- Altura 55 a 60 cm.
- Peso
- Expectativa de vida 25 a 33 anos.
-
Aceita outros cães
Tendência de gostar ou de tolerar outros cães.
-
Adaptabilidade
Facilidade que um cachorro tem para lidar com mudanças.
-
Afetividade
Amabilidade e/ou simpatia demonstrada pelo cachorro.
-
Amável com crianças
Cães que tendem a ser mais tolerantes com o comportamento infantil, mais brincalhões e descontraídos com crianças.
-
Convive com gatos
Tendência a tolerar gatos e ter menor impulso de caça.
-
Cão de guarda
Raça que pode alertar sobre a presença de estranhos.
-
Exige cuidados
Quantidade de banhos, escovações e até mesmo cuidados profissionais necessários.
-
Inteligência
A capacidade de raciocínio e resolução de problemas de um cão, por si mesmo (sem treinamento).
-
Latidos
Nível de vocalização da raça.
-
Ludicidade
O quanto o cão é brincalhão, vívido e alegre.
-
Necessidades sociais
Necessidade de interação com humanos e/ou outros animais de estimação.
-
Para apartamento
Características como tendência de fazer barulho e tamanho do cachorro.
-
Precisa de exercícios
Quanta atividade física diária o cão necessita
-
Problemas de saúde
Quantidade de problemas de saúde comuns na raça.
-
Queda de pelos
Frequência e quantidade de pelos que caem do cão.
-
Territorialidade
Tendência do cão de proteger seu espaço, casa, quintal ou mesmo o carro.
-
Tolera estranhos
Tendência de ser receptivo com pessoas desconhecidas.
-
Treinabilidade
Facilidade em aprender e experimentar coisas novas
O alegre Flat Coat Retriever é frequentemente chamado de “Peter Pan dos cães”. Ele é fácil de treinar, ansioso para agradar e adora buscar objetos, especialmente dentro da água. Ele também é incrivelmente enérgico e indisciplinado.
Apresentação da raça Flat Coated Retriever
Em muitos aspectos, o Flat Coat Retriever de hoje é o Golden de ontem. As raças são tão próximas que o Golden Retriever já competiu em exposições como um subgrupo de Flat Coated Retrievers.
Assim como o Golden, o Flat Coat é alegre, fácil de treinar e ansioso para agradar, um amigo e um caçador afiado de qualquer coisa, especialmente na água. Os Flat Coats são conhecidos por seu entusiasmo de filhote, ganhando a reputação de “Peter Pan” dos cães. Se você mora com um Flat Coat, o senso de humor não é opcional.
O Flat Coat ideal é, com exceção do tamanho (grande) e do pêlo (muito), um cão de família tão bom quanto possível, desde que você não se importe com um animal de estimação que adora ficar molhado. A raça foi desenvolvida para ser um Retriever de trabalho, e poucas raças têm uma porcentagem maior de membros que servem como cães de família durante a semana e caçadores de companhia no fim de semana. Essa herança de trabalho significa que um alto nível de atividade é uma obrigação para esses cães. Enquanto muitos deles provavelmente preferem caçar do que fazer qualquer outra coisa, o Flat Coat também se destaca no mais alto nível de agilidade e adora mergulho em docas (naturalmente!) e outros esportes ativos. As pessoas que gostam de correr ou fazer caminhadas encontrarão nesta raça um companheiro perfeito.
Ignore a herança de trabalho por sua conta e risco: se não for treinado, socializado e exercitado diariamente, a exuberância bem-humorada desses cães – especialmente quando adolescentes e jovens adultos – pode ser esmagadora.
Geralmente há menos pelagem em um Flat Coat do que em um Golden – “Flat Coat” refere-se a como a pelagem cai em linha reta no corpo. Ainda assim, esses cães precisam de banhos e escovações regulares, especialmente porque poucos já encontraram um buraco de lama de que não gostaram.
Flat Coats amam quase todo mundo, mas esse amor pelas pessoas muitas vezes se traduz em pular como uma forma de saudação. O treinamento básico e inicial de obediência é uma obrigação para esses cães grandes e indisciplinados. Felizmente, eles são muito fáceis de treinar, e um pequeno investimento de tempo quando o cão é jovem valerá a pena quando ele estiver adulto. Treinado adequadamente, ele se sentará prontamente no comando, andará na coleira sem puxar e virá quando chamado.
Curiosidades
- Ao olhar para um Flat Coat Retriever, você verá um cachorro com corpo retangular, uma cabeça longa de “peça única”, olhos castanho-escuros ou amendoados que dão ao cão uma expressão gentil e inteligente, orelhas pequenas e grossas com alguns pêlos espessos; e uma pelagem brilhante e moderadamente longa que pode ser preta sólida ou marrom sólido.
- O Flat Coat é uma das poucas raças esportivas que não tem divisão entre cães de “campo” e de “exposição”. Pessoas de Flat Coat gostam que seus cães possam ir da exposição para o campo sem perder o ritmo.
A história do Flat Coat Retriever
Quando as pessoas começaram a desenvolver retrievers, eles cruzaram muitos tipos e raças diferentes. Entre os cães usados estavam Newfoundlands e vários Setters, Sheepdogs e Water Spaniels. O Flat Coat foi desenvolvido a partir de uma mistura de todos esses cães. Nas primeiras exposições de cães, os Retrievers eram separados principalmente pelo tipo de pelagem. O cão que se tornou o Flat Coat era originalmente conhecido como Wavy Coated Retriever.
O Flat Coat Retriever foi popular por um tempo, mas acabou sendo eclipsado pelo Labrador e Golden Retrievers. No final da Segunda Guerra Mundial, a raça quase desapareceu, mas as pessoas que amavam os cães trabalharam para trazê-los de volta ao seu nível anterior de qualidade, elegância e capacidade de trabalho. Hoje o Flat-Coat continua sendo um dos Retrievers menos conhecidos.
Temperamento e personalidade do Flat Coat Retriever
O Flat Coat é um daqueles cães que sempre tem uma visão otimista da vida. Seu rabo nunca para de abanar, mesmo quando ele enfrenta uma cobertura áspera e água fria. As palavras “feliz” e “alegre” são frequentemente aplicadas a ele, e ele é apelidado de “Peter Pan dos cães” por sua atitude despreocupada.
Na “Flat Coat Land”, ele ama a todos e todos o amam. Este é um cão amigável e enérgico que gosta da vida familiar desde que seja ativo e esteja no meio das atenções. A vida no quintal não é para ele, a menos que seus donos também estejam lá.
Se você está entendendo que o Flat Coat é altamente orientado para ficar com as pessoas, isso é bom. Ele não gosta de ser deixado sozinho e se divertirá de maneiras destrutivas se ficar.
Quando sua família está lá, e se ele está em um raro momento de repouso, o Flat Coat normalmente gosta de tocar alguém – enrolado ao lado deles em um sofá ou cama ou com a cabeça apoiada em um pé. Alguns são mais independentes, mas a maioria quer pelo menos estar na mesma sala com uma pessoa. Ele geralmente é amigável com outros cães e gatos, embora alguns gatos possam achar suas atenções desanimadoras. Como acontece com qualquer cão, o Flat Coat é “bom com crianças e outros animais de estimação” se for criado com eles e se as crianças forem supervisionadas. Os pais mais atentos podem decidir que um Flat Coat é um pouco ativo demais para uma casa com uma criança pequena, mas ele pode ser o amigo perfeito para uma criança maior.
O Flat Coat é uma das raças mais ativas de todas as raças esportivas. Ele é um corredor entusiasta, buscador e nadador. Você pode planejar recrutar um maratonista para exercitá-lo ou contratar as crianças da vizinhança para se revezar jogando um disco ou bola até cair de exaustão. E se você tem uma piscina ou lago? Bem, o Flat Coat pode considerá-lo um deus. Nadar (ou apenas estar molhado) é sua atividade favorita. Os Flat Coats deitam-se em poças depois de chover, saltam em fontes e caem de cabeça em qualquer piscina, lago, rio, oceano ou qualquer outro lugar com água.
Se você gosta de esportes organizados para cães, o Flat Coat é o seu cão. Ele é um competidor versátil em agilidade, bolas e discos, mergulho em docas, testes de caça, rally, obediência e rastreamento. Dito isso, espere que ele dê seu melhor, até um giro interessante na performance. Ele pode decidir que realmente não vale a pena procurar aquele pássaro ou animar a longa sessão em uma prova de obediência correndo para fora do ringue para beijar alguns espectadores.
Enquanto ele é divertido de se conviver e um companheiro de exercício incomparável, o Flat Coat também tem uma frustração. Ele é famoso por sua adolescência prolongada e agirá como um cachorrinho indisciplinado muito depois que outros cães se estabelecerem. Além de suas exigências de exercício, ele é atento e um ladrão de comida. A comida nos balcões ou em qualquer outro lugar ao seu alcance não está a salvo do astuto e ágil Flat Coat. Fiel? Não muito. O coração do Flat Coat pertence a quem o alimenta, mesmo que essa pessoa seja um estranho.
O Flat Coat vira um cão de guarda alerta e vai latir para avisar que alguém está se aproximando da casa, mas ele não é um cão de guarda. Dito isto, a visão de um grande cachorro preto ou marrom correndo em direção a ele, com a língua pendurada em saudação, geralmente é suficiente para assustar qualquer intruso sensato (e muitos convidados). O Flat Coat é um anfitrião atencioso e costuma cumprimentar as pessoas com algo na boca: um brinquedo, um osso de couro, um sapato, uma almofada de sofá ou qualquer outra coisa que encontrar. Se ele não está fazendo isso, ele está realizando o salto do Flat Coat para mostrar sua empolgação com a oportunidade de fazer um novo amigo ou dar as boas-vindas a um antigo.
Na hora de treinar, o Flat Coat é inteligente e sensível. Ele é altamente motivado por comida, mas um brinquedo também é uma recompensa aceitável. O elogio é bom, mas ele prefere ter um deleite. O tratamento severo fará com que ele fique infeliz e pare de trabalhar.
Comece a treinar seu filhote no dia em que o trouxer para casa. Mesmo com oito semanas de idade, ele é capaz de absorver tudo o que você pode ensinar a ele. Não espere até que ele tenha 6 meses para começar a treinar ou você terá um cão mais teimoso para lidar. Se possível, coloque-o no treinamento quando ele tiver 10 a 12 semanas de idade e socialize, socialize, socialize. No entanto, esteja ciente de que muitas aulas de treinamento de filhotes exigem que certas vacinas (como tosse canina) estejam atualizadas, e muitos veterinários recomendam exposição limitada a outros cães e locais públicos até que as vacinas para filhotes (incluindo raiva, cinomose e parvovirose) tenham sido concluídas. Em vez de treinamento fora de casa, você pode começar a treinar seu filhote em casa e socializá-lo entre familiares e amigos até que as vacinas do filhote sejam concluídas.
Converse com o criador, descreva exatamente o que você procura em um cachorro e peça ajuda para selecionar um filhote. Os criadores vêem os filhotes diariamente e podem fazer recomendações incrivelmente precisas, uma vez que conhecem seu estilo de vida e personalidade. O que você quiser de um Flat Coat, procure um cujos pais tenham personalidades agradáveis e que tenha sido bem socializado desde filhote.
O que você precisa saber sobre saúde do Flat Coat Retriever
Todos os cães têm o potencial de desenvolver problemas genéticos de saúde, assim como todas as pessoas têm o potencial de herdar doenças. Fuja de qualquer criador que não ofereça garantia de saúde dos filhotes, que lhe diga que a raça não tem problemas conhecidos ou que mantenha os filhotes isolados da parte principal da casa por motivos de saúde. Um criador respeitável será honesto e aberto sobre problemas de saúde na raça e a incidência com que eles ocorrem.
O Flat Coated Retriever pode sofrer de vários problemas de saúde genéticos graves, incluindo câncer, displasia do quadril e luxação da patela.
Infelizmente, não há testes genéticos para os cânceres que acometem muitos desses cães. Nenhuma linha de Flat Coat está isenta dessa tristeza, e qualquer proprietário é incentivado a levar a sério todos os sinais de doença e todos os caroços, inchaços e ataques de claudicação. A intervenção veterinária precoce pode prolongar uma vida de alta qualidade para esses cães.
Embora menos comum do que em algumas outras raças, os Flat Coated Retrievers podem sofrer de displasia do quadril, uma malformação incapacitante do encaixe do quadril que pode exigir cirurgia cara para reparar e que pode resultar em artrite dolorosa quando for mais velho. Flat Coated Retrievers também podem sofrer de inchaço, uma condição na qual o estômago se expande com o ar. Isso pode se tornar a condição mais grave, torção gástrica, se o estômago se torce, cortando o fluxo sanguíneo. A torção gástrica ocorre muito repentinamente, e um cão que estava bem em um minuto pode morrer em algumas horas depois. Fique atento a sintomas como inquietação e ritmo, baba, gengivas pálidas e lambidas dos lábios, incapacidade de purgar e sinais de dor. A torção gástrica requer cirurgia veterinária imediata, e a maioria dos cães que incharam uma vez incharão novamente. Isso significa que é aconselhável optar pelo procedimento conhecido como “aderência estomacal”, que evitará que o estômago se torça no futuro. Este procedimento também pode ser feito como medida preventiva. Outra condição que afeta o Flat Coated Retriever é um defeito na rótula conhecido como “luxação da patela”. Uma ou ambas as rótulas do cão deslizam para dentro e para fora do lugar, causando claudicação que vai e vem. Esta condição pode ser corrigida com cirurgia.
Nem todas essas condições são detectáveis em um filhote em crescimento, e é impossível prever se um animal estará livre dessas doenças, e é por isso que você deve encontrar um criador respeitável que esteja comprometido em criar os animais mais saudáveis possíveis. Eles devem ser capazes de produzir uma certificação independente de que os pais do cão (e avós, etc.) foram rastreados para defeitos comuns e considerados saudáveis para reprodução. É aí que entram os registros de saúde.
Não caia nas mentiras de um criador ruim. Se o criador lhe disser que os testes não são necessários porque eles nunca tiveram problemas em suas linhas, os cães foram “examinados” ou oferece qualquer outra desculpa para economizar nos testes genéticos de seus cães, vá embora imediatamente.
Criadores cuidadosos selecionam seus cães reprodutores para doenças genéticas e criam apenas os espécimes mais saudáveis e bonitos, mas às vezes a Mãe Natureza tem outras ideias. Um filhote pode desenvolver uma dessas doenças apesar das boas práticas de reprodução. Os avanços na medicina veterinária significam que, na maioria dos casos, os cães ainda podem viver uma vida boa. Se você estiver adquirindo um filhote, pergunte ao criador sobre as idades dos cães em suas linhas e as causas típicas de morte.
Lembre-se de que depois de levar um novo filhote para sua casa, você tem o poder de protegê-lo de um dos problemas de saúde mais comuns: a obesidade. Manter um Flat Coat Retriever com o peso adequado é uma das maneiras mais fáceis de prolongar sua vida. Aproveite ao máximo suas habilidades preventivas para ajudar a garantir um cão mais saudável por toda a vida.
Os cuidados com a pelagem do Flat Coat Retriever
Esta raça tem uma pelagem reta e moderadamente longa que resiste ao clima frio, água fria e escova áspera. A pelagem bonita pode parecer de difícil manutenção, mas é fácil de cuidar com escovação semanal para remover os pêlos mortos e distribuir a oleosidade da pele. Um Flat Coat que não é um cão de exposição precisa apenas de escovada e da promessa de permanecer razoavelmente limpo e atraente. Apare suas orelhas e pés ocasionalmente para limpeza, se quiser. Se ele passar tanto tempo na água quanto um Flat-Coat típico, você provavelmente não precisará banhá-lo com frequência, mas lave-o bem se ele estiver em uma piscina clorada, água do mar ou um lago com algas.
O resto são cuidados básicos. Apare as unhas conforme necessário, geralmente a cada duas semanas. Mantenha as orelhas flexíveis limpas e secas para evitar infecções bacterianas ou fúngicas. Escove os dentes com frequência para uma boa saúde geral e um hálito fresco.
Encontrando um Flat Coat Retriever
Se você quer ir com um criador ou buscar seu cão em um abrigo ou resgate, aqui estão algumas coisas a serem lembradas.
Escolhendo um criador de Flat Coat Retriever
Encontrar um criador de qualidade é a chave para encontrar o cachorro certo. Um bom criador irá combiná-lo com o filhote certo e terá feito todas as certificações de saúde necessárias para detectar o maior número possível de problemas. Ele ou ela está mais interessado em colocar os filhotes nas casas certas do que em ganhar muito dinheiro. Desconfie de criadores que apenas lhe dizem as coisas boas sobre a raça ou que promovem os cães como sendo “bons com crianças” sem qualquer contexto sobre o que isso significa ou como isso acontece.
Criadores respeitáveis receberão suas perguntas sobre temperamento, saúde e como os cães gostam de conviver. Eles vão perguntar para você o que está procurando em um cão e que tipo de vida você planeja proporcionar. Um bom criador pode lhe contar sobre a história da raça, explicar por que um filhote é considerado um bom animal de estimação e outro não, e discutir quais problemas de saúde afetam a raça e as medidas que foram tomadas para evitá-los. Um criador deve querer ser um recurso para você durante toda a vida do seu cão.
Procure mais informações sobre o Flat Coated Retriever e comece sua busca por um bom criador.
Evite criadores que só parecem interessados em quão rápido eles podem venderr um filhote para você e se o seu cartão de crédito será liberado. Criadores que oferecem filhotes a um preço “com papéis” e a um preço menor “sem papéis” são anti-éticos. Você também deve ter em mente que comprar um filhote de cachorro de sites que oferecem o envio de seu cão para você imediatamente pode ser um empreendimento arriscado, pois não deixa nenhum recurso se o que você recebe não é exatamente o que você esperava. Faça o mesmo esforço para pesquisar seu filhote quanto para escolher um carro novo. Vai poupar dinheiro a longo prazo.
Muitos criadores respeitáveis têm sites, então como você pode dizer quem é bom e quem não é? Os sinais vermelhos incluem disponibilidade excessiva, várias ninhadas nas instalações, a escolha de qualquer filhote e a capacidade de pagar on-line com cartão de crédito. Essas coisas são convenientes, mas quase nunca são associadas a criadores respeitáveis.
Se você está planejando obter seu novo melhor amigo de um criador, uma loja de animais ou outra fonte, não se esqueça de pesquisar bem. Criadores de má reputação e instalações que lidam com “fábricas de filhotes” podem ser difíceis de distinguir de criadores confiáveis. Não há uma maneira 100% garantida de que você nunca comprará um filhote doente, mas pesquise sobre a raça (para que você saiba o que esperar), verificando a instalação (para identificar condições insalubres ou animais doentes) e fazendo as perguntas certas pode reduzir as chances de entrar em uma situação desastrosa. E não se esqueça de perguntar ao seu veterinário, que muitas vezes pode encaminhá-lo para um criador respeitável, organização de resgate de raças ou outra fonte confiável de filhotes saudáveis.
O custo de um filhote de Flat Coated Retriever varia de acordo com a localidade do criador, se o filhote é macho ou fêmea, quais títulos seus pais têm e se ele é mais adequado para exposições ou um lar como animal de estimação. O filhote que você comprar deve ter sido criado em um ambiente doméstico limpo, de pais com habilitações de saúde e conformidade (se for para exposição), e, idealmente, certificados para provar que são bons exemplares da raça. Os filhotes devem ser testados quanto ao temperamento, examinados, vermifugados e socializados para dar-lhes um início de vida saudável e confiante.
Antes de decidir comprar um filhote, considere se um Flat Coated Retriever adulto pode atender melhor às suas necessidades e estilo de vida. Filhotes são muito divertidos, mas exigem muito tempo e esforço. Um adulto pode já ter algum treinamento e provavelmente será menos ativo, destrutivo e exigente do que um filhote. Com um adulto, você sabe mais sobre o que está recebendo em termos de personalidade e saúde e pode encontrar adultos através de criadores ou abrigos. Se você estiver interessado em adquirir um cão mais velho por meio de criadores, pergunte a eles sobre a compra de um cão de exposição aposentado ou se eles conhecem um cão adulto que precisa de um novo lar. Se você deseja adotar um cachorro, leia os conselhos abaixo sobre como fazer isso.
Adotando um Flat Coat Retriever de resgate ou abrigo
Há ótimas opções disponíveis se você quiser adotar um cão de um abrigo de animais ou organização de resgate de raça. Aqui está como começar.
1. Use a Web
A mídia social é uma ótima maneira de encontrar um cachorro. Poste na sua página do Facebook que você está procurando por uma raça específica para que toda a sua comunidade possa ser seus olhos e ouvidos. Ou use o Marketplace do Facebook.
2. Encontre os especialistas locais
Comece a conversar com todos os profissionais perto de você sobre o seu desejo de um Flat Coat Retriever. Isso inclui veterinários, passeadores de cachorro e petshops. Quando alguém tem que tomar a difícil decisão de desistir de um cachorro, essa pessoa frequentemente perguntará à sua própria rede confiável para recomendações.
3. Perguntas que devem ser feitas
Agora você conhece mais sobre o assunto para poder discutir com um criador, também há perguntas que você deve discutir com o pessoal do abrigo ou voluntários de resgate antes de trazer para casa um filhote. Essas incluem:
Qual é o nível de energia dele?
Como ele se comporta com outros animais?
Como ele responde aos trabalhadores de abrigo, visitantes e crianças?
Como é a sua personalidade?
Qual a idade dele?
Ele é comportado?
Ele já mordeu ou machucou alguém que conhecem?
Existem problemas de saúde conhecidos?
Onde quer que você adquira seu Flat Coat Retriever, certifique-se de ter um bom contrato com o vendedor, abrigo ou grupo de resgate que coloque as responsabilidades em ambos os lados.
Filhote ou adulto, uma compra do criador ou um resgate, leve o seu Flat Coat Retriever ao seu veterinário logo após a compra ou adoção. Seu veterinário será capaz de identificar problemas e trabalhará com você para configurar um regime preventivo que o ajudará a evitar muitos problemas de saúde.