- Altura 38 a 45 centímetros.
- Peso
- Expectativa de vida 33 a 38 anos.
-
Aceita outros cães
Tendência de gostar ou de tolerar outros cães.
-
Adaptabilidade
Facilidade que um cachorro tem para lidar com mudanças.
-
Afetividade
Amabilidade e/ou simpatia demonstrada pelo cachorro.
-
Amável com crianças
Cães que tendem a ser mais tolerantes com o comportamento infantil, mais brincalhões e descontraídos com crianças.
-
Convive com gatos
Tendência a tolerar gatos e ter menor impulso de caça.
-
Cão de guarda
Raça que pode alertar sobre a presença de estranhos.
-
Exige cuidados
Quantidade de banhos, escovações e até mesmo cuidados profissionais necessários.
-
Inteligência
A capacidade de raciocínio e resolução de problemas de um cão, por si mesmo (sem treinamento).
-
Latidos
Nível de vocalização da raça.
-
Ludicidade
O quanto o cão é brincalhão, vívido e alegre.
-
Necessidades sociais
Necessidade de interação com humanos e/ou outros animais de estimação.
-
Para apartamento
Características como tendência de fazer barulho e tamanho do cachorro.
-
Precisa de exercícios
Quanta atividade física diária o cão necessita
-
Problemas de saúde
Quantidade de problemas de saúde comuns na raça.
-
Queda de pelos
Frequência e quantidade de pelos que caem do cão.
-
Territorialidade
Tendência do cão de proteger seu espaço, casa, quintal ou mesmo o carro.
-
Tolera estranhos
Tendência de ser receptivo com pessoas desconhecidas.
-
Treinabilidade
Facilidade em aprender e experimentar coisas novas
Criado para ajudar a pastorear gado e ovelhas em sua terra natal, Hungria, o Pumi é tipicamente um cão pastor pequeno, inteligente e enérgico que tende a se apegar rapidamente aos membros da família. Sua combinação de pelagem ondulada e crespa não é difícil de cuidar, embora exija aparas periódicas.
Apresentação da raça Pumi
O Pumi pode ser um companheiro divertido e alegre. Ele precisa de atividade diária, mas depois que você o ajuda a gastar um pouco de energia com uma boa caminhada ou brincadeira, ele geralmente fica feliz em sentar aos seus pés ou segui-lo pela casa enquanto você trabalha. O Pumi pode ser uma boa escolha para uma família que pode acomodar seu alto nível de atividade, mas que também aprecia um cachorro que pode se tornar um ursinho de pelúcia fofinho quando está com vontade de comer vegetais. (Na verdade, ele tem uma semelhança com o Fozzie Bear dos Muppets.)
Um Pumi é uma boa escolha para uma família com crianças? Em geral, sim. Ele os reconhece como membros da família, mas, como acontece com qualquer raça, todas as interações entre crianças pequenas e cães devem ser supervisionadas para garantir que eles se comportem educadamente um com o outro. Alguns cães Pumi tendem a pastorear as crianças mordendo os calcanhares e agarrando a barra das calças, por isso, desencoraje o comportamento e converse com seus filhos sobre a maneira certa de responder a ele.
Pumik (o plural do nome em húngaro) são conhecidos por serem adaptáveis. Eles podem morar em casas pequenas ou até em apartamentos, desde que façam bastante exercício e estímulo mental, mas uma casa com área cultivada ou um quintal grande é o ideal, porque geralmente gostam de correr.
As pessoas mais adequadas a esta raça têm um estilo de vida ativo ao ar livre e participam diariamente de alguma forma de exercício que pode incluir seu Pumi. Supondo que seu veterinário não encontre nenhuma condição de saúde subjacente que possa limitar os exercícios de seu cão, correr e caminhar são apenas algumas das maneiras pelas quais você pode fornecer atividades a um Pumi. Dependendo do nível de esforço de cada cão, um Pumi geralmente requer pelo menos 15 minutos de atividade revigorante diariamente, mais (idealmente) o tempo gasto brincando sem coleira em um parque ou quintal cercado.
Normalmente, o Pumi tem potencial físico e mental para se sair bem em praticamente qualquer esporte canino, incluindo agilidade e pastoreio. O dono ideal irá treiná-lo em um ou mais eventos, seja para competição ou apenas para diversão. Outras atividades que o Pumi pode desfrutar incluem perseguir uma bola ou um disco e, às vezes, até nadar.
Alguns outros fatores podem tornar o Pumi uma boa escolha como companheiro. Um deles é que sua pelagem é geralmente de baixa manutenção. Outro fator é que ele pode ter um latido agudo, o que potencialmente o torna um excelente cão de guarda, e pode aprender a moderá-lo em ambientes urbanos.
Antes de obter um Pumi, conheça um ou mais pessoalmente, de preferência onde são criados. Entreviste os criadores minuciosamente para garantir que seu estilo de vida corresponda às necessidades de atividade do Pumi. Este é um cão altamente orientado para as pessoas. Escolha-o apenas se puder dar a ele a atenção e a interação de que ele precisa, ou poderá acabar com um cachorro entediado, infeliz e destrutivo.
Curiosidades
- O Pumi está intimamente relacionado com duas das outras raças da Hungria, o Puli e o Mudi, tanto que um filhote com aparência de Pumi nascerá em uma ninhada de Puli ou um filhote de aparência Mudi em uma ninhada de Pumi.
- A pelagem do Pumi vem em preto, branco, cinza ou fulvo.
- O Pumi tem formato de cabeça angular, orelhas eretas com pontas caídas e cauda de inserção alta.
A história do Pumi
Não é incomum que o Pumi seja confundido com o Puli. Ambas são raças de pastoreio húngaras e provavelmente compartilham ancestrais. Acredita-se que o Pumi possa ter se originado há cerca de 300 anos, quando o Puli foi cruzado com cães pastores da Alemanha e da França.
O Pumi foi reconhecido como uma raça distinta por volta de 1920. Ele ainda é encontrado em sua terra natal, Hungria, e tem fãs na Finlândia e em outros países europeus.
Temperamento e personalidade do Pumi
O Pumi tende a ser curioso, alegre, atencioso e interessado em tudo o que acontece ao seu redor. Ele normalmente é tão observador que as pessoas que vivem com ele podem jurar que ele tem habilidades de leitura de mentes.
Quando se trata de passar tempo com as pessoas, alguns Pumik são carinhosos e outros aquecem os pés. Eles geralmente se encaixam bem em famílias, mas não é incomum que sejam especialmente próximos de uma pessoa em particular – geralmente aquela que passa mais tempo com eles.
A maioria dos Pumik gosta de aprender e trabalhará duro para fazer o que você deseja, mas lembre-se de que eles não são fãs de exercícios chatos e repetitivos. Mantenha o treinamento divertido se quiser prender a atenção deles. Esta raça responde melhor a métodos baseados em recompensa do que tratamento verbal ou físico severo. Se você é novo no treinamento de cães, será útil encontrar instalações de treinamento perto de você que ofereçam aulas de socialização de filhotes e treinamento básico de obediência, bem como treinamento esportivo canino.
O Pumi costuma se dar bem com outros animais de estimação. Ele normalmente é bom em reconhecer animais de estimação não caninos, como gatos, como parte da família e ignorá-los se não forem amigáveis – mas você ainda precisará prestar muita atenção a todas as interações entre seu Pumi e os gatos. Ele pode se dar bem com outros cães ou ignorá-los, desde que o outro cão não seja agressivo. Ele tem paixão por caçar roedores, no entanto, e pode não ser o mais adequado para casas com animais de estimação de bolso, como ratos, hamsters e porquinhos-da-índia.
Um Pumi bem socializado com estimulação mental adequada e atividade física geralmente não deve ter uma longa lista de problemas comportamentais, mas ele tem alguns comportamentos naturais que podem se tornar problemas se não forem administrados corretamente. Eles incluem latir, cavar e a tendência de tentar agrupar as pessoas.
Latir é uma característica comum dos cães pastores. Por via de regra, estão alertas e atentos a tudo o que se passa à sua volta, é natural que expressem a sua opinião através dos latidos. O Pumi tende a ser altamente treinável e pode aprender quando é apropriado latir e quando não é. Se você der a ele bastante exercício e atenção, provavelmente descobrirá que ele não late, a menos que haja um motivo importante por trás disso.
Tentativas de pastorear pessoas, especialmente crianças, são comuns em cães pastores jovens. Os filhotes de Pumi tendem a morder os calcanhares e agarrar a parte de baixo das calças para chamar a atenção e guiar os passos dos humanos. Os filhotes também podem gostar de cavar, geralmente porque ficam intrigados com os cheiros subterrâneos de roedores. Em ambos os casos, você pode ajudar a desencorajar o comportamento desviando a atenção do filhote para uma atividade mais aceitável e recompensando-o por seguir sua orientação.
Como a maioria dos cães pastores, o Pumi é tipicamente desconfiado e reservado com estranhos e cauteloso em novas situações. É por isso que é importante socializar os cachorros desde cedo com muitas pessoas, ambientes e circunstâncias diferentes, para que aprendam a ser adaptáveis.
Comece a treinar seu filhote no dia em que o trouxer para casa. Mesmo com oito semanas de idade, ele é capaz de absorver tudo o que você pode ensinar a ele. Não espere até que ele tenha 6 meses para começar a treinar ou você terá um cão mais teimoso para lidar. Se possível, coloque-o no treinamento quando ele tiver 10 a 12 semanas de idade e socialize, socialize, socialize. No entanto, esteja ciente de que muitas aulas de treinamento de filhotes exigem que certas vacinas (como tosse do canina) estejam atualizadas, e muitos veterinários recomendam exposição limitada a outros cães e locais públicos até que as vacinas para filhotes (incluindo raiva, cinomose e parvovirose) tenham sido concluídas. Em vez de treinamento em escolas, você pode começar a treinar seu filhote em casa e socializá-lo entre familiares e amigos até que as vacinas do filhote sejam concluídas.
Converse com o criador, descreva exatamente o que você procura em um cachorro e peça ajuda para selecionar um filhote. Os criadores vêem os filhotes diariamente e podem fazer recomendações incrivelmente precisas, uma vez que conhecem seu estilo de vida e personalidade. O que quer que você queira de um Pumi, procure um cujos pais tenham personalidades agradáveis e que tenham sido bem socializados desde filhote.
O Pumi perfeito não nasce totalmente pronto no parto. Ele é um produto de sua formação e criação. Procure um filhote cujos pais tenham personalidade agradável e que tenha sido bem socializado desde tenra idade.
O que você precisa saber sobre a saúde do Pumi
O Pumi é uma raça geralmente saudável, com expectativa de vida de 13 a 15 anos.
Todos os cães têm o potencial de desenvolver problemas genéticos de saúde, assim como todas as pessoas têm o potencial de herdar uma determinada doença. Fuja de qualquer criador que não ofereça garantia de saúde dos filhotes, que lhe diga que a raça é 100 por cento saudável e não tem problemas conhecidos, ou que lhe diga que seus filhotes estão isolados da parte principal da casa por motivos de saúde. Um criador respeitável será honesto e aberto sobre problemas de saúde na raça e a incidência com que ocorrem em suas linhagens.
O Pumi é geralmente saudável, mas há alguma incidência de displasia coxofemoral na raça. Criadores responsáveis realizam testes de DNA para mielopatia degenerativa e uma doença ocular chamada luxação primária da lente. Nenhuma das duas doenças é comum, mas podem ocorrer. Eles também examinam um problema no joelho chamado luxação patelar e, às vezes, displasia do cotovelo.
Não caia nas mentiras de um criador ruim. Se o criador disser que não precisa fazer testes de saúde porque nunca teve problemas em suas linhagens, seus cães foram “examinados” ou qualquer outra desculpa que os maus criadores têm para economizar nos testes genéticos de seus cães, vá embora imediatamente.
Criadores cuidadosos selecionam seus cães reprodutores para doenças genéticas e criam apenas os espécimes mais saudáveis e bonitos, mas às vezes a Mãe Natureza tem outras ideias e um filhote desenvolve uma dessas doenças apesar das boas práticas de criação. Os avanços na medicina veterinária significam que, na maioria dos casos, os cães ainda podem viver uma vida boa. Se você está adquirindo um filhote, pergunte ao criador sobre as idades dos cães em suas linhas e do que eles morreram.
Lembre-se de que depois de levar um novo filhote para sua casa, você tem o poder de protegê-lo de um dos problemas de saúde mais comuns: a obesidade. Pumik ganham peso facilmente, por isso é importante prestar atenção ao tamanho da porção de alimento que terá que dar ao seu amiguinho. Manter essa raça com um peso adequado é uma das maneiras mais fáceis de prolongar sua vida. Aproveite ao máximo suas habilidades preventivas para ajudar a garantir um cão mais saudável por toda a vida.
Os cuidados com a pelagem do Pumi
A pelagem do Pumi é uma combinação de pêlos ondulados e cacheados. Ele se enrola e encaracola em todo o corpo em uma mistura uniforme de sub-pêlo macio e isolante, e revestimento superior protetor e áspero. Penteie-o toda semana para remover pêlos ou detritos. Ele não deixará muito pêlo em móveis ou roupas, mas sairá bastante quando você o pentear.
Após pentear, molhe a pelagem e deixe secar naturalmente para restaurar o cacho. Nunca seque com secador, ou ele parecerá fofo em vez de encaracolado. O corte geralmente é necessário apenas a cada três meses ou mais. Você precisará encontrar um tosador confiável quando chegar a hora de aparar.
O Pumi não precisa de banhos frequentes, mas se ele passa muito tempo nos seus móveis ou na sua cama, você pode dar banho nele mensalmente.
O resto são cuidados básicos: aparar as unhas a cada três a quatro semanas, ou conforme a necessidade. Escove os dentes com frequência – com uma pasta de dentes para animais de estimação aprovada pelo veterinário – para uma boa saúde geral e um hálito fresco.
Encontrando um Pumi
Encontrar um bom criador é a chave para encontrar o cachorro certo. Um bom criador irá combiná-lo com o filhote certo e, sem dúvida, terá feito todas as certificações de saúde necessárias para detectar problemas de saúde o máximo possível. Ele ou ela está mais interessado em colocar os filhotes nas casas certas do que em ganhar muito dinheiro.
Bons criadores receberão suas perguntas sobre temperamento, saúde e como os cães são no convívio e perguntarão para você sobre o que está procurando em um cão e que tipo de vida você pode proporcionar a ele. Um bom criador pode lhe contar sobre a história da raça, explicar por que um filhote é considerado bom para animal de estimação e outro não, e discutir quais problemas de saúde afetam a raça e as medidas que ele toma para evitar esses problemas. Um criador deve querer ser um recurso para você durante toda a vida do seu cão.
Evite criadores que só parecem interessados em quão rápido eles podem vender um filhote para você e se seu cartão de crédito será aprovado. Criadores que oferecem filhotes a um preço “com papéis” e a um preço menor “sem papéis” são antiéticos. Você também deve ter em mente que comprar um filhote de cachorro de sites que oferecem o envio de seu cão para você imediatamente pode ser um empreendimento arriscado, pois não deixa nenhum recurso se o que você recebe não é exatamente o que você esperava. Faça o mesmo esforço para pesquisar seu filhote quanto para escolher um carro novo. Vai poupar dinheiro a longo prazo.
Muitos criadores respeitáveis têm sites, então como você pode dizer quem é bom e quem não é? Os sinais vermelhos incluem filhotes sempre disponíveis, várias ninhadas nas instalações, a escolha de qualquer filhote e a capacidade de pagar on-line com cartão de crédito. Essas coisas são convenientes, mas quase nunca são associadas a criadores respeitáveis.
Se você está planejando obter seu novo melhor amigo de um criador, uma loja de animais ou outra fonte, não se esqueça de saber se o criador é confiável. Criadores de má reputação e instalações que lidam com “fábricas de filhotes” podem ser difíceis de distinguir de operações confiáveis. Não há uma maneira 100% de garantir que você nunca comprará um filhote doente, mas pesquisando a raça (para que você saiba o que esperar), verificando a instalação (para identificar condições insalubres ou animais doentes) e fazendo as perguntas certas pode reduzir as chances de entrar em uma situação desastrosa. E não se esqueça de perguntar ao seu veterinário, que muitas vezes pode encaminhá-lo para um criador respeitável, organização de resgate de raças ou outra fonte confiável de filhotes saudáveis.
Antes de decidir comprar um filhote, considere se um Azawakh adulto pode atender melhor às suas necessidades e estilo de vida. Os filhotes são mais divertidos, mas exigem muito tempo e esforço antes de crescerem para se tornarem o cão dos seus sonhos. Um adulto já pode ter algum treinamento e provavelmente será menos ativo, destrutivo e exigente do que um filhote. Com um adulto, você sabe mais sobre o que está recebendo em termos de personalidade e saúde e pode encontrar adultos através de criadores ou abrigos. Se você estiver interessado em adquirir um cão mais velho por meio de criadores, pergunte a eles sobre a compra de um cão de exposição aposentado ou se eles conhecem um cão adulto que precisa de um novo lar. Se você deseja adotar um cachorro, leia os conselhos abaixo sobre como fazer isso.
Adotando um Pumi de abrigo ou resgate
Tenha em mente que o Pumi é uma raça rara e poucos estão disponíveis neste país. É improvável que você encontre um em um abrigo ou por meio de um grupo de resgate. Se você quiser pesquisar, veja como começar.
- Use a Web
A mídia social é uma ótima maneira de encontrar um cachorro. Poste na sua página do Facebook que você está procurando por uma raça específica para que toda a sua comunidade possa ser seus olhos e ouvidos. Ou use o Marketplace do Facebook.
- Encontre os especialistas locais
Comece a conversar com todos os profissionais perto de você sobre o seu desejo de um Pumi. Isso inclui veterinários, passeadores de cachorro e petshops. Quando alguém tem que tomar a difícil decisão de desistir de um cachorro, essa pessoa frequentemente perguntará à sua própria rede confiável para recomendações.
- Perguntas que devem ser feitas
Agora você conhece mais sobre o assunto para poder discutir com um criador, também há perguntas que você deve discutir com o pessoal do abrigo ou voluntários de resgate antes de trazer para casa um filhote. Essas incluem:
Qual é o nível de energia dele?
Como ele se comporta com outros animais?
Como ele responde aos trabalhadores do abrigo, visitantes e crianças?
Como é a sua personalidade?
Qual a idade dele?
Ele é comportado?
Ele já mordeu ou machucou alguém que conhece?
Existem problemas de saúde conhecidos?
Onde quer que você adquira seu Pumi, certifique-se de ter um bom contrato com o vendedor, abrigo ou grupo de resgate que coloque as responsabilidades em ambos os lados.
Filhote ou adulto, uma compra do criador ou um resgate, leve o seu Pumi ao seu veterinário logo após a compra ou adoção. Seu veterinário será capaz de identificar problemas e trabalhará com você para configurar um regime preventivo que o ajudará a evitar muitos problemas de saúde.