- Altura 53 a 12 centímetros.
- Peso
- Expectativa de vida 25 a 30 anos.
-
Aceita outros cães
Tendência de gostar ou de tolerar outros cães.
-
Adaptabilidade
Facilidade que um cachorro tem para lidar com mudanças.
-
Afetividade
Amabilidade e/ou simpatia demonstrada pelo cachorro.
-
Amável com crianças
Cães que tendem a ser mais tolerantes com o comportamento infantil, mais brincalhões e descontraídos com crianças.
-
Convive com gatos
Tendência a tolerar gatos e ter menor impulso de caça.
-
Cão de guarda
Raça que pode alertar sobre a presença de estranhos.
-
Exige cuidados
Quantidade de banhos, escovações e até mesmo cuidados profissionais necessários.
-
Inteligência
A capacidade de raciocínio e resolução de problemas de um cão, por si mesmo (sem treinamento).
-
Latidos
Nível de vocalização da raça.
-
Ludicidade
O quanto o cão é brincalhão, vívido e alegre.
-
Necessidades sociais
Necessidade de interação com humanos e/ou outros animais de estimação.
-
Para apartamento
Características como tendência de fazer barulho e tamanho do cachorro.
-
Precisa de exercícios
Quanta atividade física diária o cão necessita
-
Problemas de saúde
Quantidade de problemas de saúde comuns na raça.
-
Queda de pelos
Frequência e quantidade de pelos que caem do cão.
-
Territorialidade
Tendência do cão de proteger seu espaço, casa, quintal ou mesmo o carro.
-
Tolera estranhos
Tendência de ser receptivo com pessoas desconhecidas.
-
Treinabilidade
Facilidade em aprender e experimentar coisas novas
Esta raça esportiva tem uma personalidade doce, gentil e agradável. Um Golden Retriever bem criado não tem fortes instintos de guarda, então não espere que ele proteja sua casa de ladrões. Ele, no entanto, fará amizade com eles e mostrará onde estão as guloseimas.
Apresentação da raça Golden Retriever
Alegre, fácil de treinar e ansioso para agradar, o Golden Retriever é o que você vê no dicionário quando procura “cachorro perfeito para a família”. Goldens amam a todos, especialmente crianças, e se dão bem com novas pessoas e cães estranhos. Eles atraem olhares de admiração – e geralmente carinhos – de quase todos que encontram. O Golden é um cão ativo que recupera uma bola de tênis até que seu braço canse. A lealdade, inteligência e temperamento estável da raça os tornaram os queridinhos do mundo dos cães de serviço. Seus rostos sorridentes e pêlos beijados dourados trouxeram mais do que alguns para a fama do cinema, incluindo um papel de protagonista em dois filmes “A Incrível Jornada” I e II.
O Golden foi desenvolvido para ser um retriever de trabalho, e isso significa que um alto nível de atividade é uma obrigação para esses cães. Eles são mais adequados para a vida com solteiros ativos, casais ou famílias em que alguém está em casa durante o dia e gosta de passar tempo e exercitar o cão. Goldens amam, amam, amam sua família e não se dão bem sozinhos em casa. Eles encontrarão seu próprio entretenimento (destrutivo) se não houver ninguém em casa para canalizar sua energia através de caminhadas, corridas, natação ou jogos de busca, além de jogos cerebrais que os desgastarão mentalmente.
Como muitas raças desenvolvidas para caçar, o Golden divergiu em diferentes tipos – principalmente os Goldens fofos como ursinhos de pelúcia de exposição e os atléticos mais magros, mais escuros, menores e menos peludos, populares como companheiros de caça e competidores de esportes caninos. Cada dono jura que seu “tipo” é o melhor. Cães criados apenas pela aparência – e pela cor quase branca atualmente na moda – são curiosamente menos saudáveis e alguns parecem ostentar um temperamento consideravelmente não muito bom, incluindo problemas com mordidas. Linhas de caça e esportes caninos podem ser um pouco enérgicas demais para muitas famílias, mas os temperamentos estáveis tradicionais permanecem intactos e podem ser mais saudáveis em geral.
Goldens de ambos os tipos são entusiasmados com exercícios. Se você não for uma pessoa ativa antes de obter um Golden, você será depois – ou sofrerá as consequências. Goldens acordam todas as manhãs com um pensamento em mente: O que vamos fazer hoje?
Mantenha seu Golden ocupado levando-o para longas caminhadas de pelo menos uma hora por dia (ou divida-o em duas ou três saídas), faça dele seu parceiro de corrida ou ensine-o a correr ao lado de sua bicicleta. Leve-o para nadar em seu lago ou praia local. Ele se destaca em todos os esportes caninos, incluindo agilidade, obediência, pegar bola no ar, rally, estilo livre, mergulho e rastreamento. Ser um cão de terapia apela ao seu amor pelas pessoas e satisfaz a sua necessidade de sair e fazer alguma coisa. Se você não tem filhos, peça aos filhos dos vizinhos para jogar bolas de tênis para o seu Golden buscar. Isso pode mantê-los ocupados por horas. Ensine-lhe truques e adquira uma variedade de brinquedos de quebra-cabeça para desafiar seu cérebro. Muitas vezes, o trabalho mental é tão satisfatório – e cansativo – quanto o exercício físico, embora não possa substituí-lo totalmente.
Agora, com tudo isso dito, é importante ter calma com o exercício nos primeiros dois anos de vida de um filhote de Golden. Suas placas de crescimento ainda estão se formando nesses dois primeiros anos, e exercícios intensos podem danificá-las. Leve-o para nadar, faça caminhadas na grama ou outras superfícies macias e faça caminhadas fáceis, mas não comece nenhuma corrida, ciclismo, subidas ou descidas íngremes ou atividades que exijam saltos até que ele atinja a maturidade física completa aos dois anos de idade .
Golden Retrievers são orientados para as pessoas, e se você espera que seu cão viva no quintal, não compre um Golden. A solidão e o tédio levarão a latidos, escavações e destrutividade geral. Seu Golden Retriever precisa viver dentro de casa como parte da família.
Curiosidades
- O Golden tem uma pelagem dupla densa e repelente à água que vem em vários tons de dourado. Goldens perdem muito pêlo e requerem escovação frequente para evitar que o pêlo voe pela casa.
- Goldens normalmente têm ninhadas de seis a oito filhotes. A maioria dos criadores gosta de manter os filhotes até que tenham pelo menos oito semanas de idade. Isso dá aos filhotes tempo para aprender a se comportar com outros cães e dá ao criador tempo para avaliar as personalidades dos filhotes para que ele possa colocar cada um na casa certa. Um bônus é que os filhotes dessa idade são mais maduros e mais facilmente treinados em casa.
A história do Golden Retrievers
O Golden é uma das raças criadas durante a era vitoriana. As raças em seu passado provavelmente incluíam um retriever amarelo, o Tweed Water Spaniel, retrievers de pelagem ondulada plana. Dudley Marjoribanks, Lord Tweedmouth, é geralmente creditado com a produção dos primeiros cães que se tornariam conhecidos como Golden Retrievers, mas pesquisas recentes em bibliotecas, pinturas antigas e outras fontes sugerem que cães semelhantes ao Golden Retriever, possivelmente um tipo de Setter, existiam antes de Lord Tweedmouth começar a criá-los em sua propriedade escocesa, Guisachan.
Os Golden Retrievers se estabeleceram como companheiros versáteis, cães de caça e cães de trabalho. Goldens são encontrados fazendo busca e salvamento, terapia assistida por animais, detecção de incêndio criminoso, detecção de drogas e trabalho de assistência para pessoas com deficiência. Sua energia, entusiasmo e inteligência os tornam adequados para aprender e realizar quase qualquer tarefa.
Temperamento e personalidade do Golden Retriever
Pergunte a qualquer pessoa sobre a característica definidora do Golden Retriever, e a resposta que você sempre obterá é o temperamento. A marca registrada do Golden é sua natureza doce, gentil e ansiosa para agradar. Ele anseia por afeto e o buscará de estranhos, bem como de sua própria família.
Goldens são adaptáveis e orientados para as pessoas, e essas características estão no topo da lista de razões pelas quais as pessoas os amam. Infelizmente, a popularidade da raça fez com que pessoas descuidadas ou sem noção começaram a produzir Goldens sem qualquer tentativa de manter sua disposição doce e gentil. Timidez e agressividade podem ser problemas, levando ao medo de morder ou hostilidade em relação a pessoas e outros cães.
Goldens adequados amam a todos, mas esse amor pelas pessoas muitas vezes se traduz em pular como uma forma de saudação. O treinamento básico e inicial de obediência é uma obrigação para esses cães grandes e indisciplinados. Felizmente, Goldens são muito fáceis de treinar, e um pequeno investimento de tempo quando o cão é jovem valerá a pena quando ele estiver adulto. Ele se sentará prontamente no comando, andará na coleira sem puxar e virá quando chamado.
Se não for treinado, socializado e exercitado diariamente, a exuberância bem-humorada dos Goldens – especialmente quando adolescentes e jovens adultos – pode ser avassaladora e até assustadora para crianças pequenas, apesar das melhores intenções do cão em ser amigável. Escolha um Golden como cão de família apenas se você estiver preparado para supervisionar crianças e cães quando estiverem juntos e garantir que todos brinquem bem. É normal que os filhotes persigam e mordam enquanto brincam, então você precisa ensinar um filhote de Golden como agir perto das crianças, bem como ensiná-las a brincar corretamente com o cachorro.
Qualquer cão, mesmo um Golden, pode desenvolver níveis desagradáveis de latir, cavar, roubar comida e outros comportamentos indesejáveis se estiver entediado, sem treinamento ou sem supervisão. E qualquer cão pode ser uma provação para conviver durante a “adolescência”. No caso do Golden, os anos adolescentes podem começar aos seis meses e continuar até que o cão tenha dois ou três anos de idade. Comece a treinar cedo, seja paciente e consistente, e um dia você acordará e descobrirá que vive com um ótimo cão.
O Golden Retriever perfeito é um produto de seu ambiente e criação. Se você quer um Golden como companheiro, cão de exposição, cão de competição canino ou todos os três em um, procure um cujos pais tenham personalidades agradáveis e que tenha sido bem socializado desde filhote.
O que você precisa saber sobre a saúde do Golden Retriever
Golden Retrievers são lindos, mas são saudáveis? Um Golden individual certamente pode ser, mas a raça como um todo pode ser afetada por uma série de problemas de saúde.
No topo da lista de problemas de saúde na raça está o câncer, incluindo hemangiossarcoma, linfossarcoma, mastocitomas e câncer ósseo. Alguns veterinários chamam Goldens de “retrievers do câncer”, e os tratamentos para esta doença podem ser emocional e financeiramente devastadores. Não se sabe até que ponto todas essas formas de câncer são genéticas ou exatamente como elas são transmitidas de uma geração para a outra, mas suspeita-se que a alta taxa de câncer em Golden Retrievers seja pelo menos parcialmente herdada.
Goldens também sofrem de uma alta incidência da dolorosa deformidade genética do quadril conhecida como displasia do quadril, que se desenvolve quando a cabeça do osso da coxa não se encaixa corretamente no encaixe do quadril. A displasia do quadril grave pode levar à artrite incapacitante e requer tratamento cirúrgico caro.
Golden Retrievers também podem ter deformidades genéticas do cotovelo. Os olhos são outra área problemática na raça, portanto, certifique-se de que os pais foram examinados por um oftalmologista veterinário certificado.
A doença cardíaca também é prevalente em Golden Retrievers, principalmente a condição conhecida como estenose subaórtica, um estreitamento da aorta que leva o sangue para longe do coração. Isso geralmente aparece primeiro como um leve sopro cardíaco, mas os sopros geralmente ocorrem em filhotes que não têm problemas cardíacos quando adultos. Essa doença pode levar à morte súbita, mesmo em tenra idade, portanto, verifique o coração do seu cão pelo menos uma vez por ano e investigue todos os sopros completamente.
Epilepsia, infecções de ouvido, alergias, coceira e infecções de pele, hipotireoidismo – às vezes parece que seria mais fácil listar as condições que não afetam o Golden do que aquelas que o fazem.
Nem todas essas condições são detectáveis em um filhote em crescimento, e é impossível prever se um animal estará livre dessas doenças, e é por isso que você deve encontrar um criador respeitável que esteja comprometido em criar os animais mais saudáveis possíveis. Eles devem ser capazes de produzir uma certificação independente de que os pais do cão (e avós, etc.) foram rastreados para defeitos comuns e considerados saudáveis para reprodução. É aí que entram os registros de saúde.
Criadores cuidadosos selecionam seus cães reprodutores para doenças genéticas e criam apenas os espécimes mais saudáveis e bonitos, mas às vezes a Mãe Natureza tem outras ideias e um filhote desenvolve uma dessas doenças apesar das boas práticas de criação. Os avanços na medicina veterinária significam que, na maioria dos casos, os cães ainda podem viver uma vida boa. Se você está adquirindo um filhote, pergunte ao criador sobre as idades dos cães em suas linhas e do que eles morreram.
Nem toda visita de Golden ao veterinário é para um problema genético. Dedos quebrados e unhas lascadas, cortes e arranhões são apenas mais um dia no escritório para esses cães grandes e ativos. E como atletas humanos, Golden Retrievers são propensos a rupturas do ligamento cruzado cranial (LCC). A causa desses tipos de lesões ainda não é clara. Os pesquisadores estão investigando se a anatomia ou a genética são fatores predisponentes.
Lembre-se de que depois de levar um novo filhote para sua casa, você tem o poder de protegê-lo de um dos problemas de saúde mais comuns: a obesidade. Golden Retrievers ganham peso facilmente, por isso é importante prestar atenção ao tamanho da porção de alimento que terá que dar ao seu amiguinho. Manter essa raça com um peso adequado é uma das maneiras mais fáceis de prolongar sua vida. Aproveite ao máximo suas habilidades preventivas para ajudar a garantir um cão mais saudável por toda a vida.
Os cuidados com a pelagem do Golden Retriever
É preciso alguma dedicação para viver com um Golden Retriever. A pelagem abundante do Golden requer escovação e banho regulares para remover sujeiras. Os Goldens perdem pêlo com o mesmo entusiasmo que tem para nadar e recuperar bolinhas. Você pode mantê-lo sob controle com escovação diária para remover o sub-pêlo morto, mas se a perda de pêlos for um problema em sua casa, essa não é a raça para você.
Como a maioria dos Retrievers, os Goldens adoram água. Quando o seu Golden ficar molhado – e ele vai – dar-lhe uma lavagem completa em água doce para remover cloro, sal ou lama de lago do seu pêlo, o que pode estar secando ou danificando a pelagem. Mantenha seus ouvidos secos para evitar infecções e use um limpador de ouvido recomendado pelo seu veterinário depois que ele for nadar.
O resto são cuidados básicos. Apare as unhas conforme necessário, geralmente a cada poucas semanas, e escove os dentes para uma boa saúde geral e hálito fresco.
Encontrando um Golden Retriever
Se você quer ir com um criador ou buscar seu cão em um abrigo ou resgate, aqui estão algumas coisas a serem lembradas.
Escolhendo um criador de Golden Retriever
Encontrar um bom criador é a chave para encontrar o cachorro certo. Um bom criador irá combiná-lo com o filhote certo e, sem dúvida, terá feito todas as certificações de saúde necessárias para detectar problemas de saúde o máximo possível. Ele ou ela está mais interessado em colocar os filhotes nas casas certas do que em ganhar muito dinheiro.
Bons criadores receberão suas perguntas sobre temperamento, saúde e como os cães são no convívio e perguntarão para você sobre o que está procurando em um cão e que tipo de vida você pode proporcionar a ele. Um bom criador pode lhe contar sobre a história da raça, explicar por que um filhote é considerado bom para animal de estimação e outro não, e discutir quais problemas de saúde afetam a raça e as medidas que ele toma para evitar esses problemas. Um criador deve querer ser um recurso para você durante toda a vida do seu cão.
Evite criadores que só parecem interessados em quão rápido eles podem vender um filhote para você e se seu cartão de crédito será aprovado. Criadores que oferecem filhotes a um preço “com papéis” e a um preço menor “sem papéis” são antiéticos. Você também deve ter em mente que comprar um filhote de cachorro de sites que oferecem o envio de seu cão para você imediatamente pode ser um empreendimento arriscado, pois não deixa nenhum recurso se o que você recebe não é exatamente o que você esperava. Faça o mesmo esforço para pesquisar seu filhote quanto para escolher um carro novo. Vai poupar dinheiro a longo prazo.
Muitos criadores respeitáveis têm sites, então como você pode dizer quem é bom e quem não é? Os sinais vermelhos incluem filhotes sempre disponíveis, várias ninhadas nas instalações, a escolha de qualquer filhote e a capacidade de pagar on-line com cartão de crédito. Essas coisas são convenientes, mas quase nunca são associadas a criadores respeitáveis.
Se você está planejando obter seu novo melhor amigo de um criador, uma loja de animais ou outra fonte, não se esqueça de saber se o criador é confiável. Criadores de má reputação e instalações que lidam com “fábricas de filhotes” podem ser difíceis de distinguir de operações confiáveis. Não há uma maneira 100% de garantir que você nunca comprará um filhote doente, mas pesquisando a raça (para que você saiba o que esperar), verificando a instalação (para identificar condições insalubres ou animais doentes) e fazendo as perguntas certas pode reduzir as chances de entrar em uma situação desastrosa. E não se esqueça de perguntar ao seu veterinário, que muitas vezes pode encaminhá-lo para um criador respeitável, organização de resgate de raças ou outra fonte confiável de filhotes saudáveis.
O custo de um filhote de Golden Retriever varia de acordo com a localidade do criador, se o filhote é macho ou fêmea, quais títulos seus pais têm e se ele é mais adequado para exposição ou para um lar como animal de estimação. O filhote que você compra deve ter sido criado em um ambiente doméstico limpo, de pais com certificação de saúde e, idealmente, certificado de pedigree para provar que são bons exemplares da raça. Os filhotes devem ser testados quanto ao temperamento, examinados, vermifugados e socializados para dar-lhes um início de vida saudável e confiante.
Antes de decidir comprar um filhote, considere se um Golden Retriever adulto pode atender melhor às suas necessidades e estilo de vida. Os filhotes são mais divertidos, mas exigem muito tempo e esforço antes de crescerem para se tornarem o cão dos seus sonhos. Um adulto já pode ter algum treinamento e provavelmente será menos ativo, destrutivo e exigente do que um filhote. Com um adulto, você sabe mais sobre o que está recebendo em termos de personalidade e saúde e pode encontrar adultos através de criadores ou abrigos. Se você estiver interessado em adquirir um cão mais velho por meio de criadores, pergunte a eles sobre a compra de um cão de exposição aposentado ou se eles conhecem um cão adulto que precisa de um novo lar. Se você deseja adotar um cachorro, leia os conselhos abaixo sobre como fazer isso.
Adotando um Golden Retriever de abrigo ou resgate
Há ótimas opções disponíveis se você quiser adotar um cão de um abrigo de animais ou organização de resgate de raça. Aqui está como começar.
1. Use a Web
A mídia social é uma ótima maneira de encontrar um cachorro. Poste na sua página do Facebook que você está procurando por uma raça específica para que toda a sua comunidade possa ser seus olhos e ouvidos. Ou use o Marketplace do Facebook.
2. Encontre os especialistas locais
Comece a conversar com todos os profissionais perto de você sobre o seu desejo de um Golden Retriever. Isso inclui veterinários, passeadores de cachorro e petshops. Quando alguém tem que tomar a difícil decisão de desistir de um cachorro, essa pessoa frequentemente perguntará à sua própria rede confiável para recomendações.
3. Perguntas que devem ser feitas
Agora você conhece mais sobre o assunto para poder discutir com um criador, também há perguntas que você deve discutir com o pessoal do abrigo ou voluntários de resgate antes de trazer para casa um filhote. Essas incluem:
Qual é o nível de energia dele?
Como ele se comporta com outros animais?
Como ele responde aos trabalhadores de abrigo, visitantes e crianças?
Como é a sua personalidade?
Qual a idade dele?
Ele é comportado?
Ele já mordeu ou machucou alguém que conhece?
Existem problemas de saúde conhecidos?
Onde quer que você adquira seu Golden Retriever, certifique-se de ter um bom contrato com o vendedor, abrigo ou grupo de resgate que coloque as responsabilidades em ambos os lados.
Filhote ou adulto, uma compra do criador ou um resgate, leve o seu Golden Retriever ao seu veterinário logo após a compra ou adoção. Seu veterinário será capaz de identificar problemas e trabalhará com você para configurar um regime preventivo que o ajudará a evitar muitos problemas de saúde.