- Altura 33 a 35 centímetros.
- Peso
- Expectativa de vida 30 a 35 anos.
-
Aceita outros cães
Tendência de gostar ou de tolerar outros cães.
-
Adaptabilidade
Facilidade que um cachorro tem para lidar com mudanças.
-
Afetividade
Amabilidade e/ou simpatia demonstrada pelo cachorro.
-
Amável com crianças
Cães que tendem a ser mais tolerantes com o comportamento infantil, mais brincalhões e descontraídos com crianças.
-
Convive com gatos
Tendência a tolerar gatos e ter menor impulso de caça.
-
Cão de guarda
Raça que pode alertar sobre a presença de estranhos.
-
Exige cuidados
Quantidade de banhos, escovações e até mesmo cuidados profissionais necessários.
-
Inteligência
A capacidade de raciocínio e resolução de problemas de um cão, por si mesmo (sem treinamento).
-
Latidos
Nível de vocalização da raça.
-
Ludicidade
O quanto o cão é brincalhão, vívido e alegre.
-
Necessidades sociais
Necessidade de interação com humanos e/ou outros animais de estimação.
-
Para apartamento
Características como tendência de fazer barulho e tamanho do cachorro.
-
Precisa de exercícios
Quanta atividade física diária o cão necessita
-
Problemas de saúde
Quantidade de problemas de saúde comuns na raça.
-
Queda de pelos
Frequência e quantidade de pelos que caem do cão.
-
Territorialidade
Tendência do cão de proteger seu espaço, casa, quintal ou mesmo o carro.
-
Tolera estranhos
Tendência de ser receptivo com pessoas desconhecidas.
-
Treinabilidade
Facilidade em aprender e experimentar coisas novas
“Nascido para cavar” é o grito de guerra deste cão. Ele é super-ativo, super-inteligente e, nas mãos erradas, super-destrutivo. O Jack Russell (ou Parson Russell) se sai melhor quando está ocupado caçando ratos em uma fazenda, cavalgando com seu dono ou competindo em corridas de Terrier e testes de cães da terra.
Apresentação da raça Jack Russell Terrier / Parson Russell Terrier
Por mais apaixonante que seja o Jack Russell Terrier (ou o Parson Russell) quase certamente não é a raça para você. Isso não é porque Jack Russells são cães maus. Eles foram criados para o trabalho ativo, e é isso que eles amam e são motivados a fazer. Se você tem um trabalho em mente para ele que irá empurrar seus limites e envolver sua atenção completa e entusiasmada, então você pode ser aquela pessoa rara que é certa para um desses cães.
Se você está se perguntando por que seu Jack Russell não é tão bem comportado, é porque ele necessita de muito treinamento para mantê-lo na linha. Seu desejo sem fim de cavar, latir e investigar não pode e não deve ser reprimido. Deve ser comemorado por alguém que ama as mesmas características que levam muitos proprietários de Jack Russell Terrier à loucura.
Essas características incluem uma tremenda vontade de cavar – algo criado profundamente no Jack Russell. É o legado de seu legítimo trabalho de erradicação de pragas nas fazendas de onde ele se originou. Ele escavará seu jardim e sua sala de estar com tanta a mesma determinação. Um Jack Russell Terrier que cava não tem problemas de comportamento, ele é o símbolo da raça.
Um dono dedicado pode canalizar esse entusiasmo para a caça, mas se seus interesses estiverem em outro lugar, o Jack Russell se destaca em todos os tipos de atividades caninas organizadas e informais e, claro, ele se destaca em corridas de Terrier e testes de cães da terra. Ele adora caminhar e também pode ser um excelente cão de agilidade.
Um Jack Russell precisará de treinamento firme, justo e consistente desde tenra idade para que ele entenda os limites necessários para viver com humanos. Contanto que ele faça bastante exercício e estímulo para sua mente rápida, ele é perfeitamente capaz de diferenciar entre o ar livre e o sofá da sala da família – desde que você reserve um tempo para ensiná-lo.
Curiosidades
- Jack Russell/Parson Russell Terriers vêm em dois tipos de pelagem: liso e ondulado. A principal diferença entre os dois é o comprimento da camada superior e a ausência ou presença de móveis: os cabelos longos nas extremidades.
- Um tipo de Jack Russell é mais longo do que alto, ficando apenas 25 a 30 centímetros no ombro. Esses cães são apelidados de Shorty Jacks e se assemelham mais a Corgis ou Dachshunds do que ao mais alto Parson Russell ou Jack Russel Terrier.
A história do Jack Russell Terrier / Parson Russell Terrier
Quando o estudante de teologia de Oxford Jack Russell (1795-1883) conheceu um Terrier chamado Trump e se apaixonou por ele, nasceu uma raça. Usando Trump, o louco caçador de raposas Russell desenvolveu uma linhagem distinta de Fox Terrier que era conhecida por sua paixão por seguir a raposa. Os cães se destacavam pelo peito compacto e flexível e corpo comprido para descer buracos atrás de raposas, patas longas para seguir os cães, cor branca com apenas uma mancha de castanho escuro sobre cada olho e orelha, um ponto de cor na raiz do a cauda e uma pelagem que era protetora em todos os tipos de clima e condições. As raças em seu passado eram provavelmente o Old White English Terrier, agora extinto, e um Terrier preto e castanho semelhante ao antigo Manchester. Os cães tomaram o nome de seu fundador, e com isso conta uma história.
Quando o American Kennel Club decidiu reconhecer o Jack Russell Terrier, não foi bem recebido pela maioria das pessoas da JRT nos Estados Unidos. Eles já tinham seu próprio registro, o Jack Russell Terrier Club of America, com padrões muito rígidos, e não viam nada de bom que pudesse sair do reconhecimento do AKC.
Outro grupo de criadores sentiu de forma diferente, e eles formaram a Parson Russell Terrier Association of the United States, o clube-mãe do AKC para a raça. Eles não podiam usar o nome Jack Russell porque havia sido registrado pela JRTCA. O American Kennel Club reconheceu a raça em 1997, e o nome foi alterado para Parson Russell Terrier em 2003.
O Jack Russell/Parson Russell não é a única raça com uma guerra civil entre seus criadores, mas essa divisão em particular está entre as mais amargas. O JRTCA é o original e mais vigoroso dos dois clubes da raça. Eles não precisavam ou queriam o reconhecimento de seus cães pelo AKC e, no que lhes diz respeito, toda essa coisa de cães de exposição é uma má notícia. Os cães JRTCA vêm em uma variedade de tamanhos e aparências porque são criados exclusivamente para a capacidade de trabalho, enquanto os cães PRTAA têm uma aparência mais padronizada porque são vistos com mais frequência no ringue.
Os próprios cães não parecem se importar. Eles têm muitos adeptos fervorosos em ambos os lados da cerca.
Temperamento e personalidade do Jack Russell Terrier/Parson Russell Terrier
Conviver com um Jack Russell Terrier/Parson Russell Terrier é um exercício de paciência, mas as pessoas que o amam não o fariam de outra maneira. Este é um cão amigável, extrovertido, brincalhão e afetuoso. Isso é, quando ele não está caçando. Ele adora trabalhar e, para ele, trabalhar significa procurar presas que vão desde ratos e toupeiras até a raposa tradicional. Quando ele está caçando, essa é a única coisa que ele tem em mente. Ao lado da palavra tenaz no dicionário, você encontrará uma imagem de um Jack Russell Terrier/Parson Russell Terrier. Isso pode torná-lo difícil de conviver, a menos que você seja capaz de canalizar sua energia, inteligência e obstinação em um esporte canino, como testes de cães da terra, corridas de terrier ou agilidade. Ele deve ter um trabalho a fazer e supervisão cuidadosa, ou ele vai desmontar sua casa em busca de algo interessante para fazer. O exercício diário é essencial.
O Jack Russell Terrier/Parson Russell Terrier pode ser um bom companheiro para uma criança mais velha que pode corresponder ao seu nível de inteligência e atividade, mas as crianças pequenas não são a xícara de chá desta raça. Eles não são pacientes em ter suas orelhas ou cauda puxadas e não hesitarão em rosnar ou morder se forem levados além do limite de tolerância.
Gatos e outros pequenos animais de estimação devem tomar cuidado. O Jack Russell Terrier/Parson Russell Terrier irá vê-los como presas. Ele pode se dar bem com um gato se eles forem criados juntos, mas não é algo com o qual você deve contar. Lembre-se sempre que este cão é um caçador implacável. Com outros cães, o Jack Russell Terrier/Parson Russell Terrier deve se dar razoavelmente bem. Afinal, ele foi criado para caçar com cães, então deve estar disposto a trabalhar com outros cães. Seu padrão de raça diz que ele não deve ser briguento nem abertamente agressivo com outro cão.
Confina-o em um quintal bem cercado ou o forte instinto de caça do Jack Russell Terrier/Parson Russell Terrier o levará para longe de casa e muito provavelmente para o caminho de um carro.
O Jack Russell Terrier/Parson Russell Terrier é um pensador independente e gosta de fazer as coisas à sua maneira. Tenha isso em mente ao treiná-lo. Ele responderá prontamente a elogios e recompensas por coisas que você gosta e se tornará teimoso se você for duro com ele. As sessões de treinamento devem ser curtas e divertidas, sem muitas repetições chatas.
Comece a treinar seu filhote no dia em que o trouxer para casa. Mesmo com oito semanas de idade, ele é capaz de absorver tudo o que você pode ensinar a ele. Não espere até que ele tenha 6 meses para começar a treinar ou você terá um cão mais teimoso para lidar. Se possível, coloque-o no treinamento quando ele tiver 10 a 12 semanas de idade e socialize, socialize, socialize. No entanto, esteja ciente de que muitas aulas de treinamento de filhotes exigem que certas vacinas (como tosse do canina) estejam atualizadas, e muitos veterinários recomendam exposição limitada a outros cães e locais públicos até que as vacinas para filhotes (incluindo raiva, cinomose e parvovirose) tenham sido concluídas. Em vez de treinamento em escolas, você pode começar a treinar seu filhote em casa e socializá-lo entre familiares e amigos até que as vacinas do filhote sejam concluídas.
Converse com o criador, descreva exatamente o que você procura em um cachorro e peça ajuda para selecionar um filhote. Os criadores vêem os filhotes diariamente e podem fazer recomendações incrivelmente precisas, uma vez que conhecem seu estilo de vida e personalidade. O que quer que você queira de um Jack Russell Terrier/Parson Russell Terrier, procure um cujos pais tenham personalidades agradáveis e que tenham sido bem socializados desde filhote.
O que você precisa saber sobre a saúde do Jack Russell Terrier/Parson Russell Terrier
Todos os cães têm o potencial de desenvolver problemas genéticos de saúde, assim como todas as pessoas têm o potencial de herdar uma determinada doença. Fuja de qualquer criador que não ofereça garantia de saúde dos filhotes, que lhe diga que a raça é 100 por cento saudável e não tem problemas conhecidos, ou que lhe diga que seus filhotes estão isolados da parte principal da casa por motivos de saúde. Um criador respeitável será honesto e aberto sobre problemas de saúde na raça e a incidência com que ocorrem em suas linhagens.
Se você olhar para a lista de doenças que podem ocorrer nessa raça, você decidirá que essa deve ser uma das raças mais insalubres. A verdade é que o Jack Russell Terrier é um cão bastante saudável, embora tenha alguns problemas de saúde genética. Seus entusiastas ferozmente protetores estão fazendo tudo o que podem para manter esses problemas sob controle e impedir que novos se desenvolvam. Essa é apenas uma das muitas razões para ter muito cuidado ao selecionar o criador do seu filhote.
Não caia nas mentiras de um criador ruim. Se o criador disser que não precisa fazer testes de saúde porque nunca teve problemas em suas linhagens, seus cães foram “examinados” ou qualquer outra desculpa que os maus criadores têm para economizar nos testes genéticos de seus cães, vá embora imediatamente.
Criadores cuidadosos selecionam seus cães reprodutores para doenças genéticas e criam apenas os espécimes mais saudáveis e bonitos, mas às vezes a Mãe Natureza tem outras ideias e um filhote desenvolve uma dessas doenças apesar das boas práticas de criação. Os avanços na medicina veterinária significam que, na maioria dos casos, os cães ainda podem viver uma vida boa. Se você está adquirindo um filhote, pergunte ao criador sobre as idades dos cães em suas linhas e do que eles morreram.
Lembre-se de que depois de levar um novo filhote para sua casa, você tem o poder de protegê-lo de um dos problemas de saúde mais comuns: a obesidade. Jack Russell Terrier/Parson Russell Terrier ganham peso facilmente, por isso é importante prestar atenção ao tamanho da porção de alimento que terá que dar ao seu amiguinho. Manter essa raça com um peso adequado é uma das maneiras mais fáceis de prolongar sua vida. Aproveite ao máximo suas habilidades preventivas para ajudar a garantir um cão mais saudável por toda a vida.
Os cuidados com a pelagem do Jack Russell Terrier/Parson Russell Terrier
O Jack Russell vem em uma pelagem lisa ou desalinhado. Ambos exigem um mínimo de cuidados – apenas uma escova rápida algumas vezes por semana para manter a queda sob controle. Ele é definitivamente destinado a ser um cão sem problemas.
O resto são cuidados básicos. Apare as unhas conforme necessário, geralmente a cada uma ou duas semanas. Escove os dentes com frequência com um creme dental para animais aprovado pelo veterinário para uma boa saúde geral e hálito fresco. Verifique as orelhas semanalmente em busca de sujeira, vermelhidão ou mau odor que possa indicar uma infecção. Se as orelhas parecerem sujas, limpe-as com uma bola de algodão umedecida com um limpador de ouvido suave e com pH equilibrado, recomendado pelo seu veterinário. Comece a cuidar do seu Jack Russell Terrier/Parson Russell Terrier desde cedo para que ele aprenda a aceitá-lo de bom grado.
Encontrando um Jack Russell Terrier/Parson Russell Terrier
Se você quer ir em um criador ou buscar seu cão em um abrigo ou resgate, aqui estão algumas coisas a serem lembradas.
Escolhendo um criador de Jack Russell Terrier/Parson Russell Terrier
Encontrar um bom criador é a chave para encontrar o cachorro certo. Um bom criador irá combiná-lo com o filhote certo e, sem dúvida, terá feito todas as certificações de saúde necessárias para detectar problemas de saúde o máximo possível. Ele ou ela está mais interessado em colocar os filhotes nas casas certas do que em ganhar muito dinheiro.
Bons criadores receberão suas perguntas sobre temperamento, saúde e como os cães são no convívio e perguntarão para você sobre o que está procurando em um cão e que tipo de vida você pode proporcionar a ele. Um bom criador pode lhe contar sobre a história da raça, explicar por que um filhote é considerado bom para animal de estimação e outro não, e discutir quais problemas de saúde afetam a raça e as medidas que ele toma para evitar esses problemas. Um criador deve querer ser um recurso para você durante toda a vida do seu cão.
Evite criadores que só parecem interessados em quão rápido eles podem vender um filhote para você e se seu cartão de crédito será aprovado. Criadores que oferecem filhotes a um preço “com papéis” e a um preço menor “sem papéis” são antiéticos. Você também deve ter em mente que comprar um filhote de cachorro de sites que oferecem o envio de seu cão para você imediatamente pode ser um empreendimento arriscado, pois não deixa nenhum recurso se o que você recebe não é exatamente o que você esperava. Faça o mesmo esforço para pesquisar seu filhote quanto para escolher um carro novo. Vai poupar dinheiro a longo prazo.
Muitos criadores respeitáveis têm sites, então como você pode dizer quem é bom e quem não é? Os sinais vermelhos incluem filhotes sempre disponíveis, várias ninhadas nas instalações, a escolha de qualquer filhote e a capacidade de pagar on-line com cartão de crédito. Essas coisas são convenientes, mas quase nunca são associadas a criadores respeitáveis.
Se você está planejando obter seu novo melhor amigo de um criador, uma loja de animais ou outra fonte, não se esqueça de saber se o criador é confiável. Criadores de má reputação e instalações que lidam com “fábricas de filhotes” podem ser difíceis de distinguir de operações confiáveis. Não há uma maneira 100% de garantir que você nunca comprará um filhote doente, mas pesquisando a raça (para que você saiba o que esperar), verificando a instalação (para identificar condições insalubres ou animais doentes) e fazendo as perguntas certas pode reduzir as chances de entrar em uma situação desastrosa. E não se esqueça de perguntar ao seu veterinário, que muitas vezes pode encaminhá-lo para um criador respeitável, organização de resgate de raças ou outra fonte confiável de filhotes saudáveis.
O custo de um filhote de Jack Russell Terrier/Parson Russell Terrier varia de acordo com a localidade do criador, se o filhote é macho ou fêmea, quais títulos seus pais têm e se ele é mais adequado para exposição ou para um lar como animal de estimação. O filhote que você compra deve ter sido criado em um ambiente doméstico limpo, de pais com certificação de saúde e, idealmente, certificado de pedigree para provar que são bons exemplares da raça. Os filhotes devem ser testados quanto ao temperamento, examinados, vermifugados e socializados para dar-lhes um início de vida saudável e confiante.
Antes de decidir comprar um filhote, considere se um Jack Russell Terrier/Parson Russell Terrier adulto pode atender melhor às suas necessidades e estilo de vida. Os filhotes são mais divertidos, mas exigem muito tempo e esforço antes de crescerem para se tornarem o cão dos seus sonhos. Um adulto já pode ter algum treinamento e provavelmente será menos ativo, destrutivo e exigente do que um filhote. Com um adulto, você sabe mais sobre o que está recebendo em termos de personalidade e saúde e pode encontrar adultos através de criadores ou abrigos. Se você estiver interessado em adquirir um cão mais velho por meio de criadores, pergunte a eles sobre a compra de um cão de exposição aposentado ou se eles conhecem um cão adulto que precisa de um novo lar. Se você deseja adotar um cachorro, leia os conselhos abaixo sobre como fazer isso.
Adotando um Jack Russell Terrier/Parson Russell Terrier de abrigo ou resgate
Poucos ou nenhum exemplar dessa raça estão disponíveis para adoção. É improvável que você encontre um em um abrigo ou através de um grupo de resgate. No entanto, se você quiser pesquisar, veja como começar.
1. Use a Web
A mídia social é uma ótima maneira de encontrar um cachorro. Poste na sua página do Facebook que você está procurando por uma raça específica para que toda a sua comunidade possa ser seus olhos e ouvidos. Ou use o Marketplace do Facebook.
2. Encontre os especialistas locais
Comece a conversar com todos os profissionais perto de você sobre o seu desejo de um Jack Russell Terrier/Parson Russell Terrier. Isso inclui veterinários, passeadores de cachorro e petshops. Quando alguém tem que tomar a difícil decisão de desistir de um cachorro, essa pessoa frequentemente perguntará à sua própria rede confiável para recomendações.
3. Perguntas que devem ser feitas
Agora você conhece mais sobre o assunto para poder discutir com um criador, também há perguntas que você deve discutir com o pessoal do abrigo ou voluntários de resgate antes de trazer para casa um filhote. Essas incluem:
Qual é o nível de energia dele?
Como ele se comporta com outros animais?
Como ele responde aos trabalhadores do abrigo, visitantes e crianças?
Como é a sua personalidade?
Qual a idade dele?
Ele é comportado?
Ele já mordeu ou machucou alguém que conhece?
Existem problemas de saúde conhecidos?
Onde quer que você adquira seu Jack Russell Terrier/Parson Russell Terrier, certifique-se de ter um bom contrato com o vendedor, abrigo ou grupo de resgate que coloque as responsabilidades em ambos os lados.
Filhote ou adulto, uma compra do criador ou um resgate, leve o seu Jack Russell Terrier/Parson Russell Terrier ao seu veterinário logo após a compra ou adoção. Seu veterinário será capaz de identificar problemas e trabalhará com você para configurar um regime preventivo que o ajudará a evitar muitos problemas de saúde.