Pular para o conteúdo

Saiba tudo sobre a raça Basenji

  1. Altura 40 a 43 cm.
  2. Peso 9,98 a 10,89 kg,
  3. Expectativa de vida 25 a 30 anos.
  4. Aceita outros cães
    Tendência de gostar ou de tolerar outros cães.
    Nota 2
  5. Adaptabilidade
    Facilidade que um cachorro tem para lidar com mudanças.
    Nota 3
  6. Afetividade
    Amabilidade e/ou simpatia demonstrada pelo cachorro.
    Nota 2
  7. Amável com crianças
    Cães que tendem a ser mais tolerantes com o comportamento infantil, mais brincalhões e descontraídos com crianças.
    Nota 2
  8. Convive com gatos
    Tendência a tolerar gatos e ter menor impulso de caça.
    Nota 2
  9. Cão de guarda
    Raça que pode alertar sobre a presença de estranhos.
    Nota 5
  10. Exige cuidados
    Quantidade de banhos, escovações e até mesmo cuidados profissionais necessários.
    Nota 1
  11. Inteligência
    A capacidade de raciocínio e resolução de problemas de um cão, por si mesmo (sem treinamento).
    Nota 5
  12. Latidos
    Nível de vocalização da raça.
    Nota 2
  13. Ludicidade
    O quanto o cão é brincalhão, vívido e alegre.
    Nota 3
  14. Necessidades sociais
    Necessidade de interação com humanos e/ou outros animais de estimação.
    Nota 2
  15. Para apartamento
    Características como tendência de fazer barulho e tamanho do cachorro.
    Nota 2
  16. Precisa de exercícios
    Quanta atividade física diária o cão necessita
    Nota 4
  17. Problemas de saúde
    Quantidade de problemas de saúde comuns na raça.
    Nota 3
  18. Queda de pelos
    Frequência e quantidade de pelos que caem do cão.
    Nota 2
  19. Territorialidade
    Tendência do cão de proteger seu espaço, casa, quintal ou mesmo o carro.
    Nota 3
  20. Tolera estranhos
    Tendência de ser receptivo com pessoas desconhecidas.
    Nota 2
  21. Treinabilidade
    Facilidade em aprender e experimentar coisas novas
    Nota 2

Travesso, inteligente, animado e de modo algum silencioso, o Basenji “sem latidos” é um tanto estranho. Você deve ter senso de humor para viver com ele. Ele é felino em sua limpeza e independência, e sua testa enrugada o faz parecer preocupado, mas o que ele realmente está pensando é como pode reorganizar a decoração da sua casa.

Apresentação da raça Basenji

O Basenji é um cão primitivo ou do tipo pária que se originou como cão de caça na África. Ele tem uma pelagem curta e fina, orelhas pontudas, uma testa sempre enrugada em pensamento e uma cauda que se enrola nas costas. Seus comportamentos são frequentemente descritos como felinos, e ele é realmente muito curioso, inteligente e independente. Compre um Basenji se você gosta de gatos. Ele tem muitas qualidades excelentes, mas definitivamente não é a raça certa para todos. Aqui está o que você precisa saber se estiver pensando em adquirir um Basenji.

Ele não é o cão certo para você se você valoriza seus bens e não tem senso de humor. Não é incomum que os donos de Basenji troquem histórias sobre a destruição que seus cães causaram. O Basenji é travesso e enérgico com mente própria. É melhor você ser mais esperto ou pelo menos mais sorrateiro do que ele, se quiser ficar um passo à frente dele.

Sempre alerta, é um excelente cão de guarda. E por mais que seja conhecido como o cão sem latido africano, o Basenji não é de forma alguma silencioso. Ele uiva, rosna, grita, tudo para se comunicar. Com sua natureza divertida, o Basenji pode ser uma boa escolha para famílias com crianças mais velhas que podem lidar com ele adequadamente.

Costuma-se dizer que um bom Basenji é um Basenji cansado. Planeje dar-lhe bastante exercício diário, como uma longa caminhada na coleira ou uma oportunidade de correr em uma área segura e livre de tráfego. Esportes para cães que fornecerão estimulação física e mental incluem agilidade, corrida de isca, obediência, rally e rastreamento. Sem muita atividade para mantê-lo ocupado, ele pensará em sua própria diversão (potencialmente destrutiva).

Confina o Basenji em um quintal bem cercado. Ele gosta de perseguir pequenos animais peludos, como esquilos, toupeiras, ratos com entusiasmo. Não conte com uma cerca eletrônica subterrânea para mantê-lo contido. Ele está muito interessado em fazer seu próprio caminho para que isso sirva como um impedimento.

Treine o Basenji inteligente, mas independente, com firmeza, paciência e consistência. Mantenha as sessões de treinamento curtas e divertidas, e não se surpreenda se ele colocar seu próprio toque nos comandos ou pensar em você de outras maneiras. Para melhores resultados, use técnicas de reforço positivo, como elogios, brincadeiras e recompensas alimentares.

A pelagem inodora do Basenji é facilmente cuidada com escovação uma vez por semana para remover os pelos mortos. Além disso, corte as unhas conforme necessário, escove os dentes e mantenha as orelhas limpas e secas para evitar infecções.

O Basenji deve viver dentro de casa. Ele é um cão de companhia e expressará sua infelicidade de muitas maneiras destrutivas se deixado no quintal com pouca ou nenhuma companhia humana.

Curiosidades

  • O Basenji pertence à família dos cães párias, o que significa que eles têm uma aparência e características primitivas. Os cães do tipo pária são de tamanho médio com orelhas erguidas, cabeça em forma de cunha e uma cauda longa que se enrola sobre as costas. A pelagem geralmente é de uma cor neutra, como castanho, marrom ou preto, mas alguns são remendados ou manchados.
  • Muitas fêmeas de Basenji entram no cio apenas uma vez por ano – outra característica primitiva – e a maioria das ninhadas de Basenji nasce entre outubro e dezembro.

A história do Basenji

Esta é mais uma daquelas raças que supostamente datam dos faraós, sem evidências que sustentem tal afirmação. As raças que dizem ser retratadas nas paredes das antigas tumbas egípcias variam de Dachshunds a Pharaoh Hounds. Cães que se assemelhavam superficialmente ao Basenji moderno podem certamente existir há milhares de anos, mas a raça como a conhecemos hoje existe há pouco mais de um século.

O que se sabe é que os europeus encontraram cães de caça pequenos e de pelo curto nas florestas remotas da África Central – o Congo, como era conhecido na época -, bem como no Sudão e no Zaire. O trabalho deles era encontrar a presa e eliminá-la para que ela caísse em redes habilmente colocadas. Edward C. Ash em seu livro Dogs: Their History and Development, cita um padre, o padre Jerom Merolla da Sorrento, que viu os cães no Congo em 1682: “Esses cães, apesar de sua selvageria, causam pouco ou nenhum dano aos habitantes . Eles são ruivos, têm corpos pequenos e esbeltos e suas caudas viradas sobre as costas.”

Um par de Basenjis foi trazido para a Grã-Bretanha em 1895, mas os cães morreram de cinomose naqueles dias pré-vacinação. Mais foram importados com sucesso para a Grã-Bretanha em 1937, mas Basenjis enviados para os Estados Unidos naquele mesmo ano todos morreram de cinomose, exceto um, um macho chamado Bois. Finalmente, em 1941, uma fêmea foi trazida da África. Ela e Bois produziram filhotes, e mais cães foram posteriormente importados da Grã-Bretanha e do Canadá.

Temperamento e personalidade Basenji

Basenjis parecem tão fofos e cativantes. E de um tamanho tão bom. Quem poderia imaginar que eles estão entre as criaturas mais inteligentes, travessas e destrutivas da Terra? Um Basenji é fascinante para se conviver, mesmo que seja apenas para ver o que ele fará a seguir.

Uma descrição do Basenji diz que ele é brincalhão, gentil, tratável e ansioso para agradar seus donos. As duas primeiras qualidades são certamente verdadeiras, mas as outras duas são um tanto questionáveis. O Basenji é um pensador independente, altamente inteligente, para não mencionar um grande alpinista e explorador. Claro, ele provavelmente gostaria de agradá-lo, mas ele está realmente mais interessado em descobrir o que está no lixo, se a grama é realmente mais verde do outro lado da cerca, qual é o gosto do iPhone – você entendeu. É preciso muita paciência e um ótimo senso de humor para conviver com um Basenji. Se você é muito apegado às suas coisas, não compre um Basenji.

