- Altura 48 a 60 centímetros.
- Peso 15,88 a 24,95 kg,
- Expectativa de vida 30 a 35 anos.
-
Aceita outros cães
Tendência de gostar ou de tolerar outros cães.
-
Adaptabilidade
Facilidade que um cachorro tem para lidar com mudanças.
-
Afetividade
Amabilidade e/ou simpatia demonstrada pelo cachorro.
-
Amável com crianças
Cães que tendem a ser mais tolerantes com o comportamento infantil, mais brincalhões e descontraídos com crianças.
-
Convive com gatos
Tendência a tolerar gatos e ter menor impulso de caça.
-
Cão de guarda
Raça que pode alertar sobre a presença de estranhos.
-
Exige cuidados
Quantidade de banhos, escovações e até mesmo cuidados profissionais necessários.
-
Inteligência
A capacidade de raciocínio e resolução de problemas de um cão, por si mesmo (sem treinamento).
-
Latidos
Nível de vocalização da raça.
-
Ludicidade
O quanto o cão é brincalhão, vívido e alegre.
-
Necessidades sociais
Necessidade de interação com humanos e/ou outros animais de estimação.
-
Para apartamento
Características como tendência de fazer barulho e tamanho do cachorro.
-
Precisa de exercícios
Quanta atividade física diária o cão necessita
-
Problemas de saúde
Quantidade de problemas de saúde comuns na raça.
-
Queda de pelos
Frequência e quantidade de pelos que caem do cão.
-
Territorialidade
Tendência do cão de proteger seu espaço, casa, quintal ou mesmo o carro.
-
Tolera estranhos
Tendência de ser receptivo com pessoas desconhecidas.
-
Treinabilidade
Facilidade em aprender e experimentar coisas novas
Este cão de pastoreio de tamanho médio é um pensador inteligente e independente com instintos naturais de cão de guarda. Ele patrulha sua propriedade e circula e late para intrusos, não permitindo que eles se aproximem, a menos que seja autorizado por seu dono.
Apresentação da raça Cão de Canaã
Diz-se que o cão de Canaã se originou na terra bíblica de Canaã, onde era usado para guardar acampamentos e rebanhos. Depois que os romanos chegaram e a população nômade se dispersou, os cães se tornaram selvagens, abrindo caminho no deserto de Negev, encontrando trabalho com pastores beduínos ou realizando serviço de guarda para o povo druso no Monte Carmelo.
Os cães foram redomesticados durante a Segunda Guerra Mundial, provando ser cães sentinelas inteligentes e treináveis, mensageiros e detectores de minas terrestres. Após a guerra, eles foram treinados para serem cães-guia. Eventualmente, as pessoas se interessaram por eles como companheiros. Eles têm muitas qualidades excelentes, mas sendo uma raça ainda um tanto primitiva, eles têm certas peculiaridades que podem torná-los difíceis de conviver, a menos que sejam colocados com as pessoas certas.
O Cão de Canaã geralmente não é um ladrador indiscriminado, dando voz apenas quando acha necessário. No entanto, se você tiver muitas pessoas passando na frente da sua casa, seu cão Canaã latirá muito. Considere se isso será um problema em seu bairro.
O cão de Canaã é carinhoso, mas não carente. Ele vai checar com você de vez em quando, então vai cuidar de seu negócio de ficar de olho nas coisas. Ele é bom com crianças, profundamente leal à sua família e reservado com estranhos. Socialize-o cedo e com frequência para garantir que ele não fique tímido.
Cães de Canaã são altamente treináveis com técnicas de reforço positivo, mas como qualquer cão, se você não for consistente e firme com seus comandos, ele se aproveitará de você. Ele fica entediado facilmente, então evite repetições. Uma vez que você descobre o que o motiva, porém, ele é um trabalhador entusiasmado em qualquer esporte ou atividade canina que você o treine. Ele pode fazer quase qualquer atividade, incluindo agilidade, obediência, rally e rastreamento. Eles também são encontrados fazendo trabalhos de busca e salvamento e terapia com cães. E, claro, eles são pastores naturais.
Por causa de seu espírito independente e aventureiro, o cão de Canaã raramente é confiável sem coleira. Ele tem um excelente olfato e excelente visão e provavelmente decolará se sentir algo interessante.
Esse cão tem uma pelagem dupla curta que cai muito duas vezes por ano. Durante esse período, ele precisará de escovação frequente para remover os pêlos mortos. No resto do ano, escove a pelagem semanalmente para mantê-la limpa. Além disso, corte as unhas conforme necessário, escove os dentes e mantenha os ouvidos limpos para evitar infecções.
Por último, mas não menos importante, não é preciso dizer que uma raça leal e protetora como o cão de Canaã precisa viver dentro de casa. Ele será infeliz se relegado ao quintal com pouca ou nenhuma companhia humana.
Curiosidades
- A cor da pelagem do Canaã pode ser principalmente branca com uma máscara e, às vezes, manchas adicionais de cor, ou uma cor sólida que varia de preto a todos os tons de marrom, incluindo areia, vermelho ou fígado, com ou sem guarnição branca.
- Os primeiros cães de Canaã costumavam entregar mensagens, mas eram bons apenas para distâncias curtas. Por causa de sua natureza territorial, se uma pista tivesse mais de 500 a 1.000 metros, eles simplesmente dariam meia-volta e voltariam para onde começaram.
- O cão de Canaã pertence ao Grupo de Pastoreio do AKC, mas fora da América do Norte ele é considerado um tipo primitivo de spitz.
A história do Cão de Canaã
Na Bíblia, o livro de Êxodo chama Canaã (antiga Palestina e Fenícia de cerca de 3.000 AC) de terra boa e espaçosa, onde mana leite e mel. Rebanhos de ovelhas e cabras prosperaram lá, e onde há rebanhos, há cães. Os cães que cuidavam dos rebanhos de Canaã eram conhecidos como Kelef Kanani, palavras hebraicas que significam Cão de Canaã. O cão de Canaã de hoje provavelmente difere pouco de seu antigo ancestral. Desenhos de túmulos de Beni Hassan no Egito, que datam de 2200-2000 AC, mostram cães com pelagem lisa, orelhas em pé e caudas espessas enroladas sobre as costas. Sem dúvida, eles tinham a mesma expressão alerta, vigilante e curiosa que marca o cão de Canaã de hoje, uma raça que pode muito bem ser um retrato vivo dos primeiros cães domesticados.
Ao longo dos milênios, a vida do cão de Canaã mudou. Os romanos vieram, e os habitantes da terra foram dispersos para os cantos mais distantes da terra. Os cães ficaram desempregados e se retiraram para o deserto montanhoso do que hoje é o sul de Israel, vivendo uma vida selvagem que dependia de sua inteligência e aptidão. Alguns viajaram com nômades beduínos, realizando seu trabalho histórico de pastoreio e guarda de rebanhos. Esculpidos por seu estilo de vida severo, eles se tornaram atletas astutos que se adaptavam perfeitamente ao seu ambiente desértico.
Durante séculos, o cão de Canaã continuou sua vida irrestrita no deserto, mas em 1935, os eventos mundiais conspiraram para trazê-lo de volta à comunidade humana. Não apenas a Segunda Guerra Mundial estava se formando, um estado judeu independente estava em formação. Os assentamentos judeus isolados precisavam de cães de guarda que pudessem suportar as duras condições, e as forças armadas da área precisavam de um cão de guarda e patrulha resistente ao deserto. Rudolphina Menzel, professora de psicologia animal e comparativa da Universidade de Tel Aviv, foi convidada a desenvolver um cão que atendesse a essas necessidades. Ela pensou nos cães de Canã, com suas habilidades de sobrevivência finamente afiadas.
Demorou seis meses para capturar o primeiro, mas logo adquiriu mais e iniciou um programa de reprodução. Em 1948, o Palestine Kennel Club reconheceu a raça e registrou 150 dos cães. Além de realizar trabalho de sentinela e detecção de minas terrestres, os cães foram treinados como cães-guia.
Temperamento e personalidade do Cão de Canaã
Além de sua boa aparência e movimentos graciosos, o cão de Canaã é abençoado com uma personalidade cativante e responsiva. Embora sua herança como sobrevivente do deserto lhe dê um certo grau de independência, um cão de Canaã que foi devidamente socializado ama sua família e é adaptável a muitas situações de vida diferentes. A vida em um apartamento com várias caminhadas diárias curtas é tão agradável para ele quanto viver em uma casa suburbana com três crianças barulhentas. Embora ele seja leal e afetuoso, ele não é um louco por atenção.
O cão de Canaã é ativo, mas seu nível de energia não é excessivo. Sua natureza territorial significa que é improvável que ele vagueie, mas, como qualquer cão, ele deve ser protegido do tráfego e de outros perigos, incluindo sua própria curiosidade, por um quintal cercado ou algum outro recinto.
Sendo territorial, o Canaã é um cão de guarda natural. Ele tem a certeza de ladrar sempre que alguém se aproxima da porta, assentando de novo assim que tiver certeza de que você está ciente da situação. Com estranhos, ele é vigilante e distante, mas nunca deve ser tímido ou agressivo com ninguém.
Quando se trata de esportes caninos e outras atividades, o Canaã é versátil. Ele não se destaca em nenhuma área, mas é inteligente e rápido para aprender qualquer coisa que você possa ensiná-lo. Ele traça uma linha ao pular em um lago frio para recuperar um pássaro ou brinquedo. Eles retêm habilidades primitivas de pastoreio, mas seu instinto de pastoreio não é tão poderoso quanto o de algumas das outras raças de pastoreio.
Para combater qualquer tendência à indiferença e à agressividade dos cães, os cães de Canaã precisam de muita socialização precoce, bem como manuseio firme, mas amoroso. Por causa de sua natureza independente, os donos de cães de primeira viagem podem achá-lo um pouco difícil, mas uma atitude confiante e a ajuda de um bom treinador que entende a raça pode facilitar o caminho. Eles ficam entediados fazendo a mesma coisa repetidamente, então mantenha as sessões de treinamento curtas e interessantes.
Comece a treinar seu filhote no dia em que o trouxer para casa. Mesmo com oito semanas de idade, ele é capaz de absorver tudo o que você pode ensinar a ele. Não espere até que ele tenha 6 meses para começar a treinar ou você terá um cão mais teimoso para lidar. Se possível, coloque-o no treinamento quando ele tiver 10 a 12 semanas de idade e socialize, socialize, socialize. No entanto, esteja ciente de que muitas aulas de treinamento de filhotes exigem que certas vacinas (como tosse do canina) estejam atualizadas, e muitos veterinários recomendam exposição limitada a outros cães e locais públicos até que as vacinas para filhotes (incluindo raiva, cinomose e parvovirose) tenham sido concluídas. Em vez de treinamento em escolas, você pode começar a treinar seu filhote em casa e socializá-lo entre familiares e amigos até que as vacinas do filhote sejam concluídas.
Converse com o criador, descreva exatamente o que você procura em um cachorro e peça ajuda para selecionar um filhote. Os criadores vêem os filhotes diariamente e podem fazer recomendações incrivelmente precisas, uma vez que conhecem seu estilo de vida e personalidade. O que quer que você queira de um cão de Canaã, procure um cujos pais tenham personalidades agradáveis e que tenham sido bem socializados desde filhote.
O que você precisa saber sobre a saúde do Cão de Canaã
Todos os cães têm o potencial de desenvolver problemas genéticos de saúde, assim como todas as pessoas têm o potencial de herdar uma determinada doença. Fuja de qualquer criador que não ofereça garantia de saúde dos filhotes, que lhe diga que a raça é 100 por cento saudável e não tem problemas conhecidos, ou que lhe diga que seus filhotes estão isolados da parte principal da casa por motivos de saúde. Um criador respeitável será honesto e aberto sobre problemas de saúde na raça e a incidência com que ocorrem em suas linhagens.
Dito isto, os cães de Canaã são uma raça bastante saudável em geral. Os problemas de saúde são raros, mas as condições que foram observadas em cães de Canaã individuais incluem epilepsia e hipotireoidismo.
Nem todas essas condições são detectáveis em um filhote em crescimento, e é impossível prever se um animal estará livre dessas doenças, e é por isso que você deve encontrar um criador respeitável que esteja comprometido em criar os animais mais saudáveis possíveis. Eles devem ser capazes de produzir uma certificação independente de que os pais do cão (e avós, etc.) foram rastreados para defeitos comuns e considerados saudáveis para reprodução. É aí que entram os registros de saúde.
Não caia nas mentiras de um criador ruim. Se o criador disser que não precisa fazer testes de saúde porque nunca teve problemas em suas linhagens, seus cães foram “examinados” ou qualquer outra desculpa que os maus criadores têm para economizar nos testes genéticos de seus cães, vá embora imediatamente.
Criadores cuidadosos selecionam seus cães reprodutores para doenças genéticas e criam apenas os espécimes mais saudáveis e bonitos, mas às vezes a Mãe Natureza tem outras ideias e um filhote desenvolve uma dessas doenças apesar das boas práticas de criação. Os avanços na medicina veterinária significam que, na maioria dos casos, os cães ainda podem viver uma vida boa. Se você está adquirindo um filhote, pergunte ao criador sobre as idades dos cães em suas linhas e do que eles morreram.
Lembre-se de que depois de levar um novo filhote para sua casa, você tem o poder de protegê-lo de um dos problemas de saúde mais comuns: a obesidade. Cães de Canaã ganham peso facilmente, por isso é importante prestar atenção ao tamanho da porção de alimento que terá que dar ao seu amiguinho. Manter essa raça com um peso adequado é uma das maneiras mais fáceis de prolongar sua vida. Aproveite ao máximo suas habilidades preventivas para ajudar a garantir um cão mais saudável por toda a vida.
Os cuidados com a pelagem do Cão de Canaã
Se você quer um cão de tamanho médio com uma pelagem fácil de cuidar, o Canaã é um a considerar. Ele tem uma pelagem dupla, mas pouca escovação é necessária para mantê-lo em boas condições. Faça uma revisão semanal com uma escova de borracha ou uma luva para remover os pêlos mortos e distribuir os óleos da pele.
A queda é mínima durante a maior parte do ano. Duas vezes por ano, a Canaã passa por uma perda maior, sendo necessária uma escovação mais frequente durante esse período. Banhe-o apenas quando necessário.
O resto são cuidados básicos. Apare as unhas a cada poucas semanas. Escove os dentes para uma boa saúde geral e hálito fresco.
Encontrando um Cão de Canaã
Se você quer ir em um criador ou buscar seu cão em um abrigo ou resgate, aqui estão algumas coisas a serem lembradas.
Escolhendo um criador de Cão de Canaã
Encontrar um bom criador é a chave para encontrar o cachorro certo. Um bom criador irá combiná-lo com o filhote certo e, sem dúvida, terá feito todas as certificações de saúde necessárias para detectar problemas de saúde o máximo possível. Ele ou ela está mais interessado em colocar os filhotes nas casas certas do que em ganhar muito dinheiro.
Bons criadores receberão suas perguntas sobre temperamento, saúde e como os cães são no convívio e perguntarão para você sobre o que está procurando em um cão e que tipo de vida você pode proporcionar a ele. Um bom criador pode lhe contar sobre a história da raça, explicar por que um filhote é considerado bom para animal de estimação e outro não, e discutir quais problemas de saúde afetam a raça e as medidas que ele toma para evitar esses problemas. Um criador deve querer ser um recurso para você durante toda a vida do seu cão.
Evite criadores que só parecem interessados em quão rápido eles podem vender um filhote para você e se seu cartão de crédito será aprovado. Criadores que oferecem filhotes a um preço “com papéis” e a um preço menor “sem papéis” são antiéticos. Você também deve ter em mente que comprar um filhote de cachorro de sites que oferecem o envio de seu cão para você imediatamente pode ser um empreendimento arriscado, pois não deixa nenhum recurso se o que você recebe não é exatamente o que você esperava. Faça o mesmo esforço para pesquisar seu filhote quanto para escolher um carro novo. Vai poupar dinheiro a longo prazo.
Muitos criadores respeitáveis têm sites, então como você pode dizer quem é bom e quem não é? Os sinais vermelhos incluem filhotes sempre disponíveis, várias ninhadas nas instalações, a escolha de qualquer filhote e a capacidade de pagar on-line com cartão de crédito. Essas coisas são convenientes, mas quase nunca são associadas a criadores respeitáveis.
Se você está planejando obter seu novo melhor amigo de um criador, uma loja de animais ou outra fonte, não se esqueça de saber se o criador é confiável. Criadores de má reputação e instalações que lidam com “fábricas de filhotes” podem ser difíceis de distinguir de operações confiáveis. Não há uma maneira 100% de garantir que você nunca comprará um filhote doente, mas pesquisando a raça (para que você saiba o que esperar), verificando a instalação (para identificar condições insalubres ou animais doentes) e fazendo as perguntas certas pode reduzir as chances de entrar em uma situação desastrosa. E não se esqueça de perguntar ao seu veterinário, que muitas vezes pode encaminhá-lo para um criador respeitável, organização de resgate de raças ou outra fonte confiável de filhotes saudáveis.
Antes de decidir comprar um filhote, considere se um Cão de Canaã adulto pode atender melhor às suas necessidades e estilo de vida. Os filhotes são mais divertidos, mas exigem muito tempo e esforço antes de crescerem para se tornarem o cão dos seus sonhos. Um adulto já pode ter algum treinamento e provavelmente será menos ativo, destrutivo e exigente do que um filhote. Com um adulto, você sabe mais sobre o que está recebendo em termos de personalidade e saúde e pode encontrar adultos através de criadores ou abrigos. Se você estiver interessado em adquirir um cão mais velho por meio de criadores, pergunte a eles sobre a compra de um cão de exposição aposentado ou se eles conhecem um cão adulto que precisa de um novo lar. Se você deseja adotar um cachorro, leia os conselhos abaixo sobre como fazer isso.
Adotando um Cão de Canaã de abrigo ou resgate
Poucos ou nenhum exemplar desta raça estão disponíveis para adoção. É improvável que você encontre um em um abrigo ou através de um grupo de resgate. No entanto, se você quiser pesquisar, veja como começar.
1. Use a Web
A mídia social é uma ótima maneira de encontrar um cachorro. Poste na sua página do Facebook que você está procurando por uma raça específica para que toda a sua comunidade possa ser seus olhos e ouvidos. Ou use o Marketplace do Facebook.
2. Encontre os especialistas locais
Comece a conversar com todos os profissionais perto de você sobre o seu desejo de um Cão de Canaã. Isso inclui veterinários, passeadores de cachorro e petshops. Quando alguém tem que tomar a difícil decisão de desistir de um cachorro, essa pessoa frequentemente perguntará à sua própria rede confiável para recomendações.
3. Perguntas que devem ser feitas
Agora você conhece mais sobre o assunto para poder discutir com um criador, também há perguntas que você deve discutir com o pessoal do abrigo ou voluntários de resgate antes de trazer para casa um filhote. Essas incluem:
Qual é o nível de energia dele?
Como ele se comporta com outros animais?
Como ele responde aos trabalhadores do abrigo, visitantes e crianças?
Como é a sua personalidade?
Qual a idade dele?
Ele é comportado?
Ele já mordeu ou machucou alguém que conhece?
Existem problemas de saúde conhecidos?
Onde quer que você adquira seu Cão de Canaã, certifique-se de ter um bom contrato com o vendedor, abrigo ou grupo de resgate que coloque as responsabilidades em ambos os lados.
Filhote ou adulto, uma compra do criador ou um resgate, leve o seu Cão de Canaã ao seu veterinário logo após a compra ou adoção. Seu veterinário será capaz de identificar problemas e trabalhará com você para configurar um regime preventivo que o ajudará a evitar muitos problemas de saúde.