- Altura
- Peso
- Expectativa de vida 30 a 50 anos.
-
Aceita outros cães
Tendência de gostar ou de tolerar outros cães.
-
Adaptabilidade
Facilidade que um cachorro tem para lidar com mudanças.
-
Afetividade
Amabilidade e/ou simpatia demonstrada pelo cachorro.
-
Amável com crianças
Cães que tendem a ser mais tolerantes com o comportamento infantil, mais brincalhões e descontraídos com crianças.
-
Convive com gatos
Tendência a tolerar gatos e ter menor impulso de caça.
-
Cão de guarda
Raça que pode alertar sobre a presença de estranhos.
-
Exige cuidados
Quantidade de banhos, escovações e até mesmo cuidados profissionais necessários.
-
Inteligência
A capacidade de raciocínio e resolução de problemas de um cão, por si mesmo (sem treinamento).
-
Latidos
Nível de vocalização da raça.
-
Ludicidade
O quanto o cão é brincalhão, vívido e alegre.
-
Necessidades sociais
Necessidade de interação com humanos e/ou outros animais de estimação.
-
Para apartamento
Características como tendência de fazer barulho e tamanho do cachorro.
-
Precisa de exercícios
Quanta atividade física diária o cão necessita
-
Problemas de saúde
Quantidade de problemas de saúde comuns na raça.
-
Queda de pelos
Frequência e quantidade de pelos que caem do cão.
-
Territorialidade
Tendência do cão de proteger seu espaço, casa, quintal ou mesmo o carro.
-
Tolera estranhos
Tendência de ser receptivo com pessoas desconhecidas.
-
Treinabilidade
Facilidade em aprender e experimentar coisas novas
Este cachorrinho atrevido tem uma personalidade superdimensionada. Ele sabe o que quer e vai atrás disso com determinação obstinada. Para seu tamanho, ele é um excelente cão de guarda, mas pode ser “tagarela” se não for ensinado a moderar seus latidos.
Apresentação da raça Chihuahua
O Chihuahua estourou no cenário nacional como um cão “obrigatório” por dois motivos: O “Yo Quiero Taco Bell?” campanha publicitária e, depois, a tendência das jovens ricas, atraentes e famosas transportando esses cachorrinhos com grandes atitudes em bolsas estilosas e caras. O apelo? O minúsculo (tão pequeno quanto dois quilos) Chihuahua oferece um temperamento forte, juntamente com uma lealdade duradoura à pessoa que ele escolhe como sua, juntamente com um rosto expressivo, incluindo grandes olhos redondos que mostram tudo o que o cão está pensando.
Apesar das muitas qualidades cativantes do Chihuahua, se você acha que seu tamanho pequeno o torna uma ótima opção para crianças, é melhor pensar novamente. O Chihuahua pode ser perfeito para viajar em uma bolsa de cachorro, mas ele é muito pequeno e frágil até mesmo para as brincadeiras mais gentis das crianças. Os chihuahuas também tendem a ser tensos e propensos a rosnar, atacar e até morder quando assustados ou ameaçados, ou quando defendem seu dono ou território.
Algumas dessas tendências podem ser melhoradas por meio de treinamento e socialização precoces. Infelizmente, muitas pessoas com Chihuahuas permitem que eles se tornem pequenos tiranos, exibindo maneiras que não seriam aceitáveis em um cão maior. Este cão precisa de um treinamento suave e consistente desde filhote para controlar seu temperamento, bem como qualquer tendência que ele tenha de brigar com outros cães. Como muitos cães pequenos, os Chihuahuas não têm consciência de seu próprio tamanho e não hesitarão em desafiar um cão muitas vezes maior que eles. Além disso, como muitos cães pequenos, os Chihuahuas são difíceis de treinar em casa sem muita consistência e paciência.
O Chihuahua também é muito barulhento e estará ruidosamente vigilante sobre qualquer intrusão em seu território, real ou imaginário. Ele não gosta de estranhos de nenhuma espécie, reservando sua afeição para a pessoa escolhida e, às vezes, para o resto da família.
Chihuahuas têm dois tipos de pelagem, curta e longa. A pelagem curta cai mais do que a longa, mas a longa requer escovação diária para evitar que se enrole e para remover os pêlos soltos. Mas como não há muito cachorro, não há muito casaco, mesmo na versão de pêlo comprido….rs
Curiosidades
- Para usá-lo em exibição, o Chihuahua não deve exceder seis quilos, mas muitos Chihuahuas são realmente maiores do que isso, tornando-os uma escolha melhor para famílias com crianças.
- Chihuahuas que pesam menos de três quilos geralmente têm uma vida curta.
- Não pense que o Chihuahua é um cão de colo gentil. Ele é tenaz e como um Terrier em atitude.
- Os chihuahuas são altamente inteligentes e se adaptam bem ao treinamento quando se trata de reforço positivo na forma de guloseimas e elogios.
- Chihuahuas vêm em qualquer cor sólida ou combinação de cores, incluindo fulvo, preto e bronzeado, chocolate e branco, azulado e avermelhado. Evite criadores que tentam fazer com que você pague mais por cores supostamente “raras”.
A história dos Chihuahuas
O Chihuahua é nativo do México, e seus ancestrais foram cercados por muitos mitos. Acreditava-se que eram guias espirituais que protegiam as almas enquanto viajavam pelo submundo. Embora as histórias sobre as origens do cão sejam interessantes, não há evidências reais sobre há quanto tempo eles existem ou se eram conhecidos pelos astecas ou outros povos que habitavam o México antes da chegada dos espanhóis.
Alguns especialistas em cães dizem que eles estavam entre os primeiros cães nativos das Américas, outros que foram trazidos para o Novo Mundo após a conquista espanhola do México. Outros ainda acreditam que os cachorrinhos podem ter se originado como versões miniaturizadas de cães párias, os indescritíveis cães marrons com orelhas em pé que resultam quando os cães são deixados para se reproduzirem sozinhos, sem seleção de cor ou outras características específicas. Seja qual for o caso, a raça leva o nome do estado de Chihuahua, onde os turistas americanos do final do século 19 encontraram pela primeira vez os pequenos caninos.
O Chihuahua que conhecemos hoje foi desenvolvido por criadores norte-americanos. O primeiro Chihuahua registrado pelo American Kennel Club, em 1904, foi nomeado Midget. O Chihuahua Club of America foi formado em 1923. Hoje, o Chihuahua ocupa o 13º lugar entre as raças registradas pelo AKC.
Temperamento e personalidade do Chihuahua
Chihuahuas são atrevidos e alertas, com mente própria. Eles podem não conseguir falar, mas isso não os impede de informar exatamente o que eles querem: geralmente muito tempo de qualidade com sua pessoa favorita. Os chihuahuas geralmente são dedicados a uma determinada pessoa da família e podem até se tornar obsessivos com o desejo de estar com eles e protegê-los. Há um nome para esses cães: “piranhas de axila”. Se eles estiverem nos braços do dono e alguém se aproximar da pessoa que os segura, o Chihuahua fará todos os esforços para proteger sua pessoa, seja necessário ou não.
Apesar de seu pequeno tamanho, o Chihuahua é destemido, nem um pouco tímido ou assustado. Se você o vê tremendo, geralmente é porque ele está com frio. É por isso que você vê tantos Chihuahuas vestindo suéteres.
Os chihuahuas têm a reputação de serem mimados e impossíveis de treinar, mas isso geralmente acontece porque as pessoas não se esforçam para treiná-los. Os chihuahuas são como qualquer outro cão: eles precisam de regras e estrutura consistentes para aprender de forma eficaz. Eles são altamente inteligentes.
O que você precisa saber sobre a saúde do Chihuahua
Todos os cães têm o potencial de desenvolver problemas genéticos de saúde, assim como todas as pessoas têm o potencial de herdar uma determinada doença. Fuja de qualquer criador que não ofereça garantia de saúde aos filhotes, que lhe diga que a raça é 100 por cento saudável e não tem problemas conhecidos, ou que lhe diga que seus filhotes estão isolados da parte principal do da casa por motivos de saúde. Um criador respeitável será honesto e aberto sobre problemas de saúde na raça e a incidência com que ocorrem em suas linhagens. Aqui está um breve resumo sobre o que você deve saber sobre a saúde do Chihuahua.
Cães minúsculos geralmente trazem grandes problemas de saúde, e o Chihuahua não é exceção. Muitos Chihuahuas vivem vidas longas e saudáveis, mas as condições observadas na raça incluem dificuldades respiratórias causadas por uma traqueia que colapsa sobre si mesma, luxação de patelas, distúrbios oculares, doença cardíaca congestiva, certas condições neurológicas, incluindo hidrocefalia (acúmulo de líquido dentro e ao redor do cérebro), lipofuscinose ceróide neuronal, uma condição na qual pigmentos gordurosos no cérebro causam a perda progressiva da função cerebral e subluxação atlantoaxial, uma deformidade do pescoço que pode exigir correção cirúrgica, obesidade e problemas dentários causados pelo pequeno tamanho de suas bocas.
A luxação da patela é um problema ortopédico. A patela, ou rótula, da maioria dos cães muito pequenos, incluindo o Chihuahua, pode facilmente se deslocar, causando dor e claudicação. Em casos leves, o joelho rapidamente volta ao lugar por conta própria, mas casos graves devem ser corrigidos cirurgicamente. Peça ao seu veterinário para examinar os joelhos do seu cão regularmente, especialmente se você notar que ele está mancando ou “pulando que nem coelho” enquanto corre.
Os olhos redondos e salientes do Chihuahua são uma de suas características mais distintas, mas são propensos a uma série de distúrbios genéticos oculares, bem como a lesões frequentes.
Os chihuahuas frequentemente têm o que é chamado de “molera”, ou fontanela aberta, que é uma área macia sob a pele da testa, onde as placas ósseas do crânio não se fundiram. Pode eventualmente fechar e ficar duro, mas em alguns cães, a molera nunca fecha completamente. Enquanto muitos cães podem viver uma vida normal com uma molera, alguns podem ter uma condição chamada hidrocefalia (acúmulo de líquido dentro e ao redor do cérebro), que pode causar convulsões e até morte se não for tratada. Um Chihuahua com uma molera pode viver uma vida perfeitamente normal, mas ele é mais propenso a ferimentos na cabeça, então ele não é o melhor candidato para um lar com crianças indisciplinadas ou cães maiores e mais rudes.
Os chihuahuas também podem nascer com um defeito no fígado conhecido como desvio portossistêmico, no qual o sangue é desviado do fígado. Isso pode causar um acúmulo de toxinas no corpo do cão, crescimento atrofiado e pode ser fatal se não for corrigido com cirurgia.
Chihuahuas pequeninos? Eles são fofos, mas também são frágeis e mais propensos a problemas médicos como hipoglicemia (baixo nível de açúcar no sangue). Criadores respeitáveis desencorajam as pessoas a comprar os pequenos, de dois e três quilos, porque eles geralmente levam ao desgosto.
Embora os Chihuahuas sejam valorizados por seu tamanho pequeno, eles geralmente são muito alimentados. O esqueleto de um Chihuahua não foi projetado para carregar muito peso, e até mesmo alguns gramas extras podem ser um fardo significativo para um cão desse tamanho. Tal como acontece com todos os cães, a magreza é muito mais saudável – e mais barata, quando se trata de custos veterinários. Manter um Chihuahua magro é particularmente importante se ele tiver patelas luxadas.
Bocas pequenas frequentemente significam que não há espaço para o desenvolvimento adequado dos dentes. É essencial obter atendimento odontológico veterinário regular para um Chihuahua, e ele pode precisar arrancar alguns dentes para abrir espaço na boca para o desenvolvimento adequado do resto dos dentes.
Criadores cuidadosos selecionam seus cães reprodutores sem doenças genéticas e criam apenas os espécimes mais saudáveis e bonitos, mas às vezes a Mãe Natureza tem outras ideias e um filhote desenvolve uma dessas doenças apesar das boas práticas de criação. Os avanços na medicina veterinária significam que, na maioria dos casos, os cães ainda podem viver uma vida boa. Se você está adquirindo um filhote, pergunte ao criador sobre as idades dos cães em suas linhas e do que eles morreram.
O que você precisa saber sobre a saúde do Chihuahua
Chihuahuas têm dois tipos de pelagem: lisa e longa. Chihuahuas lisos tem uma pelagem aveludada, brilhante e justa e têm um rufo – uma área de pelos mais grossos e longos – ao redor do pescoço. Eles têm uma escassa cobertura de cabelo na cabeça e nas orelhas. A cauda deve ser peluda, não nua. Podem perder alguns fios, mas eles são tão pequenos que a quantidade é administrável. Escove-os semanalmente com uma luva de borracha ou escova de cerdas macias para remover os pelos soltos e manter a pele e a pelagem saudáveis.
O Chihuahua de pelo comprido é produto de um gene recessivo, o que significa que um filhote deve ter o gene de ambos os pais para que o pelo longo se expresse, então ele não é visto em ninhadas com tanta frequência quanto o liso. A pelagem longa e macia é plana ou ligeiramente encaracolada, e o cão tem uma gola ao redor do pescoço, orelhas com franjas, franjas nas pernas e uma cauda emplumada. Os pêlos do resto do corpo são quase tão lisos quanto os do Chihuahua liso. Chihuahuas de pêlo comprido são lindos e fáceis de cuidar, mas eles perdem pêlo sazonalmente.
Escove os pêlos com uma escova de cerdas macias uma ou duas vezes por semana. Use um pente de aço inoxidável para remover os emaranhados do cabelo nas orelhas, pernas e cauda.
Se você escovar o Chihuahua fielmente, ele não precisará de banhos frequentes. Se ele passa muito tempo no sofá ou em sua cama, não há nada de errado em dar banho nele duas vezes por semana. Use um xampu suave feito para cães e seque-o bem para que ele não fique resfriado. Nunca o deixe secar ao ar livre.
Mantenha as grandes orelhas do seu Chihuahua limpas com uma solução recomendada pelo seu veterinário. Não use cotonetes dentro do ouvido, eles podem empurrar a sujeira mais para dentro. Limpe a orelha com uma bola de algodão, nunca indo mais fundo do que a primeira junta do dedo.
Apare as unhas regularmente, geralmente a cada duas semanas. Elas nunca devem ser tão longas que você os ouça clicando no chão.
Encontrando um chihuahua
Se você quer ir com um criador ou buscar seu cão em um abrigo ou resgate, aqui estão algumas coisas a serem lembradas.
Escolhendo um criador de Chihuahua
Encontrar um bom criador é a chave para encontrar o cachorro certo. Um bom criador irá combiná-lo com o filhote certo e, sem dúvida, terá feito todas as certificações de saúde necessárias para detectar problemas de saúde o máximo possível. Ele ou ela está mais interessado em colocar os filhotes nas casas certas do que em ganhar muito dinheiro. Bons criadores receberão suas perguntas sobre temperamento, autorizações de saúde e como os cães são para viver e perguntarão sobre o que você está procurando em um cão e que tipo de vida você pode proporcionar ele. A maioria dos criadores gosta de manter os filhotes até que tenham 12 a 14 semanas de idade para garantir que estejam maduros o suficiente para ir para suas novas casas.
Evite criadores que só parecem interessados em quão rápido eles podem vender um filhote para você e se seu cartão de crédito será aprovado. E não acredite quando um vendedor que lhe diz que o Chihuahua extremamente pequeno é mais valioso ou desejável do que um cachorro de tamanho adequado de quatro a seis quilos. A miniaturização extrema traz consigo nada problemas de saúde e uma vida útil reduzida. Discursos como esse é um grande sinal vermelho de que você está lidando com um vendedor mais interessado em dinheiro do que no bem dos cães ou nos corações partidos das pessoas que os compram.
Você também deve ter em mente que comprar um filhote de cachorro de sites que oferecem o envio de seu cão para você imediatamente pode ser um empreendimento arriscado, pois não deixa nenhum recurso se o que você recebe não é exatamente o que você esperava. Faça o mesmo esforço para pesquisar seu filhote quanto faria para escolher um carro novo. Vai poupar dinheiro a longo prazo.
Se você está planejando obter seu novo melhor amigo de um criador, uma loja de animais ou outra fonte, não se esqueça de procurar um criador confiável. Criadores de má reputação e instalações que lidam com fábricas de filhotes podem ser difíceis de distinguir de operações confiáveis. Não há uma maneira 100% de garantir que você nunca comprará um filhote doente, mas pesquisando a raça (para que você saiba o que esperar), verificando a instalação (para identificar condições insalubres ou animais doentes) e fazendo as perguntas certas pode reduzir as chances de entrar em uma situação desastrosa. E não se esqueça de perguntar ao seu veterinário, que muitas vezes pode encaminhá-lo para um criador respeitável, organização de resgate de raças ou outra fonte confiável de filhotes saudáveis.
O custo de um filhote de Chihuahua varia de acordo com a localidade do criador, se ele é macho ou fêmea, se tem pêlo comprido ou liso, quais títulos seus pais têm e se ele é mais adequado para exposição ou animal de estimação. Os preços podem variar bastante, às vezes mais altos para filhotes com potencial de exibição. O filhote mais barato nem sempre é o melhor, nem o mais caro. O que importa é que o filhote que você compra tenha sido criado em um ambiente doméstico limpo, de pais com habilitações sanitárias e títulos que comprovem que são bons exemplares da raça. Muitas vezes, os criadores terão filhotes esterilizados ou castrados antes de colocá-los. Os filhotes devem ser testados quanto ao temperamento, examinados, vermifugados e socializados para dar-lhes um início de vida saudável e confiante.
E antes de decidir comprar um filhote, considere se um Chihuahua adulto pode atender melhor às suas necessidades e estilo de vida. Os filhotes são muito divertidos, mas exigem muito tempo e esforço antes de crescerem para se tornarem o cão dos seus sonhos. Um Chihuahua adulto pode já ter algum treinamento e provavelmente será menos ativo, destrutivo e exigente do que um filhote. Com um adulto, você sabe mais sobre o que está recebendo em termos de personalidade e saúde e pode encontrar adultos através de criadores ou abrigos. Se você estiver interessado em adquirir um cão mais velho por meio de criadores, pergunte a eles sobre a compra de um cão de exposição aposentado ou se eles conhecem um cão adulto que precisa de um novo lar. Se você deseja adotar um cachorro, leia os conselhos abaixo sobre como fazer isso.
Adotando um Chihuahua de um resgate ou abrigo
Há ótimas opções disponíveis se você quiser adotar um cão de um abrigo de animais ou organização de resgate de raça. Aqui está como começar.
1. Use a Web
A mídia social é uma ótima maneira de encontrar um cachorro. Poste na sua página do Facebook que você está procurando por uma raça específica para que toda a sua comunidade possa ser seus olhos e ouvidos. Ou use o Marketplace do Facebook.
2. Encontre os especialistas locais
Comece a conversar com todos os profissionais perto de você sobre o seu desejo de um Chihuahua. Isso inclui veterinários, passeadores de cachorro e petshops. Quando alguém tem que tomar a difícil decisão de desistir de um cachorro, essa pessoa frequentemente perguntará à sua própria rede confiável para recomendações.
3. Perguntas-chave para perguntar
Agora você conhece mais sobre o assunto para poder discutir com um criador, também há perguntas que você deve discutir com o pessoal do abrigo ou voluntários de resgate antes de trazer para casa um filhote. Essas incluem:
Qual é o nível de energia dele?
Como ele está em torno de outros animais?
Como ele responde aos trabalhadores de abrigo, visitantes e crianças?
Como é a sua personalidade?
Qual a idade dele?
Ele é comportado?
Ele já mordeu ou machucou alguém que conhecem?
Existem problemas de saúde conhecidos?
Onde quer que você adquira seu Chihuahua, certifique-se de ter um bom contrato com o vendedor, abrigo ou grupo de resgate que coloque as responsabilidades em ambos os lados.
Filhote ou adulto, uma compra do criador ou um resgate, leve o seu Chihuahua ao seu veterinário logo após a compra ou adoção. Seu veterinário será capaz de identificar problemas e trabalhará com você para configurar um regime preventivo que o ajudará a evitar muitos problemas de saúde.