No lado positivo, o Basenji tende a ser um excelente cão de guarda. Ele é altamente alerta, mas não é desagradável quando late quando alguém bate na porta ou outro cachorro passa pela casa. Ele pode ou não receber o ladrão em sua casa, tudo depende de sua personalidade individual. Alguns Basenjis são indiferentes a estranhos e rosnam de forma bastante ameaçadora para intrusos, enquanto outros silenciosamente os deixam saquear a casa.

Falando em silêncio, eis uma coisa que o Basenji não é, silencioso. É verdade que ele não é muito de ladrar, mas ele se comunicará com você em um coro de latidos, uivos e gritos, para citar apenas alguns dos ruídos estranhos e às vezes altos que ele fará. Você vai adorar o som de canto que ele faz quando está feliz e talvez estremecer com o som que ele faz quando acaba de desmontar alguma coisa. E, no entanto, você provavelmente ainda o achará irresistível.

O Basenji é carinhoso, mas não vai te seguir. Espere que ele saiba o que você está fazendo, mas não faça exigências frequentes de atenção. Ele tem sua própria agenda de compromissos.

Basenjis podem se dar bem com outros animais de estimação, como gatos, se forem criados com eles, mas lembre-se de que são cães de caça. Gatos ao ar livre, esquilos e outras criaturas peludas devem ficar atentos. O Basenji não vai buscar, mas vai perseguir. Inscreva-o para o curso de isca e agilidade para fazer o melhor uso de seus talentos.

Você pode achar que o Basenji não é treinável, e certamente treiná-lo será uma aventura, mas pode ser feito. Seja positivo, seja consistente, seja paciente, mas nunca seja duro, ou o treino vai sair pela culatra.

Comece a treinar seu filhote no dia em que o trouxer para casa. Mesmo com oito semanas de idade, ele é capaz de absorver tudo o que você pode ensinar a ele. Não espere até que ele tenha 6 meses para começar a treinar ou você terá um cão mais teimoso para lidar. Se possível, coloque-o no treinamento quando ele tiver 10 a 12 semanas de idade e socialize, socialize, socialize. No entanto, esteja ciente de que muitas aulas de treinamento de filhotes exigem que certas vacinas (como tosse do canina) estejam atualizadas, e muitos veterinários recomendam exposição limitada a outros cães e locais públicos até que as vacinas para filhotes (incluindo raiva, cinomose e parvovirose) tenham sido concluídas. Em vez de treinamento em escolas, você pode começar a treinar seu filhote em casa e socializá-lo entre familiares e amigos até que as vacinas do filhote sejam concluídas.

Convide as pessoas para sua casa também para que ele se acostume com as visitas. O Basenji costuma se dedicar a uma única pessoa ou família, mas a socialização precoce e frequente o ajudará a se dar bem com outras pessoas, principalmente para reuniões importantes, como visitas ao veterinário, visitas de uma pessoa estranha ou ser julgado em uma exposição

Converse com o criador, descreva exatamente o que você procura em um cachorro e peça ajuda para selecionar um filhote. Os criadores vêem os filhotes diariamente e podem fazer recomendações incrivelmente precisas, uma vez que conhecem seu estilo de vida e personalidade. O que quer que você queira de um Basenji, procure um cujos pais tenham personalidades agradáveis e que tenham sido bem socializados desde filhote.

O que você precisa saber sobre a saúde do Basenji

Todos os cães têm o potencial de desenvolver problemas genéticos de saúde, assim como todas as pessoas têm o potencial de herdar uma determinada doença. Fuja de qualquer criador que não ofereça garantia de saúde dos filhotes, que lhe diga que a raça é 100 por cento saudável e não tem problemas conhecidos, ou que lhe diga que seus filhotes estão isolados da parte principal da casa por motivos de saúde. Um criador respeitável será honesto e aberto sobre problemas de saúde na raça e a incidência com que ocorrem em suas linhagens..

Basenjis são geralmente saudáveis, mas as condições que foram observadas na raça incluem síndrome de Fanconi, doença imunoproliferativa do intestino delgado, um tipo de doença inflamatória intestinal comum ao Basenjis, deficiência de piruvato quinase levando a anemia hemolítica, tireoidite autoimune, certas doenças oculares, incluindo membrana pupilar persistente, atrofia progressiva da retina (PRA) e coloboma, e hérnias umbilicais.

Não compre um filhote de um criador que não pode fornecer documentação por escrito de que os pais foram inocentados de problemas de saúde que afetam a raça. Ter os cães “examinados” não é um substituto para testes de saúde genética.

Criadores cuidadosos selecionam seus cães reprodutores para doenças genéticas e criam apenas os espécimes mais saudáveis e bonitos, mas às vezes a Mãe Natureza tem outras ideias e um filhote desenvolve uma dessas doenças apesar das boas práticas de criação. Os avanços na medicina veterinária significam que, na maioria dos casos, os cães ainda podem viver uma vida boa. Se você está adquirindo um filhote, pergunte ao criador sobre as idades dos cães em suas linhas e do que eles morreram.

Lembre-se de que depois de levar um novo filhote para sua casa, você tem o poder de protegê-lo de um dos problemas de saúde mais comuns: a obesidade. Basenjis ganham peso facilmente, por isso é importante prestar atenção ao tamanho da porção de alimento que terá que dar ao seu amiguinho. Manter essa raça com um peso adequado é uma das maneiras mais fáceis de prolongar sua vida. Aproveite ao máximo suas habilidades preventivas para ajudar a garantir um cão mais saudável por toda a vida.

Os cuidados com a pelagem do Basenji

O Basenji tem uma pelagem curta, fina e inodora que não solta muito pêlo. Uma das vantagens de ter um Basenjo é que ele é extremamente fácil de cuidar, apesar de ser um cão travesso. Uma escovação rápida com uma escova de cerdas macias, luva ou escova com cerdas de borracha removerá os pêlos mortos e distribuirá a oleosidade da pele para manter a pelagem brilhante. O Basenji também é autolimpante, cuidando-se como um gato. Ele raramente precisa de um banho.

O resto são cuidados básicos. Apare as unhas conforme necessário, geralmente a cada poucas semanas. Escove os dentes com frequência para uma boa saúde geral e um hálito fresco.

Encontrando um Basenji

Se você quer ir com um criador ou buscar seu cão em um abrigo ou resgate, aqui estão algumas coisas a serem lembradas.

Escolhendo um criador de Basenji

Encontrar um bom criador é a chave para encontrar o cachorro certo. Um bom criador irá combiná-lo com o filhote certo e, sem dúvida, terá feito todas as certificações de saúde necessárias para detectar problemas de saúde o máximo possível. Ele ou ela está mais interessado em colocar os filhotes nas casas certas do que em ganhar muito dinheiro.

Bons criadores receberão suas perguntas sobre temperamento, saúde e como os cães são no convívio e perguntarão para você sobre o que está procurando em um cão e que tipo de vida você pode proporcionar a ele. Um bom criador pode lhe contar sobre a história da raça, explicar por que um filhote é considerado bom para animal de estimação e outro não, e discutir quais problemas de saúde afetam a raça e as medidas que ele toma para evitar esses problemas. Um criador deve querer ser um recurso para você durante toda a vida do seu cão.

Evite criadores que só parecem interessados em quão rápido eles podem vender um filhote para você e se seu cartão de crédito será aprovado. Criadores que oferecem filhotes a um preço “com papéis” e a um preço menor “sem papéis” são antiéticos. Você também deve ter em mente que comprar um filhote de cachorro de sites que oferecem o envio de seu cão para você imediatamente pode ser um empreendimento arriscado, pois não deixa nenhum recurso se o que você recebe não é exatamente o que você esperava. Faça o mesmo esforço para pesquisar seu filhote quanto para escolher um carro novo. Vai poupar dinheiro a longo prazo.

Muitos criadores respeitáveis têm sites, então como você pode dizer quem é bom e quem não é? Os sinais vermelhos incluem filhotes sempre disponíveis, várias ninhadas nas instalações, a escolha de qualquer filhote e a capacidade de pagar on-line com cartão de crédito. Essas coisas são convenientes, mas quase nunca são associadas a criadores respeitáveis.

Se você está planejando obter seu novo melhor amigo de um criador, uma loja de animais ou outra fonte, não se esqueça de saber se o criador é confiável. Criadores de má reputação e instalações que lidam com “fábricas de filhotes” podem ser difíceis de distinguir de operações confiáveis. Não há uma maneira 100% de garantir que você nunca comprará um filhote doente, mas pesquisando a raça (para que você saiba o que esperar), verificando a instalação (para identificar condições insalubres ou animais doentes) e fazendo as perguntas certas pode reduzir as chances de entrar em uma situação desastrosa. E não se esqueça de perguntar ao seu veterinário, que muitas vezes pode encaminhá-lo para um criador respeitável, organização de resgate de raças ou outra fonte confiável de filhotes saudáveis.

O custo de um filhote de Basenji varia de acordo com a localidade do criador, se o filhote é macho ou fêmea, quais títulos seus pais têm e se ele é mais adequado para exposição ou para um lar como animal de estimação. O filhote que você compra deve ter sido criado em um ambiente doméstico limpo, de pais com certificação de saúde e, idealmente, certificado de pedigree para provar que são bons exemplares da raça. Os filhotes devem ser testados quanto ao temperamento, examinados, vermifugados e socializados para dar-lhes um início de vida saudável e confiante.

Antes de decidir comprar um filhote, considere se um Azawakh adulto pode atender melhor às suas necessidades e estilo de vida. Os filhotes são mais divertidos, mas exigem muito tempo e esforço antes de crescerem para se tornarem o cão dos seus sonhos. Um adulto já pode ter algum treinamento e provavelmente será menos ativo, destrutivo e exigente do que um filhote. Com um adulto, você sabe mais sobre o que está recebendo em termos de personalidade e saúde e pode encontrar adultos através de criadores ou abrigos. Se você estiver interessado em adquirir um cão mais velho por meio de criadores, pergunte a eles sobre a compra de um cão de exposição aposentado ou se eles conhecem um cão adulto que precisa de um novo lar. Se você deseja adotar um cachorro, leia os conselhos abaixo sobre como fazer isso.

Adotando um Basenji de abrigo ou resgate

Há ótimas opções disponíveis se você quiser adotar um cão de um abrigo de animais ou organização de resgate de raça. Aqui está como começar.

1. Use a Web

A mídia social é uma ótima maneira de encontrar um cachorro. Poste na sua página do Facebook que você está procurando por uma raça específica para que toda a sua comunidade possa ser seus olhos e ouvidos. Ou use o Marketplace do Facebook.

2. Encontre os especialistas locais

Comece a conversar com todos os profissionais perto de você sobre o seu desejo de um Basenji. Isso inclui veterinários, passeadores de cachorro e petshops. Quando alguém tem que tomar a difícil decisão de desistir de um cachorro, essa pessoa frequentemente perguntará à sua própria rede confiável para recomendações.

3. Perguntas que devem ser feitas

Agora você conhece mais sobre o assunto para poder discutir com um criador, também há perguntas que você deve discutir com o pessoal do abrigo ou voluntários de resgate antes de trazer para casa um filhote. Essas incluem:

Qual é o nível de energia dele?

Como ele se comporta com outros animais?

Como ele responde aos trabalhadores de abrigo, visitantes e crianças?

Como é a sua personalidade?

Qual a idade dele?

Ele é comportado?

Ele já mordeu ou machucou alguém que conhece?

Existem problemas de saúde conhecidos?

Onde quer que você adquira seu Basenji, certifique-se de ter um bom contrato com o vendedor, abrigo ou grupo de resgate que coloque as responsabilidades em ambos os lados.

Filhote ou adulto, uma compra do criador ou um resgate, leve o seu Basenji ao seu veterinário logo após a compra ou adoção. Seu veterinário será capaz de identificar problemas e trabalhará com você para configurar um regime preventivo que o ajudará a evitar muitos problemas de saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *