Pular para o conteúdo

Saiba tudo sobre a raça Australian Cattle Dog

  1. Altura 43 a 50 centímetros.
  2. Peso 19,96 a 28,12 kg,
  3. Expectativa de vida 30 a 35 anos.
  4. Aceita outros cães
    Tendência de gostar ou de tolerar outros cães.
    Nota 3
  5. Adaptabilidade
    Facilidade que um cachorro tem para lidar com mudanças.
    Nota 3
  6. Afetividade
    Amabilidade e/ou simpatia demonstrada pelo cachorro.
    Nota 3
  7. Amável com crianças
    Cães que tendem a ser mais tolerantes com o comportamento infantil, mais brincalhões e descontraídos com crianças.
    Nota 5
  8. Convive com gatos
    Tendência a tolerar gatos e ter menor impulso de caça.
    Nota 3
  9. Cão de guarda
    Raça que pode alertar sobre a presença de estranhos.
    Nota 5
  10. Exige cuidados
    Quantidade de banhos, escovações e até mesmo cuidados profissionais necessários.
    Nota 1
  11. Inteligência
    A capacidade de raciocínio e resolução de problemas de um cão, por si mesmo (sem treinamento).
    Nota 5
  12. Latidos
    Nível de vocalização da raça.
    Nota 4
  13. Ludicidade
    O quanto o cão é brincalhão, vívido e alegre.
    Nota 5
  14. Necessidades sociais
    Necessidade de interação com humanos e/ou outros animais de estimação.
    Nota 3
  15. Para apartamento
    Características como tendência de fazer barulho e tamanho do cachorro.
    Nota 1
  16. Precisa de exercícios
    Quanta atividade física diária o cão necessita
    Nota 5
  17. Problemas de saúde
    Quantidade de problemas de saúde comuns na raça.
    Nota 3
  18. Queda de pelos
    Frequência e quantidade de pelos que caem do cão.
    Nota 3
  19. Territorialidade
    Tendência do cão de proteger seu espaço, casa, quintal ou mesmo o carro.
    Nota 5
  20. Tolera estranhos
    Tendência de ser receptivo com pessoas desconhecidas.
    Nota 2
  21. Treinabilidade
    Facilidade em aprender e experimentar coisas novas
    Nota 5

O Australian Cattle Dog, às vezes conhecido como Blue Heeler ou Queensland Heeler, é um cão de pastoreio resistente. Os criadores de ovelhas misturaram um pouco disso e um pouco daquilo, incluindo o Collie, Dingo, Bull Terrier, Dálmata e Black and Tan Kelpie, para criar o cão de tamanho médio conhecido pela resistência.

Apresentação da raça Australian Cattle Dog

Você deve ser um líder se planeja compartilhar sua vida com um Australian Cattle Dog. Esta é uma raça inteligente e independente que pode ser um desafio para criar e conviver. Ele tem a reputação de ser teimoso, ele nunca desiste quando se propõe a algo. O Australian Cattle Dog desconfia de estranhos, tornando-o um excelente cão de guarda que será protetor se necessário.

O Australian Cattle Dog tem altos níveis de energia e precisa de muito mais atividade do que uma simples caminhada no quarteirão. Escolha esta raça apenas se você é uma pessoa cheia de energia que gosta de longos períodos de exercícios diários ativos, como corrida, ciclismo e caminhadas, e pode levar seu cão com você quando ele estiver fisicamente maduro. Lembre-se de que esta raça deve ser capaz de trabalhar longos dias pastoreando gado indisciplinado.

A estimulação mental também é importante. Ele é adequado para praticamente qualquer esporte ou atividade canina que você possa ensinar, incluindo agilidade, recuperação de bola no ar, pastoreio, obediência, rally e rastreamento. Quando a energia do Australian Cattle Dog não é canalizada dessa maneira, ele persegue carros ou ciclistas, remodela seu gramado ou faz outros atos destrutivos que o deixarão muito infeliz e lhe custarão muito dinheiro.

Comece a socialização e o treinamento cedo para aproveitar ao máximo a inteligência, a capacidade de aprendizado rápido e a motivação do Australian Cattle Dog. Seja firme, justo e consistente e use técnicas de reforço positivo, como elogios, brincadeiras e recompensas alimentares. Não deixe que ele seja fazer o que quer. Redirecione sua atenção para um brinquedo apropriado para mastigar.

Quando o Australian Cattle Dog é criado com crianças, ele pode ser bom com elas. Não se esqueça que ele é uma raça de pastoreio e pode ter a tendência de perseguir ou morder crianças ou pessoas em geral. Isso nunca deve ser permitido. Ele é mais adequado para uma família com filhos mais velhos que podem entender como tratá-lo com respeito. Se for criado com eles, ele pode aprender a viver com gatos, mas ele tem um forte instinto de caça e perseguirá pequenos animais peludos ao ar livre.

Os Australian Cattle Dogs têm um forte senso de aventura e pensam que são invencíveis. Esteja preparado para o seu cão sofrer muitos ferimentos. Felizmente, ele é realmente durão, mas viver com ele e se perguntar como ele vai se machucar em seguida pode ser estressante. Acostume-se.

No que diz respeito à preparação, ele é uma raça fácil de cuidar. Escove a pelagem do Australian Cattle Dog semanalmente para remover os pêlos mortos. Apare as unhas conforme necessário e mantenha as orelhas limpas e secas para evitar infecções. Uma boa higiene dental também é importante.

Este é um cão de interior/exterior. Embora o Australian Cattle Dog certamente deva ter acesso a um quintal cercado com segurança, ele deve estar com sua família quando estiverem em casa. Essa é uma das raças frequentemente chamadas de “cães de velcro”(fica grudado nos seus donos), e ele será infeliz e destrutivo se deixado no quintal o tempo todo com pouca interação humana.

Curiosidades

  • O Australian Cattle Dog é compacto, mas poderoso. Ele tem um crânio largo, bochechas musculosas, um nariz preto, olhos castanho-escuros que brilham de suspeita quando um estranho se aproxima, orelhas eretas de tamanho médio e dentes fortes para morder o gado. O pescoço musculoso leva a um corpo retangular com ombros fortes e peito profundo. A cauda fica levemente curvada quando o cão está em repouso, o que não acontece com muita frequência.
  • A pelagem dupla do Australian Cattle Dog é lisa e vem em duas cores: mancha azulada e avermelhada. A pelagem azulada pode ser sólida, mosqueada ou salpicada, com ou sem marcas pretas, azuis ou castanhas na cabeça e marcas castanhas em outras partes do corpo. A pelagem avermelhada é uniforme em todo o corpo, com ou sem manchas vermelhas mais escuras na cabeça.

A história do Australian Cattle Dog

O duro outback australiano nunca poderia ter sido domado por criadores de gado se não fosse pela ajuda dos cachorrinhos resistentes que agora conhecemos como Australian Cattle Dogs. Para construir uma raça que pudesse resistir às condições ambientais, George Elliott de Queensland cruzou cães nativos australianos chamados Dingoes com o agora extinto Smithfield e depois com o Merle azul Highland Collies.

Os cães eram bons trabalhadores, mas os irmãos Jack e Harry Bagust em Sydney decidiram fazer mais experiências com eles. Eles fizeram um cruzamento com um Dálmata, que com a criação seletiva acrescentou um aspecto salpicado à raça, bem como um instinto de se sentir confortável em torno de cavalos e leal às pessoas. Parte da capacidade de trabalho foi perdida, mas um cruzamento com um Kelpie preto e castanho a trouxe de volta.

Os cães resultantes pareciam Dingoes, mas com um corpo mais atarracado e marcas incomuns. Esses cães se tornaram os ancestrais do Australian Cattle Dogs moderno. Os cães azuis eram especialmente populares e ficaram conhecidos como Blue Heelers ou Queensland Blue Heelers.

Robert Kaleski começou a mostrar os cães em 1897 e elaborou um padrão de raça para eles em 1902. Foi aprovado em 1903 pelo Cattle and Sheep Dog Club da Austrália e pelo Kennel Club de New South Wales.

Temperamento e personalidade do Australian Cattle Dog

Como o próprio nome sugere, o Australian Cattle Dog foi criado para pastorear gado. Controlar e direcionar o gado selvagem no mato australiano exige muita força e perseverança, e os Cattle Dogs de hoje ainda possuem a atitude e a resistência que os fazendeiros valorizam. Em casa, essa personalidade distinta pode ser tanto uma bênção quanto uma desvantagem. O Cattle Dog requer muito exercício diário e estimulação mental para mantê-lo ocupado. Ele foi criado para pastorear o gado do crepúsculo ao amanhecer pelo deserto, tornando-o um ótimo parceiro para correr, andar de bicicleta ou caminhar. Ele é muito inteligente e facilmente descobrirá tarefas como abrir armários ou despejar o lixo se deixado por conta própria. Essa inteligência e resolução de problemas o tornam um ótimo candidato para esportes caninos como agilidade, obediência, rastreamento e, claro, pastoreio. Ele gosta de aprender e trabalhar com as pessoas que ama, e está muito ansioso para agradar.

O Cattle Dog é conhecido por sua capacidade de avaliar situações e tomar iniciativa, se necessário. Em uma situação de pastoreio, isso geralmente inclui latidos ou beliscões forçados (porque o Cattle Dog deve beliscar o calcanhar da vaca) para mover um animal teimoso. Se ele sentir que um animal – ou uma pessoa – está se comportando mal, ele não hesitará em colocá-los de volta na linha. Mordida não deve ser tolerado. Geralmente o Cattle Dog só intervém se sentir que uma situação está fora de controle, então é seu trabalho como dono não colocá-lo nessa situação. Se você agir como a figura de autoridade em sua vida, ele olhará para você em vez de tomar o assunto em suas próprias patas.

Ao treinar seu Cattle Dog, justiça, consistência e o uso de recompensas positivas geralmente funcionam muito bem. No entanto, a inteligência do Cattle Dog o torna um pensador independente, e ele pode ser muito teimoso se acreditar que está certo ou foi tratado injustamente. Nesses casos, correções apropriadas podem ser necessárias. Se você estiver tendo problemas, entre em contato com um treinador experiente de Cattle Dog para obter conselhos.

Mesmo com essas características, o Cattle Dog pode ser um ótimo membro da família. Ele adora seus familiares próximos e, se criado com crianças, também gosta de interagir com outras crianças. Lembre-se de que ele é um cão de alta energia e certifique-se de que as crianças o tratem com respeito. Seu apego à família o torna um excelente cão de guarda, e ele protegerá sua casa e sua família. O Cattle Dog é muitas vezes cauteloso com estranhos e, portanto, deve ser socializado extensivamente desde filhote e ainda.

Comece a treinar seu filhote no dia em que o trouxer para casa. Mesmo com oito semanas de idade, ele é capaz de absorver tudo o que você pode ensinar a ele. Não espere até que ele tenha 6 meses para começar a treinar ou você terá um cão mais teimoso para lidar. Se possível, coloque-o no treinamento quando ele tiver 10 a 12 semanas de idade e socialize, socialize, socialize. No entanto, esteja ciente de que muitas aulas de treinamento de filhotes exigem que certas vacinas (como tosse do canina) estejam atualizadas, e muitos veterinários recomendam exposição limitada a outros cães e locais públicos até que as vacinas para filhotes (incluindo raiva, cinomose e parvovirose) tenham sido concluídas. Em vez de treinamento em escolas, você pode começar a treinar seu filhote em casa e socializá-lo entre familiares e amigos até que as vacinas do filhote sejam concluídas.

Assim como as pessoas, você deve providenciar para que seu filhote de Cattle Dog conheça muitos cães diferentes em situações seguras e controladas. Escolha cães que sejam bons com filhotes para que ele tenha uma experiência positiva e não tenha medo de cães estranhos no futuro.

Se você está procurando um filhote de Cattle Dog, não deixe de discutir o que você está procurando com seu criador. Os criadores possuem um rico conhecimento sobre os cães de suas linhagens e a raça em geral, e ela poderá aconselhá-lo sobre o filhote mais adequado para sua família. Se possível, certifique-se de conhecer ambos os pais da ninhada para que você possa ter uma ideia de como seu filhote será quando adulto. Os pais devem ser amigáveis e bem-educados e mostrar evidências de socialização adequada. Uma boa base genética ajuda a garantir que seu filhote também cresça e se torne um maravilhoso cidadão canino.

O que você precisa saber sobre a saúde Australian Cattle Dog

Todos os cães têm o potencial de desenvolver problemas genéticos de saúde, assim como todas as pessoas têm o potencial de herdar uma determinada doença. Fuja de qualquer criador que não ofereça garantia de saúde dos filhotes, que lhe diga que a raça é 100 por cento saudável e não tem problemas conhecidos, ou que lhe diga que seus filhotes estão isolados da parte principal da casa por motivos de saúde. Um criador respeitável será honesto e aberto sobre problemas de saúde na raça e a incidência com que ocorrem em suas linhagens.

Criadores cuidadosos selecionam seus cães reprodutores para doenças genéticas e criam apenas os espécimes mais saudáveis e bonitos, mas às vezes a Mãe Natureza tem outras ideias e um filhote desenvolve uma dessas doenças apesar das boas práticas de criação. Os avanços na medicina veterinária significam que, na maioria dos casos, os cães ainda podem viver uma vida boa. Se você está adquirindo um filhote, pergunte ao criador sobre as idades dos cães em suas linhas e do que eles morreram.

Lembre-se de que depois de levar um novo filhote para sua casa, você tem o poder de protegê-lo de um dos problemas de saúde mais comuns: a obesidade. Cattle Dogs ganham peso facilmente, por isso é importante prestar atenção ao tamanho da porção de alimento que terá que dar ao seu amiguinho. Manter essa raça com um peso adequado é uma das maneiras mais fáceis de prolongar sua vida. Aproveite ao máximo suas habilidades preventivas para ajudar a garantir um cão mais saudável por toda a vida.

Os cuidados com a pelagem do Australian Cattle Dog

O Australian Cattle Dog tem uma pelagem dura e plana que é resistente à chuva e à sujeira. Isso torna a limpeza uma tarefa simples – ele só precisará ser escovado uma ou duas vezes por semana para remover os pêlos mortos. Para isso, você pode usar uma escova de cerdas para pêlos lisos. Ele perderá seu sub-pêlo curto e denso uma ou duas vezes por ano, o que exigirá mais escovação. Outras ferramentas para manter à mão são um pente e um ancinho de sub-pêlo.

O Cattle Dog só precisará de banhos ocasionais se estiver muito sujo. Verifique seus ouvidos para se certificar de que estão limpos e secos e que não há evidências de infecção. Seu cão adulto precisará cortar as unhas aproximadamente uma vez por mês, dependendo do desgaste. Filhotes podem precisar de corte de unhas semanal. Escove os dentes do seu cão regularmente para promover uma boa higiene dental e um hálito fresco.

Escolhendo um criador de Australian Cattle Dog

Encontrar um bom criador é a chave para encontrar o cachorro certo. Um bom criador irá combiná-lo com o filhote certo e, sem dúvida, terá feito todas as certificações de saúde necessárias para detectar problemas de saúde o máximo possível. Ele ou ela está mais interessado em colocar os filhotes nas casas certas do que em ganhar muito dinheiro.

Bons criadores receberão suas perguntas sobre temperamento, saúde e como os cães são no convívio e perguntarão para você sobre o que está procurando em um cão e que tipo de vida você pode proporcionar a ele. Um bom criador pode lhe contar sobre a história da raça, explicar por que um filhote é considerado bom para animal de estimação e outro não, e discutir quais problemas de saúde afetam a raça e as medidas que ele toma para evitar esses problemas. Um criador deve querer ser um recurso para você durante toda a vida do seu cão.

Evite criadores que só parecem interessados em quão rápido eles podem vender um filhote para você e se seu cartão de crédito será aprovado. Criadores que oferecem filhotes a um preço “com papéis” e a um preço menor “sem papéis” são antiéticos. Você também deve ter em mente que comprar um filhote de cachorro de sites que oferecem o envio de seu cão para você imediatamente pode ser um empreendimento arriscado, pois não deixa nenhum recurso se o que você recebe não é exatamente o que você esperava. Faça o mesmo esforço para pesquisar seu filhote quanto para escolher um carro novo. Vai poupar dinheiro a longo prazo.

Muitos criadores respeitáveis têm sites, então como você pode dizer quem é bom e quem não é? Os sinais vermelhos incluem filhotes sempre disponíveis, várias ninhadas nas instalações, a escolha de qualquer filhote e a capacidade de pagar on-line com cartão de crédito. Essas coisas são convenientes, mas quase nunca são associadas a criadores respeitáveis.

Se você está planejando obter seu novo melhor amigo de um criador, uma loja de animais ou outra fonte, não se esqueça de saber se o criador é confiável. Criadores de má reputação e instalações que lidam com “fábricas de filhotes” podem ser difíceis de distinguir de operações confiáveis. Não há uma maneira 100% de garantir que você nunca comprará um filhote doente, mas pesquisando a raça (para que você saiba o que esperar), verificando a instalação (para identificar condições insalubres ou animais doentes) e fazendo as perguntas certas pode reduzir as chances de entrar em uma situação desastrosa. E não se esqueça de perguntar ao seu veterinário, que muitas vezes pode encaminhá-lo para um criador respeitável, organização de resgate de raças ou outra fonte confiável de filhotes saudáveis.

O custo de um filhote de Australian Cattle Dog varia de acordo com a localidade do criador, se o filhote é macho ou fêmea, quais títulos seus pais têm e se ele é mais adequado para exposição ou para um lar como animal de estimação. O filhote que você compra deve ter sido criado em um ambiente doméstico limpo, de pais com certificação de saúde e, idealmente, certificado de pedigree para provar que são bons exemplares da raça. Os filhotes devem ser testados quanto ao temperamento, examinados, vermifugados e socializados para dar-lhes um início de vida saudável e confiante.

Antes de decidir comprar um filhote, considere se um Australian Cattle Dog adulto pode atender melhor às suas necessidades e estilo de vida. Os filhotes são mais divertidos, mas exigem muito tempo e esforço antes de crescerem para se tornarem o cão dos seus sonhos. Um adulto já pode ter algum treinamento e provavelmente será menos ativo, destrutivo e exigente do que um filhote. Com um adulto, você sabe mais sobre o que está recebendo em termos de personalidade e saúde e pode encontrar adultos através de criadores ou abrigos. Se você estiver interessado em adquirir um cão mais velho por meio de criadores, pergunte a eles sobre a compra de um cão de exposição aposentado ou se eles conhecem um cão adulto que precisa de um novo lar. Se você deseja adotar um cachorro, leia os conselhos abaixo sobre como fazer isso.

Adotando um Australian Cattle Dog de abrigo ou resgate

Há ótimas opções disponíveis se você quiser adotar um cão de um abrigo de animais ou organização de resgate de raça. Aqui está como começar.

1. Use a Web

A mídia social é uma ótima maneira de encontrar um cachorro. Poste na sua página do Facebook que você está procurando por uma raça específica para que toda a sua comunidade possa ser seus olhos e ouvidos. Ou use o Marketplace do Facebook.

2. Encontre os especialistas locais

Comece a conversar com todos os profissionais perto de você sobre o seu desejo de um Australian Cattle Dog. Isso inclui veterinários, passeadores de cachorro e petshops. Quando alguém tem que tomar a difícil decisão de desistir de um cachorro, essa pessoa frequentemente perguntará à sua própria rede confiável para recomendações.

3. Perguntas que devem ser feitas

Agora você conhece mais sobre o assunto para poder discutir com um criador, também há perguntas que você deve discutir com o pessoal do abrigo ou voluntários de resgate antes de trazer para casa um filhote. Essas incluem:

Qual é o nível de energia dele?

Como ele se comporta com outros animais?

Como ele responde aos trabalhadores de abrigo, visitantes e crianças?

Como é a sua personalidade?

Qual a idade dele?

Ele é comportado?

Ele já mordeu ou machucou alguém que conhece?

Existem problemas de saúde conhecidos?

Onde quer que você adquira seu Australian Cattle Dog, certifique-se de ter um bom contrato com o vendedor, abrigo ou grupo de resgate que coloque as responsabilidades em ambos os lados.

Filhote ou adulto, uma compra do criador ou um resgate, leve o seu Australian Cattle Dog ao seu veterinário logo após a compra ou adoção. Seu veterinário será capaz de identificar problemas e trabalhará com você para configurar um regime preventivo que o ajudará a evitar muitos problemas de saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *