Pular para o conteúdo

Saiba tudo sobre a raça Afghan Hound

  1. Altura 63 a 68 cm.
  2. Peso 22,68 a 27,22 kg,
  3. Expectativa de vida 25 a 33 anos.
  4. Aceita outros cães
    Tendência de gostar ou de tolerar outros cães.
    Nota 3
  5. Adaptabilidade
    Facilidade que um cachorro tem para lidar com mudanças.
    Nota 5
  6. Afetividade
    Amabilidade e/ou simpatia demonstrada pelo cachorro.
    Nota 3
  7. Amável com crianças
    Cães que tendem a ser mais tolerantes com o comportamento infantil, mais brincalhões e descontraídos com crianças.
    Nota 3
  8. Convive com gatos
    Tendência a tolerar gatos e ter menor impulso de caça.
    Nota 2
  9. Cão de guarda
    Raça que pode alertar sobre a presença de estranhos.
    Nota 1
  10. Exige cuidados
    Quantidade de banhos, escovações e até mesmo cuidados profissionais necessários.
    Nota 5
  11. Inteligência
    A capacidade de raciocínio e resolução de problemas de um cão, por si mesmo (sem treinamento).
    Nota 3
  12. Latidos
    Nível de vocalização da raça.
    Nota 1
  13. Ludicidade
    O quanto o cão é brincalhão, vívido e alegre.
    Nota 3
  14. Necessidades sociais
    Necessidade de interação com humanos e/ou outros animais de estimação.
    Nota 3
  15. Para apartamento
    Características como tendência de fazer barulho e tamanho do cachorro.
    Nota 5
  16. Precisa de exercícios
    Quanta atividade física diária o cão necessita
    Nota 4
  17. Problemas de saúde
    Quantidade de problemas de saúde comuns na raça.
    Nota 3
  18. Queda de pelos
    Frequência e quantidade de pelos que caem do cão.
    Nota 3
  19. Territorialidade
    Tendência do cão de proteger seu espaço, casa, quintal ou mesmo o carro.
    Nota 1
  20. Tolera estranhos
    Tendência de ser receptivo com pessoas desconhecidas.
    Nota 2
  21. Treinabilidade
    Facilidade em aprender e experimentar coisas novas
    Nota 2

O Galgo Afegão, também conhecido por Afghan Hound, tem um ar aristocrático e uma elegância fria. Ao invés de seguir seus donos, espera que eles cheguem a ele se precisarem de alguma atenção. Não é muito de corridas, mas depois de seu exercício diário, em uma área segura e cercada, ele está pronto para algum tempo de sossego no sofá e, em seguida, é hora de ficar em pé no balcão da cozinha para ver se acha alguma comida. Seu “casaco glamoroso” requer extrema atenção e cuidado.

Apresentação da raça Galgo Afegão

O Galgo Afegão é indiferente e elegante, mas sob sua pelagem longa e glamorosa bate o coração de um caçador. Ele foi criado para correr atrás de lebres e gazelas nos terrenos acidentados do Afeganistão, seu país de origem. Este Galgo de tamanho médio, pesando entre 23 e 28 quilos, mesmo fora de sua terra natal, ainda tem um forte instinto para correr e perseguir.

Não compre um Galgo Afegão a menos que esteja preparado para se comprometer com o cuidado e o exercício. Ele não é nem um pouco preguiçoso e precisa de uma longa caminhada diária na coleira ou a chance de correr em uma área sem trânsito. Ele naturalmente um corredor, então considere assumir esse esporte como forma de canalizar sua capacidade e velocidade atlética. O Galgo Afegão também pode ser encontrado competindo em agilidade, obediência e rali, e alguns são cães de terapia.

Quando suas necessidades de exercício são atendidos, o cão afegão é um companheiro calmo e tranquilo que gosta de ter acesso a cama ou sofá macios. É reservado com estranhos e não demonstra excessos com sua própria família, mas ele tem um lado bobo que o torna divertido para conviver. Com as crianças, o cão afegão é gentil se foi criado com eles, mas não é realmente um companheiro de brincadeiras. O afegão tem um vínculo profundo com sua família e pode levar tempo para se ajustar se precisar ser colocado com outra pessoa. Não receba um afegão se você não acha que será capaz de mantê-lo por toda a sua vida.

O Galgo Afegão é um pensador independente, mas ele é treinável com o uso de técnicas de reforço positivo, particularmente com recompensas alimentares. Comece a treinar quando ele é jovem e ainda um maleável, mantenha as sessões de treinamento curtas e divertidas e evite correções severas. Lembre-se também, que a altura do afegão de 63 a 69 cm, combinada com o apetite insaciável, faz dele um perfeito comilão. Coloque a comida bem fora do alcance se você não quer que ele se sirva sozinho.

Você precisará de um quintal com segurança para manter o afegão longe dos gatos do bairro, e isso não significa qualquer cerca. Se o Galgo Afegão quiser deixar o quintal, consegue facilmente se a cerca for simples. Ele é bom no pulo, então a cerca deve ter pelo menos 1,8 m.

Este é um cachorro para ser criado dentro de casa. Se tornará um cão infeliz se for mantido no quintal com pouca atenção de sua família.

Curiosidades

  • O “casaco” do Galgo Afegão pode ser de qualquer cor ou combinação de cores, incluindo preto e bronzeado.
  • O ator cômico Zeppo Marx era um fã do Galgo Afegão, importando dois da Grã-Bretanha em 1931.
  • O cão afegão se destaca por seu olhar distante, topete longo e sedoso, bela pelagem, ossos do quadril proeminentes; grandes patas e rabo anelar.
  • O cão de caça afegão ganhou como melhor no show em Westminster em 1957 e 1983.

A história do Galgo Afegão

O Galgo Afegão é do Afeganistão, mas pouco se sabe de sua história inicial ou quanto tempo ele existiu. Um desenho de um dos cães, enviado para casa por Thomas Duer Broughton enquanto ele estava na Índia em 1809, foi publicado em um livro de cartas em 1813, então a raça certamente já existia há mais de 200 anos e provavelmente mais tempo. Estudos do genoma canino indicam que o afegão descende de um dos tipos mais antigos de cães.

Os cães no Afeganistão foram encontrados em vários tipos diferentes, dependendo da região que eram. Cães de áreas montanhosas eram mais compactos com pelagem mais escuras e mais pesados, enquanto os cães que habitavam o deserto eram mais esguios, com pelos mais leves em cores e volume. Eles estavam acostumados com corrida rápida, atrás de veados e antílopes, além de lebres, lobos e chacais. Caçando em parceria com falcões, eles lançavam codornas e perdizes para o falcão derrubar ou para o caçador atirar.

Os oficiais militares britânicos trouxeram os cães para o oeste depois de serem postados na fronteira Índia-Afeganistão. Os cães morreram na Europa durante a Primeira Guerra Mundial, porque a escassez de alimentos limitou a criação e a manutenção de cães, mas a reprodução começou novamente em 1920, quando alguns afegãos do tipo deserto foram importados para a Escócia por pessoas que estavam morando no Baluchistão. Alguns dos cães tipo montanhosos foram enviados de Cabul para a Inglaterra em 1925. Durante a mesma década, os americanos importavam alguns dos afegãos da Grã-Bretanha.

Temperamento e personalidade do Galgo Afegão

O Galgo Afegão é indiferente e digno, exceto quando ele está sendo bobo. Detalhe, indiferente não significa tímido. Ele não tem medo das pessoas e geralmente não é agressivo com elas. Leva seu tempo conhecer pessoas fora de sua família. Pessoas que têm a sorte de fazerem parte de seu círculo de amigos experimentarão um cão com uma natureza exuberante e um senso de humor perverso.

Os Galgos Afegãos fazem tudo a extremos. São ótimos no drama, ladrões de comida, mandões e travessos. Eles têm uma grande presa, e embora possam se dar bem com os gatos criados junto com ele, ao ar livre gatos devem temer por suas vidas quando o afegão entra em ação.

O Galgo Afegão é um pensador independente. Ele fica feliz em obedecer o que você manda – contanto que seja isso que ele queria fazer de qualquer maneira. Ele é altamente inteligente e aprende rapidamente, mas ele nem sempre responde aos seus comandos, quero dizer, pedidos. Pensará no assunto. Talvez ele faça isso mais tarde. Ou não. Isso pode torná-lo um cão frustrante para treinar e ainda mais frustrante para competir. O Galgo Afegão se dá bem em esportes, como agilidade, mas apenas quando o seu dono tem paciência extrema, um senso de humor interminável e um bom domínio das técnicas de reforço positivo para atraí-lo em conformidade.

O esporte em que o Afegão se destaca, é claro, é na corrida. Se você é capaz de deixá-lo participar dessa atividade, você será recompensado pela visão de sua reprodução e herança em ação.

Comece a treinar seu filhote no dia em que você traz para casa. Mesmo com oito semanas de idade, ele é capaz de absorver tudo o que você pode ensiná-lo. Não espere até que ele tenha 6 meses para começar a treinar ou terá um cão mais teimoso para lidar. Se possível, matricule na aula de jardim de infância de filhotes no momento em que ele é de 10 a 12 semanas de idade, e socialize, socialize, socialize. No entanto, esteja ciente de que muitas aulas de treinamento de filhotes exigem certas vacinas (como da tosse canina), e muitos veterinários recomendam a exposição limitada a outros cães e locais públicos até todas as vacinas de filhotes forem feitas. Em vez de treinamento formal, você pode começar a treinar seu filhote em casa socializando-o entre a família e os amigos até que as vacinas de filhotes sejam concluídas.

Fale com o criador, descreva exatamente o que você está procurando em um cachorro e peça ajuda para selecionar um filhote. Criadores lidam com os filhotes diariamente e podem fazer recomendações estranhamente precisas, uma vez que eles sabem muito sobre seu estilo de vida e personalidade. O que quer que você queira de um afegão, procure um filhote cujos pais têm personalidades legais e que foram bem socializadas.

O que você precisa saber sobre a saúde do Galgo Afegão

Todos os cães têm o potencial de desenvolver problemas de saúde genética, assim como todas as pessoas têm o potencial de herdar uma doença particular. Fuja de qualquer criador que não ofereça uma garantia de saúde dos filhotes, que lhe diz que a raça é 100% saudável e não tem problemas conhecidos, ou que lhe diz que seus filhotes são isolados da parte principal da casa por razões de saúde. Um criador respeitável será honesto e aberto sobre problemas de saúde na raça e a incidência com a qual ocorrem em suas linhas.

Nos Galgo Afegão, os problemas de saúde podem incluir displasia de quadril e cotovelo, catarata juvenil, tireoidite, uma doença auto-imune que destrói a glândula tireóide, paralisia laríngea e distúrbios de sangramento, como a doença de von Willebrand. No mínimo, peça ao criador para mostrar evidências de que ambos os pais foram certificados livres de cataratas juvenis por um oftalmologista veterinário e têm uma avaliação do quadril de excelente, boa ou justa da fundação ortopédica para os animais.

Não se apaixone por um discurso de vendas do criador desonesto. Se o criador lhe disser que não precisa fazer testes porque nunca teve problemas em suas linhas, seus cães foram “verificados por veterinários”, ou qualquer uma das outras pequenas desculpas que criadores têm para reduzir os testes genéticos de seus cães, vá embora imediatamente.

Criadores cuidadosos testam seus cães de criação para doenças genéticas e raças apenas os espécimes mais saudáveis e de melhor aparência, mas às vezes a mãe tem outras ideias e um filhote desenvolve uma dessas doenças, apesar das boas práticas de reprodução. Avanços em medicina veterinária significam que, na maioria dos casos, os cães ainda podem viver uma boa vida. Se você está recebendo um filhote, pergunte ao criador sobre as idades dos cães em suas linhas e do que eles morreram.

Lembre-se que depois de você ter tomado um novo filhote em sua casa, você tem o poder de protegê-lo de um dos problemas de saúde mais comuns: obesidade. Manter um cão afegão em um peso apropriado é uma das maneiras mais fáceis de prolongar sua vida. Aproveite ao máximo suas habilidades preventivas para ajudar a garantir um cão mais saudável para a vida.

Os cuidados com a pelagem do Galgo Afegão

O cão Afegão tem pelo longo, grosso e sedoso com uma textura macia. Não precisa ser cortado ou aparado pois quanto mais comprido mais formoso. O toque final é um topete de longo e sedoso.

A preparação é uma parte essencial na vida com um afegão. Planeje escovar o pelo grosso e sedoso do Galgo Afegão três vezes por semana para evitar ou remover emaranhados, e dê banho conforme necessário. Você pode querer investir em um secador de sopro de cão profissional se você costuma dar banho com frequência.

O afegão perde pelo moderadamente. Quanto mais você o escova, menos pelos você verá caindo do cachorro e em seus pisos, móveis e roupas.

O resto é o cuidado básico. Apare as unhas pelo menos uma vez ao mês, e mantenha as orelhas longas e penduradas limpas e secas para evitar infecções. Na hora das refeições, você pode prender as orelhas evitar de arrastar o prato da comida. Boa higiene dentária também é importante. Escove os dentes frequentemente para uma boa saúde geral e hálito fresco.

Encontrando um Galgo Afegão

Se você quer comprar um filhote com criador ou adotar seu cão de um abrigo ou resgate, aqui estão algumas coisas para ter em mente.

Escolhendo um criador de Galgo Afegão

Encontrar um bom criador é a chave para encontrar o filhote certo. Um bom criador irá combinar você com o filhote certo, e sem dúvida terá feito todas as certificações de saúde necessárias para exibir os problemas de saúde, tanto quanto possível. Ele ou ela está mais interessada em colocar filhotes nas casas certas do que fazer fortuna.

Bons criadores vão saber responder suas perguntas sobre temperamento, saúde e o que os cães gostam de viver, e perguntar para você sobre o que você está procurando em um cachorro e que tipo de vida você pode fornecer para ele. Um bom criador pode contar sobre a história da raça, explicar por que um filhote é considerado animal de estimação, enquanto outro não é, e discutir quais problemas de saúde afetam a raça e os passos que ela toma para evitar esses problemas. Um criador deve querer ser um recurso para você durante toda a vida do seu cão. Procure mais informações sobre o afegão e comece sua busca por um bom criador.

Evite criadores que só parecem interessados na rapidez com que eles podem vender um filhote para você e se o seu cartão de crédito passará. Criadores que oferecem filhotes a um preço “certificados” e a um preço mais baixo “sem certificação” são anti-éticos. Você também deve ter em mente que comprar um filhote de sites que oferecem para enviar seu cão para você imediatamente pode ser um empreendimento arriscado, pois não deixa nenhum recurso se o que você recebe é exatamente o que você esperava.

Muitos criadores respeitáveis têm sites, então como você pode dizer quem é bom e quem não é? As bandeiras vermelhas incluem filhotes sempre disponíveis, múltiplas ninhadas nas instalações, tendo sua escolha de qualquer cachorro, e a capacidade de pagar on-line com um cartão de crédito. Essas coisas são convenientes, mas quase nunca estão associadas a reprodutores respeitáveis.

Se você está planejando obter o seu novo melhor amigo de um criador, uma loja de animais ou outra fonte, não esqueça de verificar sempre se o criador tem os cuidados básicos com os filhotes. Não há 100% de certeza de que você nunca comprará um filhote doente, mas pesquisar a raça (então você sabe o que esperar), verificar as instalações (para identificar condições insalubres ou animais doentes), e fazer as perguntas certas pode reduzir as chances de acabar num situação desastrosa. E não se esqueça de perguntar ao seu veterinário, que muitas vezes pode encaminhá-lo a um criador respeitável, ONG de resgate, ou outra fonte confiável para filhotes saudáveis.

O custo de um filhote afegão varia dependendo do local do criador, se o filhote é macho ou fêmea, que títulos seus pais têm, e se ele é mais adequado para ganhar prêmios em shows ou para um animal de estimação. O filhote que você comprar deverá ter sido criado em um ambiente limpo para casa, ter pais saudáveis e estar em conformidade e, idealmente, títulos para provar que são bons espécimes da raça. Os filhotes devem ser testados quanto ao temperamento, examinados, vermifugados e socializados para dar-lhes um início de vida saudável e confiante.

Coloque o mesmo empenho para pesquisar seu filhote quanto você faria para a escolha de um novo carro. Isso fará com que você economize dinheiro a longo prazo.

Antes de decidir comprar um filhote, considere se um adulto afegão pode melhor atender às suas necessidades e estilo de vida. Filhotes são muito divertidos, mas precisam de muito tempo e esforço antes de crescerem para se tornar o cão dos seus sonhos. Um adulto pode já ter algum treinamento e provavelmente será menos ativo, destrutivo e exigente do que um filhote.

Com um adulto, você sabe mais sobre o que você está recebendo em termos de personalidade e saúde e você pode encontrar adultos através de criadores ou abrigos. Se você está interessado em adquirir um cão mais velho através de criadores, pergunte a eles sobre a compra de um cão de show aposentado ou se eles sabem de um cão adulto que precisa de uma nova casa. Se você quiser adotar um cachorro, leia o conselho abaixo sobre como fazer isso.

Adotando um cão Galgo Afegão de um resgate ou abrigo

Há ótimas opções disponíveis se você quiser adotar um cão de um abrigo de animais ou organização de resgate de raça. Aqui está como começar.

1. Use a Web

A mídia social é uma ótima maneira de encontrar um cachorro. Poste na sua página do Facebook que você está procurando por uma raça específica para que toda a sua comunidade possa ser seus olhos e ouvidos. Ou use o Marketplace do Facebook.

2. Encontre os especialistas locais

Comece a conversar com todos os profissionais perto de você sobre o seu desejo de um Galgo Afegão. Isso inclui veterinários, passeadores de cachorro e petshops. Quando alguém tem que tomar a difícil decisão de desistir de um cachorro, essa pessoa frequentemente perguntará à sua própria rede confiável para recomendações.

3. Perguntas-chave para perguntar

Agora você conhece mais sobre o assunto para poder discutir com um criador, também há perguntas que você deve discutir com o pessoal do abrigo ou voluntários de resgate antes de trazer para casa um filhote. Essas incluem:

Qual é o nível de energia dele?

Como ele está em torno de outros animais?

Como ele responde aos trabalhadores de abrigo, visitantes e crianças?

Como é a sua personalidade?

Qual a idade dele?

Ele é comportado?

Ele já mordeu ou machucou alguém que conhecem?

Existem problemas de saúde conhecidos?

Onde quer que você adquira seu cão afegão, certifique-se de ter um bom contrato com o vendedor, abrigo ou grupo de resgate que coloque as responsabilidades em ambos os lados.

Filhote ou adulto, uma compra do criador ou um resgate, leve o seu afegão ao seu veterinário logo após a compra ou adoção. Seu veterinário será capaz de identificar problemas e trabalhará com você para configurar um regime preventivo que o ajudará a evitar muitos problemas de saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *