Pular para o conteúdo

Saiba tudo sobre a raça Pastor-alemão

  1. Altura 55 a 66 centímetros.
  2. Peso
  3. Expectativa de vida 25 a 33 anos.
  4. Aceita outros cães
    Tendência de gostar ou de tolerar outros cães.
    Nota 2
  5. Adaptabilidade
    Facilidade que um cachorro tem para lidar com mudanças.
    Nota 5
  6. Afetividade
    Amabilidade e/ou simpatia demonstrada pelo cachorro.
    Nota 3
  7. Amável com crianças
    Cães que tendem a ser mais tolerantes com o comportamento infantil, mais brincalhões e descontraídos com crianças.
    Nota 5
  8. Convive com gatos
    Tendência a tolerar gatos e ter menor impulso de caça.
    Nota 3
  9. Cão de guarda
    Raça que pode alertar sobre a presença de estranhos.
    Nota 5
  10. Exige cuidados
    Quantidade de banhos, escovações e até mesmo cuidados profissionais necessários.
    Nota 3
  11. Inteligência
    A capacidade de raciocínio e resolução de problemas de um cão, por si mesmo (sem treinamento).
    Nota 5
  12. Latidos
    Nível de vocalização da raça.
    Nota 2
  13. Ludicidade
    O quanto o cão é brincalhão, vívido e alegre.
    Nota 3
  14. Necessidades sociais
    Necessidade de interação com humanos e/ou outros animais de estimação.
    Nota 3
  15. Para apartamento
    Características como tendência de fazer barulho e tamanho do cachorro.
    Nota 3
  16. Precisa de exercícios
    Quanta atividade física diária o cão necessita
    Nota 3
  17. Problemas de saúde
    Quantidade de problemas de saúde comuns na raça.
    Nota 4
  18. Queda de pelos
    Frequência e quantidade de pelos que caem do cão.
    Nota 5
  19. Territorialidade
    Tendência do cão de proteger seu espaço, casa, quintal ou mesmo o carro.
    Nota 5
  20. Tolera estranhos
    Tendência de ser receptivo com pessoas desconhecidas.
    Nota 1
  21. Treinabilidade
    Facilidade em aprender e experimentar coisas novas
    Nota 5

O Pastora-alemão é um protetor natural e tão adaptável e inteligente que realizou praticamente todos os trabalhos conhecidos pelo cão. Se ele tivesse polegares opositores, ele seria imparável.

Apresentação da raça Pastor-alemão

Rin Tin Tin, um filhote encontrado em uma zona de batalha da Primeira Guerra Mundial, tornou-se a primeira estrela de cinema canina do mundo, marcando para sempre o Pastor-alemão como uma das raças mais facilmente reconhecidas. De seu tamanho imponente a suas orelhas eretas e olhos escuros e inteligentes, ele alcançou o status lendário como o canino ideal. Um cão de trabalho versátil, atlético e destemido, o Pastor fez praticamente todos os trabalhos que um cão pode fazer, desde liderar cegos e detectar drogas ilícitas até derrubar criminosos em fuga e servir nas forças armadas. Um companheiro enérgico, leal e dedicado, o Pastor-alemão não é uma raça, mas um estilo de vida.

As habilidades desta raça vão muito além de sua origem como cão de pastoreio. O Pastor-alemão ganhou fama como cão policial e militar, cão guia e de assistência, cão de busca e salvamento e cão detector. Ele se destacou em todos os esportes caninos, incluindo agilidade, obediência, rally, rastreamento e, claro, pastoreio. Os pastores-alemães ainda trabalham com gado em fazendas e ranchos em todo o mundo. Se você tiver cavalos, eles trotarão ao seu lado enquanto você cavalga e o ajudarão a colocar os cavalos de volta no celeiro quando terminar.

É preciso alguma dedicação para viver com um Pastor-alemão. Esteja preparado para fornecer bastante exercício e estimulação mental. Uma caminhada de meia hora duas vezes por dia, além de um jogo vigoroso ou sessão de treinamento, é um bom começo.

O protetor mas amoroso, o Pastor-alemão é uma ótima opção para famílias com crianças, mas solteiros e casais que amam o ar livre também combinam bem com esta raça. Com exercícios suficientes e oportunidades para usar seu considerável atletismo e inteligência, esses companheiros versáteis podem lidar com qualquer coisa, desde um pequeno apartamento na cidade até um vasto rancho. Eles não são adequados para a vida no quintal ou em uma casinha de cachorro, mas precisam viver dentro de casa como um membro da família.

Curiosidades

  • O Pastor-alemão é altamente inteligente e não se contentará em viver a vida como um vegetal deitado no sofá. Ele é um cão de ação e precisa conviver com uma pessoa ativa que lhe dê uma atividade digna de seus talentos.
  • Os Pastores-alemães adoram crianças e são ótimos cães de família quando recebem socialização e treinamento precoces.
  • A maioria de nós pensa no Pastor-alemão como um cão preto e castanho, mas também pode ser preto e preto sólido. Cães com pelagem branca, azul ou outro tom são desaprovados pelos criadores, então não caia nas alegações de marketing de que essas cores são “raras” e exigem um preço mais alto.
  • Um Pastor-alemão nunca deve ser tímido, nervoso ou agressivo.

A história dos Pastores-alemães

Como o próprio nome sugere, o Pastor-alemão teve origem na Alemanha, onde foi criado no século XIX principalmente pelo Capitão Max von Stephanitz, que queria desenvolver um cão que pudesse ser usado para trabalhos militares e policiais. O resultado foi um cão que englobava beleza marcante, inteligência e versatilidade.

Os cães adaptáveis e atraentes logo chamaram a atenção dos amantes de cães em outros países. Enquanto Rin Tin Tin é o mais famoso dos primeiros Pastores-alemães, ele não foi o primeiro a ir para os Estados Unidos. Sabe-se que um foi levado para os EUA em 1906.

A Primeira Guerra Mundial prejudicou a crescente popularidade da raça porque os cães estavam associados ao inimigo. Os Pastores-alemães enfrentaram fogo de artilharia, minas terrestres e tanques para fornecer aos soldados alemães nas trincheiras entregas de alimentos e outras necessidades.

Após a guerra, filmes com Rin Tin Tin e seu companheiro Pastor-alemão Strongheart trouxeram a raça de volta ao topo. O público americano os adorou. Por um tempo, o Pastor-alemão foi a raça mais popular nos Estados Unidos.

Temperamento e personalidade do Pastor-alemão

O Pastor-alemão ideal é direto, destemido e confiante. Quando ele vem de pais que têm bom temperamento e foi socializado para se familiarizar com muitas pessoas, visões e sons diferentes, ele é um cão inteligente, fácil de treinar, dedicado, protetor e divertido.

O Pastor-alemão é naturalmente protetor de sua casa e propriedade e sempre o alertará sobre estranhos ou intrusos, mas se você receber alguém em sua casa, seu pastor alemão também os aceitará. Ele também se dá bem com outros animais de estimação, especialmente se for criado com eles desde filhote. Os pastores alemães são inteligentes e aprendem rapidamente que os gatos governam!

O Pastor-alemão precisa de uma atividade. Enquanto muitos pastores-alemães são criados com sucesso em situações de canil, estes são cães de trabalho que têm tarefas exigentes e interessantes para fazer que lhes dão o exercício necessário e a estimulação mental.

Se o seu pastor é um companheiro da família, ele precisa morar dentro de casa com sua família e receber oportunidades para exercitar seu cérebro, como aprender truques, ajudá-lo em casa pegando coisas e trazendo-as para você ou servindo à comunidade como um cão de terapia . Ele vai gostar de fazer caminhadas, perseguir uma bola ou se envolver com qualquer esporte canino. Ele não precisa morar em uma casa grande com quintal, mas se você mora em um apartamento ou condomínio, terá que dar muitas caminhadas ou outros exercícios diários e oportunidades para se aliviar durante o dia. Caso contrário, ele ficará solitário, entediado e destrutivo.

Os pastores-alemães são cães inteligentes e ativos que se saem melhor com donos inteligentes e ativos capazes de lhes dar atenção focada, exercício, treinamento e muito tempo individual. Existem poucas raças de cães cujos fãs não os chamam de “inteligentes”, mas no caso do Pastor-alemão, isso provavelmente é um eufemismo. Eles são extremamente inteligentes e notoriamente treináveis. Sua inteligência significa que eles não toleram tolos – ou donos fracos – de bom grado, o que significa que o treinamento consistente desde cedo não é opcional. Esses cérebros, se não trabalharem de maneira construtiva, encontrarão muitas alternativas destrutivas.

Os Pastores-alemães também podem ser cães demais até mesmo para as pessoas mais bem-intencionadas, porque foram criados e instruídos para trabalhar por muitas gerações. Seus genes lhes dizem para ser um guardião, um cão policial, um cão-guia, um cão de busca e resgate – quase qualquer coisa além de um cão de sofá. Se você não está pronto para esse nível de compromisso, encontre outra raça.

Muitas pessoas querem um Pastor-alemão para fins de proteção. Mas quase ninguém realmente precisa de um cão de proteção treinado – a maioria das pessoas ou famílias simplesmente precisa de um cão de guarda. O tamanho, a linguagem corporal, a reputação e a proteção instintiva do Pastor-alemão são tudo o que é necessário para atingir esses objetivos, portanto, não adquira um “cão de proteção treinado” que você não precisa e provavelmente não pode lidar. Um Pastor-alemão socializado e bem-educado que vive com sua família os protegerá como parte de sua natureza. Um Pastor-alemão sempre o manterá dentro da visão e do som. Ele pode deitar aos seus pés ou pode se posicionar a 4 ou 6 metros de distância de você, mas ele nunca vai deixar você sair de vista. Isso faz parte de sua herança como cão de pastoreio. Se você não quer um cachorro que, bem, segue seus passos, não compre um pastor alemão.

Um Pastor-alemão vem treinado? Não. Qualquer cão, não importa quão bom seja, pode desenvolver níveis desagradáveis de latir, cavar, roubar comida e outros comportamentos indesejáveis se estiver entediado, sem treinamento ou sem supervisão. E qualquer cão pode ser uma provação para conviver durante a adolescência. No caso do Pastor-alemão, os anos “adolescentes” podem começar aos seis meses e continuar até que o cão tenha cerca de dois anos de idade. Comece a treinar cedo, seja paciente e consistente, e um dia você acordará e descobrirá que vive com um ótimo cão.

Converse com o criador, descreva exatamente o que você procura em um cachorro e peça ajuda para selecionar um filhote. Os criadores vêem os filhotes diariamente e podem fazer recomendações incrivelmente precisas quando souberem algo sobre seu estilo de vida e personalidade.

Esteja ciente de que o temperamento de um Pastor-alemão pode variar dependendo de sua origem. Os Pastores-alemães de linhas de trabalho têm um impulso extremamente forte para o trabalho e podem ser mais cães do que a maioria das pessoas pode ou deseja lidar. Se você quer um companheiro de família, um cão de um criador de conformação pode ser uma escolha melhor.

O Pastor-alemão perfeito não nasce totalmente pronto no parto. Ele é um produto de sua formação e criação. Procure um filhote cujos pais tenham personalidade agradável e que tenha sido bem socializado desde tenra idade.

O que você precisa saber sobre a saúde do Pastor-alemão

Todos os cães têm o potencial de desenvolver problemas genéticos de saúde, assim como todas as pessoas têm o potencial de herdar uma determinada doença. Fuja de qualquer criador que não ofereça garantia de saúde dos filhotes, que lhe diga que a raça é 100 por cento saudável e não tem problemas conhecidos, ou que lhe diga que seus filhotes estão isolados da parte principal da casa por motivos de saúde. Um criador respeitável será honesto e aberto sobre problemas de saúde na raça e a incidência com que ocorrem em suas linhagens. Aqui está um breve resumo sobre o que você deve saber sobre a saúde do pastor alemão.

O Pastor Alemão tem a reputação de ser propenso à displasia do quadril. Quando um cão tem displasia do quadril, a cabeça do osso da coxa não se encaixa corretamente no encaixe do quadril. Com o tempo, o osso começa a se desgastar, resultando em artrite dolorosa. Dependendo da gravidade da condição, a displasia do quadril pode ser tratada com medicação ou os quadris podem ser substituídos cirurgicamente, mas o custo é muito alto. É impossível saber se um cão tem displasia do quadril simplesmente examinando-o ou observando-o se mover.

A mielopatia degenerativa é uma das condições mais devastadoras que podem afetar alguns cães. Esta doença neurológica é semelhante à esclerose múltipla em humanos e resulta em uma paralisia lenta e rastejante dos quartos traseiros do cão. É intratável e, eventualmente, o cão não será capaz de se mover sozinho. Observe o seu cão cuidadosamente em busca de sinais de dor e desconforto que surgem gradualmente em vez de repentinamente, e verifique suas unhas pelo menos uma vez por mês para observar sinais de desgaste irregular. Embora a mielopatia degenerativa em cães seja incurável, o curso da doença pode ser retardado com o tratamento.

Como muitas raças grandes, os Pastores-alemães podem sofrer de uma grande variedade de doenças cardíacas, incluindo sopros, doenças valvulares e corações aumentados. Um exame cardíaco anual é fundamental para detectar essas condições precocemente, pois muitas delas respondem bem ao tratamento.

Epilepsia, problemas de visão, distúrbios hemorrágicos, doenças imunomediadas, hemangiossarcoma, problemas digestivos, incluindo insuficiência pancreática exócrina – todas essas condições são relativamente comuns no Pastor-alemão. Muitos deles têm um componente genético, e um bom criador discutirá problemas de saúde em suas linhagens.

Assim como certas doenças, o temperamento também é hereditário. Pergunte ao criador sobre o teste de temperamento independente de seus cães. Um pastor alemão instável, agressivo ou tímido pode ser um animal perigoso. Os resultados dos testes de temperamento são uma vantagem definitiva e um bom sinal de que você está trabalhando com um criador atencioso e dedicado.

Nem todas essas condições são detectáveis em um filhote em crescimento, e é impossível prever se um animal estará livre dessas doenças, e é por isso que você deve encontrar um criador respeitável que esteja comprometido em criar os animais mais saudáveis possíveis. Eles devem ser capazes de produzir uma certificação independente de que os pais do cão (e avós, etc.) foram rastreados para doenças comuns e considerados saudáveis ​​para reprodução. É aí que entram os registros de saúde.

Não caia nas mentiras de um criador ruim. Se o criador disser que não precisa fazer testes de saúde porque nunca teve problemas em suas linhagens, seus cães foram “examinados” ou qualquer outra desculpa que os maus criadores têm para economizar nos testes genéticos de seus cães, vá embora imediatamente.

Outros problemas de saúde a serem observados são inchaço e torção gástrica. Os Pastores-alemães são mais propensos do que muitas raças a inchar, uma condição na qual o estômago se expande com o ar. Isso pode se tornar a condição mais grave, torção gástrica, se o estômago se torce, cortando o fluxo sanguíneo. Inchaço e torção atacam muito de repente, e um cachorro que estava bem em um minuto pode morrer algumas horas depois. Fique atento a sintomas como inquietação e andar de um lado para o outro, babando, gengivas pálidas e lambendo os lábios, tentando vomitar, mas sem trazer nada, e sinais de dor. A torção gástrica requer cirurgia veterinária imediata, e a maioria dos cães que incharam uma vez incharão novamente. Isso significa que é aconselhável optar pelo procedimento conhecido como “estômago colado”, que evitará que o estômago se torça no futuro. Este procedimento também pode ser feito como medida preventiva.

Criadores cuidadosos selecionam seus cães reprodutores para doenças genéticas e criam apenas os espécimes mais saudáveis e bonitos, mas às vezes a Mãe Natureza tem outras ideias e um filhote desenvolve uma dessas doenças apesar das boas práticas de criação. Os avanços na medicina veterinária significam que, na maioria dos casos, os cães ainda podem viver uma vida boa. Se você está adquirindo um filhote, pergunte ao criador sobre as idades dos cães em suas linhas e do que eles morreram.

Lembre-se de que depois de levar um novo filhote para sua casa, você tem o poder de protegê-lo de um dos problemas de saúde mais comuns: a obesidade. Pastores-alemães ganham peso facilmente, por isso é importante prestar atenção ao tamanho da porção de alimento que terá que dar ao seu amiguinho. Manter essa raça com um peso adequado é uma das maneiras mais fáceis de prolongar sua vida. Aproveite ao máximo suas habilidades preventivas para ajudar a garantir um cão mais saudável por toda a vida.

Os cuidados com a pelagem do Pastor-alemão

O Pastor-alemão tem uma pelagem dupla grossa e de comprimento médio que cai, muito e constantemente. O sub-pêlo cai muito na primavera e no outono, e o Pastor-alemão deve ser escovado e banhado com frequência durante esse período para tirar todo o pêlo solto. No resto do ano, a escovação semanal geralmente é suficiente para mantê-lo limpo. Se o Pastor-alemão é sua raça de escolha, compre um aspirador de pó eficiente; não compre um Pastor-alemão se você tem alergias ou é uma dona de casa exigente.

O resto são cuidados básicos. Apare as unhas conforme necessário, geralmente uma vez por mês. Escove os dentes com frequência para uma boa saúde geral e um hálito fresco. Verifique as orelhas semanalmente em busca de sujeira, vermelhidão ou mau odor que possa indicar uma infecção. Se as orelhas parecerem sujas, limpe-as com uma bola de algodão umedecida com um limpador de ouvido suave recomendado pelo seu veterinário.

Encontrando um Pastor-alemão

Se você quer ir com um criador ou buscar seu cão em um abrigo ou resgate, aqui estão algumas coisas a serem lembradas.

Escolhendo um criador de Pastor-alemão

Encontrar um bom criador é a chave para encontrar o cachorro certo. Um bom criador irá combiná-lo com o filhote certo e, sem dúvida, terá feito todas as certificações de saúde necessárias para detectar problemas de saúde o máximo possível. Ele ou ela está mais interessado em colocar os filhotes nas casas certas do que em ganhar muito dinheiro.

Bons criadores receberão suas perguntas sobre temperamento, saúde e como os cães são no convívio e perguntarão para você sobre o que está procurando em um cão e que tipo de vida você pode proporcionar a ele. Um bom criador pode lhe contar sobre a história da raça, explicar por que um filhote é considerado bom para animal de estimação e outro não, e discutir quais problemas de saúde afetam a raça e as medidas que ele toma para evitar esses problemas. Um criador deve querer ser um recurso para você durante toda a vida do seu cão.

Evite criadores que só parecem interessados em quão rápido eles podem vender um filhote para você e se seu cartão de crédito será aprovado. Criadores que oferecem filhotes a um preço “com papéis” e a um preço menor “sem papéis” são antiéticos. Você também deve ter em mente que comprar um filhote de cachorro de sites que oferecem o envio de seu cão para você imediatamente pode ser um empreendimento arriscado, pois não deixa nenhum recurso se o que você recebe não é exatamente o que você esperava. Faça o mesmo esforço para pesquisar seu filhote quanto para escolher um carro novo. Vai poupar dinheiro a longo prazo.

Muitos criadores respeitáveis têm sites, então como você pode dizer quem é bom e quem não é? Os sinais vermelhos incluem filhotes sempre disponíveis, várias ninhadas nas instalações, a escolha de qualquer filhote e a capacidade de pagar on-line com cartão de crédito. Essas coisas são convenientes, mas quase nunca são associadas a criadores respeitáveis.

Se você está planejando obter seu novo melhor amigo de um criador, uma loja de animais ou outra fonte, não se esqueça de saber se o criador é confiável. Criadores de má reputação e instalações que lidam com “fábricas de filhotes” podem ser difíceis de distinguir de operações confiáveis. Não há uma maneira 100% de garantir que você nunca comprará um filhote doente, mas pesquisando a raça (para que você saiba o que esperar), verificando a instalação (para identificar condições insalubres ou animais doentes) e fazendo as perguntas certas pode reduzir as chances de entrar em uma situação desastrosa. E não se esqueça de perguntar ao seu veterinário, que muitas vezes pode encaminhá-lo para um criador respeitável, organização de resgate de raças ou outra fonte confiável de filhotes saudáveis.

O custo de um filhote de Pastor-alemão varia de acordo com a localidade do criador, se o filhote é macho ou fêmea, quais títulos seus pais têm e se ele é mais adequado para exposição ou para um lar como animal de estimação. O filhote que você compra deve ter sido criado em um ambiente doméstico limpo, de pais com certificação de saúde e, idealmente, certificado de pedigree para provar que são bons exemplares da raça. Os filhotes devem ser testados quanto ao temperamento, examinados, vermifugados e socializados para dar-lhes um início de vida saudável e confiante.

Antes de decidir comprar um filhote, considere se um Pastor-alemão adulto pode atender melhor às suas necessidades e estilo de vida. Os filhotes são mais divertidos, mas exigem muito tempo e esforço antes de crescerem para se tornarem o cão dos seus sonhos. Um adulto já pode ter algum treinamento e provavelmente será menos ativo, destrutivo e exigente do que um filhote. Com um adulto, você sabe mais sobre o que está recebendo em termos de personalidade e saúde e pode encontrar adultos através de criadores ou abrigos. Se você estiver interessado em adquirir um cão mais velho por meio de criadores, pergunte a eles sobre a compra de um cão de exposição aposentado ou se eles conhecem um cão adulto que precisa de um novo lar. Se você deseja adotar um cachorro, leia os conselhos abaixo sobre como fazer isso.

Adotando um Pastor-alemão de abrigo ou resgate

Há ótimas opções disponíveis se você quiser adotar um cão de um abrigo de animais ou organização de resgate de raça. Aqui está como começar.

1. Use a Web

A mídia social é uma ótima maneira de encontrar um cachorro. Poste na sua página do Facebook que você está procurando por uma raça específica para que toda a sua comunidade possa ser seus olhos e ouvidos. Ou use o Marketplace do Facebook.

2. Encontre os especialistas locais

Comece a conversar com todos os profissionais perto de você sobre o seu desejo de um Pastor-alemão. Isso inclui veterinários, passeadores de cachorro e petshops. Quando alguém tem que tomar a difícil decisão de desistir de um cachorro, essa pessoa frequentemente perguntará à sua própria rede confiável para recomendações.

3. Perguntas que devem ser feitas

Agora você conhece mais sobre o assunto para poder discutir com um criador, também há perguntas que você deve discutir com o pessoal do abrigo ou voluntários de resgate antes de trazer para casa um filhote. Essas incluem:

Qual é o nível de energia dele?

Como ele se comporta com outros animais?

Como ele responde aos trabalhadores de abrigo, visitantes e crianças?

Como é a sua personalidade?

Qual a idade dele?

Ele é comportado?

Ele já mordeu ou machucou alguém que conhece?

Existem problemas de saúde conhecidos?

Onde quer que você adquira seu Pastor-alemão, certifique-se de ter um bom contrato com o vendedor, abrigo ou grupo de resgate que coloque as responsabilidades em ambos os lados.

Filhote ou adulto, uma compra do criador ou um resgate, leve o seu Pastor-alemão ao seu veterinário logo após a compra ou adoção. Seu veterinário será capaz de identificar problemas e trabalhará com você para configurar um regime preventivo que o ajudará a evitar muitos problemas de saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *