do Shar-Pei será advertido com um rosnado profundo e talvez algo um pouco mais físico se não entender a dica.

Com muita frequência, os Shar-Pei Chineses têm a reputação de serem agressivos com as pessoas, o que não é aceitável. A socialização precoce e frequente é essencial para ajudá-los a desenvolver a confiança e a discriminação de que precisam para reconhecer o que é uma ameaça e o que é normal. Compre um Shar-Pei apenas de um criador que cria filhotes em casa e os expôs a muitas pessoas, sons e experiências diferentes antes de irem para suas novas casas.

Quando ele vem de tal origem e continua a ser socializado depois de ir para sua nova casa, um Shar-Pei pode ser um bom cão de família, idealmente com crianças mais velhas que entendem como tratá-lo com respeito. Lembre-se também de que as crianças podem ficar desapontadas com a completa falta de interesse do Shar-Pei em abraçar ou ser abraçado.

O Shar-Pei Chinês tem um nível de atividade baixo a moderado e pode viver feliz em qualquer casa, incluindo um apartamento ou condomínio. Uma caminhada diária de 20 minutos satisfará suas necessidades de exercício.

Este cão inteligente, mas às vezes teimoso, pode ser um desafio para treinar. Ele responde bem ao treinamento com técnicas de reforço positivo, como brincadeiras, elogios e recompensas de comida, mas também gosta de fazer as coisas do seu jeito. Para ter sucesso, você deve ser paciente e estar disposto a tentar muitos métodos diferentes para ver o que funciona. Encontre um treinador que tenha uma vasta bagagem de truques e seja experiente com raças Spitz. Mantenha as sessões de treinamento curtas e divertidas para que o Shar-Pei Chinês não fique entediado.

Por último, mas não menos importante, o Shar-Pei Chinês precisa morar na casa. Será infeliz o Shar-Pei Chinês que for criado no quintal com pouca ou nenhuma companhia humana.

Curiosidades

  • O nome Shar-Pei significa “pele de areia”, mas traduzido mais como “casaco parecido com papel de areia”. Nenhuma outra raça compartilha a pelagem curta e áspera do Shar-Pei.
  • Um Shar-Pei é uma má escolha para um dono de cachorro iniciante.
  • Um shar-pei aceita treinamentos mais cedo do que a maioria das raças por causa de sua limpeza natural e facilidade de treinamento.
  • O Shar-Pei gosta e se sai bem em obediência, agilidade, pastoreio e rastreamento. Ele prefere estar com pessoas do que com outros cães.
  • Essas famosas rugas precisam ser cuidadas com cuidado para evitar infecções de pele. Eles devem ser limpos com um pano úmido e depois bem secos para evitar infecções.
  • Como outras raças de cara chata, o Shar-Pei pode superaquecer facilmente.

A história de Shar-Pei

Cães como a raça Shar-Pei existem no sul da China há séculos, talvez desde a dinastia Han, por volta de 200 a.C. Estatuária desse período mostrando um cão semelhante ao Shar-Pei foi encontrada por arqueólogos. Evidências posteriores incluem um documento do século 13 que se refere a um cão enrugado.

Os primeiros Shar-Pei eram cães de fazenda e de trabalho versáteis. Eles guardavam propriedades e gado, caçavam e pastoreavam rebanhos. O Shar-Pei também era um guardião doméstico de outra maneira. Sua língua arroxeada, compartilhada com apenas uma outra raça, o Chow Chow, e sua pele enrugada foram pensadas para espantar os maus espíritos. Além de serem cães de trabalho, os Shar-Pei também eram cães de luta populares. A pele solta e a pelagem áspera tornavam difícil para o outro cão agarrá-los.

A vida sempre foi dura na China, mas para os Shar-Pei tornou-se francamente perigosa após a tomada do poder pelos comunistas no início do século XX. Na República Popular da China, os cães eram um símbolo de um passado decadente e foram praticamente eliminados na década de 1950. Apenas alguns permaneceram em áreas rurais, assim como em Hong Kong (ainda sob domínio britânico na época) e Taiwan, além de alguns que haviam sido exportados para os Estados Unidos em 1966.

Em 1973, um criador de Hong Kong chamado Matgo Law apelou para criadores de cães ocidentais para ajudá-lo a salvar a raça, que estava em vias de extinção. Os cães enrugados incomuns despertaram um interesse entusiástico dos americanos e rapidamente se tornaram “o” cão a ter. Os Shar-Pei foram totalmente reconhecidos pelo American Kennel Club em 1992. Após essa primeira explosão de popularidade, eles alcançaram um nível moderado de interesse.

Temperamento e personalidade do Shar-Pei

O Shar-Pei é um pouco esnobe. Ele é naturalmente reservado com pessoas que não conhece e permanece distante quando são apresentados. A socialização extensiva desde cedo é necessária para evitar que ele se torne muito territorial ou agressivo. Apenas os membros da família recebem a devoção avassaladora deste cão independente, alerta e inteligente que observa o mundo passar de forma calma e digna.

Um Shar-Pei fica quieto na casa. Ele é um cão de guarda notavelmente bom e raramente late, a menos que necessite. Se você o ouvir, cabe a você ir ver o que chamou a atenção dele. Uma caminhada curta e rápida satisfaz suas necessidades de exercício.

Este é um cão forte e confiante que aprende rapidamente, por isso não adie o treinamento. O Shar-Pei é independente e forte. Seja firme, mas nunca severo ou violento com ele. Ensine-o desde cedo a aceitar procedimentos de higiene, como corte de unhas, limpeza de ouvidos e escovação de dentes. Você nunca quer que seu Shar-Pei saiba que ele pode intimidá-lo fisicamente para interromper esses procedimentos.

Como a maioria dos cães, os Shar-Pei não gostam de tocar nas patas e não gostam de cortar as unhas. Isso se aplica a outros procedimentos também.

O Shar-Pei é um cão de guarda que caçou e lutou contra outros cães. A maioria dos Shar-Pei não se importa com a companhia de outros cães e são facilmente despertados para a agressão. Um quintal cercado com segurança o impedirá de se envolver em conflitos com outros cães ou de tentar expandir seu território para incluir todo o quarteirão.

Comece a treinar seu filhote no dia em que o trouxer para casa. Mesmo com oito semanas de idade, ele é capaz de absorver tudo o que você pode ensinar a ele. Não espere até que ele tenha 6 meses para começar a treinar ou você terá um cão mais teimoso para lidar. Se possível, coloque-o no treinamento quando ele tiver 10 a 12 semanas de idade e socialize, socialize, socialize. No entanto, esteja ciente de que muitas aulas de treinamento de filhotes exigem que certas vacinas (como tosse do canina) estejam atualizadas, e muitos veterinários recomendam exposição limitada a outros cães e locais públicos até que as vacinas para filhotes (incluindo raiva, cinomose e parvovirose) tenham sido concluídas. Em vez de treinamento em escolas, você pode começar a treinar seu filhote em casa e socializá-lo entre familiares e amigos até que as vacinas do filhote sejam concluídas.

Converse com o criador, descreva exatamente o que você procura em um cachorro e peça ajuda para selecionar um filhote. Os criadores vêem os filhotes diariamente e podem fazer recomendações incrivelmente precisas, uma vez que conhecem seu estilo de vida e personalidade. O que quer que você queira de um Crista Chinês, procure um cujos pais tenham personalidades agradáveis e que tenham sido bem socializados desde filhote.

O que você precisa saber sobre a saúde de Shar-Pei

Todos os cães têm o potencial de desenvolver problemas genéticos de saúde, assim como todas as pessoas têm o potencial de herdar uma determinada doença. Fuja de qualquer criador que não ofereça garantia de saúde dos filhotes, que lhe diga que a raça é 100 por cento saudável e não tem problemas conhecidos, ou que lhe diga que seus filhotes estão isolados da parte principal da casa por motivos de saúde. Um criador respeitável será honesto e aberto sobre problemas de saúde na raça e a incidência com que ocorrem em suas linhagens.

O Shar-Pei tem muitos problemas de saúde, e os proprietários de Shar-Pei podem desenvolver um relacionamento próximo com seu veterinário. As preocupações incluem displasia de quadril e cotovelo, luxação patelar, hipotireoidismo, problemas oculares como entrópio, displasia e glaucoma da retina, alergias e infecções das dobras cutâneas.

Um problema singular é uma doença chamada febre de Shar-Pei, uma condição na qual o cão experimenta febres periódicas e suas articulações do jarrete ficam inchadas. Os sinais de acompanhamento podem incluir letargia, vômitos, diarreia e respiração superficial. A temperatura corporal do cão pode subir para 41º C (a faixa superior do normal para a temperatura de um cão é de 37,5 a 39º C). Um dos tratamentos possíveis pode ser caro, mas pelo menos um fabricante do medicamento permite que proprietários qualificados de Shar-Pei participem de seu “programa de assistência ao paciente”.

Nem todas essas condições são detectáveis em um filhote em crescimento, e é impossível prever se um animal estará livre dessas doenças, e é por isso que você deve encontrar um criador respeitável que esteja comprometido em criar os animais mais saudáveis possíveis. Eles devem ser capazes de produzir uma certificação independente de que os pais do cão (e avós, etc.) foram rastreados para defeitos comuns e considerados saudáveis ​​para reprodução. É aí que entram os registros de saúde.

Não caia nas mentiras de um criador ruim. Se o criador disser que não precisa fazer testes de saúde porque nunca teve problemas em suas linhagens, seus cães foram “examinados” ou qualquer outra desculpa que os maus criadores têm para economizar nos testes genéticos de seus cães, vá embora imediatamente.

Criadores cuidadosos selecionam seus cães reprodutores para doenças genéticas e criam apenas os espécimes mais saudáveis e bonitos, mas às vezes a Mãe Natureza tem outras ideias e um filhote desenvolve uma dessas doenças apesar das boas práticas de criação. Os avanços na medicina veterinária significam que, na maioria dos casos, os cães ainda podem viver uma vida boa. Se você está adquirindo um filhote, pergunte ao criador sobre as idades dos cães em suas linhas e do que eles morreram.

Lembre-se de que depois de levar um novo filhote para sua casa, você tem o poder de protegê-lo de um dos problemas de saúde mais comuns: a obesidade. Cães de Crista Chinês ganham peso facilmente, por isso é importante prestar atenção ao tamanho da porção de alimento que terá que dar ao seu amiguinho. Manter essa raça com um peso adequado é uma das maneiras mais fáceis de prolongar sua vida. Aproveite ao máximo suas habilidades preventivas para ajudar a garantir um cão mais saudável por toda a vida.

Os cuidados com a pelagem do Shar-Pei

Os requisitos de higiene dependem de cada Shar-Pei. A escovação semanal pode atender às necessidades tanto da variedade “pele de cavalo” (pelo curto) quanto do tipo “pele de escova” (um pouco mais longa), mas alguns Shar-Pei de qualquer tipo podem ser propensos a problemas de pele. Shar-Pei com problemas de pele pode precisar de banho semanal e escovação diária.

Todos os Shar-Pei precisam de cuidados regulares com as rugas. As rugas devem ser limpas com um pano úmido e depois bem secas para evitar infecções. Não lubrifique a pele.

Os Shar-Pei têm orelhas pequenas, apertadas e triangulares que os predispõem a problemas crônicos de ouvido porque não há ar suficiente circulando no canal auditivo estreito. Embora não seja tão fácil limpar as orelhas de um Shar-Pei como é para a maioria das raças, a limpeza regular deve ser feita para ajudar a prevenir infecções recorrentes por fungos ou bactérias.

Dê banho no Shar-Pei como desejar ou apenas quando ele se sujar. Com os shampoos suaves para cães disponíveis agora, você pode banhar um Shar-Pei semanalmente, se quiser, sem danificar seu pêlo.

O resto são cuidados básicos. Apare as unhas conforme necessário, geralmente a cada poucas semanas. Escove os dentes com frequência para uma boa saúde geral e um hálito fresco.

Encontrando um Shar-Pei Chinês

Se você quer ir com um criador ou buscar seu cão em um abrigo ou resgate, aqui estão algumas coisas a serem lembradas.

Escolhendo um criador de Shar-Pei

Encontrar um bom criador é a chave para encontrar o cachorro certo. Um bom criador irá combiná-lo com o filhote certo e, sem dúvida, terá feito todas as certificações de saúde necessárias para detectar problemas de saúde o máximo possível. Ele ou ela está mais interessado em colocar os filhotes nas casas certas do que em ganhar muito dinheiro.

Bons criadores receberão suas perguntas sobre temperamento, saúde e como os cães são no convívio e perguntarão para você sobre o que está procurando em um cão e que tipo de vida você pode proporcionar a ele. Um bom criador pode lhe contar sobre a história da raça, explicar por que um filhote é considerado bom para animal de estimação e outro não, e discutir quais problemas de saúde afetam a raça e as medidas que ele toma para evitar esses problemas. Um criador deve querer ser um recurso para você durante toda a vida do seu cão.

Evite criadores que só parecem interessados em quão rápido eles podem vender um filhote para você e se seu cartão de crédito será aprovado. Criadores que oferecem filhotes a um preço “com papéis” e a um preço menor “sem papéis” são antiéticos. Você também deve ter em mente que comprar um filhote de cachorro de sites que oferecem o envio de seu cão para você imediatamente pode ser um empreendimento arriscado, pois não deixa nenhum recurso se o que você recebe não é exatamente o que você esperava. Faça o mesmo esforço para pesquisar seu filhote quanto para escolher um carro novo. Vai poupar dinheiro a longo prazo.

Muitos criadores respeitáveis têm sites, então como você pode dizer quem é bom e quem não é? Os sinais vermelhos incluem filhotes sempre disponíveis, várias ninhadas nas instalações, a escolha de qualquer filhote e a capacidade de pagar on-line com cartão de crédito. Essas coisas são convenientes, mas quase nunca são associadas a criadores respeitáveis.

Se você está planejando obter seu novo melhor amigo de um criador, uma loja de animais ou outra fonte, não se esqueça de saber se o criador é confiável. Criadores de má reputação e instalações que lidam com “fábricas de filhotes” podem ser difíceis de distinguir de operações confiáveis. Não há uma maneira 100% de garantir que você nunca comprará um filhote doente, mas pesquisando a raça (para que você saiba o que esperar), verificando a instalação (para identificar condições insalubres ou animais doentes) e fazendo as perguntas certas pode reduzir as chances de entrar em uma situação desastrosa. E não se esqueça de perguntar ao seu veterinário, que muitas vezes pode encaminhá-lo para um criador respeitável, organização de resgate de raças ou outra fonte confiável de filhotes saudáveis.

O custo de um filhote de Shar-Pei varia de acordo com a localidade do criador, se o filhote é macho ou fêmea, quais títulos seus pais têm e se ele é mais adequado para exposição ou para um lar como animal de estimação. O filhote que você compra deve ter sido criado em um ambiente doméstico limpo, de pais com certificação de saúde e, idealmente, certificado de pedigree para provar que são bons exemplares da raça. Os filhotes devem ser testados quanto ao temperamento, examinados, vermifugados e socializados para dar-lhes um início de vida saudável e confiante.

Antes de decidir comprar um filhote, considere se um Shar-Pei adulto pode atender melhor às suas necessidades e estilo de vida. Os filhotes são mais divertidos, mas exigem muito tempo e esforço antes de crescerem para se tornarem o cão dos seus sonhos. Um adulto já pode ter algum treinamento e provavelmente será menos ativo, destrutivo e exigente do que um filhote. Com um adulto, você sabe mais sobre o que está recebendo em termos de personalidade e saúde e pode encontrar adultos através de criadores ou abrigos. Se você estiver interessado em adquirir um cão mais velho por meio de criadores, pergunte a eles sobre a compra de um cão de exposição aposentado ou se eles conhecem um cão adulto que precisa de um novo lar. Se você deseja adotar um cachorro, leia os conselhos abaixo sobre como fazer isso.

Adotando um Shar-Pei de abrigo ou resgate

Há ótimas opções disponíveis se você quiser adotar um cão de um abrigo de animais ou organização de resgate de raça. Aqui está como começar.

1. Use a Web

A mídia social é uma ótima maneira de encontrar um cachorro. Poste na sua página do Facebook que você está procurando por uma raça específica para que toda a sua comunidade possa ser seus olhos e ouvidos. Ou use o Marketplace do Facebook.

2. Encontre os especialistas locais

Comece a conversar com todos os profissionais perto de você sobre o seu desejo de um Shar-Pei. Isso inclui veterinários, passeadores de cachorro e petshops. Quando alguém tem que tomar a difícil decisão de desistir de um cachorro, essa pessoa frequentemente perguntará à sua própria rede confiável para recomendações.

3. Perguntas que devem ser feitas

Agora você conhece mais sobre o assunto para poder discutir com um criador, também há perguntas que você deve discutir com o pessoal do abrigo ou voluntários de resgate antes de trazer para casa um filhote. Essas incluem:

Qual é o nível de energia dele?

Como ele se comporta com outros animais?

Como ele responde aos trabalhadores de abrigo, visitantes e crianças?

Como é a sua personalidade?

Qual a idade dele?

Ele é comportado?

Ele já mordeu ou machucou alguém que conhece?

Existem problemas de saúde conhecidos?

Onde quer que você adquira seu Shar-Pei, certifique-se de ter um bom contrato com o vendedor, abrigo ou grupo de resgate que coloque as responsabilidades em ambos os lados.

Filhote ou adulto, uma compra do criador ou um resgate, leve o seu Shar-Pei ao seu veterinário logo após a compra ou adoção. Seu veterinário será capaz de identificar problemas e trabalhará com você para configurar um regime preventivo que o ajudará a evitar muitos problemas de saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *