- Altura 38 a 25 centímetros.
- Peso
- Expectativa de vida 35 a 45 anos.
-
Aceita outros cães
Tendência de gostar ou de tolerar outros cães.
-
Adaptabilidade
Facilidade que um cachorro tem para lidar com mudanças.
-
Afetividade
Amabilidade e/ou simpatia demonstrada pelo cachorro.
-
Amável com crianças
Cães que tendem a ser mais tolerantes com o comportamento infantil, mais brincalhões e descontraídos com crianças.
-
Convive com gatos
Tendência a tolerar gatos e ter menor impulso de caça.
-
Cão de guarda
Raça que pode alertar sobre a presença de estranhos.
-
Exige cuidados
Quantidade de banhos, escovações e até mesmo cuidados profissionais necessários.
-
Inteligência
A capacidade de raciocínio e resolução de problemas de um cão, por si mesmo (sem treinamento).
-
Latidos
Nível de vocalização da raça.
-
Ludicidade
O quanto o cão é brincalhão, vívido e alegre.
-
Necessidades sociais
Necessidade de interação com humanos e/ou outros animais de estimação.
-
Para apartamento
Características como tendência de fazer barulho e tamanho do cachorro.
-
Precisa de exercícios
Quanta atividade física diária o cão necessita
-
Problemas de saúde
Quantidade de problemas de saúde comuns na raça.
-
Queda de pelos
Frequência e quantidade de pelos que caem do cão.
-
Territorialidade
Tendência do cão de proteger seu espaço, casa, quintal ou mesmo o carro.
-
Tolera estranhos
Tendência de ser receptivo com pessoas desconhecidas.
-
Treinabilidade
Facilidade em aprender e experimentar coisas novas
Com um cérebro de Einstein e um senso de humor dos Três Patetas, o Poodle mantém sua família entretida. Com uma energia ilimitada e uma disposição ensolarada, ele é um excelente cão de família, mas sua pelagem encaracolada requer cuidados intensos. Standard, Miniatura ou Toy? Faça sua escolha.
Apresentação da raça Poodle
Nenhuma raça tem um senso de humor mais desenvolvido do que o Poodle. Ainda bem, porque nenhuma raça foi alvo de mais piadas. Humor à parte, todo o provocação é lamentável. Muitas famílias ignoram o inteligente e engraçado Poodle, pensando que ele é certinho. Ainda assim, é uma das raças mais populares do mundo. Os amantes de Poodles conhecem os cães por sua inteligência, facilidade de treinamento, pelagem encaracolada de baixa queda e amor pela família.
A pelagem de um Poodle é uma bênção e uma maldição. É uma bênção porque a raça perde menos pêlo, por isso pode ser mais facilmente tolerada por algumas pessoas com alergias. Mas a pelagem – ou melhor, o que algumas pessoas fazem com ela – é o motivo pelo qual muitas pessoas riscam o Poodle de suas listas. A reputação frou-frou da raça é baseada em poodles show, que são peludos, raspados e com extensões de pêlo em uma aparência que, embora antes baseada em considerações práticas, agora é simplesmente boba. Os animais de estimação da família podem ter uma aparência simples e fácil de manter. E eles não precisam usar esmalte!
Poodles requerem cuidados a cada 4 a 6 semanas. Alguns donos de Poodle aprendem a usar tesouras e fazem o trabalho sozinhos, mas a maioria depende de profissionais. De qualquer forma, é fundamental cuidar da pelagem crespa do Poodle. Sem corte regular, ele se tornará uma bagunça emaranhada que pode causar infecções dolorosas na pele e nas raízes.
A pelagem do Poodle vem em várias cores: damasco, preto, azul, marrom, café com leite, creme, cinza, vermelho, prata, bege prata e branco. Às vezes os Poodles são de dois tons. Os Poodles fantasmas têm áreas bronzeadas semelhantes aos pontos de um Doberman Pinscher.
A maioria das pessoas não estará competindo com seus Poodles, é claro, mas isso não significa que não haja muito para o cão inteligente e ágil fazer. Esses cães fáceis de treinar podem ir a qualquer lugar e fazer qualquer coisa. Eles geralmente são bons com outros cães, gatos e estranhos e são fáceis de treinar.
Poodles podem se destacar em atividades de desempenho, como agilidade e obediência. Eles são cães ativos que prosperam em atenção e aprendizado. Embora os Poodles Toy (menos de 25 centímetros) sejam pequenos demais para brigar com crianças, não há nada que os Poodles maiores (Miniatura, entre 25 e 38 centímetros, Standard mais de 38 centímetros) gostem mais do que perseguir uma bola ou correr com crianças. Os Poodles maiores precisam especialmente de muito exercício para serem felizes e podem causar muitos danos se estiverem entediados ou solitários.
Curiosidades
- O Poodle Standard foi originalmente criado na Alemanha como um retriever de patos, ele ainda é capaz de realizar essa tarefa hoje.
- Os cortes das pelagens malucas vistos no programa Poodles de hoje têm suas raízes nas raízes de caça do cão, a pelagem grossa e encaracolada era cortada de uma forma que lhe permitia nadar, mas também mantinha o peito e as articulações aquecidos.
- A inteligência de um Poodle pode se traduzir em teimosia, então seja gentil, mas persistente com o treinamento.
A história do Poodle
Acredita-se que os poodles tenham se originado na Alemanha, onde eram chamados de Pudel, que significa “respingo na água”, uma referência ao seu trabalho como caçadores de água. O corte exagerado da exposição visto hoje começou como uma forma prática de manter as articulações e o tronco do cão aquecidos em água fria.
O Standard é a mais antiga das três variedades de Poodle. A Miniatura e o Toy foram criados selecionando o tamanho menor. Eles também eram cães de trabalho. Diz-se que as miniaturas farejaram trufas, um tipo de cogumelo comestível que cresce no subsolo, e Brinquedos e Miniaturas eram cães de circo populares por causa de sua inteligência, amor pela atuação e capacidade de aprender truques.
Os cães de pelagem encaracolada tornaram-se populares na Inglaterra e na Espanha, mas na França eles eram adorados. O rei Luís XVI era obcecado por Poodles Toy e a raça passou a ser considerada o cão nacional da França. Foi na França que a raça alcançou o status de companheiro, e os Poodles ainda desfrutam desse status hoje. Eles são amados em todo o mundo e são consistentemente classificados entre as raças mais populares. Hoje, o Miniatura é o mais popular dos três tamanhos.
Temperamento e personalidade do Poodle
Os Poodles que agradam as pessoas são cães felizes e amigáveis que gostam de se misturar com pessoas e outros cães. Eles têm um ótimo senso de humor e são palhaços natos. Ser o centro das atenções os deixa felizes. Eles têm uma capacidade surpreendente de comportamentos e truques envolvendo cérebro e agilidade. É inteiramente possível para um Poodle enganar você, e você pode achar enervante viver com um cachorro que parece mais esperto do que você.
Existem muitas semelhanças entre os três tamanhos, mas também existem algumas pequenas diferenças de comportamento. Essas diferenças não serão vistas em todos os Poodles, mas se você vir um de cada tamanho juntos, poderá notar algumas das seguintes características.
Os Poodles Standard são ativos e enérgicos, mas tendem a ser um pouco mais reservados do que os Poodles Miniatura e Toy. Eles gostam de ter um trabalho a fazer.
Poodles Miniatura seguem sua família e são os mais ativos dos três tamanhos. Devido ao seu tamanho maior, os Miniaturas são mais adequados para crianças pequenas do que os Toys. Miniaturas e Toys têm naturezas mais travessas do que os Standard.
Poodles Toy são os melhores cães de companhia. Eles realmente sabem como se exibir, dentro e fora do ringue.
Poodles estão entre as raças mais inteligentes, mas essa inteligência pode se traduzir em teimosia. Mesmo assim, eles podem ser cães de terapia maravilhosos. Sua natureza empática e alegria em se envolver com as pessoas os tornam naturais para visitar pessoas em asilos, hospitais e escolas. A terapia fornece aos Standards sua cota de trabalho.
Poodles são cães ativos, mas os cães menores precisam de menos espaço e menos exercícios. Toy e Poodles Miniatura costumam ser companheiros de pessoas menos ativas e podem ser extremamente felizes como cães de colo e amigos que assistem TV. Apenas certifique-se de que suas mentes ocupadas tenham o suficiente para mantê-los longe de travessuras. Poodles adoram aprender e querem agradar. O treinamento de truques combina muito bem com sua herança como cães de circo. Ensine-os a pegar o jornal, levar uma garrafa para a lixeira e trazer seus chinelos.
Mas faça o que fizer, não diga a um Poodle que ele é um cachorro e nem pense em excluir seu Poodle das atividades familiares. Os Poodles querem ser ativos em todas as partes da vida familiar, desde vestir-se para chás de faz de conta, ir ao treino de futebol, correr pela praia e entrar na água com você. Em todos os tamanhos, ele é um cão ativo e não quer nada além de fazer coisas com você. Ele não suporta ficar sozinho com muita frequência e canalizará seu tédio de maneiras que provavelmente não satisfarão sua aprovação.
Com isso em mente, os Poodles ainda precisam ser tratados como cães, não como pequenos príncipes ou princesas. Dê a um Poodle uma orientação consistente e firme ou ele pisará em você.
O que você precisa saber sobre a saúde do Poodle
Todos os cães têm o potencial de desenvolver problemas genéticos de saúde, assim como todas as pessoas têm o potencial de herdar uma determinada doença. Fuja de qualquer criador que não ofereça garantia de saúde dos filhotes, que lhe diga que a raça é 100 por cento saudável e não tem problemas conhecidos, ou que lhe diga que seus filhotes estão isolados da parte principal da casa por motivos de saúde. Um criador respeitável será honesto e aberto sobre problemas de saúde na raça e a incidência com que ocorrem em suas linhagens.
O Poodle Club of America tem boas descrições de doenças que podem afetar os Poodles. É uma longa lista. Nem todas essas doenças afetam os Poodles Standard, mas as condições que podem ocorrer geralmente nos Poodles incluem as seguintes:
A doença de Addison e a síndrome de Cushing são dois lados da mesma moeda. Em cães com doença de Addison, as glândulas supra-renais não produzem o suficiente do hormônio cortisol. Os cães tornam-se letárgicos, deprimidos e intolerantes ao estresse, podendo apresentar problemas digestivos. Alguns cães podem ter uma crise aguda, necessitando de hospitalização. O tratamento vitalício consiste na administração de medicamentos.
Em cães com síndrome de Cushing, as glândulas supra-renais produzem muito cortisol. Os sintomas incluem ganho de peso, respiração ofegante, sede e fome excessivas, infecções da bexiga e urinar em casa, mesmo que o cão tenha sido previamente treinado em casa. A doença de Cushing geralmente é controlada com medicação vitalícia, mas às vezes a cirurgia é necessária.
Outro problema hormonal observado em Poodles é o hipotireoidismo (níveis inadequados de hormônio tireoidiano). Os sintomas incluem ganho de peso, perda de pêlo, falta de resistência a doenças, fome excessiva e busca de calor. Suplementos de hormônio tireoidiano são geralmente prescritos para controlar a condição.
A atrofia progressiva da retina (APR) é uma doença ocular hereditária que pode eventualmente levar à cegueira. Outros problemas oculares potenciais em Standard e Toy Poodles incluem catarata e glaucoma. Poodles também podem ser afetados pela doença de von Willebrand (um distúrbio de coagulação do sangue).
Embora todos os Poodles, independentemente do tamanho, sejam da mesma “raça”, nem todos apresentam os mesmos problemas de saúde. Os Poodles Toy e Miniatura compartilham muitos dos problemas de saúde comuns às menores raças de cães, como rótulas que escorregam facilmente para fora do lugar (luxação da patela), dificuldades respiratórias causadas por uma traqueia em colapso e problemas dentários devido ao apinhamento dos dentes dentro de suas pequenas bocas.
Os Poodles Toy também podem sofrer da doença de Legg-Calvé-Perthes, que causa redução do suprimento de sangue para a cabeça do osso da coxa, causando sua degradação. O primeiro sinal desta doença é a claudicação, que geralmente aparece quando o cachorro tem 4 a 6 meses de idade. O tratamento é cirúrgico, após o qual o filhote pode ter uma vida relativamente normal, exceto por uma maior probabilidade de artrite.
Poodles Standard, como muitas raças grandes e de peito profundo, têm um risco aumentado de inchaço, também conhecido como vólvulo de dilatação gástrica, uma condição potencialmente fatal na qual o estômago se contorce, prendendo o ar no interior. Cães que estão inchados requerem atenção veterinária imediata e geralmente cirurgia para corrigir o problema. Como a maioria dos cães que incha uma vez incha novamente, o cirurgião também pode recomendar um procedimento conhecido como “tapping do estômago” ou gastropexia, como medida preventiva.
Um problema de pele que pode afetar os Poodles Toy e Standard é a adenite sebácea, uma inflamação das glândulas sebáceas que leva à perda de pêlo e problemas de pele. Pode ser diagnosticado com uma biópsia de pele, mas a eficácia do tratamento varia.
A displasia do quadril é um problema ortopédico que começa na infância. É uma má formação e mau encaixe da articulação esférica do quadril. Pode ser um problema menor ou uma deficiência que altera a vida. O tratamento pode variar de algo tão simples como medicação diária a uma grande cirurgia, até mesmo uma substituição do quadril.
Finalmente, os Poodles Standard têm uma incidência maior de certos tipos de câncer, incluindo insulinoma e hemangiossarcoma, em comparação com algumas outras raças.
Nem todas essas condições são detectáveis em um filhote em crescimento, e é impossível prever se um animal estará livre dessas doenças, e é por isso que você deve encontrar um criador respeitável que esteja comprometido em criar os animais mais saudáveis possíveis. Eles devem ser capazes de produzir uma certificação independente de que os pais do cão (e avós, etc.) foram rastreados para defeitos comuns e considerados saudáveis para reprodução. É aí que entram os registros de saúde.
Criadores cuidadosos selecionam seus cães reprodutores para doenças genéticas e criam apenas os espécimes mais saudáveis e bonitos, mas às vezes a Mãe Natureza tem outras ideias e um filhote desenvolve uma dessas doenças apesar das boas práticas de criação. Os avanços na medicina veterinária significam que, na maioria dos casos, os cães ainda podem viver uma vida boa. Se você está adquirindo um filhote, pergunte ao criador sobre as idades dos cães em suas linhas e do que eles morreram.
Os cuidados com a pelagem do Poodle
A higiene é uma consideração significativa em Poodles. A pelagem fina e encaracolada que funcionou bem quando o Poodle passou seu tempo na água precisa ser tosada regularmente, normalmente a cada 6 a 8 semanas, dependendo das preferências de seu dono. Ela embaraça facilmente e requer escovação regular em casa, mesmo com cuidados profissionais. Se não for aparado, a pelagem se enrolará naturalmente em cordões, embora algumas pessoas prefiram esse visual.
O atendimento odontológico é importante, principalmente para os Poodles Toy e Miniatura. Mantenha-se em alerta escovando os dentes com um creme dental para animais de estimação aprovado pelo veterinário e pedindo a um veterinário que faça verificações dentárias regulares.
Apare as unhas conforme necessário, geralmente a cada uma ou duas semanas. Quando você puder ouvi-las clicando no chão, é hora de cortar.
Encontrando um Poodle
Se você quer ir em um criador ou buscar seu cão em um abrigo ou resgate, aqui estão algumas coisas a serem lembradas.
Escolhendo um criador de Poodle
Encontrar um bom criador é a chave para encontrar o cachorro certo. Um bom criador irá combiná-lo com o filhote certo e, sem dúvida, terá feito todas as certificações de saúde necessárias para detectar problemas de saúde o máximo possível. Ele ou ela está mais interessado em colocar os filhotes nas casas certas do que em ganhar muito dinheiro.
Bons criadores receberão suas perguntas sobre temperamento, saúde e como os cães são no convívio e perguntarão para você sobre o que está procurando em um cão e que tipo de vida você pode proporcionar a ele. Um bom criador pode lhe contar sobre a história da raça, explicar por que um filhote é considerado bom para animal de estimação e outro não, e discutir quais problemas de saúde afetam a raça e as medidas que ele toma para evitar esses problemas. Um criador deve querer ser um recurso para você durante toda a vida do seu cão.
Evite criadores que só parecem interessados em quão rápido eles podem vender um filhote para você e se seu cartão de crédito será aprovado. Criadores que oferecem filhotes a um preço “com papéis” e a um preço menor “sem papéis” são antiéticos. Você também deve ter em mente que comprar um filhote de cachorro de sites que oferecem o envio de seu cão para você imediatamente pode ser um empreendimento arriscado, pois não deixa nenhum recurso se o que você recebe não é exatamente o que você esperava. Faça o mesmo esforço para pesquisar seu filhote quanto para escolher um carro novo. Vai poupar dinheiro a longo prazo.
Muitos criadores respeitáveis têm sites, então como você pode dizer quem é bom e quem não é? Os sinais vermelhos incluem filhotes sempre disponíveis, várias ninhadas nas instalações, a escolha de qualquer filhote e a capacidade de pagar on-line com cartão de crédito. Essas coisas são convenientes, mas quase nunca são associadas a criadores respeitáveis.
Se você está planejando obter seu novo melhor amigo de um criador, uma loja de animais ou outra fonte, não se esqueça de saber se o criador é confiável. Criadores de má reputação e instalações que lidam com “fábricas de filhotes” podem ser difíceis de distinguir de operações confiáveis. Não há uma maneira 100% de garantir que você nunca comprará um filhote doente, mas pesquisando a raça (para que você saiba o que esperar), verificando a instalação (para identificar condições insalubres ou animais doentes) e fazendo as perguntas certas pode reduzir as chances de entrar em uma situação desastrosa. E não se esqueça de perguntar ao seu veterinário, que muitas vezes pode encaminhá-lo para um criador respeitável, organização de resgate de raças ou outra fonte confiável de filhotes saudáveis.
Antes de decidir comprar um filhote, considere se um Poodle adulto pode atender melhor às suas necessidades e estilo de vida. Os filhotes são mais divertidos, mas exigem muito tempo e esforço antes de crescerem para se tornarem o cão dos seus sonhos. Um adulto já pode ter algum treinamento e provavelmente será menos ativo, destrutivo e exigente do que um filhote. Com um adulto, você sabe mais sobre o que está recebendo em termos de personalidade e saúde e pode encontrar adultos através de criadores ou abrigos. Se você estiver interessado em adquirir um cão mais velho por meio de criadores, pergunte a eles sobre a compra de um cão de exposição aposentado ou se eles conhecem um cão adulto que precisa de um novo lar. Se você deseja adotar um cachorro, leia os conselhos abaixo sobre como fazer isso.
Adotando Poodle de abrigo ou resgate
Poucos ou nenhum exemplar desta raça estão disponíveis para adoção. É improvável que você encontre um em um abrigo ou através de um grupo de resgate. No entanto, se você quiser pesquisar, veja como começar.
1. Use a Web
A mídia social é uma ótima maneira de encontrar um cachorro. Poste na sua página do Facebook que você está procurando por uma raça específica para que toda a sua comunidade possa ser seus olhos e ouvidos. Ou use o Marketplace do Facebook.
2. Encontre os especialistas locais
Comece a conversar com todos os profissionais perto de você sobre o seu desejo de um Poodle. Isso inclui veterinários, passeadores de cachorro e petshops. Quando alguém tem que tomar a difícil decisão de desistir de um cachorro, essa pessoa frequentemente perguntará à sua própria rede confiável para recomendações.
3. Perguntas que devem ser feitas
Agora você conhece mais sobre o assunto para poder discutir com um criador, também há perguntas que você deve discutir com o pessoal do abrigo ou voluntários de resgate antes de trazer para casa um filhote. Essas incluem:
Qual é o nível de energia dele?
Como ele se comporta com outros animais?
Como ele responde aos trabalhadores do abrigo, visitantes e crianças?
Como é a sua personalidade?
Qual a idade dele?
Ele é comportado?
Ele já mordeu ou machucou alguém que conhece?
Existem problemas de saúde conhecidos?
Onde quer que você adquira seu Poodle, certifique-se de ter um bom contrato com o vendedor, abrigo ou grupo de resgate que coloque as responsabilidades em ambos os lados.
Filhote ou adulto, uma compra do criador ou um resgate, leve o seu Poodle ao seu veterinário logo após a compra ou adoção. Seu veterinário será capaz de identificar problemas e trabalhará com você para configurar um regime preventivo que o ajudará a evitar muitos problemas de saúde.